Competências digitais, currículo e formação docente em Educação Física
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2021 |
Outros Autores: | , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Brasileira de Ciências do Esporte (Online) |
Texto Completo: | http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0101-32892021000100240 |
Resumo: | RESUMO O texto objetiva identificar temas relacionados às competências digitais em propostas de formação de docente da Educação Física em três países. Pela análise de conteúdo, enunciados sobre mídia e tecnologia em documentos curriculares de três cursos superiores de Educação Física na Austrália, Brasil e Nova Zelândia são categorizados segundo marcos teóricos de competências digitais para docentes da UNESCO e da União Europeia. As categorias de “Usos de tecnologia no campo didático” e de “Promoção dos aspectos pedagógicos” são as mais exploradas. As propostas da Nova Zelândia e da Austrália abarcam todas as dimensões discutidas, ao contrário da brasileira. Defende-se uma articulação orgânica das dimensões metodológica, crítica e produtiva da mídia-educação na formação de professores. |
id |
CBCE-1_fda7728cfead7b1607b9635f533c6c54 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:scielo:S0101-32892021000100240 |
network_acronym_str |
CBCE-1 |
network_name_str |
Revista Brasileira de Ciências do Esporte (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
Competências digitais, currículo e formação docente em Educação FísicaCompetência digitalEducação FísicaFormação de professorCurrículoRESUMO O texto objetiva identificar temas relacionados às competências digitais em propostas de formação de docente da Educação Física em três países. Pela análise de conteúdo, enunciados sobre mídia e tecnologia em documentos curriculares de três cursos superiores de Educação Física na Austrália, Brasil e Nova Zelândia são categorizados segundo marcos teóricos de competências digitais para docentes da UNESCO e da União Europeia. As categorias de “Usos de tecnologia no campo didático” e de “Promoção dos aspectos pedagógicos” são as mais exploradas. As propostas da Nova Zelândia e da Austrália abarcam todas as dimensões discutidas, ao contrário da brasileira. Defende-se uma articulação orgânica das dimensões metodológica, crítica e produtiva da mídia-educação na formação de professores.Colégio Brasileiro de Ciências do Esporte2021-01-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0101-32892021000100240Revista Brasileira de Ciências do Esporte v.43 2021reponame:Revista Brasileira de Ciências do Esporte (Online)instname:Colégio Brasileiro de Ciências do Esporte (CBCE)instacron:CBCE10.1590/rbce.43.e002521info:eu-repo/semantics/openAccessAraújo,Allyson Carvalho deCarvalho,Maria Eulina Pessoa deOvens,Alan PatrickKnijnik,Jorgepor2021-09-30T00:00:00Zoai:scielo:S0101-32892021000100240Revistahttp://www.rbceonline.org.brhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.phprbceonline@gmail.com||fernandom@unb.br2179-32550101-3289opendoar:2023-01-05T15:22:18.235555Revista Brasileira de Ciências do Esporte (Online) - Colégio Brasileiro de Ciências do Esporte (CBCE)true |
dc.title.none.fl_str_mv |
Competências digitais, currículo e formação docente em Educação Física |
title |
Competências digitais, currículo e formação docente em Educação Física |
spellingShingle |
Competências digitais, currículo e formação docente em Educação Física Araújo,Allyson Carvalho de Competência digital Educação Física Formação de professor Currículo |
title_short |
Competências digitais, currículo e formação docente em Educação Física |
title_full |
Competências digitais, currículo e formação docente em Educação Física |
title_fullStr |
Competências digitais, currículo e formação docente em Educação Física |
title_full_unstemmed |
Competências digitais, currículo e formação docente em Educação Física |
title_sort |
Competências digitais, currículo e formação docente em Educação Física |
author |
Araújo,Allyson Carvalho de |
author_facet |
Araújo,Allyson Carvalho de Carvalho,Maria Eulina Pessoa de Ovens,Alan Patrick Knijnik,Jorge |
author_role |
author |
author2 |
Carvalho,Maria Eulina Pessoa de Ovens,Alan Patrick Knijnik,Jorge |
author2_role |
author author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Araújo,Allyson Carvalho de Carvalho,Maria Eulina Pessoa de Ovens,Alan Patrick Knijnik,Jorge |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Competência digital Educação Física Formação de professor Currículo |
topic |
Competência digital Educação Física Formação de professor Currículo |
description |
RESUMO O texto objetiva identificar temas relacionados às competências digitais em propostas de formação de docente da Educação Física em três países. Pela análise de conteúdo, enunciados sobre mídia e tecnologia em documentos curriculares de três cursos superiores de Educação Física na Austrália, Brasil e Nova Zelândia são categorizados segundo marcos teóricos de competências digitais para docentes da UNESCO e da União Europeia. As categorias de “Usos de tecnologia no campo didático” e de “Promoção dos aspectos pedagógicos” são as mais exploradas. As propostas da Nova Zelândia e da Austrália abarcam todas as dimensões discutidas, ao contrário da brasileira. Defende-se uma articulação orgânica das dimensões metodológica, crítica e produtiva da mídia-educação na formação de professores. |
publishDate |
2021 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2021-01-01 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0101-32892021000100240 |
url |
http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0101-32892021000100240 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
10.1590/rbce.43.e002521 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
text/html |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Colégio Brasileiro de Ciências do Esporte |
publisher.none.fl_str_mv |
Colégio Brasileiro de Ciências do Esporte |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista Brasileira de Ciências do Esporte v.43 2021 reponame:Revista Brasileira de Ciências do Esporte (Online) instname:Colégio Brasileiro de Ciências do Esporte (CBCE) instacron:CBCE |
instname_str |
Colégio Brasileiro de Ciências do Esporte (CBCE) |
instacron_str |
CBCE |
institution |
CBCE |
reponame_str |
Revista Brasileira de Ciências do Esporte (Online) |
collection |
Revista Brasileira de Ciências do Esporte (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Brasileira de Ciências do Esporte (Online) - Colégio Brasileiro de Ciências do Esporte (CBCE) |
repository.mail.fl_str_mv |
rbceonline@gmail.com||fernandom@unb.br |
_version_ |
1792203856504946688 |