Metodologia de ensino para natação infantil.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Ribeiro, Rafaella Pollyanna Soares de Santana
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório institucional da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE) (RI-UFRPE)
Texto Completo: https://repository.ufrpe.br/handle/123456789/4101
Resumo: Este estudo surgiu com o intuito de compreender o ensino da natação infantil, investigando a metodologia utilizada para o trato do conhecimento expressa na produção do conhecimento. O referido trabalho também traz como objetivos específicos: identificar dentro do tema da cultura corporal esporte, a natação como conhecimento da Educação Física que precisa ser tratado pedagogicamente, analisar dentro do trato metodológico, o que deve ser considerado para ensino da natação e identificar o processo de desenvolvimento da criança e o lúdico, enquanto possibilidade de tratar o conhecimento. Sendo assim, utilizamos como metodologia uma revisão bibliográfica de caráter qualitativo, seguida de uma análise de conteúdo norteada nos estudos de Bardin (2011). Deste modo, concluímos a partir dessa pesquisa que é necessário repensar a metodologia do ensino da natação a partir de um olhar pedagógico sobre ela, excluindo o viés generalista e priorizando a experiência do aluno, utilizando o lúdico como ferramenta metodológica para o ensino eficiente da natação infantil.
id UFRPE_0b73732a8bf057268a791885330ec9c4
oai_identifier_str oai:dspace:123456789/4101
network_acronym_str UFRPE
network_name_str Repositório institucional da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE) (RI-UFRPE)
repository_id_str https://v2.sherpa.ac.uk/id/repository/10612
spelling Metodologia de ensino para natação infantil.Natação para criançasMetodologia de ensinoEste estudo surgiu com o intuito de compreender o ensino da natação infantil, investigando a metodologia utilizada para o trato do conhecimento expressa na produção do conhecimento. O referido trabalho também traz como objetivos específicos: identificar dentro do tema da cultura corporal esporte, a natação como conhecimento da Educação Física que precisa ser tratado pedagogicamente, analisar dentro do trato metodológico, o que deve ser considerado para ensino da natação e identificar o processo de desenvolvimento da criança e o lúdico, enquanto possibilidade de tratar o conhecimento. Sendo assim, utilizamos como metodologia uma revisão bibliográfica de caráter qualitativo, seguida de uma análise de conteúdo norteada nos estudos de Bardin (2011). Deste modo, concluímos a partir dessa pesquisa que é necessário repensar a metodologia do ensino da natação a partir de um olhar pedagógico sobre ela, excluindo o viés generalista e priorizando a experiência do aluno, utilizando o lúdico como ferramenta metodológica para o ensino eficiente da natação infantil.This study arose with the aim of understanding teaching for children's swimming, investigating the use used of the treatment of knowledge expressed in the production of knowledge. This work also has specific objectives: Identify within the theme of sport body culture, a learning as knowledge of Physical Education that must be considered for the teaching of swimming and identify the process. Of the child's development and the ludic as a possibility of dealing with knowledge. Therefore, we used as a methodology a literature review, followed by studies of a content analysis guided by Bardin (2011). In this way, concluding the research that it is necessary to rethink the efficiency of teaching based on swimming from a pedagogical perspective on it, in this way prioritizing the student's experience, the playful as a methodological tool for basic education. Childish.BrasilLindoso, Rosângela Cely Brancohttp://lattes.cnpq.br/5684048268278831http://lattes.cnpq.br/3076590717855221Ribeiro, Rafaella Pollyanna Soares de Santana2023-03-08T20:00:05Z2023-03-08T20:00:05Z2022-05-31info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesis40 f.application/pdfRibeiro, Rafaella Pollyanna Soares de Santana. Metodologia de ensino para natação infantil. 2022. 40 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Educação Física) - Departamento de Educação Física, Universidade Federal Rural de Pernambuco, Recife, 2022.https://repository.ufrpe.br/handle/123456789/4101porAtribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional (CC BY-NC-ND 4.0)https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/deed.pt_BRopenAccessinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório institucional da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE) (RI-UFRPE)instname:Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE)instacron:UFRPE2023-03-08T20:00:12Zoai:dspace:123456789/4101Repositório InstitucionalPUBhttps://repository.ufrpe.br/oai/requestrepositorio.sib@ufrpe.bropendoar:https://v2.sherpa.ac.uk/id/repository/106122023-03-08T20:00:12Repositório institucional da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE) (RI-UFRPE) - Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE)false
dc.title.none.fl_str_mv Metodologia de ensino para natação infantil.
title Metodologia de ensino para natação infantil.
spellingShingle Metodologia de ensino para natação infantil.
