HISTÓRIA E HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO NO PROJETO DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES NA DÉCADA DE 30 NO BRASIL: PROBLEMATIZANDO AS NOÇÕES NOÇÕES
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2007 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Inter-ação (Goiânia. Online) |
Texto Completo: | https://revistas.ufg.br/interacao/article/view/3049 |
Resumo: | Em termos científicos amplos é objetivo deste trabalho investigar as concepções, em sentido amplo, de História e de história da educação presentes nas obras que serviram de suporte para os processos de formação de professores, a partir da década de 30 no Brasil. Considerando a dimensão deste problema neste trabalho, optamos por recortar a análise em torno da primeira obra produzida e editada para este fim específico no país, intitulada Noções de história da educação, de Afrânio Peixoto. Publicada em 1933 pela Companhia Editora Nacional – no âmbito do projeto editorial dirigido por Fernando de Azevedo e intitulado “Biblioteca pedagógica brasileira” –, a obra encerra sentidos importantes para compreendermos o lugar da história e da história da educação no projeto de formação de professores associado ao Movimento pela Escola Nova (MEN). As Noções foram publicadas com o objetivo manifesto de aperfeiçoar cultural e profissionalmente os futuros professores. Sendo assim, escolhemos como fontes para essa investigação as primeiras edições da obra. A perspectiva metodológica que informa esse empreendimento visa compreender as relações entre a obra e seu contexto de produção. Em outros termos, pensamos a obra na sua relação intra e extratextual, ou seja: por um lado, a entendemos como expressão de idéias sobre o conhecimento histórico que tinham uma finalidade formativa associada à escola normal e, por outro, como evidência de um contexto intelectual no qual ela estava em sintonia. A escrita da história da educação, pensada para |
id |
UFG-3_f02eda00754ddfaaf274cb48b11fd460 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.revistas.ufg.br:article/3049 |
network_acronym_str |
UFG-3 |
network_name_str |
Inter-ação (Goiânia. Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
HISTÓRIA E HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO NO PROJETO DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES NA DÉCADA DE 30 NO BRASIL: PROBLEMATIZANDO AS NOÇÕES NOÇÕESEm termos científicos amplos é objetivo deste trabalho investigar as concepções, em sentido amplo, de História e de história da educação presentes nas obras que serviram de suporte para os processos de formação de professores, a partir da década de 30 no Brasil. Considerando a dimensão deste problema neste trabalho, optamos por recortar a análise em torno da primeira obra produzida e editada para este fim específico no país, intitulada Noções de história da educação, de Afrânio Peixoto. Publicada em 1933 pela Companhia Editora Nacional – no âmbito do projeto editorial dirigido por Fernando de Azevedo e intitulado “Biblioteca pedagógica brasileira” –, a obra encerra sentidos importantes para compreendermos o lugar da história e da história da educação no projeto de formação de professores associado ao Movimento pela Escola Nova (MEN). As Noções foram publicadas com o objetivo manifesto de aperfeiçoar cultural e profissionalmente os futuros professores. Sendo assim, escolhemos como fontes para essa investigação as primeiras edições da obra. A perspectiva metodológica que informa esse empreendimento visa compreender as relações entre a obra e seu contexto de produção. Em outros termos, pensamos a obra na sua relação intra e extratextual, ou seja: por um lado, a entendemos como expressão de idéias sobre o conhecimento histórico que tinham uma finalidade formativa associada à escola normal e, por outro, como evidência de um contexto intelectual no qual ela estava em sintonia. A escrita da história da educação, pensada paraFaculdade de Educação (UFG)2007-12-26info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionAvaliado por paresapplication/pdfhttps://revistas.ufg.br/interacao/article/view/304910.5216/ia.v32i2.3049Journal Inter-Ação; Vol. 32 No. 2 (2007): História da educação; 243-259Revista Inter Ação; Vol. 32 Núm. 2 (2007): História da educação; 243-259Revista Inter-Ação; v. 32 n. 2 (2007): História da educação; 243-2591981-8416reponame:Inter-ação (Goiânia. Online)instname:Universidade Federal de Goiás (UFG)instacron:UFGporhttps://revistas.ufg.br/interacao/article/view/3049/3539Vários autores, Vários autoresinfo:eu-repo/semantics/openAccess2014-03-07T19:03:08Zoai:ojs.revistas.ufg.br:article/3049Revistahttps://revistas.ufg.br/index.php/interacaoPUBhttps://revistas.ufg.br/index.php/interacao/oai||revistainteracao@gmail.com1981-84160101-7136opendoar:2024-05-21T19:54:21.128700Inter-ação (Goiânia. Online) - Universidade Federal de Goiás (UFG)true |
