A CONSTRUÇÃO DA AUTONOMIA NAS AULAS DE EDUCAÇÃO FÍSICA: APLICAÇÃO E AVALIAÇÃO DE UMA PROPOSTA PEDAGÓGICA
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2015 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Pensar a Prática (Online) |
Texto Completo: | https://revistas.ufg.br/fef/article/view/35199 |
Resumo: | O objetivo deste estudo foi analisar a aplicação de uma proposta pedagógica para estimular a autonomia nas aulas de Educação Física e identificar a perspectiva de uma professora e de seus estudantes sobre a proposta aplicada. Foram utilizados como instrumentos a observação, o questionário e a entrevista. A proposta aplicada estimulou a reflexão, a compreensão crítica e a competência dialógica dos estudantes. Entretanto, foram percebidas algumas dificuldades enfrentadas pela professora, como o controle de sua ansiedade, a tendência ao autoritarismo e a construção de expectativas irreais. Além disso, a avaliação do envolvimento do estudante precisa ser aperfeiçoada. Novas pesquisas podem contribuir para compreender a origem e as formas de superar as dificuldades identificadas. |
id |
UFG-4_2779c7e4f932cab70e88d07d70b4bae1 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.revistas.ufg.br:article/35199 |
network_acronym_str |
UFG-4 |
network_name_str |
Pensar a Prática (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
A CONSTRUÇÃO DA AUTONOMIA NAS AULAS DE EDUCAÇÃO FÍSICA: APLICAÇÃO E AVALIAÇÃO DE UMA PROPOSTA PEDAGÓGICAEducação Física e Treinamento. Autonomia. Valores sociais.Ensino da Educação FísicaO objetivo deste estudo foi analisar a aplicação de uma proposta pedagógica para estimular a autonomia nas aulas de Educação Física e identificar a perspectiva de uma professora e de seus estudantes sobre a proposta aplicada. Foram utilizados como instrumentos a observação, o questionário e a entrevista. A proposta aplicada estimulou a reflexão, a compreensão crítica e a competência dialógica dos estudantes. Entretanto, foram percebidas algumas dificuldades enfrentadas pela professora, como o controle de sua ansiedade, a tendência ao autoritarismo e a construção de expectativas irreais. Além disso, a avaliação do envolvimento do estudante precisa ser aperfeiçoada. Novas pesquisas podem contribuir para compreender a origem e as formas de superar as dificuldades identificadas.Universidade Federal de Goiás2015-09-30info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionavaliado por paresPesquisa qualitativaapplication/pdfhttps://revistas.ufg.br/fef/article/view/3519910.5216/rpp.v18i3.35199Pensar a Prática; Vol. 18 No. 3 (2015)Pensar a Prática; v. 18 n. 3 (2015)1980-61831415-4676reponame:Pensar a Prática (Online)instname:Universidade Federal de Goiás (UFG)instacron:UFGporhttps://revistas.ufg.br/fef/article/view/35199/19045Molina, Flaviana FelleggerFreire, Elisabete dos SantosMiranda, Maria Luiza de Jesusinfo:eu-repo/semantics/openAccess2016-03-22T14:35:06Zoai:ojs.revistas.ufg.br:article/35199Revistahttp://www.revistas.ufg.br/index.php/fefPUBhttps://revistas.ufg.br/fef/oai||gabi.domi@hotmail.com1980-61831415-4676opendoar:2024-05-21T19:56:06.175145Pensar a Prática (Online) - Universidade Federal de Goiás (UFG)true |
dc.title.none.fl_str_mv |
A CONSTRUÇÃO DA AUTONOMIA NAS AULAS DE EDUCAÇÃO FÍSICA: APLICAÇÃO E AVALIAÇÃO DE UMA PROPOSTA PEDAGÓGICA |
title |
A CONSTRUÇÃO DA AUTONOMIA NAS AULAS DE EDUCAÇÃO FÍSICA: APLICAÇÃO E AVALIAÇÃO DE UMA PROPOSTA PEDAGÓGICA |
spellingShingle |
