A IDENTIDADE DA EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR SOB O OLHAR DOS ALUNOS DO 5ª ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL I

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Freitas, Josiane Filus
Data de Publicação: 2016
Outros Autores: Borges da Silva, Juliana Eliza, Afonso Lacerda, Michela Regis, Leonardi, Thiago José
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Pensar a Prática (Online)
Texto Completo: https://revistas.ufg.br/fef/article/view/39482
Resumo: O objetivo desse estudo foi identificar a visão e a participação dos alunos do 5º ano do ensino fundamental I nas aulas de Edu­cação Física. Participaram deste estudo 342 alunos estudantes de escolas públicas e particulares da Região Metropolitana de Campinas. Os resultados em relação às questões abordadas mostram que a Educação Física é a disciplina preferida dos alunos, comprovando assim que o professor tem o importante papel como verdadeiro facilitador da aprendizagem do aluno, contribuindo na formação de uma visão positiva da Educação Física, motivando à participação nas aulas, auxiliando no processo da construção do conhecimento e na transformação da cultura em que está inserido. 
id UFG-4_00a7b93fd188ec337c7a9970e2c3d556
oai_identifier_str oai:ojs.revistas.ufg.br:article/39482
network_acronym_str UFG-4
network_name_str Pensar a Prática (Online)
repository_id_str
spelling A IDENTIDADE DA EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR SOB O OLHAR DOS ALUNOS DO 5ª ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL IEducação Física EscolarPrática PedagógicaEnsino Fundamental IAlunoEducação Física EscolarO objetivo desse estudo foi identificar a visão e a participação dos alunos do 5º ano do ensino fundamental I nas aulas de Edu­cação Física. Participaram deste estudo 342 alunos estudantes de escolas públicas e particulares da Região Metropolitana de Campinas. Os resultados em relação às questões abordadas mostram que a Educação Física é a disciplina preferida dos alunos, comprovando assim que o professor tem o importante papel como verdadeiro facilitador da aprendizagem do aluno, contribuindo na formação de uma visão positiva da Educação Física, motivando à participação nas aulas, auxiliando no processo da construção do conhecimento e na transformação da cultura em que está inserido. Universidade Federal de Goiás2016-06-30info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionavaliado por parespesquisa qualitativaapplication/pdfhttps://revistas.ufg.br/fef/article/view/3948210.5216/rpp.v19i2.39482Pensar a Prática; Vol. 19 No. 2 (2016)Pensar a Prática; v. 19 n. 2 (2016)1980-61831415-4676reponame:Pensar a Prática (Online)instname:Universidade Federal de Goiás (UFG)instacron:UFGporhttps://revistas.ufg.br/fef/article/view/39482/pdfCopyright (c) 2016 Pensar a Práticainfo:eu-repo/semantics/openAccessFreitas, Josiane FilusBorges da Silva, Juliana ElizaAfonso Lacerda, Michela RegisLeonardi, Thiago José2016-07-12T16:31:34Zoai:ojs.revistas.ufg.br:article/39482Revistahttp://www.revistas.ufg.br/index.php/fefPUBhttps://revistas.ufg.br/fef/oai||gabi.domi@hotmail.com1980-61831415-4676opendoar:2024-05-21T19:56:10.018563Pensar a Prática (Online) - Universidade Federal de Goiás (UFG)true
dc.title.none.fl_str_mv A IDENTIDADE DA EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR SOB O OLHAR DOS ALUNOS DO 5ª ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL I
title A IDENTIDADE DA EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR SOB O OLHAR DOS ALUNOS DO 5ª ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL I
spellingShingle A IDENTIDADE DA EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR SOB O OLHAR DOS ALUNOS DO 5ª ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL I
Freitas, Josiane Filus
Educação Física Escolar
Prática Pedagógica
Ensino Fundamental I
Aluno
Educação Física Escolar
title_short A IDENTIDADE DA EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR SOB O OLHAR DOS ALUNOS DO 5ª ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL I
title_full A IDENTIDADE DA EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR SOB O OLHAR DOS ALUNOS DO 5ª ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL I
title_fullStr A IDENTIDADE DA EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR SOB O OLHAR DOS ALUNOS DO 5ª ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL I
title_full_unstemmed A IDENTIDADE DA EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR SOB O OLHAR DOS ALUNOS DO 5ª ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL I
title_sort A IDENTIDADE DA EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR SOB O OLHAR DOS ALUNOS DO 5ª ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL I
author Freitas, Josiane Filus
author_facet Freitas, Josiane Filus
Borges da Silva, Juliana Eliza
Afonso Lacerda, Michela Regis
Leonardi, Thiago José
author_role author
author2 Borges da Silva, Juliana Eliza
Afonso Lacerda, Michela Regis
Leonardi, Thiago José
author2_role author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Freitas, Josiane Filus
Borges da Silva, Juliana Eliza
Afonso Lacerda, Michela Regis
Leonardi, Thiago José
dc.subject.por.fl_str_mv Educação Física Escolar
Prática Pedagógica
Ensino Fundamental I
Aluno
Educação Física Escolar
topic Educação Física Escolar
Prática Pedagógica
Ensino Fundamental I
Aluno
Educação Física Escolar
description O objetivo desse estudo foi identificar a visão e a participação dos alunos do 5º ano do ensino fundamental I nas aulas de Edu­cação Física. Participaram deste estudo 342 alunos estudantes de escolas públicas e particulares da Região Metropolitana de Campinas. Os resultados em relação às questões abordadas mostram que a Educação Física é a disciplina preferida dos alunos, comprovando assim que o professor tem o importante papel como verdadeiro facilitador da aprendizagem do aluno, contribuindo na formação de uma visão positiva da Educação Física, motivando à participação nas aulas, auxiliando no processo da construção do conhecimento e na transformação da cultura em que está inserido. 
publishDate 2016
dc.date.none.fl_str_mv 2016-06-30
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
avaliado por pares
pesquisa qualitativa
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://revistas.ufg.br/fef/article/view/39482
10.5216/rpp.v19i2.39482
url https://revistas.ufg.br/fef/article/view/39482
identifier_str_mv 10.5216/rpp.v19i2.39482
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://revistas.ufg.br/fef/article/view/39482/pdf
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2016 Pensar a Prática
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2016 Pensar a Prática
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Goiás
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Goiás
dc.source.none.fl_str_mv Pensar a Prática; Vol. 19 No. 2 (2016)
Pensar a Prática; v. 19 n. 2 (2016)
1980-6183
1415-4676
reponame:Pensar a Prática (Online)
instname:Universidade Federal de Goiás (UFG)
instacron:UFG
instname_str Universidade Federal de Goiás (UFG)
instacron_str UFG
institution UFG
reponame_str Pensar a Prática (Online)
collection Pensar a Prática (Online)
repository.name.fl_str_mv Pensar a Prática (Online) - Universidade Federal de Goiás (UFG)
repository.mail.fl_str_mv ||gabi.domi@hotmail.com
_version_ 1799874858334552064