HISTÓRIA E HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO NO PROJETO DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES NA DÉCADA DE 30 NO BRASIL: PROBLEMATIZANDO AS NOÇÕES NOÇÕES

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Vários autores, Vários autores
Data de Publicação: 2007
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Inter-ação (Goiânia. Online)
Texto Completo: https://revistas.ufg.br/interacao/article/view/3049
Resumo: Em termos científicos amplos é objetivo deste trabalho investigar as concepções, em sentido amplo, de História e de história da educação presentes nas obras que serviram de suporte para os processos de formação de professores, a partir da década de 30 no Brasil. Considerando a dimensão deste problema neste trabalho, optamos por recortar a análise em torno da primeira obra produzida e editada para este fim específico no país, intitulada Noções de história da educação, de Afrânio Peixoto. Publicada em 1933 pela Companhia Editora Nacional – no âmbito do projeto editorial dirigido por Fernando de Azevedo e intitulado “Biblioteca pedagógica brasileira” –, a obra encerra sentidos importantes para compreendermos o lugar da história e da história da educação no projeto de formação de professores associado ao Movimento pela Escola Nova (MEN). As Noções foram publicadas com o objetivo manifesto de aperfeiçoar cultural e profissionalmente os futuros professores. Sendo assim, escolhemos como fontes para essa investigação as primeiras edições da obra. A perspectiva metodológica que informa esse empreendimento visa compreender as relações entre a obra e seu contexto de produção. Em outros termos, pensamos a obra na sua relação intra e extratextual, ou seja: por um lado, a entendemos como expressão de idéias sobre o conhecimento histórico que tinham uma finalidade formativa associada à escola normal e, por outro, como evidência de um contexto intelectual no qual ela estava em sintonia. A escrita da história da educação, pensada para
id UFG-3_f02eda00754ddfaaf274cb48b11fd460
oai_identifier_str oai:ojs.revistas.ufg.br:article/3049
network_acronym_str UFG-3
network_name_str Inter-ação (Goiânia. Online)
repository_id_str
spelling HISTÓRIA E HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO NO PROJETO DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES NA DÉCADA DE 30 NO BRASIL: PROBLEMATIZANDO AS NOÇÕES NOÇÕESEm termos científicos amplos é objetivo deste trabalho investigar as concepções, em sentido amplo, de História e de história da educação presentes nas obras que serviram de suporte para os processos de formação de professores, a partir da década de 30 no Brasil. Considerando a dimensão deste problema neste trabalho, optamos por recortar a análise em torno da primeira obra produzida e editada para este fim específico no país, intitulada Noções de história da educação, de Afrânio Peixoto. Publicada em 1933 pela Companhia Editora Nacional – no âmbito do projeto editorial dirigido por Fernando de Azevedo e intitulado “Biblioteca pedagógica brasileira” –, a obra encerra sentidos importantes para compreendermos o lugar da história e da história da educação no projeto de formação de professores associado ao Movimento pela Escola Nova (MEN). As Noções foram publicadas com o objetivo manifesto de aperfeiçoar cultural e profissionalmente os futuros professores. Sendo assim, escolhemos como fontes para essa investigação as primeiras edições da obra. A perspectiva metodológica que informa esse empreendimento visa compreender as relações entre a obra e seu contexto de produção. Em outros termos, pensamos a obra na sua relação intra e extratextual, ou seja: por um lado, a entendemos como expressão de idéias sobre o conhecimento histórico que tinham uma finalidade formativa associada à escola normal e, por outro, como evidência de um contexto intelectual no qual ela estava em sintonia. A escrita da história da educação, pensada paraFaculdade de Educação (UFG)2007-12-26info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionAvaliado por paresapplication/pdfhttps://revistas.ufg.br/interacao/article/view/304910.5216/ia.v32i2.3049Journal Inter-Ação; Vol. 32 No. 2 (2007): História da educação; 243-259Revista Inter Ação; Vol. 32 Núm. 2 (2007): História da educação; 243-259Revista Inter-Ação; v. 32 n. 2 (2007): História da educação; 243-2591981-8416reponame:Inter-ação (Goiânia. Online)instname:Universidade Federal de Goiás (UFG)instacron:UFGporhttps://revistas.ufg.br/interacao/article/view/3049/3539Vários autores, Vários autoresinfo:eu-repo/semantics/openAccess2014-03-07T19:03:08Zoai:ojs.revistas.ufg.br:article/3049Revistahttps://revistas.ufg.br/index.php/interacaoPUBhttps://revistas.ufg.br/index.php/interacao/oai||revistainteracao@gmail.com1981-84160101-7136opendoar:2024-05-21T19:54:21.128700Inter-ação (Goiânia. Online) - Universidade Federal de Goiás (UFG)true