dc.title.none.fl_str_mv |
HISTÓRIA E HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO NO PROJETO DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES NA DÉCADA DE 30 NO BRASIL: PROBLEMATIZANDO AS NOÇÕES NOÇÕES |
title |
HISTÓRIA E HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO NO PROJETO DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES NA DÉCADA DE 30 NO BRASIL: PROBLEMATIZANDO AS NOÇÕES NOÇÕES |
spellingShingle |
HISTÓRIA E HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO NO PROJETO DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES NA DÉCADA DE 30 NO BRASIL: PROBLEMATIZANDO AS NOÇÕES NOÇÕES Vários autores, Vários autores |
title_short |
HISTÓRIA E HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO NO PROJETO DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES NA DÉCADA DE 30 NO BRASIL: PROBLEMATIZANDO AS NOÇÕES NOÇÕES |
title_full |
HISTÓRIA E HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO NO PROJETO DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES NA DÉCADA DE 30 NO BRASIL: PROBLEMATIZANDO AS NOÇÕES NOÇÕES |
title_fullStr |
HISTÓRIA E HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO NO PROJETO DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES NA DÉCADA DE 30 NO BRASIL: PROBLEMATIZANDO AS NOÇÕES NOÇÕES |
title_full_unstemmed |
HISTÓRIA E HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO NO PROJETO DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES NA DÉCADA DE 30 NO BRASIL: PROBLEMATIZANDO AS NOÇÕES NOÇÕES |
title_sort |
HISTÓRIA E HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO NO PROJETO DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES NA DÉCADA DE 30 NO BRASIL: PROBLEMATIZANDO AS NOÇÕES NOÇÕES |
author |
Vários autores, Vários autores |
author_facet |
Vários autores, Vários autores |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Vários autores, Vários autores |
description |
Em termos científicos amplos é objetivo deste trabalho investigar as concepções, em sentido amplo, de História e de história da educação presentes nas obras que serviram de suporte para os processos de formação de professores, a partir da década de 30 no Brasil. Considerando a dimensão deste problema neste trabalho, optamos por recortar a análise em torno da primeira obra produzida e editada para este fim específico no país, intitulada Noções de história da educação, de Afrânio Peixoto. Publicada em 1933 pela Companhia Editora Nacional – no âmbito do projeto editorial dirigido por Fernando de Azevedo e intitulado “Biblioteca pedagógica brasileira” –, a obra encerra sentidos importantes para compreendermos o lugar da história e da história da educação no projeto de formação de professores associado ao Movimento pela Escola Nova (MEN). As Noções foram publicadas com o objetivo manifesto de aperfeiçoar cultural e profissionalmente os futuros professores. Sendo assim, escolhemos como fontes para essa investigação as primeiras edições da obra. A perspectiva metodológica que informa esse empreendimento visa compreender as relações entre a obra e seu contexto de produção. Em outros termos, pensamos a obra na sua relação intra e extratextual, ou seja: por um lado, a entendemos como expressão de idéias sobre o conhecimento histórico que tinham uma finalidade formativa associada à escola normal e, por outro, como evidência de um contexto intelectual no qual ela estava em sintonia. A escrita da história da educação, pensada para |
publishDate |
2007 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2007-12-26 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion Avaliado por pares |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://revistas.ufg.br/interacao/article/view/3049 10.5216/ia.v32i2.3049 |
url |
https://revistas.ufg.br/interacao/article/view/3049 |
identifier_str_mv |
10.5216/ia.v32i2.3049 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://revistas.ufg.br/interacao/article/view/3049/3539 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Faculdade de Educação (UFG) |
publisher.none.fl_str_mv |
Faculdade de Educação (UFG) |
dc.source.none.fl_str_mv |
Journal Inter-Ação; Vol. 32 No. 2 (2007): História da educação; 243-259 Revista Inter Ação; Vol. 32 Núm. 2 (2007): História da educação; 243-259 Revista Inter-Ação; v. 32 n. 2 (2007): História da educação; 243-259 1981-8416 reponame:Inter-ação (Goiânia. Online) instname:Universidade Federal de Goiás (UFG) instacron:UFG |
instname_str |
Universidade Federal de Goiás (UFG) |
instacron_str |
UFG |
institution |
UFG |
reponame_str |
Inter-ação (Goiânia. Online) |
collection |
Inter-ação (Goiânia. Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Inter-ação (Goiânia. Online) - Universidade Federal de Goiás (UFG) |
repository.mail.fl_str_mv |
||revistainteracao@gmail.com |
_version_ |
1799874761476538368 |