PROFESSOR DE EDUCAÇÃO FÍSICA NO ENSINO FUNDAMENTAL: SABERES, CONCEPÇÕES E SUA PRÁTICA DOCENTE
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2014 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Pensar a Prática (Online) |
Texto Completo: | https://revistas.ufg.br/fef/article/view/23783 |
Resumo: | RESUMO O objetivo deste artigo é apresentar os resultados da pesquisa Professor de Educação Física no Ensino Fundamental: Saberes, Concepções e sua Prática Docente, e também, apresentar a visão dos mesmos nesse estudo. A investigação faz parte da dissertação de mestrado defendida no ano de 2010. O universo pesquisado é composto por 10 professores de Educação Física que atuam nos anos iniciais do Ensino Fundamental na REME/Campo Grande-MS, exercendo a docência num tempo entre cinco e oito anos. Utilizamos os pressupostos da abordagem qualitativa no desenvolvimento da pesquisa e, para o levantamento dos dados, a entrevista semi-estruturada e análise de documentos. Um dos resultados - Há uma preocupação constante dos Professores em relação a sua formação continuada, querem se atualizar, estudar, frequentar palestras, cursos, encontros. |
id |
UFG-4_021374c47ad6a799437cd28c63e0f8da |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.revistas.ufg.br:article/23783 |
network_acronym_str |
UFG-4 |
network_name_str |
Pensar a Prática (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
PROFESSOR DE EDUCAÇÃO FÍSICA NO ENSINO FUNDAMENTAL: SABERES, CONCEPÇÕES E SUA PRÁTICA DOCENTEPalavras – ChaveProfessor de Educação Física. Ensino Fundamental. Saberes DocentesSaberesconcepções e prática docenteRESUMO O objetivo deste artigo é apresentar os resultados da pesquisa Professor de Educação Física no Ensino Fundamental: Saberes, Concepções e sua Prática Docente, e também, apresentar a visão dos mesmos nesse estudo. A investigação faz parte da dissertação de mestrado defendida no ano de 2010. O universo pesquisado é composto por 10 professores de Educação Física que atuam nos anos iniciais do Ensino Fundamental na REME/Campo Grande-MS, exercendo a docência num tempo entre cinco e oito anos. Utilizamos os pressupostos da abordagem qualitativa no desenvolvimento da pesquisa e, para o levantamento dos dados, a entrevista semi-estruturada e análise de documentos. Um dos resultados - Há uma preocupação constante dos Professores em relação a sua formação continuada, querem se atualizar, estudar, frequentar palestras, cursos, encontros.Universidade Federal de Goiás2014-06-30info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionavaliado por paresPesquisa qualitativaapplication/pdfhttps://revistas.ufg.br/fef/article/view/2378310.5216/rpp.v17i2.23783Pensar a Prática; Vol. 17 No. 2 (2014)Pensar a Prática; v. 17 n. 2 (2014)1980-61831415-4676reponame:Pensar a Prática (Online)instname:Universidade Federal de Goiás (UFG)instacron:UFGporhttps://revistas.ufg.br/fef/article/view/23783/16739Xavier, Cláudia Renata Rodriguesinfo:eu-repo/semantics/openAccess2016-06-20T18:26:37Zoai:ojs.revistas.ufg.br:article/23783Revistahttp://www.revistas.ufg.br/index.php/fefPUBhttps://revistas.ufg.br/fef/oai||gabi.domi@hotmail.com1980-61831415-4676opendoar:2024-05-21T19:55:55.685884Pensar a Prática (Online) - Universidade Federal de Goiás (UFG)true |
dc.title.none.fl_str_mv |
PROFESSOR DE EDUCAÇÃO FÍSICA NO ENSINO FUNDAMENTAL: SABERES, CONCEPÇÕES E SUA PRÁTICA DOCENTE |
title |
