PROFESSOR DE EDUCAÇÃO FÍSICA NO ENSINO FUNDAMENTAL: SABERES, CONCEPÇÕES E SUA PRÁTICA DOCENTE

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Xavier, Cláudia Renata Rodrigues
Data de Publicação: 2014
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Pensar a Prática (Online)
Texto Completo: https://revistas.ufg.br/fef/article/view/23783
Resumo: RESUMO     O objetivo deste artigo é apresentar os resultados da pesquisa Professor de Educação Física no Ensino Fundamental: Saberes, Concepções e sua Prática Docente, e também, apresentar a visão dos mesmos nesse estudo. A investigação faz parte da dissertação de mestrado defendida no ano de 2010. O universo pesquisado é composto por 10 professores de Educação Física que atuam nos anos iniciais do Ensino Fundamental na REME/Campo Grande-MS, exercendo a docência num tempo entre cinco e oito anos. Utilizamos os pressupostos da abordagem qualitativa no desenvolvimento da pesquisa e, para o levantamento dos dados, a entrevista semi-estruturada e análise de documentos. Um dos resultados - Há uma preocupação constante dos Professores em relação a sua formação continuada, querem se atualizar, estudar, frequentar palestras, cursos, encontros.
id UFG-4_021374c47ad6a799437cd28c63e0f8da
oai_identifier_str oai:ojs.revistas.ufg.br:article/23783
network_acronym_str UFG-4
network_name_str Pensar a Prática (Online)
repository_id_str
spelling PROFESSOR DE EDUCAÇÃO FÍSICA NO ENSINO FUNDAMENTAL: SABERES, CONCEPÇÕES E SUA PRÁTICA DOCENTEPalavras – ChaveProfessor de Educação Física. Ensino Fundamental. Saberes DocentesSaberesconcepções e prática docenteRESUMO     O objetivo deste artigo é apresentar os resultados da pesquisa Professor de Educação Física no Ensino Fundamental: Saberes, Concepções e sua Prática Docente, e também, apresentar a visão dos mesmos nesse estudo. A investigação faz parte da dissertação de mestrado defendida no ano de 2010. O universo pesquisado é composto por 10 professores de Educação Física que atuam nos anos iniciais do Ensino Fundamental na REME/Campo Grande-MS, exercendo a docência num tempo entre cinco e oito anos. Utilizamos os pressupostos da abordagem qualitativa no desenvolvimento da pesquisa e, para o levantamento dos dados, a entrevista semi-estruturada e análise de documentos. Um dos resultados - Há uma preocupação constante dos Professores em relação a sua formação continuada, querem se atualizar, estudar, frequentar palestras, cursos, encontros.Universidade Federal de Goiás2014-06-30info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionavaliado por paresPesquisa qualitativaapplication/pdfhttps://revistas.ufg.br/fef/article/view/2378310.5216/rpp.v17i2.23783Pensar a Prática; Vol. 17 No. 2 (2014)Pensar a Prática; v. 17 n. 2 (2014)1980-61831415-4676reponame:Pensar a Prática (Online)instname:Universidade Federal de Goiás (UFG)instacron:UFGporhttps://revistas.ufg.br/fef/article/view/23783/16739Xavier, Cláudia Renata Rodriguesinfo:eu-repo/semantics/openAccess2016-06-20T18:26:37Zoai:ojs.revistas.ufg.br:article/23783Revistahttp://www.revistas.ufg.br/index.php/fefPUBhttps://revistas.ufg.br/fef/oai||gabi.domi@hotmail.com1980-61831415-4676opendoar:2024-05-21T19:55:55.685884Pensar a Prática (Online) - Universidade Federal de Goiás (UFG)true
dc.title.none.fl_str_mv PROFESSOR DE EDUCAÇÃO FÍSICA NO ENSINO FUNDAMENTAL: SABERES, CONCEPÇÕES E SUA PRÁTICA DOCENTE
