A (Des)motivação nas aulas de Educação Física e a satisfação das necessidades de competência, autonomia e vínculos sociais
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2019 |
Outros Autores: | , , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por eng |
Título da fonte: | Journal of Physical Education (Maringá) |
Texto Completo: | https://periodicos.uem.br/ojs/index.php/RevEducFis/article/view/44939 |
Resumo: | O desinteresse nas aulas de educação física tem sido percebido nos anos finais do ensino fundamental. Os estudos sobre motivação na disciplina na última década reportam estreita relação entre a satisfação das necessidades psicológicas básicas e a participação nas aulas. A pesquisa investigou os aspectos motivacionais que conduzem ao afastamento dos alunos nas aulas de educação física, no nono ano do ensino fundamental. A pesquisa adotou o método misto sequencial. A análise quantitativa foi de natureza descritiva e a qualitativa de natureza interpretativa. A amostra na fase extensiva foi composta de 85 alunos de nono ano da rede Municipal do Rio de Janeiro, dentre os quais foram selecionados seis alunos para a fase intensiva. Para a recolha de dados na fase quantitativa, recorreu-se ao Questionário de Necessidades Psicológicas Básicas, adaptado para a língua portuguesa; e na qualitativa uma entrevista, realizada sob a técnica do Círculo Hermenêutico Dialético. Os resultados indicam que a falta de habilidade (competência), falta de diversificação dos conteúdos (competência/autonomia) e a falta de oportunidades de participação na tomada de decisão no desenvolvimento da disciplina (autonomia) estão entre os principais motivos que levam os alunos ao desinteresse pelas aulas de educação física no final do ensino fundamental. |
id |
UEM-9_6c9a2cdc1a9b100ff41d70c1e3991e38 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:periodicos.uem.br/ojs:article/44939 |
network_acronym_str |
UEM-9 |
network_name_str |
Journal of Physical Education (Maringá) |
repository_id_str |
|
spelling |
A (Des)motivação nas aulas de Educação Física e a satisfação das necessidades de competência, autonomia e vínculos sociaisMotivação. Desinteresse. Educação física escolar. Autodeterminação. Necessidades psicológicas básicas.O desinteresse nas aulas de educação física tem sido percebido nos anos finais do ensino fundamental. Os estudos sobre motivação na disciplina na última década reportam estreita relação entre a satisfação das necessidades psicológicas básicas e a participação nas aulas. A pesquisa investigou os aspectos motivacionais que conduzem ao afastamento dos alunos nas aulas de educação física, no nono ano do ensino fundamental. A pesquisa adotou o método misto sequencial. A análise quantitativa foi de natureza descritiva e a qualitativa de natureza interpretativa. A amostra na fase extensiva foi composta de 85 alunos de nono ano da rede Municipal do Rio de Janeiro, dentre os quais foram selecionados seis alunos para a fase intensiva. Para a recolha de dados na fase quantitativa, recorreu-se ao Questionário de Necessidades Psicológicas Básicas, adaptado para a língua portuguesa; e na qualitativa uma entrevista, realizada sob a técnica do Círculo Hermenêutico Dialético. Os resultados indicam que a falta de habilidade (competência), falta de diversificação dos conteúdos (competência/autonomia) e a falta de oportunidades de participação na tomada de decisão no desenvolvimento da disciplina (autonomia) estão entre os principais motivos que levam os alunos ao desinteresse pelas aulas de educação física no final do ensino fundamental.Department of Physical Education - State University of Maringá (UEM), Maringá-PR, Brazil2019-06-12info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionArtigo original; Quanti-qualiapplication/pdfapplication/pdfhttps://periodicos.uem.br/ojs/index.php/RevEducFis/article/view/4493910.4025/jphyseduc.v30i1.3052Journal of Physical Education; Vol 30 No 1 (2019); e-3052Journal of Physical Education; Vol. 30 Núm. 1 (2019); e-3052Journal of Physical Education; v. 30 n. 1 (2019); e-30522448-2455reponame:Journal of Physical Education (Maringá)instname:Universidade Estadual de Maringá (UEM)instacron:UEMporenghttps://periodicos.uem.br/ojs/index.php/RevEducFis/article/view/44939/751375139954https://periodicos.uem.br/ojs/index.php/RevEducFis/article/view/44939/751375139955Copyright (c) 2019 Journal of Physical Educationinfo:eu-repo/semantics/openAccessAniszewski, EllenHenrique, JoséOliveira, Aldair José deAlvernaz, AlineVianna, José Antônio2020-02-11T20:49:49Zoai:periodicos.uem.br/ojs:article/44939Revistahttp://periodicos.uem.br/ojs/index.php/RevEducFis/indexPUBhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.php||revdef@uem.br2448-24552448-2455opendoar:2020-02-11T20:49:49Journal of Physical Education (Maringá) - Universidade Estadual de Maringá (UEM)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
