ADORNO E OS TIPOS DE COMPORTAMENTO MUSICAL: ATUALIDADE E LIMITES DE UMA CATEGORIZAÇÃO
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2014 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Inter-ação (Goiânia. Online) |
Texto Completo: | https://revistas.ufg.br/interacao/article/view/31709 |
Resumo: | O presente artigo busca promover uma reflexão acerca da atualidade da classificação dos comportamentos musicais, realizada por T. W. Adorno, na década de sessenta do século passado. Em seu ensaio original, o filósofo aponta oito tipos de ouvintes: o especialista, o bom ouvinte, o consumidor cultural, o ouvinte emocional, o ouvinte do ressentimento, o ouvinte de jazz, o ouvinte do entretenimento e o indiferente. Ao fazer essa categorização, Adorno utiliza tanto elementos propriamente musicais, quanto fundamentos sociológicos e psicológicos. Uma vez que intensa modificação nos padrões de escuta se deu a partir da crescente revolução tecnológica, poder-se-ia supor que esta categorização se apresentasse inválida. No entanto, concluímos que boa parte de sua análise permanece atual e relevante, pois são pontuais os possíveis anacronismos. O que ressalta aos olhos é que os processos de regressão da audição e de coisificação da música pela indústria cultural permanecem ativos e devastadores. |
id |
UFG-3_e34f35754934968ed8b0fa46a90e5543 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.revistas.ufg.br:article/31709 |
network_acronym_str |
UFG-3 |
network_name_str |
Inter-ação (Goiânia. Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
ADORNO E OS TIPOS DE COMPORTAMENTO MUSICAL: ATUALIDADE E LIMITES DE UMA CATEGORIZAÇÃOComportamentos musicaisTeoria críticaSociologia da músicaO presente artigo busca promover uma reflexão acerca da atualidade da classificação dos comportamentos musicais, realizada por T. W. Adorno, na década de sessenta do século passado. Em seu ensaio original, o filósofo aponta oito tipos de ouvintes: o especialista, o bom ouvinte, o consumidor cultural, o ouvinte emocional, o ouvinte do ressentimento, o ouvinte de jazz, o ouvinte do entretenimento e o indiferente. Ao fazer essa categorização, Adorno utiliza tanto elementos propriamente musicais, quanto fundamentos sociológicos e psicológicos. Uma vez que intensa modificação nos padrões de escuta se deu a partir da crescente revolução tecnológica, poder-se-ia supor que esta categorização se apresentasse inválida. No entanto, concluímos que boa parte de sua análise permanece atual e relevante, pois são pontuais os possíveis anacronismos. O que ressalta aos olhos é que os processos de regressão da audição e de coisificação da música pela indústria cultural permanecem ativos e devastadores.Faculdade de Educação (UFG)2014-08-31info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionAvaliado por paresapplication/pdfhttps://revistas.ufg.br/interacao/article/view/3170910.5216/ia.v39i2.31709Journal Inter-Ação; Vol. 39 No. 2 (2014): Teoria crítica, psicologia e educação; 297-310Revista Inter Ação; Vol. 39 Núm. 2 (2014): Teoria crítica, psicologia e educação; 297-310Revista Inter-Ação; v. 39 n. 2 (2014): Teoria crítica, psicologia e educação; 297-3101981-8416reponame:Inter-ação (Goiânia. Online)instname:Universidade Federal de Goiás (UFG)instacron:UFGporhttps://revistas.ufg.br/interacao/article/view/31709/16906Nogueira, Monique Andriesinfo:eu-repo/semantics/openAccess2014-12-30T23:40:45Zoai:ojs.revistas.ufg.br:article/31709Revistahttps://revistas.ufg.br/index.php/interacaoPUBhttps://revistas.ufg.br/index.php/interacao/oai||revistainteracao@gmail.com1981-84160101-7136opendoar:2024-05-21T19:54:38.731343Inter-ação (Goiânia. Online) - Universidade Federal de Goiás (UFG)true |