A CONSTRUÇÃO DA AUTONOMIA NAS AULAS DE EDUCAÇÃO FÍSICA: APLICAÇÃO E AVALIAÇÃO DE UMA PROPOSTA PEDAGÓGICA Molina, Flaviana Fellegger Educação Física e Treinamento. Autonomia. Valores sociais. Ensino da Educação Física |
title_short |
A CONSTRUÇÃO DA AUTONOMIA NAS AULAS DE EDUCAÇÃO FÍSICA: APLICAÇÃO E AVALIAÇÃO DE UMA PROPOSTA PEDAGÓGICA |
title_full |
A CONSTRUÇÃO DA AUTONOMIA NAS AULAS DE EDUCAÇÃO FÍSICA: APLICAÇÃO E AVALIAÇÃO DE UMA PROPOSTA PEDAGÓGICA |
title_fullStr |
A CONSTRUÇÃO DA AUTONOMIA NAS AULAS DE EDUCAÇÃO FÍSICA: APLICAÇÃO E AVALIAÇÃO DE UMA PROPOSTA PEDAGÓGICA |
title_full_unstemmed |
A CONSTRUÇÃO DA AUTONOMIA NAS AULAS DE EDUCAÇÃO FÍSICA: APLICAÇÃO E AVALIAÇÃO DE UMA PROPOSTA PEDAGÓGICA |
title_sort |
A CONSTRUÇÃO DA AUTONOMIA NAS AULAS DE EDUCAÇÃO FÍSICA: APLICAÇÃO E AVALIAÇÃO DE UMA PROPOSTA PEDAGÓGICA |
author |
Molina, Flaviana Fellegger |
author_facet |
Molina, Flaviana Fellegger Freire, Elisabete dos Santos Miranda, Maria Luiza de Jesus |
author_role |
author |
author2 |
Freire, Elisabete dos Santos Miranda, Maria Luiza de Jesus |
author2_role |
author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Molina, Flaviana Fellegger Freire, Elisabete dos Santos Miranda, Maria Luiza de Jesus |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação Física e Treinamento. Autonomia. Valores sociais. Ensino da Educação Física |
topic |
Educação Física e Treinamento. Autonomia. Valores sociais. Ensino da Educação Física |
description |
O objetivo deste estudo foi analisar a aplicação de uma proposta pedagógica para estimular a autonomia nas aulas de Educação Física e identificar a perspectiva de uma professora e de seus estudantes sobre a proposta aplicada. Foram utilizados como instrumentos a observação, o questionário e a entrevista. A proposta aplicada estimulou a reflexão, a compreensão crítica e a competência dialógica dos estudantes. Entretanto, foram percebidas algumas dificuldades enfrentadas pela professora, como o controle de sua ansiedade, a tendência ao autoritarismo e a construção de expectativas irreais. Além disso, a avaliação do envolvimento do estudante precisa ser aperfeiçoada. Novas pesquisas podem contribuir para compreender a origem e as formas de superar as dificuldades identificadas. |
publishDate |
2015 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2015-09-30 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion avaliado por pares Pesquisa qualitativa |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://revistas.ufg.br/fef/article/view/35199 10.5216/rpp.v18i3.35199 |
url |
https://revistas.ufg.br/fef/article/view/35199 |
identifier_str_mv |
10.5216/rpp.v18i3.35199 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://revistas.ufg.br/fef/article/view/35199/19045 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Goiás |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Goiás |
dc.source.none.fl_str_mv |
Pensar a Prática; Vol. 18 No. 3 (2015) Pensar a Prática; v. 18 n. 3 (2015) 1980-6183 1415-4676 reponame:Pensar a Prática (Online) instname:Universidade Federal de Goiás (UFG) instacron:UFG |
instname_str |
Universidade Federal de Goiás (UFG) |
instacron_str |
UFG |
institution |
UFG |
reponame_str |
Pensar a Prática (Online) |
collection |
Pensar a Prática (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Pensar a Prática (Online) - Universidade Federal de Goiás (UFG) |
repository.mail.fl_str_mv |
||gabi.domi@hotmail.com |
_version_ |
1799874857981181952 |