A EDUCAÇÃO NA ÉPOCA DA CONECTIVIDADE EM REDE OU: QUE FIM LEVOU A AUTONOMIA?

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Maar, Wolfgang Leo
Data de Publicação: 2014
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Inter-ação (Goiânia. Online)
Texto Completo: https://revistas.ufg.br/interacao/article/view/31711
Resumo: Nesse texto se procura interpretar os rumos e as possibilidades da educação conforme as tendências presentes sob as condições do que Manuel Castells denomina sociedade em rede. A análise se baseia em contribuições de Rousseau a Marx – sobretudo referentes à apreensão da autonomia e da sociedade - que conduziram à teoria crítica da sociedade de Adorno e Marcuse. No capitalismo da sociedade em rede houve uma transferência da prática das redes financeiras para as redes sociais, sem atentar à diferença entre o tempo das finanças e o tempo das vidas humanas. Em relação a este quadro, procura-se apontar a atualidade da educação para a contradição e a resistência de Adorno como processo educacional crítico baseado na experiência da diferença e da contradição. Nela se contrapõem, de um lado, práticas combinadas com a educação existente na conexão em rede, com sua participação virtual, e, de outro, práticas alternativas em interações sociais objetivas e qualitativas.
id UFG-3_b5348900e064b3a886c6c854e6914062
oai_identifier_str oai:ojs.revistas.ufg.br:article/31711
network_acronym_str UFG-3
network_name_str Inter-ação (Goiânia. Online)
repository_id_str
spelling A EDUCAÇÃO NA ÉPOCA DA CONECTIVIDADE EM REDE OU: QUE FIM LEVOU A AUTONOMIA?AutonomiaSociedade em redeParticipaçãoTheodor AdornoEducação críticaNesse texto se procura interpretar os rumos e as possibilidades da educação conforme as tendências presentes sob as condições do que Manuel Castells denomina sociedade em rede. A análise se baseia em contribuições de Rousseau a Marx – sobretudo referentes à apreensão da autonomia e da sociedade - que conduziram à teoria crítica da sociedade de Adorno e Marcuse. No capitalismo da sociedade em rede houve uma transferência da prática das redes financeiras para as redes sociais, sem atentar à diferença entre o tempo das finanças e o tempo das vidas humanas. Em relação a este quadro, procura-se apontar a atualidade da educação para a contradição e a resistência de Adorno como processo educacional crítico baseado na experiência da diferença e da contradição. Nela se contrapõem, de um lado, práticas combinadas com a educação existente na conexão em rede, com sua participação virtual, e, de outro, práticas alternativas em interações sociais objetivas e qualitativas.Faculdade de Educação (UFG)2014-08-31info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionAvaliado por paresapplication/pdfhttps://revistas.ufg.br/interacao/article/view/3171110.5216/ia.v39i2.31711Journal Inter-Ação; Vol. 39 No. 2 (2014): Teoria crítica, psicologia e educação; 329-353Revista Inter Ação; Vol. 39 Núm. 2 (2014): Teoria crítica, psicologia e educação; 329-353Revista Inter-Ação; v. 39 n. 2 (2014): Teoria crítica, psicologia e educação; 329-3531981-8416reponame:Inter-ação (Goiânia. Online)instname:Universidade Federal de Goiás (UFG)instacron:UFGporhttps://revistas.ufg.br/interacao/article/view/31711/16908Maar, Wolfgang Leoinfo:eu-repo/semantics/openAccess2014-12-30T23:40:45Zoai:ojs.revistas.ufg.br:article/31711Revistahttps://revistas.ufg.br/index.php/interacaoPUBhttps://revistas.ufg.br/index.php/interacao/oai||revistainteracao@gmail.com1981-84160101-7136opendoar:2024-05-21T19:54:38.871792Inter-ação (Goiânia. Online) - Universidade Federal de Goiás (UFG)true
dc.title.none.fl_str_mv A EDUCAÇÃO NA ÉPOCA DA CONECTIVIDADE EM REDE OU: QUE FIM LEVOU A AUTONOMIA?
title A EDUCAÇÃO NA ÉPOCA DA CONECTIVIDADE EM REDE OU: QUE FIM LEVOU A AUTONOMIA?
spellingShingle A EDUCAÇÃO NA ÉPOCA DA CONECTIVIDADE EM REDE OU: QUE FIM LEVOU A AUTONOMIA?
