THE ONTOLOGY OF WORK: THE NEOLIBERAL PARADIGM AND ITS CONSEQUENCES ON SCHOOL EDUCATION

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Nobre Lopes, Fátima Maria
Data de Publicação: 2020
Outros Autores: Silva Filho, Adauto Lopes da
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Inter-ação (Goiânia. Online)
Texto Completo: https://revistas.ufg.br/interacao/article/view/61164
Resumo: Tomando como premissa a instauração da vida social dos homens, Marx assinala duas dimensões ontológicas do trabalho: a positiva, como base constitutiva e eterna da vida social dos homens; e a negativa, como contingente e superável posto que se refere à sua dimensão alienada, estranhada, sob a forma de fetichismo da mercadoria, e que se espalha por todos os complexos sociais, inclusive na educação escolar. Essas considerações de Marx, depois retomadas por Lukács, podem ser constatadas na atualidade, e mais ainda diante das reformas neoliberais vinculadas ao processo de globalização. Partindo dessas considerações este artigo objetiva delinear a ontologia do trabalho nessa dupla dimensão, destacando que o paradigma neoliberal tem suas consequências não somente no processo do trabalho, mas, também, na educação escolar cuja finalidade passa a ser a formação do trabalhador para a economia de mercado.
id UFG-3_bb296b895ae88d0bcd8a97e24e34f4bd
oai_identifier_str oai:ojs.revistas.ufg.br:article/61164
network_acronym_str UFG-3
network_name_str Inter-ação (Goiânia. Online)
repository_id_str
spelling THE ONTOLOGY OF WORK: THE NEOLIBERAL PARADIGM AND ITS CONSEQUENCES ON SCHOOL EDUCATIONLA ONTOLOGÍA DEL TRABAJO: EL PARADGMA NEOLIBERAL Y SUS CONSECUENCIAS EN LA EDUCACIÓN ESCOLARA ONTOLOGIA DO TRABALHO: O PARADGMA NEOLIBERAL E SUAS CONSEQUENCIAS NA EDUCAÇÃO ESCOLARTomando como premissa a instauração da vida social dos homens, Marx assinala duas dimensões ontológicas do trabalho: a positiva, como base constitutiva e eterna da vida social dos homens; e a negativa, como contingente e superável posto que se refere à sua dimensão alienada, estranhada, sob a forma de fetichismo da mercadoria, e que se espalha por todos os complexos sociais, inclusive na educação escolar. Essas considerações de Marx, depois retomadas por Lukács, podem ser constatadas na atualidade, e mais ainda diante das reformas neoliberais vinculadas ao processo de globalização. Partindo dessas considerações este artigo objetiva delinear a ontologia do trabalho nessa dupla dimensão, destacando que o paradigma neoliberal tem suas consequências não somente no processo do trabalho, mas, também, na educação escolar cuja finalidade passa a ser a formação do trabalhador para a economia de mercado.Faculdade de Educação (UFG)2020-05-15info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionAvaliado por paresapplication/pdfhttps://revistas.ufg.br/interacao/article/view/6116410.5216/ia.v45i1.61164Journal Inter-Ação; Vol. 45 No. 1 (2020): Dossiê Neoliberalismo e Educação: ameaças à escolarização pública e democrática; 81-95Revista Inter Ação; Vol. 45 Núm. 1 (2020): Dossiê Neoliberalismo e Educação: ameaças à escolarização pública e democrática; 81-95Revista Inter-Ação; v. 45 n. 1 (2020): Dossiê Neoliberalismo e Educação: ameaças à escolarização pública e democrática; 81-951981-8416reponame:Inter-ação (Goiânia. Online)instname:Universidade Federal de Goiás (UFG)instacron:UFGporhttps://revistas.ufg.br/interacao/article/view/61164/34790Copyright (c) 2020 Fátima Maria Nobre Lopes, Adauto Lopes da Silva Filhoinfo:eu-repo/semantics/openAccessNobre Lopes, Fátima MariaSilva Filho, Adauto Lopes da2020-05-15T19:30:40Zoai:ojs.revistas.ufg.br:article/61164Revistahttps://revistas.ufg.br/index.php/interacaoPUBhttps://revistas.ufg.br/index.php/interacao/oai||revistainteracao@gmail.com1981-84160101-7136opendoar:2024-05-21T19:54:55.375827Inter-ação (Goiânia. Online) - Universidade Federal de Goiás (UFG)true
