CORPOREIDADE E EDUCAÇÃO INTEGRAL: O QUE DIZEM OS SUJEITOS NA EXPERIÊNCIA DE ESCOLA DE TEMPO INTEGRAL DE GOVERNADOR VALADARES - MG
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2014 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Pensar a Prática (Online) |
Texto Completo: | https://revistas.ufg.br/fef/article/view/30025 |
Resumo: | Com o objetivo de analisar a concepção de corpo dos educadores da Escola em Tempo Integral de Governador Valadares – MG, esta pesquisa de abordagem fenomenológica, utilizou a Técnica de Elaboração e Análise de Unidades de Significados para analisar a resposta dos nove sujeitos participantes. Como resultado, foi descoberto que 56% entendem que o corpo é a parte física, vendo-o como objeto. E ainda, o corpo dos alunos deve ser trabalhado somente com atividades físicas e atividades extras. Conclui-se que as pessoas entrevistadas têm uma visão de corpo fragmentado entre corpo/mente num dualismo pautado no paradigma cartesiano e que a educação integral em tempo integral não compreende o sujeito em sua totalidade devido a esta visão de Ser Humano e de ensino. |
id |
UFG-4_1e918dae2fd0c903f503a1146718d3cc |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.revistas.ufg.br:article/30025 |
network_acronym_str |
UFG-4 |
network_name_str |
Pensar a Prática (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
CORPOREIDADE E EDUCAÇÃO INTEGRAL: O QUE DIZEM OS SUJEITOS NA EXPERIÊNCIA DE ESCOLA DE TEMPO INTEGRAL DE GOVERNADOR VALADARES - MGCorpo HumanoEducaçãoDocentes.EducaçãoCom o objetivo de analisar a concepção de corpo dos educadores da Escola em Tempo Integral de Governador Valadares – MG, esta pesquisa de abordagem fenomenológica, utilizou a Técnica de Elaboração e Análise de Unidades de Significados para analisar a resposta dos nove sujeitos participantes. Como resultado, foi descoberto que 56% entendem que o corpo é a parte física, vendo-o como objeto. E ainda, o corpo dos alunos deve ser trabalhado somente com atividades físicas e atividades extras. Conclui-se que as pessoas entrevistadas têm uma visão de corpo fragmentado entre corpo/mente num dualismo pautado no paradigma cartesiano e que a educação integral em tempo integral não compreende o sujeito em sua totalidade devido a esta visão de Ser Humano e de ensino.Universidade Federal de Goiás2014-12-30info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionavaliado por paresPesquisa qualitativa de abordagem fenomenológicaapplication/pdfhttps://revistas.ufg.br/fef/article/view/3002510.5216/rpp.v17i4.30025Pensar a Prática; Vol. 17 No. 4 (2014)Pensar a Prática; v. 17 n. 4 (2014)1980-61831415-4676reponame:Pensar a Prática (Online)instname:Universidade Federal de Goiás (UFG)instacron:UFGporhttps://revistas.ufg.br/fef/article/view/30025/17751Gonçalves-Silva, Luiza LanaMoreira, Wagner Weyinfo:eu-repo/semantics/openAccess2016-06-20T18:28:39Zoai:ojs.revistas.ufg.br:article/30025Revistahttp://www.revistas.ufg.br/index.php/fefPUBhttps://revistas.ufg.br/fef/oai||gabi.domi@hotmail.com1980-61831415-4676opendoar:2024-05-21T19:56:00.765130Pensar a Prática (Online) - Universidade Federal de Goiás (UFG)true |
dc.title.none.fl_str_mv |
CORPOREIDADE E EDUCAÇÃO INTEGRAL: O QUE DIZEM OS SUJEITOS NA EXPERIÊNCIA DE ESCOLA DE TEMPO INTEGRAL DE GOVERNADOR VALADARES - MG |
title |
CORPOREIDADE E EDUCAÇÃO INTEGRAL: O QUE DIZEM OS SUJEITOS NA EXPERIÊNCIA DE ESCOLA DE TEMPO INTEGRAL DE GOVERNADOR VALADARES - MG |
