Relação entre o potencial esportivo de jovens alunos-atletas e coping
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2019 |
Outros Autores: | , , , , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Pensar a Prática (Online) |
Texto Completo: | https://revistas.ufg.br/fef/article/view/53444 |
Resumo: | O objetivo foi analisar as diferenças nas habilidades de coping entre alunos-atletas de um Colégio Militar em função do sexo e do seu potencial esportivo avaliado pelo treinador. 385 alunos-atletas, de ambos os sexos (11 a 18 anos) responderam o Athletic Coping Skills Inventory-28, versão em português. O potencial esportivo foi quantificado a partir da expectativa que os treinadores depositavam em cada um dos alunos-atletas, em escala de 1 a 5, onde notas ? 3 os classificam como baixo potencial e notas 4 e 5, alto potencial. Verificamos que alunos-atletas de alto potencial apresentam escores maiores em todas as subescalas, indicando melhor gestão do estresse. Conclui-se que as habilidades psicológicas podem ser fator discriminante do potencial esportivo de jovens alunos-atletas. |
id |
UFG-4_13280086bd712262afe0388513e466b0 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.revistas.ufg.br:article/53444 |
network_acronym_str |
UFG-4 |
network_name_str |
Pensar a Prática (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
Relação entre o potencial esportivo de jovens alunos-atletas e copingPotencial EsportivoCopingEstresse.O objetivo foi analisar as diferenças nas habilidades de coping entre alunos-atletas de um Colégio Militar em função do sexo e do seu potencial esportivo avaliado pelo treinador. 385 alunos-atletas, de ambos os sexos (11 a 18 anos) responderam o Athletic Coping Skills Inventory-28, versão em português. O potencial esportivo foi quantificado a partir da expectativa que os treinadores depositavam em cada um dos alunos-atletas, em escala de 1 a 5, onde notas ? 3 os classificam como baixo potencial e notas 4 e 5, alto potencial. Verificamos que alunos-atletas de alto potencial apresentam escores maiores em todas as subescalas, indicando melhor gestão do estresse. Conclui-se que as habilidades psicológicas podem ser fator discriminante do potencial esportivo de jovens alunos-atletas.Universidade Federal de Goiás2019-08-16info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionavaliado por paresapplication/pdfhttps://revistas.ufg.br/fef/article/view/5344410.5216/rpp.v22.53444Pensar a Prática; Vol. 22 (2019)Pensar a Prática; v. 22 (2019)1980-61831415-4676reponame:Pensar a Prática (Online)instname:Universidade Federal de Goiás (UFG)instacron:UFGporhttps://revistas.ufg.br/fef/article/view/53444/33547Copyright (c) 2019 Pensar a Práticainfo:eu-repo/semantics/openAccessSobreira, Diana IzaiasWerneck, Francisco ZacaronCoelho, Emerson FilipinoSimim, Mário Antônio de MouraPenna, Eduardo MacedoMiranda, LucianoFerreira, Renato Melo2020-02-27T16:31:42Zoai:ojs.revistas.ufg.br:article/53444Revistahttp://www.revistas.ufg.br/index.php/fefPUBhttps://revistas.ufg.br/fef/oai||gabi.domi@hotmail.com1980-61831415-4676opendoar:2024-05-21T19:56:25.178885Pensar a Prática (Online) - Universidade Federal de Goiás (UFG)true |
dc.title.none.fl_str_mv |
Relação entre o potencial esportivo de jovens alunos-atletas e coping |
title |
Relação entre o potencial esportivo de jovens alunos-atletas e coping |
spellingShingle |
Relação entre o potencial esportivo de jovens alunos-atletas e coping Sobreira, Diana Izaias Potencial Esportivo Coping Estresse. |
title_short |
Relação entre o potencial esportivo de jovens alunos-atletas e coping |
title_full |
Relação entre o potencial esportivo de jovens alunos-atletas e coping |
title_fullStr |
Relação entre o potencial esportivo de jovens alunos-atletas e coping |
title_full_unstemmed |
Relação entre o potencial esportivo de jovens alunos-atletas e coping |
title_sort |
Relação entre o potencial esportivo de jovens alunos-atletas e coping |
author |
Sobreira, Diana Izaias |
author_facet |
Sobreira, Diana Izaias Werneck, Francisco Zacaron Coelho, Emerson Filipino Simim, Mário Antônio de Moura Penna, Eduardo Macedo Miranda, Luciano Ferreira, Renato Melo |
author_role |
author |
author2 |
Werneck, Francisco Zacaron Coelho, Emerson Filipino Simim, Mário Antônio de Moura Penna, Eduardo Macedo Miranda, Luciano Ferreira, Renato Melo |
author2_role |
author author author author author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Sobreira, Diana Izaias Werneck, Francisco Zacaron Coelho, Emerson Filipino Simim, Mário Antônio de Moura Penna, Eduardo Macedo Miranda, Luciano Ferreira, Renato Melo |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Potencial Esportivo Coping Estresse. |
topic |
Potencial Esportivo Coping Estresse. |
description |
O objetivo foi analisar as diferenças nas habilidades de coping entre alunos-atletas de um Colégio Militar em função do sexo e do seu potencial esportivo avaliado pelo treinador. 385 alunos-atletas, de ambos os sexos (11 a 18 anos) responderam o Athletic Coping Skills Inventory-28, versão em português. O potencial esportivo foi quantificado a partir da expectativa que os treinadores depositavam em cada um dos alunos-atletas, em escala de 1 a 5, onde notas ? 3 os classificam como baixo potencial e notas 4 e 5, alto potencial. Verificamos que alunos-atletas de alto potencial apresentam escores maiores em todas as subescalas, indicando melhor gestão do estresse. Conclui-se que as habilidades psicológicas podem ser fator discriminante do potencial esportivo de jovens alunos-atletas. |
publishDate |
2019 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2019-08-16 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion avaliado por pares |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://revistas.ufg.br/fef/article/view/53444 10.5216/rpp.v22.53444 |
url |
https://revistas.ufg.br/fef/article/view/53444 |
identifier_str_mv |
10.5216/rpp.v22.53444 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://revistas.ufg.br/fef/article/view/53444/33547 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2019 Pensar a Prática info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2019 Pensar a Prática |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Goiás |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Goiás |
dc.source.none.fl_str_mv |
Pensar a Prática; Vol. 22 (2019) Pensar a Prática; v. 22 (2019) 1980-6183 1415-4676 reponame:Pensar a Prática (Online) instname:Universidade Federal de Goiás (UFG) instacron:UFG |
instname_str |
Universidade Federal de Goiás (UFG) |
instacron_str |
UFG |
institution |
UFG |
reponame_str |
Pensar a Prática (Online) |
collection |
Pensar a Prática (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Pensar a Prática (Online) - Universidade Federal de Goiás (UFG) |
repository.mail.fl_str_mv |
||gabi.domi@hotmail.com |
_version_ |
1799874859209064448 |