dc.title.none.fl_str_mv THE ONTOLOGY OF WORK: THE NEOLIBERAL PARADIGM AND ITS CONSEQUENCES ON SCHOOL EDUCATION
LA ONTOLOGÍA DEL TRABAJO: EL PARADGMA NEOLIBERAL Y SUS CONSECUENCIAS EN LA EDUCACIÓN ESCOLAR
A ONTOLOGIA DO TRABALHO: O PARADGMA NEOLIBERAL E SUAS CONSEQUENCIAS NA EDUCAÇÃO ESCOLAR
title THE ONTOLOGY OF WORK: THE NEOLIBERAL PARADIGM AND ITS CONSEQUENCES ON SCHOOL EDUCATION
spellingShingle THE ONTOLOGY OF WORK: THE NEOLIBERAL PARADIGM AND ITS CONSEQUENCES ON SCHOOL EDUCATION
Nobre Lopes, Fátima Maria
title_short THE ONTOLOGY OF WORK: THE NEOLIBERAL PARADIGM AND ITS CONSEQUENCES ON SCHOOL EDUCATION
title_full THE ONTOLOGY OF WORK: THE NEOLIBERAL PARADIGM AND ITS CONSEQUENCES ON SCHOOL EDUCATION
title_fullStr THE ONTOLOGY OF WORK: THE NEOLIBERAL PARADIGM AND ITS CONSEQUENCES ON SCHOOL EDUCATION
title_full_unstemmed THE ONTOLOGY OF WORK: THE NEOLIBERAL PARADIGM AND ITS CONSEQUENCES ON SCHOOL EDUCATION
title_sort THE ONTOLOGY OF WORK: THE NEOLIBERAL PARADIGM AND ITS CONSEQUENCES ON SCHOOL EDUCATION
author Nobre Lopes, Fátima Maria
author_facet Nobre Lopes, Fátima Maria
Silva Filho, Adauto Lopes da
author_role author
author2 Silva Filho, Adauto Lopes da
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Nobre Lopes, Fátima Maria
Silva Filho, Adauto Lopes da
description Tomando como premissa a instauração da vida social dos homens, Marx assinala duas dimensões ontológicas do trabalho: a positiva, como base constitutiva e eterna da vida social dos homens; e a negativa, como contingente e superável posto que se refere à sua dimensão alienada, estranhada, sob a forma de fetichismo da mercadoria, e que se espalha por todos os complexos sociais, inclusive na educação escolar. Essas considerações de Marx, depois retomadas por Lukács, podem ser constatadas na atualidade, e mais ainda diante das reformas neoliberais vinculadas ao processo de globalização. Partindo dessas considerações este artigo objetiva delinear a ontologia do trabalho nessa dupla dimensão, destacando que o paradigma neoliberal tem suas consequências não somente no processo do trabalho, mas, também, na educação escolar cuja finalidade passa a ser a formação do trabalhador para a economia de mercado.
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020-05-15
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Avaliado por pares
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://revistas.ufg.br/interacao/article/view/61164
10.5216/ia.v45i1.61164
url https://revistas.ufg.br/interacao/article/view/61164
identifier_str_mv 10.5216/ia.v45i1.61164
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://revistas.ufg.br/interacao/article/view/61164/34790
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2020 Fátima Maria Nobre Lopes, Adauto Lopes da Silva Filho
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2020 Fátima Maria Nobre Lopes, Adauto Lopes da Silva Filho
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Faculdade de Educação (UFG)
publisher.none.fl_str_mv Faculdade de Educação (UFG)
dc.source.none.fl_str_mv Journal Inter-Ação; Vol. 45 No. 1 (2020): Dossiê Neoliberalismo e Educação: ameaças à escolarização pública e democrática; 81-95
Revista Inter Ação; Vol. 45 Núm. 1 (2020): Dossiê Neoliberalismo e Educação: ameaças à escolarização pública e democrática; 81-95
Revista Inter-Ação; v. 45 n. 1 (2020): Dossiê Neoliberalismo e Educação: ameaças à escolarização pública e democrática; 81-95
1981-8416
reponame:Inter-ação (Goiânia. Online)
instname:Universidade Federal de Goiás (UFG)
instacron:UFG
instname_str Universidade Federal de Goiás (UFG)
instacron_str UFG
institution UFG
reponame_str Inter-ação (Goiânia. Online)
collection Inter-ação (Goiânia. Online)
repository.name.fl_str_mv Inter-ação (Goiânia. Online) - Universidade Federal de Goiás (UFG)
repository.mail.fl_str_mv ||revistainteracao@gmail.com
_version_ 1799874764020383744