ESTUDOS EM FORMAÇÃO DE PROFESSORES REALIZADOS NO MESTRADO EM EDUCAÇÃO DA FFP/UERJ: QUAIS SUAS CONTRIBUIÇÕES?
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2021 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Inter-ação (Goiânia. Online) |
Texto Completo: | https://revistas.ufg.br/interacao/article/view/65164 |
Resumo: | O estudo em questão tem como propósito suscitar diálogos acerca da formação de professores, tomando como referência as pesquisas realizadas por estudantes do curso de Mestrado em Educação Processos Formativos e Desigualdades Sociais da Faculdade de Formação de Professores da Universidade do Estado do Rio de Janeiro – FFP/UERJ. Por meio do levantamento bibliográfico, procuramos nos debruçar sobre as discussões realizadas por estudantes do programa – entre os anos de 2010 e 2018 –, reconhecendo a potência de um “quefazer” (FREIRE, 1987; 2007) que envolve não somente a ação de pesquisar e refletir sobre a prática docente, mas uma nova ação que consiste em (re)pensar a partir do processo decorrente da pesquisa, isto é, aprender “nele e com ele”. Nesse sentido, as questões aqui levantadas em diálogo com estudiosos como Nóvoa (1992; 1995) e Freire (1996; 1997) pretendem contribuir teórica e metodologicamente com o campo da Formação de Professores, tomando como base para análise os seguintes eixos: inserção do profissional docente, desenvolvimento do profissional docente, Formação Inicial, Formação Continuada e Docência Universitária. |
id |
UFG-3_c9125a097b6377f9133eb90c59b50d2f |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.revistas.ufg.br:article/65164 |
network_acronym_str |
UFG-3 |
network_name_str |
Inter-ação (Goiânia. Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
ESTUDOS EM FORMAÇÃO DE PROFESSORES REALIZADOS NO MESTRADO EM EDUCAÇÃO DA FFP/UERJ: QUAIS SUAS CONTRIBUIÇÕES?O estudo em questão tem como propósito suscitar diálogos acerca da formação de professores, tomando como referência as pesquisas realizadas por estudantes do curso de Mestrado em Educação Processos Formativos e Desigualdades Sociais da Faculdade de Formação de Professores da Universidade do Estado do Rio de Janeiro – FFP/UERJ. Por meio do levantamento bibliográfico, procuramos nos debruçar sobre as discussões realizadas por estudantes do programa – entre os anos de 2010 e 2018 –, reconhecendo a potência de um “quefazer” (FREIRE, 1987; 2007) que envolve não somente a ação de pesquisar e refletir sobre a prática docente, mas uma nova ação que consiste em (re)pensar a partir do processo decorrente da pesquisa, isto é, aprender “nele e com ele”. Nesse sentido, as questões aqui levantadas em diálogo com estudiosos como Nóvoa (1992; 1995) e Freire (1996; 1997) pretendem contribuir teórica e metodologicamente com o campo da Formação de Professores, tomando como base para análise os seguintes eixos: inserção do profissional docente, desenvolvimento do profissional docente, Formação Inicial, Formação Continuada e Docência Universitária. Faculdade de Educação (UFG)2021-04-17info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revistas.ufg.br/interacao/article/view/6516410.5216/ia.v46i1.65164Journal Inter-Ação; Vol. 46 No. 1 (2021); 216-237Revista Inter Ação; Vol. 46 Núm. 1 (2021); 216-237Revista Inter-Ação; v. 46 n. 1 (2021); 216-2371981-8416reponame:Inter-ação (Goiânia. Online)instname:Universidade Federal de Goiás (UFG)instacron:UFGporhttps://revistas.ufg.br/interacao/article/view/65164/36563Copyright (c) 2021 Carlos César de Oliveira, Helena Amaral da Fontourainfo:eu-repo/semantics/openAccessOliveira, Carlos César de Fontoura, Helena Amaral da 2021-05-27T20:40:01Zoai:ojs.revistas.ufg.br:article/65164Revistahttps://revistas.ufg.br/index.php/interacaoPUBhttps://revistas.ufg.br/index.php/interacao/oai||revistainteracao@gmail.com1981-84160101-7136opendoar:2024-05-21T19:55:00.254920Inter-ação (Goiânia. Online) - Universidade Federal de Goiás (UFG)true |
