INTERAÇÕES E FORMAÇÃO DE CONCEITOS EM CIÊNCIAS: UM OLHAR PARA AS PESQUISAS BRASILEIRAS À LUZ DO REFERENCIAL TEÓRICO HISTÓRICO-CULTURAL

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Lourenço, Daniela Silva de
Data de Publicação: 2021
Outros Autores: Wirzbicki, Sandra Maria
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Inter-ação (Goiânia. Online)
Texto Completo: https://revistas.ufg.br/interacao/article/view/65062
Resumo: O trabalho proposto objetiva apresentar como a produção científica na área de ensino de Ciências e Biologia vem compreendendo a formação conceitual dos alunos e quais interações caracterizam esse processo de aprendizagem. Do ponto de vista metodológico, trata-se de uma pesquisa de natureza qualitativa, com caráter descritivo e bibliográfica. Para a análise dos dados foram usados procedimentos de Análise Textual Discursiva (ATD). A partir da análise foi possível identificar as categorias emergentes Interações no Ensino e aprendizagem de conceitos e O papel da mediação no ensino e aprendizagem de conceitos. Os trabalhos consultados trazem o uso da palavra como principal signo mediador da aprendizagem. As interações mais recorrentes apontadas são as entre professor e aluno, aluno e professor e entre pares.
id UFG-3_e891a5ff6fef0ed8d4ed10a18440defe
oai_identifier_str oai:ojs.revistas.ufg.br:article/65062
network_acronym_str UFG-3
network_name_str Inter-ação (Goiânia. Online)
repository_id_str
spelling INTERAÇÕES E FORMAÇÃO DE CONCEITOS EM CIÊNCIAS: UM OLHAR PARA AS PESQUISAS BRASILEIRAS À LUZ DO REFERENCIAL TEÓRICO HISTÓRICO-CULTURALO trabalho proposto objetiva apresentar como a produção científica na área de ensino de Ciências e Biologia vem compreendendo a formação conceitual dos alunos e quais interações caracterizam esse processo de aprendizagem. Do ponto de vista metodológico, trata-se de uma pesquisa de natureza qualitativa, com caráter descritivo e bibliográfica. Para a análise dos dados foram usados procedimentos de Análise Textual Discursiva (ATD). A partir da análise foi possível identificar as categorias emergentes Interações no Ensino e aprendizagem de conceitos e O papel da mediação no ensino e aprendizagem de conceitos. Os trabalhos consultados trazem o uso da palavra como principal signo mediador da aprendizagem. As interações mais recorrentes apontadas são as entre professor e aluno, aluno e professor e entre pares.Faculdade de Educação (UFG)2021-04-17info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revistas.ufg.br/interacao/article/view/6506210.5216/ia.v46i1.65062Journal Inter-Ação; Vol. 46 No. 1 (2021); 357-373Revista Inter Ação; Vol. 46 Núm. 1 (2021); 357-373Revista Inter-Ação; v. 46 n. 1 (2021); 357-3731981-8416reponame:Inter-ação (Goiânia. Online)instname:Universidade Federal de Goiás (UFG)instacron:UFGporhttps://revistas.ufg.br/interacao/article/view/65062/36571Copyright (c) 2021 Daniela Silva de Lourenço, Sandra Maria Wirzbickiinfo:eu-repo/semantics/openAccessLourenço, Daniela Silva de Wirzbicki, Sandra Maria 2021-05-27T20:40:01Zoai:ojs.revistas.ufg.br:article/65062Revistahttps://revistas.ufg.br/index.php/interacaoPUBhttps://revistas.ufg.br/index.php/interacao/oai||revistainteracao@gmail.com1981-84160101-7136opendoar:2024-05-21T19:54:59.296422Inter-ação (Goiânia. Online) - Universidade Federal de Goiás (UFG)true
dc.title.none.fl_str_mv INTERAÇÕES E FORMAÇÃO DE CONCEITOS EM CIÊNCIAS: UM OLHAR PARA AS PESQUISAS BRASILEIRAS À LUZ DO REFERENCIAL TEÓRICO HISTÓRICO-CULTURAL