dc.title.none.fl_str_mv |
ADORNO E OS TIPOS DE COMPORTAMENTO MUSICAL: ATUALIDADE E LIMITES DE UMA CATEGORIZAÇÃO |
title |
ADORNO E OS TIPOS DE COMPORTAMENTO MUSICAL: ATUALIDADE E LIMITES DE UMA CATEGORIZAÇÃO |
spellingShingle |
ADORNO E OS TIPOS DE COMPORTAMENTO MUSICAL: ATUALIDADE E LIMITES DE UMA CATEGORIZAÇÃO Nogueira, Monique Andries Comportamentos musicais Teoria crítica Sociologia da música |
title_short |
ADORNO E OS TIPOS DE COMPORTAMENTO MUSICAL: ATUALIDADE E LIMITES DE UMA CATEGORIZAÇÃO |
title_full |
ADORNO E OS TIPOS DE COMPORTAMENTO MUSICAL: ATUALIDADE E LIMITES DE UMA CATEGORIZAÇÃO |
title_fullStr |
ADORNO E OS TIPOS DE COMPORTAMENTO MUSICAL: ATUALIDADE E LIMITES DE UMA CATEGORIZAÇÃO |
title_full_unstemmed |
ADORNO E OS TIPOS DE COMPORTAMENTO MUSICAL: ATUALIDADE E LIMITES DE UMA CATEGORIZAÇÃO |
title_sort |
ADORNO E OS TIPOS DE COMPORTAMENTO MUSICAL: ATUALIDADE E LIMITES DE UMA CATEGORIZAÇÃO |
author |
Nogueira, Monique Andries |
author_facet |
Nogueira, Monique Andries |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Nogueira, Monique Andries |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Comportamentos musicais Teoria crítica Sociologia da música |
topic |
Comportamentos musicais Teoria crítica Sociologia da música |
description |
O presente artigo busca promover uma reflexão acerca da atualidade da classificação dos comportamentos musicais, realizada por T. W. Adorno, na década de sessenta do século passado. Em seu ensaio original, o filósofo aponta oito tipos de ouvintes: o especialista, o bom ouvinte, o consumidor cultural, o ouvinte emocional, o ouvinte do ressentimento, o ouvinte de jazz, o ouvinte do entretenimento e o indiferente. Ao fazer essa categorização, Adorno utiliza tanto elementos propriamente musicais, quanto fundamentos sociológicos e psicológicos. Uma vez que intensa modificação nos padrões de escuta se deu a partir da crescente revolução tecnológica, poder-se-ia supor que esta categorização se apresentasse inválida. No entanto, concluímos que boa parte de sua análise permanece atual e relevante, pois são pontuais os possíveis anacronismos. O que ressalta aos olhos é que os processos de regressão da audição e de coisificação da música pela indústria cultural permanecem ativos e devastadores. |
publishDate |
2014 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2014-08-31 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion Avaliado por pares |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://revistas.ufg.br/interacao/article/view/31709 10.5216/ia.v39i2.31709 |
url |
https://revistas.ufg.br/interacao/article/view/31709 |
identifier_str_mv |
10.5216/ia.v39i2.31709 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://revistas.ufg.br/interacao/article/view/31709/16906 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Faculdade de Educação (UFG) |
publisher.none.fl_str_mv |
Faculdade de Educação (UFG) |
dc.source.none.fl_str_mv |
Journal Inter-Ação; Vol. 39 No. 2 (2014): Teoria crítica, psicologia e educação; 297-310 Revista Inter Ação; Vol. 39 Núm. 2 (2014): Teoria crítica, psicologia e educação; 297-310 Revista Inter-Ação; v. 39 n. 2 (2014): Teoria crítica, psicologia e educação; 297-310 1981-8416 reponame:Inter-ação (Goiânia. Online) instname:Universidade Federal de Goiás (UFG) instacron:UFG |
instname_str |
Universidade Federal de Goiás (UFG) |
instacron_str |
UFG |
institution |
UFG |
reponame_str |
Inter-ação (Goiânia. Online) |
collection |
Inter-ação (Goiânia. Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Inter-ação (Goiânia. Online) - Universidade Federal de Goiás (UFG) |
repository.mail.fl_str_mv |
||revistainteracao@gmail.com |
_version_ |
1799874762661429248 |