dc.title.none.fl_str_mv |
ESTUDOS EM FORMAÇÃO DE PROFESSORES REALIZADOS NO MESTRADO EM EDUCAÇÃO DA FFP/UERJ: QUAIS SUAS CONTRIBUIÇÕES? |
title |
ESTUDOS EM FORMAÇÃO DE PROFESSORES REALIZADOS NO MESTRADO EM EDUCAÇÃO DA FFP/UERJ: QUAIS SUAS CONTRIBUIÇÕES? |
spellingShingle |
ESTUDOS EM FORMAÇÃO DE PROFESSORES REALIZADOS NO MESTRADO EM EDUCAÇÃO DA FFP/UERJ: QUAIS SUAS CONTRIBUIÇÕES? Oliveira, Carlos César de |
title_short |
ESTUDOS EM FORMAÇÃO DE PROFESSORES REALIZADOS NO MESTRADO EM EDUCAÇÃO DA FFP/UERJ: QUAIS SUAS CONTRIBUIÇÕES? |
title_full |
ESTUDOS EM FORMAÇÃO DE PROFESSORES REALIZADOS NO MESTRADO EM EDUCAÇÃO DA FFP/UERJ: QUAIS SUAS CONTRIBUIÇÕES? |
title_fullStr |
ESTUDOS EM FORMAÇÃO DE PROFESSORES REALIZADOS NO MESTRADO EM EDUCAÇÃO DA FFP/UERJ: QUAIS SUAS CONTRIBUIÇÕES? |
title_full_unstemmed |
ESTUDOS EM FORMAÇÃO DE PROFESSORES REALIZADOS NO MESTRADO EM EDUCAÇÃO DA FFP/UERJ: QUAIS SUAS CONTRIBUIÇÕES? |
title_sort |
ESTUDOS EM FORMAÇÃO DE PROFESSORES REALIZADOS NO MESTRADO EM EDUCAÇÃO DA FFP/UERJ: QUAIS SUAS CONTRIBUIÇÕES? |
author |
Oliveira, Carlos César de |
author_facet |
Oliveira, Carlos César de Fontoura, Helena Amaral da |
author_role |
author |
author2 |
Fontoura, Helena Amaral da |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Oliveira, Carlos César de Fontoura, Helena Amaral da |
description |
O estudo em questão tem como propósito suscitar diálogos acerca da formação de professores, tomando como referência as pesquisas realizadas por estudantes do curso de Mestrado em Educação Processos Formativos e Desigualdades Sociais da Faculdade de Formação de Professores da Universidade do Estado do Rio de Janeiro – FFP/UERJ. Por meio do levantamento bibliográfico, procuramos nos debruçar sobre as discussões realizadas por estudantes do programa – entre os anos de 2010 e 2018 –, reconhecendo a potência de um “quefazer” (FREIRE, 1987; 2007) que envolve não somente a ação de pesquisar e refletir sobre a prática docente, mas uma nova ação que consiste em (re)pensar a partir do processo decorrente da pesquisa, isto é, aprender “nele e com ele”. Nesse sentido, as questões aqui levantadas em diálogo com estudiosos como Nóvoa (1992; 1995) e Freire (1996; 1997) pretendem contribuir teórica e metodologicamente com o campo da Formação de Professores, tomando como base para análise os seguintes eixos: inserção do profissional docente, desenvolvimento do profissional docente, Formação Inicial, Formação Continuada e Docência Universitária. |
publishDate |
2021 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2021-04-17 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://revistas.ufg.br/interacao/article/view/65164 10.5216/ia.v46i1.65164 |
url |
https://revistas.ufg.br/interacao/article/view/65164 |
identifier_str_mv |
10.5216/ia.v46i1.65164 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://revistas.ufg.br/interacao/article/view/65164/36563 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2021 Carlos César de Oliveira, Helena Amaral da Fontoura info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2021 Carlos César de Oliveira, Helena Amaral da Fontoura |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Faculdade de Educação (UFG) |
publisher.none.fl_str_mv |
Faculdade de Educação (UFG) |
dc.source.none.fl_str_mv |
Journal Inter-Ação; Vol. 46 No. 1 (2021); 216-237 Revista Inter Ação; Vol. 46 Núm. 1 (2021); 216-237 Revista Inter-Ação; v. 46 n. 1 (2021); 216-237 1981-8416 reponame:Inter-ação (Goiânia. Online) instname:Universidade Federal de Goiás (UFG) instacron:UFG |
instname_str |
Universidade Federal de Goiás (UFG) |
instacron_str |
UFG |
institution |
UFG |
reponame_str |
Inter-ação (Goiânia. Online) |
collection |
Inter-ação (Goiânia. Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Inter-ação (Goiânia. Online) - Universidade Federal de Goiás (UFG) |
repository.mail.fl_str_mv |
||revistainteracao@gmail.com |
_version_ |
1799874764533137408 |