THE ONTOLOGY OF WORK: THE NEOLIBERAL PARADIGM AND ITS CONSEQUENCES ON SCHOOL EDUCATION
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2020 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Inter-ação (Goiânia. Online) |
Texto Completo: | https://revistas.ufg.br/interacao/article/view/61164 |
Resumo: | Tomando como premissa a instauração da vida social dos homens, Marx assinala duas dimensões ontológicas do trabalho: a positiva, como base constitutiva e eterna da vida social dos homens; e a negativa, como contingente e superável posto que se refere à sua dimensão alienada, estranhada, sob a forma de fetichismo da mercadoria, e que se espalha por todos os complexos sociais, inclusive na educação escolar. Essas considerações de Marx, depois retomadas por Lukács, podem ser constatadas na atualidade, e mais ainda diante das reformas neoliberais vinculadas ao processo de globalização. Partindo dessas considerações este artigo objetiva delinear a ontologia do trabalho nessa dupla dimensão, destacando que o paradigma neoliberal tem suas consequências não somente no processo do trabalho, mas, também, na educação escolar cuja finalidade passa a ser a formação do trabalhador para a economia de mercado. |
id |
UFG-3_bb296b895ae88d0bcd8a97e24e34f4bd |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.revistas.ufg.br:article/61164 |
network_acronym_str |
UFG-3 |
network_name_str |
Inter-ação (Goiânia. Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
THE ONTOLOGY OF WORK: THE NEOLIBERAL PARADIGM AND ITS CONSEQUENCES ON SCHOOL EDUCATIONLA ONTOLOGÍA DEL TRABAJO: EL PARADGMA NEOLIBERAL Y SUS CONSECUENCIAS EN LA EDUCACIÓN ESCOLARA ONTOLOGIA DO TRABALHO: O PARADGMA NEOLIBERAL E SUAS CONSEQUENCIAS NA EDUCAÇÃO ESCOLARTomando como premissa a instauração da vida social dos homens, Marx assinala duas dimensões ontológicas do trabalho: a positiva, como base constitutiva e eterna da vida social dos homens; e a negativa, como contingente e superável posto que se refere à sua dimensão alienada, estranhada, sob a forma de fetichismo da mercadoria, e que se espalha por todos os complexos sociais, inclusive na educação escolar. Essas considerações de Marx, depois retomadas por Lukács, podem ser constatadas na atualidade, e mais ainda diante das reformas neoliberais vinculadas ao processo de globalização. Partindo dessas considerações este artigo objetiva delinear a ontologia do trabalho nessa dupla dimensão, destacando que o paradigma neoliberal tem suas consequências não somente no processo do trabalho, mas, também, na educação escolar cuja finalidade passa a ser a formação do trabalhador para a economia de mercado.Faculdade de Educação (UFG)2020-05-15info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionAvaliado por paresapplication/pdfhttps://revistas.ufg.br/interacao/article/view/6116410.5216/ia.v45i1.61164Journal Inter-Ação; Vol. 45 No. 1 (2020): Dossiê Neoliberalismo e Educação: ameaças à escolarização pública e democrática; 81-95Revista Inter Ação; Vol. 45 Núm. 1 (2020): Dossiê Neoliberalismo e Educação: ameaças à escolarização pública e democrática; 81-95Revista Inter-Ação; v. 45 n. 1 (2020): Dossiê Neoliberalismo e Educação: ameaças à escolarização pública e democrática; 81-951981-8416reponame:Inter-ação (Goiânia. Online)instname:Universidade Federal de Goiás (UFG)instacron:UFGporhttps://revistas.ufg.br/interacao/article/view/61164/34790Copyright (c) 2020 Fátima Maria Nobre Lopes, Adauto Lopes da Silva Filhoinfo:eu-repo/semantics/openAccessNobre Lopes, Fátima MariaSilva Filho, Adauto Lopes da2020-05-15T19:30:40Zoai:ojs.revistas.ufg.br:article/61164Revistahttps://revistas.ufg.br/index.php/interacaoPUBhttps://revistas.ufg.br/index.php/interacao/oai||revistainteracao@gmail.com1981-84160101-7136opendoar:2024-05-21T19:54:55.375827Inter-ação (Goiânia. Online) - Universidade Federal de Goiás (UFG)true |
dc.title.none.fl_str_mv |
