AMPLIANDO O CAMPO DE INTERVENÇÃO DA EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR A PARTIR DA ANÁLISE DA ESCADA DA APTIDÃO PARA TODA A VIDA
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2006 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Pensar a Prática (Online) |
Texto Completo: | https://revistas.ufg.br/fef/article/view/16060 |
Resumo: | Este artigo objetiva analisar o modelo da Escada da Aptidão para Toda a Vida (EATV) à luz do ideário da Promoção da Saúde (PS) e da Cultura Corporal do Movimento (CCM), no sentido de ampliar a proposta de Educação Física Escolar (EFE). Primeiramente, constatamos que a EATV enfatiza a aquisição de saúde via aptidão física; ignora aspectos sócio-políticos e econômicos da saúde; não supera a relação causal entre exercício e saúde; e fragmenta os seus conteúdos. Num segundo momento, sugerimos um redirecionamento da EATV através da exposição de uma Proposta Temática para a EFE, que pressupõe a transmissão de outros conteúdos, visando à formação de um aluno crítico no que concerne ao consumo da CCM. PALAVRAS-CHAVE: educação física escolar – promoção da saúde – cultura corporal do movimento. |
id |
UFG-4_0f652dec90ab07cd3a2ef93c1ff6cf9a |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.revistas.ufg.br:article/16060 |
network_acronym_str |
UFG-4 |
network_name_str |
Pensar a Prática (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
AMPLIANDO O CAMPO DE INTERVENÇÃO DA EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR A PARTIR DA ANÁLISE DA ESCADA DA APTIDÃO PARA TODA A VIDAEste artigo objetiva analisar o modelo da Escada da Aptidão para Toda a Vida (EATV) à luz do ideário da Promoção da Saúde (PS) e da Cultura Corporal do Movimento (CCM), no sentido de ampliar a proposta de Educação Física Escolar (EFE). Primeiramente, constatamos que a EATV enfatiza a aquisição de saúde via aptidão física; ignora aspectos sócio-políticos e econômicos da saúde; não supera a relação causal entre exercício e saúde; e fragmenta os seus conteúdos. Num segundo momento, sugerimos um redirecionamento da EATV através da exposição de uma Proposta Temática para a EFE, que pressupõe a transmissão de outros conteúdos, visando à formação de um aluno crítico no que concerne ao consumo da CCM. PALAVRAS-CHAVE: educação física escolar – promoção da saúde – cultura corporal do movimento.Universidade Federal de Goiás2006-09-15info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionavaliado por parestext/htmlapplication/pdfhttps://revistas.ufg.br/fef/article/view/1606010.5216/rpp.v8i1.16060Pensar a Prática; Vol. 8 No. 1 (2005); 8-20Pensar a Prática; v. 8 n. 1 (2005); 8-201980-61831415-4676reponame:Pensar a Prática (Online)instname:Universidade Federal de Goiás (UFG)instacron:UFGporhttps://revistas.ufg.br/fef/article/view/16060/9846https://revistas.ufg.br/fef/article/view/16060/9847Devide, Fabiano PriesSouza de Oliveira, Gabriela AragãoSantos Ferreira, Marcosinfo:eu-repo/semantics/openAccess2016-06-20T18:13:24Zoai:ojs.revistas.ufg.br:article/16060Revistahttp://www.revistas.ufg.br/index.php/fefPUBhttps://revistas.ufg.br/fef/oai||gabi.domi@hotmail.com1980-61831415-4676opendoar:2024-05-21T19:55:48.360294Pensar a Prática (Online) - Universidade Federal de Goiás (UFG)true |
dc.title.none.fl_str_mv |
AMPLIANDO O CAMPO DE INTERVENÇÃO DA EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR A PARTIR DA ANÁLISE DA ESCADA DA APTIDÃO PARA TODA A VIDA |
title |
AMPLIANDO O CAMPO DE INTERVENÇÃO DA EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR A PARTIR DA ANÁLISE DA ESCADA DA APTIDÃO PARA TODA A VIDA |