spellingShingle |
CORPOREIDADE E EDUCAÇÃO INTEGRAL: O QUE DIZEM OS SUJEITOS NA EXPERIÊNCIA DE ESCOLA DE TEMPO INTEGRAL DE GOVERNADOR VALADARES - MG Gonçalves-Silva, Luiza Lana Corpo Humano Educação Docentes. Educação |
title_short |
CORPOREIDADE E EDUCAÇÃO INTEGRAL: O QUE DIZEM OS SUJEITOS NA EXPERIÊNCIA DE ESCOLA DE TEMPO INTEGRAL DE GOVERNADOR VALADARES - MG |
title_full |
CORPOREIDADE E EDUCAÇÃO INTEGRAL: O QUE DIZEM OS SUJEITOS NA EXPERIÊNCIA DE ESCOLA DE TEMPO INTEGRAL DE GOVERNADOR VALADARES - MG |
title_fullStr |
CORPOREIDADE E EDUCAÇÃO INTEGRAL: O QUE DIZEM OS SUJEITOS NA EXPERIÊNCIA DE ESCOLA DE TEMPO INTEGRAL DE GOVERNADOR VALADARES - MG |
title_full_unstemmed |
CORPOREIDADE E EDUCAÇÃO INTEGRAL: O QUE DIZEM OS SUJEITOS NA EXPERIÊNCIA DE ESCOLA DE TEMPO INTEGRAL DE GOVERNADOR VALADARES - MG |
title_sort |
CORPOREIDADE E EDUCAÇÃO INTEGRAL: O QUE DIZEM OS SUJEITOS NA EXPERIÊNCIA DE ESCOLA DE TEMPO INTEGRAL DE GOVERNADOR VALADARES - MG |
author |
Gonçalves-Silva, Luiza Lana |
author_facet |
Gonçalves-Silva, Luiza Lana Moreira, Wagner Wey |
author_role |
author |
author2 |
Moreira, Wagner Wey |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Gonçalves-Silva, Luiza Lana Moreira, Wagner Wey |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Corpo Humano Educação Docentes. Educação |
topic |
Corpo Humano Educação Docentes. Educação |
description |
Com o objetivo de analisar a concepção de corpo dos educadores da Escola em Tempo Integral de Governador Valadares – MG, esta pesquisa de abordagem fenomenológica, utilizou a Técnica de Elaboração e Análise de Unidades de Significados para analisar a resposta dos nove sujeitos participantes. Como resultado, foi descoberto que 56% entendem que o corpo é a parte física, vendo-o como objeto. E ainda, o corpo dos alunos deve ser trabalhado somente com atividades físicas e atividades extras. Conclui-se que as pessoas entrevistadas têm uma visão de corpo fragmentado entre corpo/mente num dualismo pautado no paradigma cartesiano e que a educação integral em tempo integral não compreende o sujeito em sua totalidade devido a esta visão de Ser Humano e de ensino. |
publishDate |
2014 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2014-12-30 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion avaliado por pares Pesquisa qualitativa de abordagem fenomenológica |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://revistas.ufg.br/fef/article/view/30025 10.5216/rpp.v17i4.30025 |
url |
https://revistas.ufg.br/fef/article/view/30025 |
identifier_str_mv |
10.5216/rpp.v17i4.30025 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://revistas.ufg.br/fef/article/view/30025/17751 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Goiás |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Goiás |
dc.source.none.fl_str_mv |
Pensar a Prática; Vol. 17 No. 4 (2014) Pensar a Prática; v. 17 n. 4 (2014) 1980-6183 1415-4676 reponame:Pensar a Prática (Online) instname:Universidade Federal de Goiás (UFG) instacron:UFG |
instname_str |
Universidade Federal de Goiás (UFG) |
instacron_str |
UFG |
institution |
UFG |
reponame_str |
Pensar a Prática (Online) |
collection |
Pensar a Prática (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Pensar a Prática (Online) - Universidade Federal de Goiás (UFG) |
repository.mail.fl_str_mv |
||gabi.domi@hotmail.com |
_version_ |
1799874857576431616 |