Maar, Wolfgang Leo
Autonomia
Sociedade em rede
Participação
Theodor Adorno
Educação crítica
title_short A EDUCAÇÃO NA ÉPOCA DA CONECTIVIDADE EM REDE OU: QUE FIM LEVOU A AUTONOMIA?
title_full A EDUCAÇÃO NA ÉPOCA DA CONECTIVIDADE EM REDE OU: QUE FIM LEVOU A AUTONOMIA?
title_fullStr A EDUCAÇÃO NA ÉPOCA DA CONECTIVIDADE EM REDE OU: QUE FIM LEVOU A AUTONOMIA?
title_full_unstemmed A EDUCAÇÃO NA ÉPOCA DA CONECTIVIDADE EM REDE OU: QUE FIM LEVOU A AUTONOMIA?
title_sort A EDUCAÇÃO NA ÉPOCA DA CONECTIVIDADE EM REDE OU: QUE FIM LEVOU A AUTONOMIA?
author Maar, Wolfgang Leo
author_facet Maar, Wolfgang Leo
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Maar, Wolfgang Leo
dc.subject.por.fl_str_mv Autonomia
Sociedade em rede
Participação
Theodor Adorno
Educação crítica
topic Autonomia
Sociedade em rede
Participação
Theodor Adorno
Educação crítica
description Nesse texto se procura interpretar os rumos e as possibilidades da educação conforme as tendências presentes sob as condições do que Manuel Castells denomina sociedade em rede. A análise se baseia em contribuições de Rousseau a Marx – sobretudo referentes à apreensão da autonomia e da sociedade - que conduziram à teoria crítica da sociedade de Adorno e Marcuse. No capitalismo da sociedade em rede houve uma transferência da prática das redes financeiras para as redes sociais, sem atentar à diferença entre o tempo das finanças e o tempo das vidas humanas. Em relação a este quadro, procura-se apontar a atualidade da educação para a contradição e a resistência de Adorno como processo educacional crítico baseado na experiência da diferença e da contradição. Nela se contrapõem, de um lado, práticas combinadas com a educação existente na conexão em rede, com sua participação virtual, e, de outro, práticas alternativas em interações sociais objetivas e qualitativas.
publishDate 2014
dc.date.none.fl_str_mv 2014-08-31
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Avaliado por pares
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://revistas.ufg.br/interacao/article/view/31711
10.5216/ia.v39i2.31711
url https://revistas.ufg.br/interacao/article/view/31711
identifier_str_mv 10.5216/ia.v39i2.31711
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://revistas.ufg.br/interacao/article/view/31711/16908
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Faculdade de Educação (UFG)
publisher.none.fl_str_mv Faculdade de Educação (UFG)
dc.source.none.fl_str_mv Journal Inter-Ação; Vol. 39 No. 2 (2014): Teoria crítica, psicologia e educação; 329-353
Revista Inter Ação; Vol. 39 Núm. 2 (2014): Teoria crítica, psicologia e educação; 329-353
Revista Inter-Ação; v. 39 n. 2 (2014): Teoria crítica, psicologia e educação; 329-353
1981-8416
reponame:Inter-ação (Goiânia. Online)
instname:Universidade Federal de Goiás (UFG)
instacron:UFG
instname_str Universidade Federal de Goiás (UFG)
instacron_str UFG
institution UFG
reponame_str Inter-ação (Goiânia. Online)
collection Inter-ação (Goiânia. Online)
repository.name.fl_str_mv Inter-ação (Goiânia. Online) - Universidade Federal de Goiás (UFG)
repository.mail.fl_str_mv ||revistainteracao@gmail.com
_version_ 1799874762664574976