DESCENTRALIZAÇÃO POLÍTICO-ADMINISTRATIVA DA EDUCAÇÃO NO BRASIL: ENTRE VELHOS E NOVOS PARADIGMAS
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2007 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Inter-ação (Goiânia. Online) |
Texto Completo: | https://revistas.ufg.br/interacao/article/view/1527 |
Resumo: | Este texto tem como objetivo principal contribuir com a discussão em torno da descentralização político-administrativa da educação brasileira. O autor inicia sua análise nas tendências descentralizadoras do Período Colonial. Analisa o fortalecimento dessas tendências ao longo dos séculos e os diferentes paradigmas que as têm norteado. E finaliza analisando o papel atual do município diante das mudanças sociais, políticas e educacionais dos últimos anos. O estudo de documentos e livros que tratam do assunto leva a concluir que, apesar de antiga, a luta agora traz novos paradigmas e propõe fatos inusitados. |
id |
UFG-3_e696f7c506f947a19a68b04bf6d52acc |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.revistas.ufg.br:article/1527 |
network_acronym_str |
UFG-3 |
network_name_str |
Inter-ação (Goiânia. Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
DESCENTRALIZAÇÃO POLÍTICO-ADMINISTRATIVA DA EDUCAÇÃO NO BRASIL: ENTRE VELHOS E NOVOS PARADIGMASEste texto tem como objetivo principal contribuir com a discussão em torno da descentralização político-administrativa da educação brasileira. O autor inicia sua análise nas tendências descentralizadoras do Período Colonial. Analisa o fortalecimento dessas tendências ao longo dos séculos e os diferentes paradigmas que as têm norteado. E finaliza analisando o papel atual do município diante das mudanças sociais, políticas e educacionais dos últimos anos. O estudo de documentos e livros que tratam do assunto leva a concluir que, apesar de antiga, a luta agora traz novos paradigmas e propõe fatos inusitados.Faculdade de Educação (UFG)2007-08-15info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revistas.ufg.br/interacao/article/view/152710.5216/ia.v27i2.1527Journal Inter-Ação; Vol. 27 No. 2 (2002): Educação e construção do conhecimento; 67-83Revista Inter Ação; Vol. 27 Núm. 2 (2002): Educação e construção do conhecimento; 67-83Revista Inter-Ação; v. 27 n. 2 (2002): Educação e construção do conhecimento; 67-831981-8416reponame:Inter-ação (Goiânia. Online)instname:Universidade Federal de Goiás (UFG)instacron:UFGporhttps://revistas.ufg.br/interacao/article/view/1527/1508Paiva, Wilson Alvesinfo:eu-repo/semantics/openAccess2014-03-12T18:36:03Zoai:ojs.revistas.ufg.br:article/1527Revistahttps://revistas.ufg.br/index.php/interacaoPUBhttps://revistas.ufg.br/index.php/interacao/oai||revistainteracao@gmail.com1981-84160101-7136opendoar:2024-05-21T19:54:18.492251Inter-ação (Goiânia. Online) - Universidade Federal de Goiás (UFG)true |
dc.title.none.fl_str_mv |
DESCENTRALIZAÇÃO POLÍTICO-ADMINISTRATIVA DA EDUCAÇÃO NO BRASIL: ENTRE VELHOS E NOVOS PARADIGMAS |
title |
DESCENTRALIZAÇÃO POLÍTICO-ADMINISTRATIVA DA EDUCAÇÃO NO BRASIL: ENTRE VELHOS E NOVOS PARADIGMAS |
spellingShingle |
DESCENTRALIZAÇÃO POLÍTICO-ADMINISTRATIVA DA EDUCAÇÃO NO BRASIL: ENTRE VELHOS E NOVOS PARADIGMAS Paiva, Wilson Alves |
title_short |
DESCENTRALIZAÇÃO POLÍTICO-ADMINISTRATIVA DA EDUCAÇÃO NO BRASIL: ENTRE VELHOS E NOVOS PARADIGMAS |
title_full |
DESCENTRALIZAÇÃO POLÍTICO-ADMINISTRATIVA DA EDUCAÇÃO NO BRASIL: ENTRE VELHOS E NOVOS PARADIGMAS |
title_fullStr |
DESCENTRALIZAÇÃO POLÍTICO-ADMINISTRATIVA DA EDUCAÇÃO NO BRASIL: ENTRE VELHOS E NOVOS PARADIGMAS |
title_full_unstemmed |
DESCENTRALIZAÇÃO POLÍTICO-ADMINISTRATIVA DA EDUCAÇÃO NO BRASIL: ENTRE VELHOS E NOVOS PARADIGMAS |
title_sort |
DESCENTRALIZAÇÃO POLÍTICO-ADMINISTRATIVA DA EDUCAÇÃO NO BRASIL: ENTRE VELHOS E NOVOS PARADIGMAS |
author |
Paiva, Wilson Alves |
author_facet |
Paiva, Wilson Alves |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Paiva, Wilson Alves |
description |
Este texto tem como objetivo principal contribuir com a discussão em torno da descentralização político-administrativa da educação brasileira. O autor inicia sua análise nas tendências descentralizadoras do Período Colonial. Analisa o fortalecimento dessas tendências ao longo dos séculos e os diferentes paradigmas que as têm norteado. E finaliza analisando o papel atual do município diante das mudanças sociais, políticas e educacionais dos últimos anos. O estudo de documentos e livros que tratam do assunto leva a concluir que, apesar de antiga, a luta agora traz novos paradigmas e propõe fatos inusitados. |
publishDate |
2007 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2007-08-15 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://revistas.ufg.br/interacao/article/view/1527 10.5216/ia.v27i2.1527 |
url |
https://revistas.ufg.br/interacao/article/view/1527 |
identifier_str_mv |
10.5216/ia.v27i2.1527 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://revistas.ufg.br/interacao/article/view/1527/1508 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Faculdade de Educação (UFG) |
publisher.none.fl_str_mv |
Faculdade de Educação (UFG) |
dc.source.none.fl_str_mv |
Journal Inter-Ação; Vol. 27 No. 2 (2002): Educação e construção do conhecimento; 67-83 Revista Inter Ação; Vol. 27 Núm. 2 (2002): Educação e construção do conhecimento; 67-83 Revista Inter-Ação; v. 27 n. 2 (2002): Educação e construção do conhecimento; 67-83 1981-8416 reponame:Inter-ação (Goiânia. Online) instname:Universidade Federal de Goiás (UFG) instacron:UFG |
instname_str |
Universidade Federal de Goiás (UFG) |
instacron_str |
UFG |
institution |
UFG |
reponame_str |
Inter-ação (Goiânia. Online) |
collection |
Inter-ação (Goiânia. Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Inter-ação (Goiânia. Online) - Universidade Federal de Goiás (UFG) |
repository.mail.fl_str_mv |
||revistainteracao@gmail.com |
_version_ |
1799874761436692480 |