title PROFESSOR DE EDUCAÇÃO FÍSICA NO ENSINO FUNDAMENTAL: SABERES, CONCEPÇÕES E SUA PRÁTICA DOCENTE
spellingShingle PROFESSOR DE EDUCAÇÃO FÍSICA NO ENSINO FUNDAMENTAL: SABERES, CONCEPÇÕES E SUA PRÁTICA DOCENTE
Xavier, Cláudia Renata Rodrigues
Palavras – Chave
Professor de Educação Física. Ensino Fundamental. Saberes Docentes
Saberes
concepções e prática docente
title_short PROFESSOR DE EDUCAÇÃO FÍSICA NO ENSINO FUNDAMENTAL: SABERES, CONCEPÇÕES E SUA PRÁTICA DOCENTE
title_full PROFESSOR DE EDUCAÇÃO FÍSICA NO ENSINO FUNDAMENTAL: SABERES, CONCEPÇÕES E SUA PRÁTICA DOCENTE
title_fullStr PROFESSOR DE EDUCAÇÃO FÍSICA NO ENSINO FUNDAMENTAL: SABERES, CONCEPÇÕES E SUA PRÁTICA DOCENTE
title_full_unstemmed PROFESSOR DE EDUCAÇÃO FÍSICA NO ENSINO FUNDAMENTAL: SABERES, CONCEPÇÕES E SUA PRÁTICA DOCENTE
title_sort PROFESSOR DE EDUCAÇÃO FÍSICA NO ENSINO FUNDAMENTAL: SABERES, CONCEPÇÕES E SUA PRÁTICA DOCENTE
author Xavier, Cláudia Renata Rodrigues
author_facet Xavier, Cláudia Renata Rodrigues
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Xavier, Cláudia Renata Rodrigues
dc.subject.por.fl_str_mv Palavras – Chave
Professor de Educação Física. Ensino Fundamental. Saberes Docentes
Saberes
concepções e prática docente
topic Palavras – Chave
Professor de Educação Física. Ensino Fundamental. Saberes Docentes
Saberes
concepções e prática docente
description RESUMO     O objetivo deste artigo é apresentar os resultados da pesquisa Professor de Educação Física no Ensino Fundamental: Saberes, Concepções e sua Prática Docente, e também, apresentar a visão dos mesmos nesse estudo. A investigação faz parte da dissertação de mestrado defendida no ano de 2010. O universo pesquisado é composto por 10 professores de Educação Física que atuam nos anos iniciais do Ensino Fundamental na REME/Campo Grande-MS, exercendo a docência num tempo entre cinco e oito anos. Utilizamos os pressupostos da abordagem qualitativa no desenvolvimento da pesquisa e, para o levantamento dos dados, a entrevista semi-estruturada e análise de documentos. Um dos resultados - Há uma preocupação constante dos Professores em relação a sua formação continuada, querem se atualizar, estudar, frequentar palestras, cursos, encontros.
publishDate 2014
dc.date.none.fl_str_mv 2014-06-30
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
avaliado por pares
Pesquisa qualitativa
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://revistas.ufg.br/fef/article/view/23783
10.5216/rpp.v17i2.23783
url https://revistas.ufg.br/fef/article/view/23783
identifier_str_mv 10.5216/rpp.v17i2.23783
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://revistas.ufg.br/fef/article/view/23783/16739
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Goiás
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Goiás
dc.source.none.fl_str_mv Pensar a Prática; Vol. 17 No. 2 (2014)
Pensar a Prática; v. 17 n. 2 (2014)
1980-6183
1415-4676
reponame:Pensar a Prática (Online)
instname:Universidade Federal de Goiás (UFG)
instacron:UFG
instname_str Universidade Federal de Goiás (UFG)
instacron_str UFG
institution UFG
reponame_str Pensar a Prática (Online)
collection Pensar a Prática (Online)
repository.name.fl_str_mv Pensar a Prática (Online) - Universidade Federal de Goiás (UFG)
repository.mail.fl_str_mv ||gabi.domi@hotmail.com
_version_ 1799874857472622592