A CONSTRUÇÃO DA AUTONOMIA NAS AULAS DE EDUCAÇÃO FÍSICA: APLICAÇÃO E AVALIAÇÃO DE UMA PROPOSTA PEDAGÓGICA

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Molina, Flaviana Fellegger
Data de Publicação: 2015
Outros Autores: Freire, Elisabete dos Santos, Miranda, Maria Luiza de Jesus
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Pensar a Prática (Online)
Texto Completo: https://revistas.ufg.br/fef/article/view/35199
Resumo: O objetivo deste estudo foi analisar a aplicação de uma proposta pedagógica para estimular a autonomia nas aulas de Educação Física e identificar a perspectiva de uma professora e de seus estudantes sobre a proposta aplicada. Foram utilizados como instrumentos a observação, o questionário e a entrevista. A proposta aplicada estimulou a reflexão, a compreensão crítica e a competência dialógica dos estudantes. Entretanto, foram percebidas algumas dificuldades enfrentadas pela professora, como o controle de sua ansiedade, a tendência ao autoritarismo e a construção de expectativas irreais. Além disso, a avaliação do envolvimento do estudante precisa ser aperfeiçoada. Novas pesquisas podem contribuir para compreender a origem e as formas de superar as dificuldades identificadas.
id UFG-4_2779c7e4f932cab70e88d07d70b4bae1
oai_identifier_str oai:ojs.revistas.ufg.br:article/35199
network_acronym_str UFG-4
network_name_str Pensar a Prática (Online)
repository_id_str
spelling A CONSTRUÇÃO DA AUTONOMIA NAS AULAS DE EDUCAÇÃO FÍSICA: APLICAÇÃO E AVALIAÇÃO DE UMA PROPOSTA PEDAGÓGICAEducação Física e Treinamento. Autonomia. Valores sociais.Ensino da Educação FísicaO objetivo deste estudo foi analisar a aplicação de uma proposta pedagógica para estimular a autonomia nas aulas de Educação Física e identificar a perspectiva de uma professora e de seus estudantes sobre a proposta aplicada. Foram utilizados como instrumentos a observação, o questionário e a entrevista. A proposta aplicada estimulou a reflexão, a compreensão crítica e a competência dialógica dos estudantes. Entretanto, foram percebidas algumas dificuldades enfrentadas pela professora, como o controle de sua ansiedade, a tendência ao autoritarismo e a construção de expectativas irreais. Além disso, a avaliação do envolvimento do estudante precisa ser aperfeiçoada. Novas pesquisas podem contribuir para compreender a origem e as formas de superar as dificuldades identificadas.Universidade Federal de Goiás2015-09-30info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionavaliado por paresPesquisa qualitativaapplication/pdfhttps://revistas.ufg.br/fef/article/view/3519910.5216/rpp.v18i3.35199Pensar a Prática; Vol. 18 No. 3 (2015)Pensar a Prática; v. 18 n. 3 (2015)1980-61831415-4676reponame:Pensar a Prática (Online)instname:Universidade Federal de Goiás (UFG)instacron:UFGporhttps://revistas.ufg.br/fef/article/view/35199/19045Molina, Flaviana FelleggerFreire, Elisabete dos SantosMiranda, Maria Luiza de Jesusinfo:eu-repo/semantics/openAccess2016-03-22T14:35:06Zoai:ojs.revistas.ufg.br:article/35199Revistahttp://www.revistas.ufg.br/index.php/fefPUBhttps://revistas.ufg.br/fef/oai||gabi.domi@hotmail.com1980-61831415-4676opendoar:2024-05-21T19:56:06.175145Pensar a Prática (Online) - Universidade Federal de Goiás (UFG)true
dc.title.none.fl_str_mv A CONSTRUÇÃO DA AUTONOMIA NAS AULAS DE EDUCAÇÃO FÍSICA: APLICAÇÃO E AVALIAÇÃO DE UMA PROPOSTA PEDAGÓGICA
title A CONSTRUÇÃO DA AUTONOMIA NAS AULAS DE EDUCAÇÃO FÍSICA: APLICAÇÃO E AVALIAÇÃO DE UMA PROPOSTA PEDAGÓGICA
spellingShingle A CONSTRUÇÃO DA AUTONOMIA NAS AULAS DE EDUCAÇÃO FÍSICA: APLICAÇÃO E AVALIAÇÃO DE UMA PROPOSTA PEDAGÓGICA
Molina, Flaviana Fellegger
Educação Física e Treinamento. Autonomia. Valores sociais.