title INTERAÇÕES E FORMAÇÃO DE CONCEITOS EM CIÊNCIAS: UM OLHAR PARA AS PESQUISAS BRASILEIRAS À LUZ DO REFERENCIAL TEÓRICO HISTÓRICO-CULTURAL
spellingShingle INTERAÇÕES E FORMAÇÃO DE CONCEITOS EM CIÊNCIAS: UM OLHAR PARA AS PESQUISAS BRASILEIRAS À LUZ DO REFERENCIAL TEÓRICO HISTÓRICO-CULTURAL
Lourenço, Daniela Silva de
title_short INTERAÇÕES E FORMAÇÃO DE CONCEITOS EM CIÊNCIAS: UM OLHAR PARA AS PESQUISAS BRASILEIRAS À LUZ DO REFERENCIAL TEÓRICO HISTÓRICO-CULTURAL
title_full INTERAÇÕES E FORMAÇÃO DE CONCEITOS EM CIÊNCIAS: UM OLHAR PARA AS PESQUISAS BRASILEIRAS À LUZ DO REFERENCIAL TEÓRICO HISTÓRICO-CULTURAL
title_fullStr INTERAÇÕES E FORMAÇÃO DE CONCEITOS EM CIÊNCIAS: UM OLHAR PARA AS PESQUISAS BRASILEIRAS À LUZ DO REFERENCIAL TEÓRICO HISTÓRICO-CULTURAL
title_full_unstemmed INTERAÇÕES E FORMAÇÃO DE CONCEITOS EM CIÊNCIAS: UM OLHAR PARA AS PESQUISAS BRASILEIRAS À LUZ DO REFERENCIAL TEÓRICO HISTÓRICO-CULTURAL
title_sort INTERAÇÕES E FORMAÇÃO DE CONCEITOS EM CIÊNCIAS: UM OLHAR PARA AS PESQUISAS BRASILEIRAS À LUZ DO REFERENCIAL TEÓRICO HISTÓRICO-CULTURAL
author Lourenço, Daniela Silva de
author_facet Lourenço, Daniela Silva de
Wirzbicki, Sandra Maria
author_role author
author2 Wirzbicki, Sandra Maria
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Lourenço, Daniela Silva de
Wirzbicki, Sandra Maria
description O trabalho proposto objetiva apresentar como a produção científica na área de ensino de Ciências e Biologia vem compreendendo a formação conceitual dos alunos e quais interações caracterizam esse processo de aprendizagem. Do ponto de vista metodológico, trata-se de uma pesquisa de natureza qualitativa, com caráter descritivo e bibliográfica. Para a análise dos dados foram usados procedimentos de Análise Textual Discursiva (ATD). A partir da análise foi possível identificar as categorias emergentes Interações no Ensino e aprendizagem de conceitos e O papel da mediação no ensino e aprendizagem de conceitos. Os trabalhos consultados trazem o uso da palavra como principal signo mediador da aprendizagem. As interações mais recorrentes apontadas são as entre professor e aluno, aluno e professor e entre pares.
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021-04-17
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://revistas.ufg.br/interacao/article/view/65062
10.5216/ia.v46i1.65062
url https://revistas.ufg.br/interacao/article/view/65062
identifier_str_mv 10.5216/ia.v46i1.65062
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://revistas.ufg.br/interacao/article/view/65062/36571
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2021 Daniela Silva de Lourenço, Sandra Maria Wirzbicki
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2021 Daniela Silva de Lourenço, Sandra Maria Wirzbicki
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Faculdade de Educação (UFG)
publisher.none.fl_str_mv Faculdade de Educação (UFG)
dc.source.none.fl_str_mv Journal Inter-Ação; Vol. 46 No. 1 (2021); 357-373
Revista Inter Ação; Vol. 46 Núm. 1 (2021); 357-373
Revista Inter-Ação; v. 46 n. 1 (2021); 357-373
1981-8416
reponame:Inter-ação (Goiânia. Online)
instname:Universidade Federal de Goiás (UFG)
instacron:UFG
instname_str Universidade Federal de Goiás (UFG)
instacron_str UFG
institution UFG
reponame_str Inter-ação (Goiânia. Online)
collection Inter-ação (Goiânia. Online)
repository.name.fl_str_mv Inter-ação (Goiânia. Online) - Universidade Federal de Goiás (UFG)
repository.mail.fl_str_mv ||revistainteracao@gmail.com
_version_ 1799874764147261440