PROFESSOR DE EDUCAÇÃO FÍSICA NO ENSINO FUNDAMENTAL: SABERES, CONCEPÇÕES E SUA PRÁTICA DOCENTE |
spellingShingle |
PROFESSOR DE EDUCAÇÃO FÍSICA NO ENSINO FUNDAMENTAL: SABERES, CONCEPÇÕES E SUA PRÁTICA DOCENTE Xavier, Cláudia Renata Rodrigues Palavras – Chave Professor de Educação Física. Ensino Fundamental. Saberes Docentes Saberes concepções e prática docente |
title_short |
PROFESSOR DE EDUCAÇÃO FÍSICA NO ENSINO FUNDAMENTAL: SABERES, CONCEPÇÕES E SUA PRÁTICA DOCENTE |
title_full |
PROFESSOR DE EDUCAÇÃO FÍSICA NO ENSINO FUNDAMENTAL: SABERES, CONCEPÇÕES E SUA PRÁTICA DOCENTE |
title_fullStr |
PROFESSOR DE EDUCAÇÃO FÍSICA NO ENSINO FUNDAMENTAL: SABERES, CONCEPÇÕES E SUA PRÁTICA DOCENTE |
title_full_unstemmed |
PROFESSOR DE EDUCAÇÃO FÍSICA NO ENSINO FUNDAMENTAL: SABERES, CONCEPÇÕES E SUA PRÁTICA DOCENTE |
title_sort |
PROFESSOR DE EDUCAÇÃO FÍSICA NO ENSINO FUNDAMENTAL: SABERES, CONCEPÇÕES E SUA PRÁTICA DOCENTE |
author |
Xavier, Cláudia Renata Rodrigues |
author_facet |
Xavier, Cláudia Renata Rodrigues |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Xavier, Cláudia Renata Rodrigues |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Palavras – Chave Professor de Educação Física. Ensino Fundamental. Saberes Docentes Saberes concepções e prática docente |
topic |
Palavras – Chave Professor de Educação Física. Ensino Fundamental. Saberes Docentes Saberes concepções e prática docente |
description |
RESUMO O objetivo deste artigo é apresentar os resultados da pesquisa Professor de Educação Física no Ensino Fundamental: Saberes, Concepções e sua Prática Docente, e também, apresentar a visão dos mesmos nesse estudo. A investigação faz parte da dissertação de mestrado defendida no ano de 2010. O universo pesquisado é composto por 10 professores de Educação Física que atuam nos anos iniciais do Ensino Fundamental na REME/Campo Grande-MS, exercendo a docência num tempo entre cinco e oito anos. Utilizamos os pressupostos da abordagem qualitativa no desenvolvimento da pesquisa e, para o levantamento dos dados, a entrevista semi-estruturada e análise de documentos. Um dos resultados - Há uma preocupação constante dos Professores em relação a sua formação continuada, querem se atualizar, estudar, frequentar palestras, cursos, encontros. |
publishDate |
2014 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2014-06-30 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion avaliado por pares Pesquisa qualitativa |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://revistas.ufg.br/fef/article/view/23783 10.5216/rpp.v17i2.23783 |
url |
https://revistas.ufg.br/fef/article/view/23783 |
identifier_str_mv |
10.5216/rpp.v17i2.23783 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://revistas.ufg.br/fef/article/view/23783/16739 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Goiás |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Goiás |
dc.source.none.fl_str_mv |
Pensar a Prática; Vol. 17 No. 2 (2014) Pensar a Prática; v. 17 n. 2 (2014) 1980-6183 1415-4676 reponame:Pensar a Prática (Online) instname:Universidade Federal de Goiás (UFG) instacron:UFG |
instname_str |
Universidade Federal de Goiás (UFG) |
instacron_str |
UFG |
institution |
UFG |
reponame_str |
Pensar a Prática (Online) |
collection |
Pensar a Prática (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Pensar a Prática (Online) - Universidade Federal de Goiás (UFG) |
repository.mail.fl_str_mv |
||gabi.domi@hotmail.com |
_version_ |
1799874857472622592 |