Ensino da Educação Física
title_short A CONSTRUÇÃO DA AUTONOMIA NAS AULAS DE EDUCAÇÃO FÍSICA: APLICAÇÃO E AVALIAÇÃO DE UMA PROPOSTA PEDAGÓGICA
title_full A CONSTRUÇÃO DA AUTONOMIA NAS AULAS DE EDUCAÇÃO FÍSICA: APLICAÇÃO E AVALIAÇÃO DE UMA PROPOSTA PEDAGÓGICA
title_fullStr A CONSTRUÇÃO DA AUTONOMIA NAS AULAS DE EDUCAÇÃO FÍSICA: APLICAÇÃO E AVALIAÇÃO DE UMA PROPOSTA PEDAGÓGICA
title_full_unstemmed A CONSTRUÇÃO DA AUTONOMIA NAS AULAS DE EDUCAÇÃO FÍSICA: APLICAÇÃO E AVALIAÇÃO DE UMA PROPOSTA PEDAGÓGICA
title_sort A CONSTRUÇÃO DA AUTONOMIA NAS AULAS DE EDUCAÇÃO FÍSICA: APLICAÇÃO E AVALIAÇÃO DE UMA PROPOSTA PEDAGÓGICA
author Molina, Flaviana Fellegger
author_facet Molina, Flaviana Fellegger
Freire, Elisabete dos Santos
Miranda, Maria Luiza de Jesus
author_role author
author2 Freire, Elisabete dos Santos
Miranda, Maria Luiza de Jesus
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Molina, Flaviana Fellegger
Freire, Elisabete dos Santos
Miranda, Maria Luiza de Jesus
dc.subject.por.fl_str_mv Educação Física e Treinamento. Autonomia. Valores sociais.
Ensino da Educação Física
topic Educação Física e Treinamento. Autonomia. Valores sociais.
Ensino da Educação Física
description O objetivo deste estudo foi analisar a aplicação de uma proposta pedagógica para estimular a autonomia nas aulas de Educação Física e identificar a perspectiva de uma professora e de seus estudantes sobre a proposta aplicada. Foram utilizados como instrumentos a observação, o questionário e a entrevista. A proposta aplicada estimulou a reflexão, a compreensão crítica e a competência dialógica dos estudantes. Entretanto, foram percebidas algumas dificuldades enfrentadas pela professora, como o controle de sua ansiedade, a tendência ao autoritarismo e a construção de expectativas irreais. Além disso, a avaliação do envolvimento do estudante precisa ser aperfeiçoada. Novas pesquisas podem contribuir para compreender a origem e as formas de superar as dificuldades identificadas.
publishDate 2015
dc.date.none.fl_str_mv 2015-09-30
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
avaliado por pares
Pesquisa qualitativa
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://revistas.ufg.br/fef/article/view/35199
10.5216/rpp.v18i3.35199
url https://revistas.ufg.br/fef/article/view/35199
identifier_str_mv 10.5216/rpp.v18i3.35199
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://revistas.ufg.br/fef/article/view/35199/19045
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Goiás
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Goiás
dc.source.none.fl_str_mv Pensar a Prática; Vol. 18 No. 3 (2015)
Pensar a Prática; v. 18 n. 3 (2015)
1980-6183
1415-4676
reponame:Pensar a Prática (Online)
instname:Universidade Federal de Goiás (UFG)
instacron:UFG
instname_str Universidade Federal de Goiás (UFG)
instacron_str UFG
institution UFG
reponame_str Pensar a Prática (Online)
collection Pensar a Prática (Online)
repository.name.fl_str_mv Pensar a Prática (Online) - Universidade Federal de Goiás (UFG)
repository.mail.fl_str_mv ||gabi.domi@hotmail.com
_version_ 1799874857981181952