Educar para a diversidade étnico-racial e cultural: desafios da Educação inclusiva no brasil
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2008 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Inter-ação (Goiânia. Online) |
Texto Completo: | https://revistas.ufg.br/interacao/article/view/4256 |
Resumo: | o texto aborda questões de diversidade étnico-racial e cultural, recuperando parcialmente as trajetórias históricas das populações negra e indígena no Brasil, apontando possíveis soluções para a melhoria da qualidade de vida destes segmentos, através de políticas públicas de educação inclusiva. No Brasil, as culturas indígena e negra foram as que mais sofreram os processos de discriminação inerentes à lógica da homogeneização cultural, pois foram vistas pela cultura européia como inferiores e como ameaça à identidade nacional. Assim, discute-se a necessidade de desenvolvimento de políticas educacionais que permitam aos indígenas e aos negros uma interação mais simétrica com a sociedade brasileira em seu conjunto, bem como programas curriculares que levem em conta as características étnico-raciais e culturais dessas populações. |
id |
UFG-3_b62c784fee52a42ad538572b4202e4d6 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.revistas.ufg.br:article/4256 |
network_acronym_str |
UFG-3 |
network_name_str |
Inter-ação (Goiânia. Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
Educar para a diversidade étnico-racial e cultural: desafios da Educação inclusiva no brasilo texto aborda questões de diversidade étnico-racial e cultural, recuperando parcialmente as trajetórias históricas das populações negra e indígena no Brasil, apontando possíveis soluções para a melhoria da qualidade de vida destes segmentos, através de políticas públicas de educação inclusiva. No Brasil, as culturas indígena e negra foram as que mais sofreram os processos de discriminação inerentes à lógica da homogeneização cultural, pois foram vistas pela cultura européia como inferiores e como ameaça à identidade nacional. Assim, discute-se a necessidade de desenvolvimento de políticas educacionais que permitam aos indígenas e aos negros uma interação mais simétrica com a sociedade brasileira em seu conjunto, bem como programas curriculares que levem em conta as características étnico-raciais e culturais dessas populações.Faculdade de Educação (UFG)2008-07-10info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revistas.ufg.br/interacao/article/view/425610.5216/ia.v33i1.4256Journal Inter-Ação; Vol. 33 No. 1 (2008): Educação e ecologia; 169-192Revista Inter Ação; Vol. 33 Núm. 1 (2008): Educação e ecologia; 169-192Revista Inter-Ação; v. 33 n. 1 (2008): Educação e ecologia; 169-1921981-8416reponame:Inter-ação (Goiânia. Online)instname:Universidade Federal de Goiás (UFG)instacron:UFGporhttps://revistas.ufg.br/interacao/article/view/4256/4180Vários Autores, Vários Autoresinfo:eu-repo/semantics/openAccess2014-03-07T19:01:01Zoai:ojs.revistas.ufg.br:article/4256Revistahttps://revistas.ufg.br/index.php/interacaoPUBhttps://revistas.ufg.br/index.php/interacao/oai||revistainteracao@gmail.com1981-84160101-7136opendoar:2024-05-21T19:54:22.551601Inter-ação (Goiânia. Online) - Universidade Federal de Goiás (UFG)true |
dc.title.none.fl_str_mv |
Educar para a diversidade étnico-racial e cultural: desafios da Educação inclusiva no brasil |
title |
Educar para a diversidade étnico-racial e cultural: desafios da Educação inclusiva no brasil |
spellingShingle |
Educar para a diversidade étnico-racial e cultural: desafios da Educação inclusiva no brasil Vários Autores, Vários Autores |
title_short |
Educar para a diversidade étnico-racial e cultural: desafios da Educação inclusiva no brasil |
title_full |
Educar para a diversidade étnico-racial e cultural: desafios da Educação inclusiva no brasil |
title_fullStr |
Educar para a diversidade étnico-racial e cultural: desafios da Educação inclusiva no brasil |
title_full_unstemmed |
Educar para a diversidade étnico-racial e cultural: desafios da Educação inclusiva no brasil |
title_sort |
Educar para a diversidade étnico-racial e cultural: desafios da Educação inclusiva no brasil |
author |
Vários Autores, Vários Autores |
author_facet |
Vários Autores, Vários Autores |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Vários Autores, Vários Autores |
description |
o texto aborda questões de diversidade étnico-racial e cultural, recuperando parcialmente as trajetórias históricas das populações negra e indígena no Brasil, apontando possíveis soluções para a melhoria da qualidade de vida destes segmentos, através de políticas públicas de educação inclusiva. No Brasil, as culturas indígena e negra foram as que mais sofreram os processos de discriminação inerentes à lógica da homogeneização cultural, pois foram vistas pela cultura européia como inferiores e como ameaça à identidade nacional. Assim, discute-se a necessidade de desenvolvimento de políticas educacionais que permitam aos indígenas e aos negros uma interação mais simétrica com a sociedade brasileira em seu conjunto, bem como programas curriculares que levem em conta as características étnico-raciais e culturais dessas populações. |
publishDate |
2008 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2008-07-10 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://revistas.ufg.br/interacao/article/view/4256 10.5216/ia.v33i1.4256 |
url |
https://revistas.ufg.br/interacao/article/view/4256 |
identifier_str_mv |
10.5216/ia.v33i1.4256 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://revistas.ufg.br/interacao/article/view/4256/4180 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Faculdade de Educação (UFG) |
publisher.none.fl_str_mv |
Faculdade de Educação (UFG) |
dc.source.none.fl_str_mv |
Journal Inter-Ação; Vol. 33 No. 1 (2008): Educação e ecologia; 169-192 Revista Inter Ação; Vol. 33 Núm. 1 (2008): Educação e ecologia; 169-192 Revista Inter-Ação; v. 33 n. 1 (2008): Educação e ecologia; 169-192 1981-8416 reponame:Inter-ação (Goiânia. Online) instname:Universidade Federal de Goiás (UFG) instacron:UFG |
instname_str |
Universidade Federal de Goiás (UFG) |
instacron_str |
UFG |
institution |
UFG |
reponame_str |
Inter-ação (Goiânia. Online) |
collection |
Inter-ação (Goiânia. Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Inter-ação (Goiânia. Online) - Universidade Federal de Goiás (UFG) |
repository.mail.fl_str_mv |
||revistainteracao@gmail.com |
_version_ |
1799874761505898496 |