Educação física e satisfação das necessidades psicológicas básicas em escolares de Maputo-Moçambique

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Sitoe, Selso Ananias
Data de Publicação: 2019
Outros Autores: Codonhato, Renan, Both, Jorge, Fiorese, Lenamar
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Pensar a Prática (Online)
Texto Completo: https://revistas.ufg.br/fef/article/view/52072
Resumo: Este estudo objetivou analisar a associação entre a satisfação das necessidades psicológicas básicas e o interesse pelas aulas de educação física. Participaram 279 alunos (15,54±2,17 anos) de escolas públicas da cidade de Maputo-Moçambique. Instrumentos: Ficha de Caracterização e Escala de Necessidades Psicológicas Básicas no Exercício (BPNES). Análise: foram utilizados os testes Qui-Quadrado de Pearson e Regressão Logística Binária (p<0,05). Resultados: observou-se associação positiva entre a satisfação da necessidade de competência e o interesse pelas aulas (Razão de chance=4,10). Conclusão: as estratégias de ensino que valorizam o sentimento de competência dos alunos podem ser importantes para aprimorar a motivação destes para a prática de atividades físicas.
id UFG-4_29ee38b563e16d2d81a164f2d14e329e
oai_identifier_str oai:ojs.revistas.ufg.br:article/52072
network_acronym_str UFG-4
network_name_str Pensar a Prática (Online)
repository_id_str
spelling Educação física e satisfação das necessidades psicológicas básicas em escolares de Maputo-MoçambiqueEducação FísicaNecessidades básicasEscolaEducação FísicaEste estudo objetivou analisar a associação entre a satisfação das necessidades psicológicas básicas e o interesse pelas aulas de educação física. Participaram 279 alunos (15,54±2,17 anos) de escolas públicas da cidade de Maputo-Moçambique. Instrumentos: Ficha de Caracterização e Escala de Necessidades Psicológicas Básicas no Exercício (BPNES). Análise: foram utilizados os testes Qui-Quadrado de Pearson e Regressão Logística Binária (p<0,05). Resultados: observou-se associação positiva entre a satisfação da necessidade de competência e o interesse pelas aulas (Razão de chance=4,10). Conclusão: as estratégias de ensino que valorizam o sentimento de competência dos alunos podem ser importantes para aprimorar a motivação destes para a prática de atividades físicas.Universidade Federal de Goiás2019-06-27info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionavaliado por paresPesquisa quantitativaapplication/pdfhttps://revistas.ufg.br/fef/article/view/5207210.5216/rpp.v22.52072Pensar a Prática; Vol. 22 (2019)Pensar a Prática; v. 22 (2019)1980-61831415-4676reponame:Pensar a Prática (Online)instname:Universidade Federal de Goiás (UFG)instacron:UFGporhttps://revistas.ufg.br/fef/article/view/52072/33298Copyright (c) 2019 Pensar a Práticainfo:eu-repo/semantics/openAccessSitoe, Selso AnaniasCodonhato, RenanBoth, JorgeFiorese, Lenamar2020-02-27T16:17:53Zoai:ojs.revistas.ufg.br:article/52072Revistahttp://www.revistas.ufg.br/index.php/fefPUBhttps://revistas.ufg.br/fef/oai||gabi.domi@hotmail.com1980-61831415-4676opendoar:2024-05-21T19:56:23.858408Pensar a Prática (Online) - Universidade Federal de Goiás (UFG)true
dc.title.none.fl_str_mv Educação física e satisfação das necessidades psicológicas básicas em escolares de Maputo-Moçambique
title Educação física e satisfação das necessidades psicológicas básicas em escolares de Maputo-Moçambique
spellingShingle Educação física e satisfação das necessidades psicológicas básicas em escolares de Maputo-Moçambique
Sitoe, Selso Ananias
Educação Física
Necessidades básicas
Escola
Educação Física
title_short Educação física e satisfação das necessidades psicológicas básicas em escolares de Maputo-Moçambique
title_full Educação física e satisfação das necessidades psicológicas básicas em escolares de Maputo-Moçambique
title_fullStr Educação física e satisfação das necessidades psicológicas básicas em escolares de Maputo-Moçambique
title_full_unstemmed Educação física e satisfação das necessidades psicológicas básicas em escolares de Maputo-Moçambique
title_sort Educação física e satisfação das necessidades psicológicas básicas em escolares de Maputo-Moçambique
author Sitoe, Selso Ananias
author_facet Sitoe, Selso Ananias
Codonhato, Renan
Both, Jorge
Fiorese, Lenamar
author_role author
author2 Codonhato, Renan
Both, Jorge
Fiorese, Lenamar
author2_role author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Sitoe, Selso Ananias
Codonhato, Renan
Both, Jorge
Fiorese, Lenamar
dc.subject.por.fl_str_mv Educação Física
Necessidades básicas
Escola
Educação Física
topic Educação Física
Necessidades básicas
Escola
Educação Física
description Este estudo objetivou analisar a associação entre a satisfação das necessidades psicológicas básicas e o interesse pelas aulas de educação física. Participaram 279 alunos (15,54±2,17 anos) de escolas públicas da cidade de Maputo-Moçambique. Instrumentos: Ficha de Caracterização e Escala de Necessidades Psicológicas Básicas no Exercício (BPNES). Análise: foram utilizados os testes Qui-Quadrado de Pearson e Regressão Logística Binária (p<0,05). Resultados: observou-se associação positiva entre a satisfação da necessidade de competência e o interesse pelas aulas (Razão de chance=4,10). Conclusão: as estratégias de ensino que valorizam o sentimento de competência dos alunos podem ser importantes para aprimorar a motivação destes para a prática de atividades físicas.
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019-06-27
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
avaliado por pares
Pesquisa quantitativa
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://revistas.ufg.br/fef/article/view/52072
10.5216/rpp.v22.52072
url https://revistas.ufg.br/fef/article/view/52072
identifier_str_mv 10.5216/rpp.v22.52072
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://revistas.ufg.br/fef/article/view/52072/33298
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2019 Pensar a Prática
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2019 Pensar a Prática
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Goiás
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Goiás
dc.source.none.fl_str_mv Pensar a Prática; Vol. 22 (2019)
Pensar a Prática; v. 22 (2019)
1980-6183
1415-4676
reponame:Pensar a Prática (Online)
instname:Universidade Federal de Goiás (UFG)
instacron:UFG
instname_str Universidade Federal de Goiás (UFG)
instacron_str UFG
institution UFG
reponame_str Pensar a Prática (Online)
collection Pensar a Prática (Online)
repository.name.fl_str_mv Pensar a Prática (Online) - Universidade Federal de Goiás (UFG)
repository.mail.fl_str_mv ||gabi.domi@hotmail.com
_version_ 1799874859181801472