THE ONTOLOGY OF WORK: THE NEOLIBERAL PARADIGM AND ITS CONSEQUENCES ON SCHOOL EDUCATION LA ONTOLOGÍA DEL TRABAJO: EL PARADGMA NEOLIBERAL Y SUS CONSECUENCIAS EN LA EDUCACIÓN ESCOLAR A ONTOLOGIA DO TRABALHO: O PARADGMA NEOLIBERAL E SUAS CONSEQUENCIAS NA EDUCAÇÃO ESCOLAR |
title |
THE ONTOLOGY OF WORK: THE NEOLIBERAL PARADIGM AND ITS CONSEQUENCES ON SCHOOL EDUCATION |
spellingShingle |
THE ONTOLOGY OF WORK: THE NEOLIBERAL PARADIGM AND ITS CONSEQUENCES ON SCHOOL EDUCATION Nobre Lopes, Fátima Maria |
title_short |
THE ONTOLOGY OF WORK: THE NEOLIBERAL PARADIGM AND ITS CONSEQUENCES ON SCHOOL EDUCATION |
title_full |
THE ONTOLOGY OF WORK: THE NEOLIBERAL PARADIGM AND ITS CONSEQUENCES ON SCHOOL EDUCATION |
title_fullStr |
THE ONTOLOGY OF WORK: THE NEOLIBERAL PARADIGM AND ITS CONSEQUENCES ON SCHOOL EDUCATION |
title_full_unstemmed |
THE ONTOLOGY OF WORK: THE NEOLIBERAL PARADIGM AND ITS CONSEQUENCES ON SCHOOL EDUCATION |
title_sort |
THE ONTOLOGY OF WORK: THE NEOLIBERAL PARADIGM AND ITS CONSEQUENCES ON SCHOOL EDUCATION |
author |
Nobre Lopes, Fátima Maria |
author_facet |
Nobre Lopes, Fátima Maria Silva Filho, Adauto Lopes da |
author_role |
author |
author2 |
Silva Filho, Adauto Lopes da |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Nobre Lopes, Fátima Maria Silva Filho, Adauto Lopes da |
description |
Tomando como premissa a instauração da vida social dos homens, Marx assinala duas dimensões ontológicas do trabalho: a positiva, como base constitutiva e eterna da vida social dos homens; e a negativa, como contingente e superável posto que se refere à sua dimensão alienada, estranhada, sob a forma de fetichismo da mercadoria, e que se espalha por todos os complexos sociais, inclusive na educação escolar. Essas considerações de Marx, depois retomadas por Lukács, podem ser constatadas na atualidade, e mais ainda diante das reformas neoliberais vinculadas ao processo de globalização. Partindo dessas considerações este artigo objetiva delinear a ontologia do trabalho nessa dupla dimensão, destacando que o paradigma neoliberal tem suas consequências não somente no processo do trabalho, mas, também, na educação escolar cuja finalidade passa a ser a formação do trabalhador para a economia de mercado. |
publishDate |
2020 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2020-05-15 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion Avaliado por pares |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://revistas.ufg.br/interacao/article/view/61164 10.5216/ia.v45i1.61164 |
url |
https://revistas.ufg.br/interacao/article/view/61164 |
identifier_str_mv |
10.5216/ia.v45i1.61164 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://revistas.ufg.br/interacao/article/view/61164/34790 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2020 Fátima Maria Nobre Lopes, Adauto Lopes da Silva Filho info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2020 Fátima Maria Nobre Lopes, Adauto Lopes da Silva Filho |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Faculdade de Educação (UFG) |
publisher.none.fl_str_mv |
Faculdade de Educação (UFG) |
dc.source.none.fl_str_mv |
Journal Inter-Ação; Vol. 45 No. 1 (2020): Dossiê Neoliberalismo e Educação: ameaças à escolarização pública e democrática; 81-95 Revista Inter Ação; Vol. 45 Núm. 1 (2020): Dossiê Neoliberalismo e Educação: ameaças à escolarização pública e democrática; 81-95 Revista Inter-Ação; v. 45 n. 1 (2020): Dossiê Neoliberalismo e Educação: ameaças à escolarização pública e democrática; 81-95 1981-8416 reponame:Inter-ação (Goiânia. Online) instname:Universidade Federal de Goiás (UFG) instacron:UFG |
instname_str |
Universidade Federal de Goiás (UFG) |
instacron_str |
UFG |
institution |
UFG |
reponame_str |
Inter-ação (Goiânia. Online) |
collection |
Inter-ação (Goiânia. Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Inter-ação (Goiânia. Online) - Universidade Federal de Goiás (UFG) |
repository.mail.fl_str_mv |
||revistainteracao@gmail.com |
_version_ |
1799874764020383744 |