Competências digitais, currículo e formação docente em Educação Física

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Araújo,Allyson Carvalho de
Data de Publicação: 2021
Outros Autores: Carvalho,Maria Eulina Pessoa de, Ovens,Alan Patrick, Knijnik,Jorge
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Brasileira de Ciências do Esporte (Online)
Texto Completo: http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0101-32892021000100240
Resumo: RESUMO O texto objetiva identificar temas relacionados às competências digitais em propostas de formação de docente da Educação Física em três países. Pela análise de conteúdo, enunciados sobre mídia e tecnologia em documentos curriculares de três cursos superiores de Educação Física na Austrália, Brasil e Nova Zelândia são categorizados segundo marcos teóricos de competências digitais para docentes da UNESCO e da União Europeia. As categorias de “Usos de tecnologia no campo didático” e de “Promoção dos aspectos pedagógicos” são as mais exploradas. As propostas da Nova Zelândia e da Austrália abarcam todas as dimensões discutidas, ao contrário da brasileira. Defende-se uma articulação orgânica das dimensões metodológica, crítica e produtiva da mídia-educação na formação de professores.
id CBCE-1_fda7728cfead7b1607b9635f533c6c54
oai_identifier_str oai:scielo:S0101-32892021000100240
network_acronym_str CBCE-1
network_name_str Revista Brasileira de Ciências do Esporte (Online)
repository_id_str
spelling Competências digitais, currículo e formação docente em Educação FísicaCompetência digitalEducação FísicaFormação de professorCurrículoRESUMO O texto objetiva identificar temas relacionados às competências digitais em propostas de formação de docente da Educação Física em três países. Pela análise de conteúdo, enunciados sobre mídia e tecnologia em documentos curriculares de três cursos superiores de Educação Física na Austrália, Brasil e Nova Zelândia são categorizados segundo marcos teóricos de competências digitais para docentes da UNESCO e da União Europeia. As categorias de “Usos de tecnologia no campo didático” e de “Promoção dos aspectos pedagógicos” são as mais exploradas. As propostas da Nova Zelândia e da Austrália abarcam todas as dimensões discutidas, ao contrário da brasileira. Defende-se uma articulação orgânica das dimensões metodológica, crítica e produtiva da mídia-educação na formação de professores.Colégio Brasileiro de Ciências do Esporte2021-01-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0101-32892021000100240Revista Brasileira de Ciências do Esporte v.43 2021reponame:Revista Brasileira de Ciências do Esporte (Online)instname:Colégio Brasileiro de Ciências do Esporte (CBCE)instacron:CBCE10.1590/rbce.43.e002521info:eu-repo/semantics/openAccessAraújo,Allyson Carvalho deCarvalho,Maria Eulina Pessoa deOvens,Alan PatrickKnijnik,Jorgepor2021-09-30T00:00:00Zoai:scielo:S0101-32892021000100240Revistahttp://www.rbceonline.org.brhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.phprbceonline@gmail.com||fernandom@unb.br2179-32550101-3289opendoar:2023-01-05T15:22:18.235555Revista Brasileira de Ciências do Esporte (Online) - Colégio Brasileiro de Ciências do Esporte (CBCE)true
dc.title.none.fl_str_mv Competências digitais, currículo e formação docente em Educação Física
title Competências digitais, currículo e formação docente em Educação Física
spellingShingle Competências digitais, currículo e formação docente em Educação Física
Araújo,Allyson Carvalho de
Competência digital
Educação Física
Formação de professor
Currículo
title_short Competências digitais, currículo e formação docente em Educação Física
title_full Competências digitais, currículo e formação docente em Educação Física
title_fullStr Competências digitais, currículo e formação docente em Educação Física
title_full_unstemmed Competências digitais, currículo e formação docente em Educação Física
title_sort Competências digitais, currículo e formação docente em Educação Física
author Araújo,Allyson Carvalho de
author_facet Araújo,Allyson Carvalho de
Carvalho,Maria Eulina Pessoa de
Ovens,Alan Patrick
Knijnik,Jorge
author_role author
author2 Carvalho,Maria Eulina Pessoa de
Ovens,Alan Patrick
Knijnik,Jorge
author2_role author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Araújo,Allyson Carvalho de
Carvalho,Maria Eulina Pessoa de
Ovens,Alan Patrick
Knijnik,Jorge
dc.subject.por.fl_str_mv Competência digital
Educação Física
Formação de professor
Currículo
topic Competência digital
Educação Física
Formação de professor
Currículo
description RESUMO O texto objetiva identificar temas relacionados às competências digitais em propostas de formação de docente da Educação Física em três países. Pela análise de conteúdo, enunciados sobre mídia e tecnologia em documentos curriculares de três cursos superiores de Educação Física na Austrália, Brasil e Nova Zelândia são categorizados segundo marcos teóricos de competências digitais para docentes da UNESCO e da União Europeia. As categorias de “Usos de tecnologia no campo didático” e de “Promoção dos aspectos pedagógicos” são as mais exploradas. As propostas da Nova Zelândia e da Austrália abarcam todas as dimensões discutidas, ao contrário da brasileira. Defende-se uma articulação orgânica das dimensões metodológica, crítica e produtiva da mídia-educação na formação de professores.
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021-01-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0101-32892021000100240
url http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0101-32892021000100240
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 10.1590/rbce.43.e002521
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv text/html
dc.publisher.none.fl_str_mv Colégio Brasileiro de Ciências do Esporte
publisher.none.fl_str_mv Colégio Brasileiro de Ciências do Esporte
dc.source.none.fl_str_mv Revista Brasileira de Ciências do Esporte v.43 2021
reponame:Revista Brasileira de Ciências do Esporte (Online)
instname:Colégio Brasileiro de Ciências do Esporte (CBCE)
instacron:CBCE
instname_str Colégio Brasileiro de Ciências do Esporte (CBCE)
instacron_str CBCE
institution CBCE
reponame_str Revista Brasileira de Ciências do Esporte (Online)
collection Revista Brasileira de Ciências do Esporte (Online)
repository.name.fl_str_mv Revista Brasileira de Ciências do Esporte (Online) - Colégio Brasileiro de Ciências do Esporte (CBCE)
repository.mail.fl_str_mv rbceonline@gmail.com||fernandom@unb.br
_version_ 1792203856504946688