APROPRIAÇÃO DA TEORIA DAS REPRESENTAÇÕES SOCIAIS PELO CAMPO ACADÊMICO/CIENTÍFICO DA EDUCAÇÃO FÍSICA NO BRASIL: O ESTADO DO CONHECIMENTO (2004-2016)
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Data de Publicação: | 2018 |
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Título da fonte: | Pensar a Prática (Online) |
Texto Completo: | https://revistas.ufg.br/fef/article/view/49647 |
Resumo: | O objetivo deste estudo foi identificar a apropriação da Teoria das Representações Sociais pelo campo acadêmico/científico da educação física brasileira entre os anos de 2004 a 2016. Utilizou-se dos procedimentos da análise de conteúdo. Buscou-se artigos em periódicos com classificação do Qualis de educação física, disponível no Webqualis do último quadriênio, entre os estratos A2 a B2, o corpus de análise delimitou-se a 11 artigos. As categorias de análise foram: vínculo institucional; formação profissional; estrutura metodológica; construção do objeto de pesquisa em Representações Sociais. Constatou-se predominância de: produção no Sudeste; autores oriundos da educação física; opção por abordagens qualitativas; e utilização das obras de Moscovici como referencial teórico. |
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APROPRIAÇÃO DA TEORIA DAS REPRESENTAÇÕES SOCIAIS PELO CAMPO ACADÊMICO/CIENTÍFICO DA EDUCAÇÃO FÍSICA NO BRASIL: O ESTADO DO CONHECIMENTO (2004-2016)Educação Física. Representação Social. Representações Sociais. Conhecimento.educação físicaO objetivo deste estudo foi identificar a apropriação da Teoria das Representações Sociais pelo campo acadêmico/científico da educação física brasileira entre os anos de 2004 a 2016. Utilizou-se dos procedimentos da análise de conteúdo. Buscou-se artigos em periódicos com classificação do Qualis de educação física, disponível no Webqualis do último quadriênio, entre os estratos A2 a B2, o corpus de análise delimitou-se a 11 artigos. As categorias de análise foram: vínculo institucional; formação profissional; estrutura metodológica; construção do objeto de pesquisa em Representações Sociais. Constatou-se predominância de: produção no Sudeste; autores oriundos da educação física; opção por abordagens qualitativas; e utilização das obras de Moscovici como referencial teórico.Universidade Federal de Goiás2018-12-27info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionavaliado por paresPesquisa qualitativaapplication/pdfhttps://revistas.ufg.br/fef/article/view/4964710.5216/rpp.v21i4.49647Pensar a Prática; Vol. 21 No. 4 (2018)Pensar a Prática; v. 21 n. 4 (2018)1980-61831415-4676reponame:Pensar a Prática (Online)instname:Universidade Federal de Goiás (UFG)instacron:UFGporhttps://revistas.ufg.br/fef/article/view/49647/pdfCopyright (c) 2018 Pensar a Práticainfo:eu-repo/semantics/openAccessSousa, Diego Petyk dePaula, Érica Fernanda deOliveira Junior, Constantino Ribeiro deAntunes, Alfredo Cesar2018-12-27T23:00:50Zoai:ojs.revistas.ufg.br:article/49647Revistahttp://www.revistas.ufg.br/index.php/fefPUBhttps://revistas.ufg.br/fef/oaipensarapratica@gmail.com||gabi.domi@hotmail.com1980-61831415-4676opendoar:2018-12-27T23:00:50Pensar a Prática (Online) - Universidade Federal de Goiás (UFG)false |
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