FUNDAMENTOS TEÓRICO-METODOLÓGICOS DO PLANO DE DESENVOLVIMENTO DA ESCOLA (PDE)

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Oliveira, Sônia Maria Borges
Data de Publicação: 2007
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Inter-ação (Goiânia. Online)
Texto Completo: https://revistas.ufg.br/interacao/article/view/1492
Resumo: O PDE é um produto do programa Fundescola destinado a aperfeiçoar a gestão da escola pública, visando melhorar a qualidade do ensino oferecido. Com a implementação desse produto, o programa tem por objetivo que a escola “incorpore” a metodologia do planejamento estratégico e os princípios da qualidade total. Este artigo apresenta a análise do referencial teórico que sustenta o PDE a partir do estudo de sua metodologia e respectivos processos de elaboração e implementação por uma escola pública do município de Dourados– MS, no período de 1999 a 2002. O estudo contribuiu para dar visibilidade sobre como é introduzida a ideologia implícita nas políticas educacionais contemporâneasno cotidiano de uma escola pública.
id UFG-3_ad2b90560ef7559e72bcfe9e34920c14
oai_identifier_str oai:ojs.revistas.ufg.br:article/1492
network_acronym_str UFG-3
network_name_str Inter-ação (Goiânia. Online)
repository_id_str
spelling FUNDAMENTOS TEÓRICO-METODOLÓGICOS DO PLANO DE DESENVOLVIMENTO DA ESCOLA (PDE)O PDE é um produto do programa Fundescola destinado a aperfeiçoar a gestão da escola pública, visando melhorar a qualidade do ensino oferecido. Com a implementação desse produto, o programa tem por objetivo que a escola “incorpore” a metodologia do planejamento estratégico e os princípios da qualidade total. Este artigo apresenta a análise do referencial teórico que sustenta o PDE a partir do estudo de sua metodologia e respectivos processos de elaboração e implementação por uma escola pública do município de Dourados– MS, no período de 1999 a 2002. O estudo contribuiu para dar visibilidade sobre como é introduzida a ideologia implícita nas políticas educacionais contemporâneasno cotidiano de uma escola pública.Faculdade de Educação (UFG)2007-08-13info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revistas.ufg.br/interacao/article/view/149210.5216/ia.v31i1.1492Journal Inter-Ação; Vol. 31 No. 1 (2006): Políticas educacionais em debate; 55-80Revista Inter Ação; Vol. 31 Núm. 1 (2006): Políticas educacionais em debate; 55-80Revista Inter-Ação; v. 31 n. 1 (2006): Políticas educacionais em debate; 55-801981-8416reponame:Inter-ação (Goiânia. Online)instname:Universidade Federal de Goiás (UFG)instacron:UFGporhttps://revistas.ufg.br/interacao/article/view/1492/1476Oliveira, Sônia Maria Borgesinfo:eu-repo/semantics/openAccess2014-03-07T19:24:26Zoai:ojs.revistas.ufg.br:article/1492Revistahttps://revistas.ufg.br/index.php/interacaoPUBhttps://revistas.ufg.br/index.php/interacao/oai||revistainteracao@gmail.com1981-84160101-7136opendoar:2024-05-21T19:54:16.993375Inter-ação (Goiânia. Online) - Universidade Federal de Goiás (UFG)true
dc.title.none.fl_str_mv FUNDAMENTOS TEÓRICO-METODOLÓGICOS DO PLANO DE DESENVOLVIMENTO DA ESCOLA (PDE)
title FUNDAMENTOS TEÓRICO-METODOLÓGICOS DO PLANO DE DESENVOLVIMENTO DA ESCOLA (PDE)
spellingShingle FUNDAMENTOS TEÓRICO-METODOLÓGICOS DO PLANO DE DESENVOLVIMENTO DA ESCOLA (PDE)
Oliveira, Sônia Maria Borges
title_short FUNDAMENTOS TEÓRICO-METODOLÓGICOS DO PLANO DE DESENVOLVIMENTO DA ESCOLA (PDE)
title_full FUNDAMENTOS TEÓRICO-METODOLÓGICOS DO PLANO DE DESENVOLVIMENTO DA ESCOLA (PDE)
title_fullStr FUNDAMENTOS TEÓRICO-METODOLÓGICOS DO PLANO DE DESENVOLVIMENTO DA ESCOLA (PDE)
title_full_unstemmed FUNDAMENTOS TEÓRICO-METODOLÓGICOS DO PLANO DE DESENVOLVIMENTO DA ESCOLA (PDE)
title_sort FUNDAMENTOS TEÓRICO-METODOLÓGICOS DO PLANO DE DESENVOLVIMENTO DA ESCOLA (PDE)
author Oliveira, Sônia Maria Borges
author_facet Oliveira, Sônia Maria Borges
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Oliveira, Sônia Maria Borges
description O PDE é um produto do programa Fundescola destinado a aperfeiçoar a gestão da escola pública, visando melhorar a qualidade do ensino oferecido. Com a implementação desse produto, o programa tem por objetivo que a escola “incorpore” a metodologia do planejamento estratégico e os princípios da qualidade total. Este artigo apresenta a análise do referencial teórico que sustenta o PDE a partir do estudo de sua metodologia e respectivos processos de elaboração e implementação por uma escola pública do município de Dourados– MS, no período de 1999 a 2002. O estudo contribuiu para dar visibilidade sobre como é introduzida a ideologia implícita nas políticas educacionais contemporâneasno cotidiano de uma escola pública.
publishDate 2007
dc.date.none.fl_str_mv 2007-08-13
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://revistas.ufg.br/interacao/article/view/1492
10.5216/ia.v31i1.1492
url https://revistas.ufg.br/interacao/article/view/1492
identifier_str_mv 10.5216/ia.v31i1.1492
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://revistas.ufg.br/interacao/article/view/1492/1476
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Faculdade de Educação (UFG)
publisher.none.fl_str_mv Faculdade de Educação (UFG)
dc.source.none.fl_str_mv Journal Inter-Ação; Vol. 31 No. 1 (2006): Políticas educacionais em debate; 55-80
Revista Inter Ação; Vol. 31 Núm. 1 (2006): Políticas educacionais em debate; 55-80
Revista Inter-Ação; v. 31 n. 1 (2006): Políticas educacionais em debate; 55-80
1981-8416
reponame:Inter-ação (Goiânia. Online)
instname:Universidade Federal de Goiás (UFG)
instacron:UFG
instname_str Universidade Federal de Goiás (UFG)
instacron_str UFG
institution UFG
reponame_str Inter-ação (Goiânia. Online)
collection Inter-ação (Goiânia. Online)
repository.name.fl_str_mv Inter-ação (Goiânia. Online) - Universidade Federal de Goiás (UFG)
repository.mail.fl_str_mv ||revistainteracao@gmail.com
_version_ 1799874760936521728