UM MERGULHO NA METODOLOGIA DE ENSINO DO ESPORTE

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Bibbó, Caroline Bertarelli
Data de Publicação: 2016
Outros Autores: Silva, Siomara Aparecida
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Pensar a Prática (Online)
Texto Completo: https://revistas.ufg.br/fef/article/view/37027
Resumo: Os métodos de ensino-aprendizagem e treinamento (EAT) dos esportes se fundamentam basicamente em duas concepções: métodos Tradicionais e Novas Abordagens. Este estudo buscou identificar os métodos utilizados para o EAT da natação. Foram observadas 64 aulas aplicadas por três professores a alunos em sete níveis de aprendizagem, registradas em diário de campo e em filmagens com áudio. Considerando a organização dos conteúdos, o oferecimento de instruções e informações, e a utilização de feedbacks, verificou-se o uso de estratégias pertencentes às duas concepções metodológicas, reafirmando não existir forma ideal ou correta para o processo EAT, uma vez que o professor/treinador deva adequar o ensino conforme a situação e as necessidades de cada aluno.
id UFG-4_04bec09688030df3c3ca732c121a39b9
oai_identifier_str oai:ojs.revistas.ufg.br:article/37027
network_acronym_str UFG-4
network_name_str Pensar a Prática (Online)
repository_id_str
spelling UM MERGULHO NA METODOLOGIA DE ENSINO DO ESPORTENataçãoEnsino-aprendizagem-treinamentoMétodos de ensinoMetodologia de ensino dos esportesOs métodos de ensino-aprendizagem e treinamento (EAT) dos esportes se fundamentam basicamente em duas concepções: métodos Tradicionais e Novas Abordagens. Este estudo buscou identificar os métodos utilizados para o EAT da natação. Foram observadas 64 aulas aplicadas por três professores a alunos em sete níveis de aprendizagem, registradas em diário de campo e em filmagens com áudio. Considerando a organização dos conteúdos, o oferecimento de instruções e informações, e a utilização de feedbacks, verificou-se o uso de estratégias pertencentes às duas concepções metodológicas, reafirmando não existir forma ideal ou correta para o processo EAT, uma vez que o professor/treinador deva adequar o ensino conforme a situação e as necessidades de cada aluno.Universidade Federal de Goiás2016-03-31info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionavaliado por paresPesquisa Qualitativa; Pesquisa Empírica de Campoapplication/pdfhttps://revistas.ufg.br/fef/article/view/3702710.5216/rpp.v19i1.37027Pensar a Prática; Vol. 19 No. 1 (2016)Pensar a Prática; v. 19 n. 1 (2016)1980-61831415-4676reponame:Pensar a Prática (Online)instname:Universidade Federal de Goiás (UFG)instacron:UFGporhttps://revistas.ufg.br/fef/article/view/37027/pdfCopyright (c) 2016 Pensar a Práticainfo:eu-repo/semantics/openAccessBibbó, Caroline BertarelliSilva, Siomara Aparecida2016-07-04T13:54:26Zoai:ojs.revistas.ufg.br:article/37027Revistahttp://www.revistas.ufg.br/index.php/fefPUBhttps://revistas.ufg.br/fef/oai||gabi.domi@hotmail.com1980-61831415-4676opendoar:2024-05-21T19:56:07.577901Pensar a Prática (Online) - Universidade Federal de Goiás (UFG)true
dc.title.none.fl_str_mv UM MERGULHO NA METODOLOGIA DE ENSINO DO ESPORTE
title UM MERGULHO NA METODOLOGIA DE ENSINO DO ESPORTE
spellingShingle UM MERGULHO NA METODOLOGIA DE ENSINO DO ESPORTE
Bibbó, Caroline Bertarelli
Natação
Ensino-aprendizagem-treinamento
Métodos de ensino
Metodologia de ensino dos esportes
title_short UM MERGULHO NA METODOLOGIA DE ENSINO DO ESPORTE
title_full UM MERGULHO NA METODOLOGIA DE ENSINO DO ESPORTE
title_fullStr UM MERGULHO NA METODOLOGIA DE ENSINO DO ESPORTE
title_full_unstemmed UM MERGULHO NA METODOLOGIA DE ENSINO DO ESPORTE
title_sort UM MERGULHO NA METODOLOGIA DE ENSINO DO ESPORTE
author Bibbó, Caroline Bertarelli
author_facet Bibbó, Caroline Bertarelli
Silva, Siomara Aparecida
author_role author
author2 Silva, Siomara Aparecida
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Bibbó, Caroline Bertarelli
Silva, Siomara Aparecida
dc.subject.por.fl_str_mv Natação
Ensino-aprendizagem-treinamento
Métodos de ensino
Metodologia de ensino dos esportes
topic Natação
Ensino-aprendizagem-treinamento
Métodos de ensino
Metodologia de ensino dos esportes
description Os métodos de ensino-aprendizagem e treinamento (EAT) dos esportes se fundamentam basicamente em duas concepções: métodos Tradicionais e Novas Abordagens. Este estudo buscou identificar os métodos utilizados para o EAT da natação. Foram observadas 64 aulas aplicadas por três professores a alunos em sete níveis de aprendizagem, registradas em diário de campo e em filmagens com áudio. Considerando a organização dos conteúdos, o oferecimento de instruções e informações, e a utilização de feedbacks, verificou-se o uso de estratégias pertencentes às duas concepções metodológicas, reafirmando não existir forma ideal ou correta para o processo EAT, uma vez que o professor/treinador deva adequar o ensino conforme a situação e as necessidades de cada aluno.
publishDate 2016
dc.date.none.fl_str_mv 2016-03-31
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
avaliado por pares
Pesquisa Qualitativa; Pesquisa Empírica de Campo
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://revistas.ufg.br/fef/article/view/37027
10.5216/rpp.v19i1.37027
url https://revistas.ufg.br/fef/article/view/37027
identifier_str_mv 10.5216/rpp.v19i1.37027
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://revistas.ufg.br/fef/article/view/37027/pdf
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2016 Pensar a Prática
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2016 Pensar a Prática
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Goiás
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Goiás
dc.source.none.fl_str_mv Pensar a Prática; Vol. 19 No. 1 (2016)
Pensar a Prática; v. 19 n. 1 (2016)
1980-6183
1415-4676
reponame:Pensar a Prática (Online)
instname:Universidade Federal de Goiás (UFG)
instacron:UFG
instname_str Universidade Federal de Goiás (UFG)
instacron_str UFG
institution UFG
reponame_str Pensar a Prática (Online)
collection Pensar a Prática (Online)
repository.name.fl_str_mv Pensar a Prática (Online) - Universidade Federal de Goiás (UFG)
repository.mail.fl_str_mv ||gabi.domi@hotmail.com
_version_ 1799874858010542080