Relação entre o potencial esportivo de jovens alunos-atletas e coping

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Sobreira, Diana Izaias
Data de Publicação: 2019
Outros Autores: Werneck, Francisco Zacaron, Coelho, Emerson Filipino, Simim, Mário Antônio de Moura, Penna, Eduardo Macedo, Miranda, Luciano, Ferreira, Renato Melo
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Pensar a Prática (Online)
Texto Completo: https://revistas.ufg.br/fef/article/view/53444
Resumo: O objetivo foi analisar as diferenças nas habilidades de coping entre alunos-atletas de um Colégio Militar em função do sexo e do seu potencial esportivo avaliado pelo treinador. 385 alunos-atletas, de ambos os sexos (11 a 18 anos) responderam o Athletic Coping Skills Inventory-28, versão em português. O potencial esportivo foi quantificado a partir da expectativa que os treinadores depositavam em cada um dos alunos-atletas, em escala de 1 a 5, onde notas ? 3 os classificam como baixo potencial e notas 4 e 5, alto potencial. Verificamos que alunos-atletas de alto potencial apresentam escores maiores em todas as subescalas, indicando melhor gestão do estresse. Conclui-se que as habilidades psicológicas podem ser fator discriminante do potencial esportivo de jovens alunos-atletas.
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