spellingShingle |
AMPLIANDO O CAMPO DE INTERVENÇÃO DA EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR A PARTIR DA ANÁLISE DA ESCADA DA APTIDÃO PARA TODA A VIDA Devide, Fabiano Pries |
title_short |
AMPLIANDO O CAMPO DE INTERVENÇÃO DA EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR A PARTIR DA ANÁLISE DA ESCADA DA APTIDÃO PARA TODA A VIDA |
title_full |
AMPLIANDO O CAMPO DE INTERVENÇÃO DA EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR A PARTIR DA ANÁLISE DA ESCADA DA APTIDÃO PARA TODA A VIDA |
title_fullStr |
AMPLIANDO O CAMPO DE INTERVENÇÃO DA EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR A PARTIR DA ANÁLISE DA ESCADA DA APTIDÃO PARA TODA A VIDA |
title_full_unstemmed |
AMPLIANDO O CAMPO DE INTERVENÇÃO DA EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR A PARTIR DA ANÁLISE DA ESCADA DA APTIDÃO PARA TODA A VIDA |
title_sort |
AMPLIANDO O CAMPO DE INTERVENÇÃO DA EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR A PARTIR DA ANÁLISE DA ESCADA DA APTIDÃO PARA TODA A VIDA |
author |
Devide, Fabiano Pries |
author_facet |
Devide, Fabiano Pries Souza de Oliveira, Gabriela Aragão Santos Ferreira, Marcos |
author_role |
author |
author2 |
Souza de Oliveira, Gabriela Aragão Santos Ferreira, Marcos |
author2_role |
author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Devide, Fabiano Pries Souza de Oliveira, Gabriela Aragão Santos Ferreira, Marcos |
description |
Este artigo objetiva analisar o modelo da Escada da Aptidão para Toda a Vida (EATV) à luz do ideário da Promoção da Saúde (PS) e da Cultura Corporal do Movimento (CCM), no sentido de ampliar a proposta de Educação Física Escolar (EFE). Primeiramente, constatamos que a EATV enfatiza a aquisição de saúde via aptidão física; ignora aspectos sócio-políticos e econômicos da saúde; não supera a relação causal entre exercício e saúde; e fragmenta os seus conteúdos. Num segundo momento, sugerimos um redirecionamento da EATV através da exposição de uma Proposta Temática para a EFE, que pressupõe a transmissão de outros conteúdos, visando à formação de um aluno crítico no que concerne ao consumo da CCM. PALAVRAS-CHAVE: educação física escolar – promoção da saúde – cultura corporal do movimento. |
publishDate |
2006 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2006-09-15 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion avaliado por pares |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://revistas.ufg.br/fef/article/view/16060 10.5216/rpp.v8i1.16060 |
url |
https://revistas.ufg.br/fef/article/view/16060 |
identifier_str_mv |
10.5216/rpp.v8i1.16060 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://revistas.ufg.br/fef/article/view/16060/9846 https://revistas.ufg.br/fef/article/view/16060/9847 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
text/html application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Goiás |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Goiás |
dc.source.none.fl_str_mv |
Pensar a Prática; Vol. 8 No. 1 (2005); 8-20 Pensar a Prática; v. 8 n. 1 (2005); 8-20 1980-6183 1415-4676 reponame:Pensar a Prática (Online) instname:Universidade Federal de Goiás (UFG) instacron:UFG |
instname_str |
Universidade Federal de Goiás (UFG) |
instacron_str |
UFG |
institution |
UFG |
reponame_str |
Pensar a Prática (Online) |
collection |
Pensar a Prática (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Pensar a Prática (Online) - Universidade Federal de Goiás (UFG) |
repository.mail.fl_str_mv |
||gabi.domi@hotmail.com |
_version_ |
1799874856740716544 |