AMPLIANDO O CAMPO DE INTERVENÇÃO DA EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR A PARTIR DA ANÁLISE DA ESCADA DA APTIDÃO PARA TODA A VIDA

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Devide, Fabiano Pries
Data de Publicação: 2006
Outros Autores: Souza de Oliveira, Gabriela Aragão, Santos Ferreira, Marcos
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Pensar a Prática (Online)
Texto Completo: https://revistas.ufg.br/fef/article/view/16060
Resumo: Este artigo objetiva analisar o modelo da Escada da Aptidão para Toda a Vida (EATV) à luz do ideário da Promoção da Saúde (PS) e da Cultura Corporal do Movimento (CCM), no sentido de ampliar a proposta de Educação Física Escolar (EFE). Primeiramente, constatamos que a EATV enfatiza a aquisição de saúde via aptidão física; ignora aspectos sócio-políticos e econômicos da saúde; não supera a relação causal entre exercício e saúde; e fragmenta os seus conteúdos. Num segundo momento, sugerimos um redirecionamento da EATV através da exposição de uma Proposta Temática para a EFE, que pressupõe a transmissão de outros conteúdos, visando à formação de um aluno crítico no que concerne ao consumo da CCM. PALAVRAS-CHAVE: educação física escolar – promoção da saúde – cultura corporal do movimento.
id UFG-4_0f652dec90ab07cd3a2ef93c1ff6cf9a
oai_identifier_str oai:ojs.revistas.ufg.br:article/16060
network_acronym_str UFG-4
network_name_str Pensar a Prática (Online)
repository_id_str
spelling AMPLIANDO O CAMPO DE INTERVENÇÃO DA EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR A PARTIR DA ANÁLISE DA ESCADA DA APTIDÃO PARA TODA A VIDAEste artigo objetiva analisar o modelo da Escada da Aptidão para Toda a Vida (EATV) à luz do ideário da Promoção da Saúde (PS) e da Cultura Corporal do Movimento (CCM), no sentido de ampliar a proposta de Educação Física Escolar (EFE). Primeiramente, constatamos que a EATV enfatiza a aquisição de saúde via aptidão física; ignora aspectos sócio-políticos e econômicos da saúde; não supera a relação causal entre exercício e saúde; e fragmenta os seus conteúdos. Num segundo momento, sugerimos um redirecionamento da EATV através da exposição de uma Proposta Temática para a EFE, que pressupõe a transmissão de outros conteúdos, visando à formação de um aluno crítico no que concerne ao consumo da CCM. PALAVRAS-CHAVE: educação física escolar – promoção da saúde – cultura corporal do movimento.Universidade Federal de Goiás2006-09-15info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionavaliado por parestext/htmlapplication/pdfhttps://revistas.ufg.br/fef/article/view/1606010.5216/rpp.v8i1.16060Pensar a Prática; Vol. 8 No. 1 (2005); 8-20Pensar a Prática; v. 8 n. 1 (2005); 8-201980-61831415-4676reponame:Pensar a Prática (Online)instname:Universidade Federal de Goiás (UFG)instacron:UFGporhttps://revistas.ufg.br/fef/article/view/16060/9846https://revistas.ufg.br/fef/article/view/16060/9847Devide, Fabiano PriesSouza de Oliveira, Gabriela AragãoSantos Ferreira, Marcosinfo:eu-repo/semantics/openAccess2016-06-20T18:13:24Zoai:ojs.revistas.ufg.br:article/16060Revistahttp://www.revistas.ufg.br/index.php/fefPUBhttps://revistas.ufg.br/fef/oai||gabi.domi@hotmail.com1980-61831415-4676opendoar:2024-05-21T19:55:48.360294Pensar a Prática (Online) - Universidade Federal de Goiás (UFG)true
dc.title.none.fl_str_mv AMPLIANDO O CAMPO DE INTERVENÇÃO DA EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR A PARTIR DA ANÁLISE DA ESCADA DA APTIDÃO PARA TODA A VIDA
