Educação física e satisfação das necessidades psicológicas básicas em escolares de Maputo-Moçambique
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2019 |
Outros Autores: | , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Pensar a Prática (Online) |
Texto Completo: | https://revistas.ufg.br/fef/article/view/52072 |
Resumo: | Este estudo objetivou analisar a associação entre a satisfação das necessidades psicológicas básicas e o interesse pelas aulas de educação física. Participaram 279 alunos (15,54±2,17 anos) de escolas públicas da cidade de Maputo-Moçambique. Instrumentos: Ficha de Caracterização e Escala de Necessidades Psicológicas Básicas no Exercício (BPNES). Análise: foram utilizados os testes Qui-Quadrado de Pearson e Regressão Logística Binária (p<0,05). Resultados: observou-se associação positiva entre a satisfação da necessidade de competência e o interesse pelas aulas (Razão de chance=4,10). Conclusão: as estratégias de ensino que valorizam o sentimento de competência dos alunos podem ser importantes para aprimorar a motivação destes para a prática de atividades físicas. |
id |
UFG-4_29ee38b563e16d2d81a164f2d14e329e |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.revistas.ufg.br:article/52072 |
network_acronym_str |
UFG-4 |
network_name_str |
Pensar a Prática (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
Educação física e satisfação das necessidades psicológicas básicas em escolares de Maputo-MoçambiqueEducação FísicaNecessidades básicasEscolaEducação FísicaEste estudo objetivou analisar a associação entre a satisfação das necessidades psicológicas básicas e o interesse pelas aulas de educação física. Participaram 279 alunos (15,54±2,17 anos) de escolas públicas da cidade de Maputo-Moçambique. Instrumentos: Ficha de Caracterização e Escala de Necessidades Psicológicas Básicas no Exercício (BPNES). Análise: foram utilizados os testes Qui-Quadrado de Pearson e Regressão Logística Binária (p<0,05). Resultados: observou-se associação positiva entre a satisfação da necessidade de competência e o interesse pelas aulas (Razão de chance=4,10). Conclusão: as estratégias de ensino que valorizam o sentimento de competência dos alunos podem ser importantes para aprimorar a motivação destes para a prática de atividades físicas.Universidade Federal de Goiás2019-06-27info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionavaliado por paresPesquisa quantitativaapplication/pdfhttps://revistas.ufg.br/fef/article/view/5207210.5216/rpp.v22.52072Pensar a Prática; Vol. 22 (2019)Pensar a Prática; v. 22 (2019)1980-61831415-4676reponame:Pensar a Prática (Online)instname:Universidade Federal de Goiás (UFG)instacron:UFGporhttps://revistas.ufg.br/fef/article/view/52072/33298Copyright (c) 2019 Pensar a Práticainfo:eu-repo/semantics/openAccessSitoe, Selso AnaniasCodonhato, RenanBoth, JorgeFiorese, Lenamar2020-02-27T16:17:53Zoai:ojs.revistas.ufg.br:article/52072Revistahttp://www.revistas.ufg.br/index.php/fefPUBhttps://revistas.ufg.br/fef/oai||gabi.domi@hotmail.com1980-61831415-4676opendoar:2024-05-21T19:56:23.858408Pensar a Prática (Online) - Universidade Federal de Goiás (UFG)true |
dc.title.none.fl_str_mv |
Educação física e satisfação das necessidades psicológicas básicas em escolares de Maputo-Moçambique |
title |
Educação física e satisfação das necessidades psicológicas básicas em escolares de Maputo-Moçambique |
spellingShingle |
Educação física e satisfação das necessidades psicológicas básicas em escolares de Maputo-Moçambique Sitoe, Selso Ananias Educação Física Necessidades básicas Escola Educação Física |
title_short |
Educação física e satisfação das necessidades psicológicas básicas em escolares de Maputo-Moçambique |
title_full |
Educação física e satisfação das necessidades psicológicas básicas em escolares de Maputo-Moçambique |
title_fullStr |
Educação física e satisfação das necessidades psicológicas básicas em escolares de Maputo-Moçambique |
title_full_unstemmed |
Educação física e satisfação das necessidades psicológicas básicas em escolares de Maputo-Moçambique |
title_sort |
Educação física e satisfação das necessidades psicológicas básicas em escolares de Maputo-Moçambique |
author |
Sitoe, Selso Ananias |
author_facet |
Sitoe, Selso Ananias Codonhato, Renan Both, Jorge Fiorese, Lenamar |
author_role |
author |
author2 |
Codonhato, Renan Both, Jorge Fiorese, Lenamar |
author2_role |
author author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Sitoe, Selso Ananias Codonhato, Renan Both, Jorge Fiorese, Lenamar |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação Física Necessidades básicas Escola Educação Física |
topic |
Educação Física Necessidades básicas Escola Educação Física |
description |
Este estudo objetivou analisar a associação entre a satisfação das necessidades psicológicas básicas e o interesse pelas aulas de educação física. Participaram 279 alunos (15,54±2,17 anos) de escolas públicas da cidade de Maputo-Moçambique. Instrumentos: Ficha de Caracterização e Escala de Necessidades Psicológicas Básicas no Exercício (BPNES). Análise: foram utilizados os testes Qui-Quadrado de Pearson e Regressão Logística Binária (p<0,05). Resultados: observou-se associação positiva entre a satisfação da necessidade de competência e o interesse pelas aulas (Razão de chance=4,10). Conclusão: as estratégias de ensino que valorizam o sentimento de competência dos alunos podem ser importantes para aprimorar a motivação destes para a prática de atividades físicas. |
publishDate |
2019 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2019-06-27 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion avaliado por pares Pesquisa quantitativa |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://revistas.ufg.br/fef/article/view/52072 10.5216/rpp.v22.52072 |
url |
https://revistas.ufg.br/fef/article/view/52072 |
identifier_str_mv |
10.5216/rpp.v22.52072 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://revistas.ufg.br/fef/article/view/52072/33298 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2019 Pensar a Prática info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2019 Pensar a Prática |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Goiás |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Goiás |
dc.source.none.fl_str_mv |
Pensar a Prática; Vol. 22 (2019) Pensar a Prática; v. 22 (2019) 1980-6183 1415-4676 reponame:Pensar a Prática (Online) instname:Universidade Federal de Goiás (UFG) instacron:UFG |
instname_str |
Universidade Federal de Goiás (UFG) |
instacron_str |
UFG |
institution |
UFG |
reponame_str |
Pensar a Prática (Online) |
collection |
Pensar a Prática (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Pensar a Prática (Online) - Universidade Federal de Goiás (UFG) |
repository.mail.fl_str_mv |
||gabi.domi@hotmail.com |
_version_ |
1799874859181801472 |