Corporeidade e educação integral: o que dizem os sujeitos na experiência de Escola de Tempo Integral de Governador Valadares-MG

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: SILVA, Luiza Lana Gonçalves
Data de Publicação: 2014
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFTM
Texto Completo: http://bdtd.uftm.edu.br/handle/tede/177
Resumo: Este trabalho teve como objetivo analisar a concepção de corpo dos educadores que habitam uma experiência de Escola em Tempo Integral de Governador Valadares – MG. Esta pesquisa se caracteriza como qualitativa, de cunho exploratório e descritivo, apoiada na abordagem fenomenológica para interpretação do fenômeno educacional. Na análise das entrevistas utilizou a Técnica de Elaboração e Análise de Unidades de Significado. Foram entrevistados nove sujeitos os quais responderam a duas perguntas geradoras, sendo a primeira: “O que é corpo para você?” e a segunda “Como o corpo dos alunos é trabalhado nessa escola?”. Como resultado, foi descoberto que 56% dos sujeitos entendem que o corpo é a parte física, concreta, a matéria do ser humano, vendo o corpo como objeto. A mesma porcentagem foi encontrada quando da segunda pergunta, expondo que o corpo dos alunos deve ser trabalhado com atividades físicas e atividades extras. Conclui-se que as pessoas entrevistadas têm uma visão de corpo balizada pelo paradigma social vigente. Assim, o ser humano passa a ser fragmentado entre corpo/mente num dualismo pautado principalmente no paradigma cartesiano, determinando inclusive espaços específicos para o trabalho com essas duas dimensões. Por isso, fazem-se necessários outros estudos acerca da corporeidade na educação integral em tempo integral, visto que essa não compreende o sujeito em sua totalidade devido a visão fragmentada de ser humano e, por conseguinte, de ensino.
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spelling Corporeidade e educação integral: o que dizem os sujeitos na experiência de Escola de Tempo Integral de Governador Valadares-MGCorporeidadeEscola em Tempo IntegralEducação BásicaCorporeitySchool Full TimeBasic Education.Educação FísicaEste trabalho teve como objetivo analisar a concepção de corpo dos educadores que habitam uma experiência de Escola em Tempo Integral de Governador Valadares – MG. Esta pesquisa se caracteriza como qualitativa, de cunho exploratório e descritivo, apoiada na abordagem fenomenológica para interpretação do fenômeno educacional. Na análise das entrevistas utilizou a Técnica de Elaboração e Análise de Unidades de Significado. Foram entrevistados nove sujeitos os quais responderam a duas perguntas geradoras, sendo a primeira: “O que é corpo para você?” e a segunda “Como o corpo dos alunos é trabalhado nessa escola?”. Como resultado, foi descoberto que 56% dos sujeitos entendem que o corpo é a parte física, concreta, a matéria do ser humano, vendo o corpo como objeto. A mesma porcentagem foi encontrada quando da segunda pergunta, expondo que o corpo dos alunos deve ser trabalhado com atividades físicas e atividades extras. Conclui-se que as pessoas entrevistadas têm uma visão de corpo balizada pelo paradigma social vigente. Assim, o ser humano passa a ser fragmentado entre corpo/mente num dualismo pautado principalmente no paradigma cartesiano, determinando inclusive espaços específicos para o trabalho com essas duas dimensões. Por isso, fazem-se necessários outros estudos acerca da corporeidade na educação integral em tempo integral, visto que essa não compreende o sujeito em sua totalidade devido a visão fragmentada de ser humano e, por conseguinte, de ensino.This study aimed to analyze the conception of the body of educators who inhabit an experience Full Time School in Governador Valadares - MG. This research is characterized as qualitative, exploratory and descriptive nature, based on the phenomenological approach. In the analysis of the interviews used the technique Preparation and Analysis of Meaning Units. Nine subjects who answered the two questions, the first being interviewed: "What is the body to you?" and the second "How does the body of students is working in this school?". As a result, we found that 56% of the subjects believe that the body is the physical, concrete part, the matter of the human, seeing the body as object. The same percentage was found when the second question, stating that the body of students should be working with physical activities and extra activities. We conclude that the people interviewed have their vision Body buoyed by the prevailing social paradigm. Thus, the human becomes fragmented between mind/body dualism in a guided principally in Cartesian paradigm, including determining specific to work with these two-dimensional spaces. So, make additional research is needed about the corporeality in full time education, since this does not include the subject in a whole due to the fragmented view of human and therefore education.Universidade Federal do Triângulo MineiroInstituto de Ciências da Saúde - ICS::Curso de Graduação em Educação FísicaBrasilUFTMPrograma de Pós-Graduação em Educação FísicaMOREIRA, Wagner Wey48504556891http://lattes.cnpq.br/5798244047692726SILVA, Luiza Lana Gonçalves2015-12-07T13:09:33Z2014-03-20info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfapplication/pdfSILVA, Luiza Lana Gonçalves. Corporeidade e educação integral: o que dizem os sujeitos na experiência de Escola de Tempo Integral de Governador Valadares-MG. 2014. 114f. Dissertação (Mestrado em Educação Física) - Programa de Pós-Graduação em Educação Física, Universidade Federal do Triângulo Mineiro, Uberaba, 2014.http://bdtd.uftm.edu.br/handle/tede/177porARANHA, M. L. de A. 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