Ribeiro, Rafaella Pollyanna Soares de Santana
Natação para crianças
Metodologia de ensino
title_short Metodologia de ensino para natação infantil.
title_full Metodologia de ensino para natação infantil.
title_fullStr Metodologia de ensino para natação infantil.
title_full_unstemmed Metodologia de ensino para natação infantil.
title_sort Metodologia de ensino para natação infantil.
author Ribeiro, Rafaella Pollyanna Soares de Santana
author_facet Ribeiro, Rafaella Pollyanna Soares de Santana
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Lindoso, Rosângela Cely Branco
http://lattes.cnpq.br/5684048268278831
http://lattes.cnpq.br/3076590717855221
dc.contributor.author.fl_str_mv Ribeiro, Rafaella Pollyanna Soares de Santana
dc.subject.por.fl_str_mv Natação para crianças
Metodologia de ensino
topic Natação para crianças
Metodologia de ensino
description Este estudo surgiu com o intuito de compreender o ensino da natação infantil, investigando a metodologia utilizada para o trato do conhecimento expressa na produção do conhecimento. O referido trabalho também traz como objetivos específicos: identificar dentro do tema da cultura corporal esporte, a natação como conhecimento da Educação Física que precisa ser tratado pedagogicamente, analisar dentro do trato metodológico, o que deve ser considerado para ensino da natação e identificar o processo de desenvolvimento da criança e o lúdico, enquanto possibilidade de tratar o conhecimento. Sendo assim, utilizamos como metodologia uma revisão bibliográfica de caráter qualitativo, seguida de uma análise de conteúdo norteada nos estudos de Bardin (2011). Deste modo, concluímos a partir dessa pesquisa que é necessário repensar a metodologia do ensino da natação a partir de um olhar pedagógico sobre ela, excluindo o viés generalista e priorizando a experiência do aluno, utilizando o lúdico como ferramenta metodológica para o ensino eficiente da natação infantil.
publishDate 2022
dc.date.none.fl_str_mv 2022-05-31
2023-03-08T20:00:05Z
2023-03-08T20:00:05Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv Ribeiro, Rafaella Pollyanna Soares de Santana. Metodologia de ensino para natação infantil. 2022. 40 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Educação Física) - Departamento de Educação Física, Universidade Federal Rural de Pernambuco, Recife, 2022.
https://repository.ufrpe.br/handle/123456789/4101
identifier_str_mv Ribeiro, Rafaella Pollyanna Soares de Santana. Metodologia de ensino para natação infantil. 2022. 40 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Educação Física) - Departamento de Educação Física, Universidade Federal Rural de Pernambuco, Recife, 2022.
url https://repository.ufrpe.br/handle/123456789/4101
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional (CC BY-NC-ND 4.0)
https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/deed.pt_BR
openAccess
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional (CC BY-NC-ND 4.0)
https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/deed.pt_BR
openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 40 f.
application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Brasil
publisher.none.fl_str_mv Brasil
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório institucional da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE) (RI-UFRPE)
instname:Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE)
instacron:UFRPE
instname_str Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE)
instacron_str UFRPE
institution UFRPE
reponame_str Repositório institucional da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE) (RI-UFRPE)
collection Repositório institucional da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE) (RI-UFRPE)
repository.name.fl_str_mv Repositório institucional da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE) (RI-UFRPE) - Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE)
repository.mail.fl_str_mv repositorio.sib@ufrpe.br
_version_ 1809277172523728896