title AMPLIANDO O CAMPO DE INTERVENÇÃO DA EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR A PARTIR DA ANÁLISE DA ESCADA DA APTIDÃO PARA TODA A VIDA
spellingShingle AMPLIANDO O CAMPO DE INTERVENÇÃO DA EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR A PARTIR DA ANÁLISE DA ESCADA DA APTIDÃO PARA TODA A VIDA
Devide, Fabiano Pries
title_short AMPLIANDO O CAMPO DE INTERVENÇÃO DA EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR A PARTIR DA ANÁLISE DA ESCADA DA APTIDÃO PARA TODA A VIDA
title_full AMPLIANDO O CAMPO DE INTERVENÇÃO DA EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR A PARTIR DA ANÁLISE DA ESCADA DA APTIDÃO PARA TODA A VIDA
title_fullStr AMPLIANDO O CAMPO DE INTERVENÇÃO DA EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR A PARTIR DA ANÁLISE DA ESCADA DA APTIDÃO PARA TODA A VIDA
title_full_unstemmed AMPLIANDO O CAMPO DE INTERVENÇÃO DA EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR A PARTIR DA ANÁLISE DA ESCADA DA APTIDÃO PARA TODA A VIDA
title_sort AMPLIANDO O CAMPO DE INTERVENÇÃO DA EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR A PARTIR DA ANÁLISE DA ESCADA DA APTIDÃO PARA TODA A VIDA
author Devide, Fabiano Pries
author_facet Devide, Fabiano Pries
Souza de Oliveira, Gabriela Aragão
Santos Ferreira, Marcos
author_role author
author2 Souza de Oliveira, Gabriela Aragão
Santos Ferreira, Marcos
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Devide, Fabiano Pries
Souza de Oliveira, Gabriela Aragão
Santos Ferreira, Marcos
description Este artigo objetiva analisar o modelo da Escada da Aptidão para Toda a Vida (EATV) à luz do ideário da Promoção da Saúde (PS) e da Cultura Corporal do Movimento (CCM), no sentido de ampliar a proposta de Educação Física Escolar (EFE). Primeiramente, constatamos que a EATV enfatiza a aquisição de saúde via aptidão física; ignora aspectos sócio-políticos e econômicos da saúde; não supera a relação causal entre exercício e saúde; e fragmenta os seus conteúdos. Num segundo momento, sugerimos um redirecionamento da EATV através da exposição de uma Proposta Temática para a EFE, que pressupõe a transmissão de outros conteúdos, visando à formação de um aluno crítico no que concerne ao consumo da CCM. PALAVRAS-CHAVE: educação física escolar – promoção da saúde – cultura corporal do movimento.
publishDate 2006
dc.date.none.fl_str_mv 2006-09-15
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
avaliado por pares
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://revistas.ufg.br/fef/article/view/16060
10.5216/rpp.v8i1.16060
url https://revistas.ufg.br/fef/article/view/16060
identifier_str_mv 10.5216/rpp.v8i1.16060
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://revistas.ufg.br/fef/article/view/16060/9846
https://revistas.ufg.br/fef/article/view/16060/9847
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv text/html
application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Goiás
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Goiás
dc.source.none.fl_str_mv Pensar a Prática; Vol. 8 No. 1 (2005); 8-20
Pensar a Prática; v. 8 n. 1 (2005); 8-20
1980-6183
1415-4676
reponame:Pensar a Prática (Online)
instname:Universidade Federal de Goiás (UFG)
instacron:UFG
instname_str Universidade Federal de Goiás (UFG)
instacron_str UFG
institution UFG
reponame_str Pensar a Prática (Online)
collection Pensar a Prática (Online)
repository.name.fl_str_mv Pensar a Prática (Online) - Universidade Federal de Goiás (UFG)
repository.mail.fl_str_mv ||gabi.domi@hotmail.com
_version_ 1799874856740716544