MOTIVAÇÃO E ATIVIDADE FÍSICA: OS PROJETOS DE EXTENSÃO NA UNIVERSIDADE

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Romero, Bruna Freitas
Data de Publicação: 2017
Outros Autores: Fullin Castanho, Gabriela Kaiser, Cren Chiminazzo, João Guilherme, Barreira, Júlia, Fernandes, Paula Teixeira
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Pensar a Prática (Online)
Texto Completo: https://revistas.ufg.br/fef/article/view/44134
Resumo: O objetivo dessa pesquisa foi identificar os principais fatores que motivam alunos dos Projetos de Extensão da Faculdade de Educação Física da Universidade Estadual de Campinas a praticarem atividade física. O instrumento utilizado foi o Inventário de Motivação à Prática Regular de Atividade Física (IMPRAF-54), que abrange seis dimensões da motivação (Controle do Estresse, Saúde, Sociabilidade, Competitividade, Estética e Prazer). Foram avaliados 173 sujeitos, entre 18 e 40 anos, das diferentes modalidades oferecidas pelo projeto. Como resultado geral, verificou-se que a Saúde e o Prazer são os principais motivos para a prática da atividade física, seguidos pelo Controle do Estresse e Estética, Sociabilidade e Competitividade. Ressalta-se a importância de pesquisas assim tanto para a área da Educação Física em geral, quanto para aqueles que trabalham diretamente no oferecimento dessas atividades, pois possibilita a criação de estratégias que mantenham os alunos motivados para a prática de atividade física.
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