As dimensões da competência e a prática como componente curricular na formação inicial de professores de educação física
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2019 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Pensar a Prática (Online) |
Texto Completo: | https://revistas.ufg.br/fef/article/view/51030 |
Resumo: | O artigo apresenta características profissionais das dimensões da competência docente a partir da perspectiva de acadêmicos e professores de um curso de Licenciatura em Educação Física. A pesquisa é do tipo descritiva de característica qualitativa, na qual participaram, por meio de entrevista semiestruturada, 41 acadêmicos formandos e 18 professores. Para tratar os dados, procedeu-se à análise de conteúdo com suporte do software NVivo 10. Os resultados demonstram diversas características do perfil docente, a partir das dimensões: ética, política, estética e técnica, sendo esta última a mais expressiva nas entrevistas. Os dados confirmam que as práticas curriculares fortalecem a relação dos licenciandos com as escolas e contribuem para a aprendizagem dos saberes profissionais. |
id |
UFG-4_186b45efcc97a6d0a94dad4912ccd9d2 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.revistas.ufg.br:article/51030 |
network_acronym_str |
UFG-4 |
network_name_str |
Pensar a Prática (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
As dimensões da competência e a prática como componente curricular na formação inicial de professores de educação físicaFormação docenteEducação FísicaCompetênciasPráticas curriculares.O artigo apresenta características profissionais das dimensões da competência docente a partir da perspectiva de acadêmicos e professores de um curso de Licenciatura em Educação Física. A pesquisa é do tipo descritiva de característica qualitativa, na qual participaram, por meio de entrevista semiestruturada, 41 acadêmicos formandos e 18 professores. Para tratar os dados, procedeu-se à análise de conteúdo com suporte do software NVivo 10. Os resultados demonstram diversas características do perfil docente, a partir das dimensões: ética, política, estética e técnica, sendo esta última a mais expressiva nas entrevistas. Os dados confirmam que as práticas curriculares fortalecem a relação dos licenciandos com as escolas e contribuem para a aprendizagem dos saberes profissionais.Universidade Federal de Goiás2019-03-29info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionavaliado por paresapplication/pdfhttps://revistas.ufg.br/fef/article/view/5103010.5216/rpp.v22.51030Pensar a Prática; Vol. 22 (2019)Pensar a Prática; v. 22 (2019)1980-61831415-4676reponame:Pensar a Prática (Online)instname:Universidade Federal de Goiás (UFG)instacron:UFGporhttps://revistas.ufg.br/fef/article/view/51030/32909Copyright (c) 2019 Pensar a Práticainfo:eu-repo/semantics/openAccessBisconsini, Camila RinaldiSilva Júnior, Arestides Pereira daOliveira, Amauri Aparecido Bássoli de2020-02-27T13:50:38Zoai:ojs.revistas.ufg.br:article/51030Revistahttp://www.revistas.ufg.br/index.php/fefPUBhttps://revistas.ufg.br/fef/oai||gabi.domi@hotmail.com1980-61831415-4676opendoar:2024-05-21T19:56:22.412862Pensar a Prática (Online) - Universidade Federal de Goiás (UFG)true |
dc.title.none.fl_str_mv |
As dimensões da competência e a prática como componente curricular na formação inicial de professores de educação física |
title |
As dimensões da competência e a prática como componente curricular na formação inicial de professores de educação física |
spellingShingle |
As dimensões da competência e a prática como componente curricular na formação inicial de professores de educação física Bisconsini, Camila Rinaldi Formação docente Educação Física Competências Práticas curriculares. |
title_short |
As dimensões da competência e a prática como componente curricular na formação inicial de professores de educação física |
title_full |
As dimensões da competência e a prática como componente curricular na formação inicial de professores de educação física |
title_fullStr |
As dimensões da competência e a prática como componente curricular na formação inicial de professores de educação física |
title_full_unstemmed |
As dimensões da competência e a prática como componente curricular na formação inicial de professores de educação física |
title_sort |
As dimensões da competência e a prática como componente curricular na formação inicial de professores de educação física |
author |
Bisconsini, Camila Rinaldi |
author_facet |
Bisconsini, Camila Rinaldi Silva Júnior, Arestides Pereira da Oliveira, Amauri Aparecido Bássoli de |
author_role |
author |
author2 |
Silva Júnior, Arestides Pereira da Oliveira, Amauri Aparecido Bássoli de |
author2_role |
author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Bisconsini, Camila Rinaldi Silva Júnior, Arestides Pereira da Oliveira, Amauri Aparecido Bássoli de |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Formação docente Educação Física Competências Práticas curriculares. |
topic |
Formação docente Educação Física Competências Práticas curriculares. |
description |
O artigo apresenta características profissionais das dimensões da competência docente a partir da perspectiva de acadêmicos e professores de um curso de Licenciatura em Educação Física. A pesquisa é do tipo descritiva de característica qualitativa, na qual participaram, por meio de entrevista semiestruturada, 41 acadêmicos formandos e 18 professores. Para tratar os dados, procedeu-se à análise de conteúdo com suporte do software NVivo 10. Os resultados demonstram diversas características do perfil docente, a partir das dimensões: ética, política, estética e técnica, sendo esta última a mais expressiva nas entrevistas. Os dados confirmam que as práticas curriculares fortalecem a relação dos licenciandos com as escolas e contribuem para a aprendizagem dos saberes profissionais. |
publishDate |
2019 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2019-03-29 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion avaliado por pares |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://revistas.ufg.br/fef/article/view/51030 10.5216/rpp.v22.51030 |
url |
https://revistas.ufg.br/fef/article/view/51030 |
identifier_str_mv |
10.5216/rpp.v22.51030 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://revistas.ufg.br/fef/article/view/51030/32909 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2019 Pensar a Prática info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2019 Pensar a Prática |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Goiás |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Goiás |
dc.source.none.fl_str_mv |
Pensar a Prática; Vol. 22 (2019) Pensar a Prática; v. 22 (2019) 1980-6183 1415-4676 reponame:Pensar a Prática (Online) instname:Universidade Federal de Goiás (UFG) instacron:UFG |
instname_str |
Universidade Federal de Goiás (UFG) |
instacron_str |
UFG |
institution |
UFG |
reponame_str |
Pensar a Prática (Online) |
collection |
Pensar a Prática (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Pensar a Prática (Online) - Universidade Federal de Goiás (UFG) |
repository.mail.fl_str_mv |
||gabi.domi@hotmail.com |
_version_ |
1799874859152441344 |