dc.title.none.fl_str_mv HISTÓRIA E HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO NO PROJETO DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES NA DÉCADA DE 30 NO BRASIL: PROBLEMATIZANDO AS NOÇÕES NOÇÕES
title HISTÓRIA E HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO NO PROJETO DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES NA DÉCADA DE 30 NO BRASIL: PROBLEMATIZANDO AS NOÇÕES NOÇÕES
spellingShingle HISTÓRIA E HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO NO PROJETO DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES NA DÉCADA DE 30 NO BRASIL: PROBLEMATIZANDO AS NOÇÕES NOÇÕES
Vários autores, Vários autores
title_short HISTÓRIA E HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO NO PROJETO DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES NA DÉCADA DE 30 NO BRASIL: PROBLEMATIZANDO AS NOÇÕES NOÇÕES
title_full HISTÓRIA E HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO NO PROJETO DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES NA DÉCADA DE 30 NO BRASIL: PROBLEMATIZANDO AS NOÇÕES NOÇÕES
title_fullStr HISTÓRIA E HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO NO PROJETO DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES NA DÉCADA DE 30 NO BRASIL: PROBLEMATIZANDO AS NOÇÕES NOÇÕES
title_full_unstemmed HISTÓRIA E HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO NO PROJETO DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES NA DÉCADA DE 30 NO BRASIL: PROBLEMATIZANDO AS NOÇÕES NOÇÕES
title_sort HISTÓRIA E HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO NO PROJETO DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES NA DÉCADA DE 30 NO BRASIL: PROBLEMATIZANDO AS NOÇÕES NOÇÕES
author Vários autores, Vários autores
author_facet Vários autores, Vários autores
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Vários autores, Vários autores
description Em termos científicos amplos é objetivo deste trabalho investigar as concepções, em sentido amplo, de História e de história da educação presentes nas obras que serviram de suporte para os processos de formação de professores, a partir da década de 30 no Brasil. Considerando a dimensão deste problema neste trabalho, optamos por recortar a análise em torno da primeira obra produzida e editada para este fim específico no país, intitulada Noções de história da educação, de Afrânio Peixoto. Publicada em 1933 pela Companhia Editora Nacional – no âmbito do projeto editorial dirigido por Fernando de Azevedo e intitulado “Biblioteca pedagógica brasileira” –, a obra encerra sentidos importantes para compreendermos o lugar da história e da história da educação no projeto de formação de professores associado ao Movimento pela Escola Nova (MEN). As Noções foram publicadas com o objetivo manifesto de aperfeiçoar cultural e profissionalmente os futuros professores. Sendo assim, escolhemos como fontes para essa investigação as primeiras edições da obra. A perspectiva metodológica que informa esse empreendimento visa compreender as relações entre a obra e seu contexto de produção. Em outros termos, pensamos a obra na sua relação intra e extratextual, ou seja: por um lado, a entendemos como expressão de idéias sobre o conhecimento histórico que tinham uma finalidade formativa associada à escola normal e, por outro, como evidência de um contexto intelectual no qual ela estava em sintonia. A escrita da história da educação, pensada para
publishDate 2007
dc.date.none.fl_str_mv 2007-12-26
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Avaliado por pares
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://revistas.ufg.br/interacao/article/view/3049
10.5216/ia.v32i2.3049
url https://revistas.ufg.br/interacao/article/view/3049
identifier_str_mv 10.5216/ia.v32i2.3049
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://revistas.ufg.br/interacao/article/view/3049/3539
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Faculdade de Educação (UFG)
publisher.none.fl_str_mv Faculdade de Educação (UFG)
dc.source.none.fl_str_mv Journal Inter-Ação; Vol. 32 No. 2 (2007): História da educação; 243-259
Revista Inter Ação; Vol. 32 Núm. 2 (2007): História da educação; 243-259
Revista Inter-Ação; v. 32 n. 2 (2007): História da educação; 243-259
1981-8416
reponame:Inter-ação (Goiânia. Online)
instname:Universidade Federal de Goiás (UFG)
instacron:UFG
instname_str Universidade Federal de Goiás (UFG)
instacron_str UFG
institution UFG
reponame_str Inter-ação (Goiânia. Online)
collection Inter-ação (Goiânia. Online)
repository.name.fl_str_mv Inter-ação (Goiânia. Online) - Universidade Federal de Goiás (UFG)
repository.mail.fl_str_mv ||revistainteracao@gmail.com
_version_ 1799874761476538368