A IDENTIDADE DA EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR SOB O OLHAR DOS ALUNOS DO 5ª ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL I
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2016 |
Outros Autores: | , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Pensar a Prática (Online) |
Texto Completo: | https://revistas.ufg.br/fef/article/view/39482 |
Resumo: | O objetivo desse estudo foi identificar a visão e a participação dos alunos do 5º ano do ensino fundamental I nas aulas de Educação Física. Participaram deste estudo 342 alunos estudantes de escolas públicas e particulares da Região Metropolitana de Campinas. Os resultados em relação às questões abordadas mostram que a Educação Física é a disciplina preferida dos alunos, comprovando assim que o professor tem o importante papel como verdadeiro facilitador da aprendizagem do aluno, contribuindo na formação de uma visão positiva da Educação Física, motivando à participação nas aulas, auxiliando no processo da construção do conhecimento e na transformação da cultura em que está inserido. |
id |
UFG-4_00a7b93fd188ec337c7a9970e2c3d556 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.revistas.ufg.br:article/39482 |
network_acronym_str |
UFG-4 |
network_name_str |
Pensar a Prática (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
A IDENTIDADE DA EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR SOB O OLHAR DOS ALUNOS DO 5ª ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL IEducação Física EscolarPrática PedagógicaEnsino Fundamental IAlunoEducação Física EscolarO objetivo desse estudo foi identificar a visão e a participação dos alunos do 5º ano do ensino fundamental I nas aulas de Educação Física. Participaram deste estudo 342 alunos estudantes de escolas públicas e particulares da Região Metropolitana de Campinas. Os resultados em relação às questões abordadas mostram que a Educação Física é a disciplina preferida dos alunos, comprovando assim que o professor tem o importante papel como verdadeiro facilitador da aprendizagem do aluno, contribuindo na formação de uma visão positiva da Educação Física, motivando à participação nas aulas, auxiliando no processo da construção do conhecimento e na transformação da cultura em que está inserido. Universidade Federal de Goiás2016-06-30info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionavaliado por parespesquisa qualitativaapplication/pdfhttps://revistas.ufg.br/fef/article/view/3948210.5216/rpp.v19i2.39482Pensar a Prática; Vol. 19 No. 2 (2016)Pensar a Prática; v. 19 n. 2 (2016)1980-61831415-4676reponame:Pensar a Prática (Online)instname:Universidade Federal de Goiás (UFG)instacron:UFGporhttps://revistas.ufg.br/fef/article/view/39482/pdfCopyright (c) 2016 Pensar a Práticainfo:eu-repo/semantics/openAccessFreitas, Josiane FilusBorges da Silva, Juliana ElizaAfonso Lacerda, Michela RegisLeonardi, Thiago José2016-07-12T16:31:34Zoai:ojs.revistas.ufg.br:article/39482Revistahttp://www.revistas.ufg.br/index.php/fefPUBhttps://revistas.ufg.br/fef/oai||gabi.domi@hotmail.com1980-61831415-4676opendoar:2024-05-21T19:56:10.018563Pensar a Prática (Online) - Universidade Federal de Goiás (UFG)true |
dc.title.none.fl_str_mv |
A IDENTIDADE DA EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR SOB O OLHAR DOS ALUNOS DO 5ª ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL I |
title |
A IDENTIDADE DA EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR SOB O OLHAR DOS ALUNOS DO 5ª ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL I |
spellingShingle |
A IDENTIDADE DA EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR SOB O OLHAR DOS ALUNOS DO 5ª ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL I Freitas, Josiane Filus Educação Física Escolar Prática Pedagógica Ensino Fundamental I Aluno Educação Física Escolar |
title_short |
A IDENTIDADE DA EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR SOB O OLHAR DOS ALUNOS DO 5ª ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL I |
title_full |
A IDENTIDADE DA EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR SOB O OLHAR DOS ALUNOS DO 5ª ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL I |
title_fullStr |
A IDENTIDADE DA EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR SOB O OLHAR DOS ALUNOS DO 5ª ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL I |
title_full_unstemmed |
A IDENTIDADE DA EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR SOB O OLHAR DOS ALUNOS DO 5ª ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL I |
title_sort |
A IDENTIDADE DA EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR SOB O OLHAR DOS ALUNOS DO 5ª ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL I |
author |
Freitas, Josiane Filus |
author_facet |
Freitas, Josiane Filus Borges da Silva, Juliana Eliza Afonso Lacerda, Michela Regis Leonardi, Thiago José |
author_role |
author |
author2 |
Borges da Silva, Juliana Eliza Afonso Lacerda, Michela Regis Leonardi, Thiago José |
author2_role |
author author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Freitas, Josiane Filus Borges da Silva, Juliana Eliza Afonso Lacerda, Michela Regis Leonardi, Thiago José |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação Física Escolar Prática Pedagógica Ensino Fundamental I Aluno Educação Física Escolar |
topic |
Educação Física Escolar Prática Pedagógica Ensino Fundamental I Aluno Educação Física Escolar |
description |
O objetivo desse estudo foi identificar a visão e a participação dos alunos do 5º ano do ensino fundamental I nas aulas de Educação Física. Participaram deste estudo 342 alunos estudantes de escolas públicas e particulares da Região Metropolitana de Campinas. Os resultados em relação às questões abordadas mostram que a Educação Física é a disciplina preferida dos alunos, comprovando assim que o professor tem o importante papel como verdadeiro facilitador da aprendizagem do aluno, contribuindo na formação de uma visão positiva da Educação Física, motivando à participação nas aulas, auxiliando no processo da construção do conhecimento e na transformação da cultura em que está inserido. |
publishDate |
2016 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2016-06-30 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion avaliado por pares pesquisa qualitativa |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://revistas.ufg.br/fef/article/view/39482 10.5216/rpp.v19i2.39482 |
url |
https://revistas.ufg.br/fef/article/view/39482 |
identifier_str_mv |
10.5216/rpp.v19i2.39482 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://revistas.ufg.br/fef/article/view/39482/pdf |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2016 Pensar a Prática info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2016 Pensar a Prática |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Goiás |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Goiás |
dc.source.none.fl_str_mv |
Pensar a Prática; Vol. 19 No. 2 (2016) Pensar a Prática; v. 19 n. 2 (2016) 1980-6183 1415-4676 reponame:Pensar a Prática (Online) instname:Universidade Federal de Goiás (UFG) instacron:UFG |
instname_str |
Universidade Federal de Goiás (UFG) |
instacron_str |
UFG |
institution |
UFG |
reponame_str |
Pensar a Prática (Online) |
collection |
Pensar a Prática (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Pensar a Prática (Online) - Universidade Federal de Goiás (UFG) |
repository.mail.fl_str_mv |
||gabi.domi@hotmail.com |
_version_ |
1799874858334552064 |