A (Des)motivação nas aulas de Educação Física e a satisfação das necessidades de competência, autonomia e vínculos sociais |
title |
A (Des)motivação nas aulas de Educação Física e a satisfação das necessidades de competência, autonomia e vínculos sociais |
spellingShingle |
A (Des)motivação nas aulas de Educação Física e a satisfação das necessidades de competência, autonomia e vínculos sociais Aniszewski, Ellen Motivação. Desinteresse. Educação física escolar. Autodeterminação. Necessidades psicológicas básicas. |
title_short |
A (Des)motivação nas aulas de Educação Física e a satisfação das necessidades de competência, autonomia e vínculos sociais |
title_full |
A (Des)motivação nas aulas de Educação Física e a satisfação das necessidades de competência, autonomia e vínculos sociais |
title_fullStr |
A (Des)motivação nas aulas de Educação Física e a satisfação das necessidades de competência, autonomia e vínculos sociais |
title_full_unstemmed |
A (Des)motivação nas aulas de Educação Física e a satisfação das necessidades de competência, autonomia e vínculos sociais |
title_sort |
A (Des)motivação nas aulas de Educação Física e a satisfação das necessidades de competência, autonomia e vínculos sociais |
author |
Aniszewski, Ellen |
author_facet |
Aniszewski, Ellen Henrique, José Oliveira, Aldair José de Alvernaz, Aline Vianna, José Antônio |
author_role |
author |
author2 |
Henrique, José Oliveira, Aldair José de Alvernaz, Aline Vianna, José Antônio |
author2_role |
author author author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Aniszewski, Ellen Henrique, José Oliveira, Aldair José de Alvernaz, Aline Vianna, José Antônio |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Motivação. Desinteresse. Educação física escolar. Autodeterminação. Necessidades psicológicas básicas. |
topic |
Motivação. Desinteresse. Educação física escolar. Autodeterminação. Necessidades psicológicas básicas. |
description |
O desinteresse nas aulas de educação física tem sido percebido nos anos finais do ensino fundamental. Os estudos sobre motivação na disciplina na última década reportam estreita relação entre a satisfação das necessidades psicológicas básicas e a participação nas aulas. A pesquisa investigou os aspectos motivacionais que conduzem ao afastamento dos alunos nas aulas de educação física, no nono ano do ensino fundamental. A pesquisa adotou o método misto sequencial. A análise quantitativa foi de natureza descritiva e a qualitativa de natureza interpretativa. A amostra na fase extensiva foi composta de 85 alunos de nono ano da rede Municipal do Rio de Janeiro, dentre os quais foram selecionados seis alunos para a fase intensiva. Para a recolha de dados na fase quantitativa, recorreu-se ao Questionário de Necessidades Psicológicas Básicas, adaptado para a língua portuguesa; e na qualitativa uma entrevista, realizada sob a técnica do Círculo Hermenêutico Dialético. Os resultados indicam que a falta de habilidade (competência), falta de diversificação dos conteúdos (competência/autonomia) e a falta de oportunidades de participação na tomada de decisão no desenvolvimento da disciplina (autonomia) estão entre os principais motivos que levam os alunos ao desinteresse pelas aulas de educação física no final do ensino fundamental. |
publishDate |
2019 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2019-06-12 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion Artigo original; Quanti-quali |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.uem.br/ojs/index.php/RevEducFis/article/view/44939 10.4025/jphyseduc.v30i1.3052 |
url |
https://periodicos.uem.br/ojs/index.php/RevEducFis/article/view/44939 |
identifier_str_mv |
10.4025/jphyseduc.v30i1.3052 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por eng |
language |
por eng |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.uem.br/ojs/index.php/RevEducFis/article/view/44939/751375139954 https://periodicos.uem.br/ojs/index.php/RevEducFis/article/view/44939/751375139955 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2019 Journal of Physical Education info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2019 Journal of Physical Education |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Department of Physical Education - State University of Maringá (UEM), Maringá-PR, Brazil |
publisher.none.fl_str_mv |
Department of Physical Education - State University of Maringá (UEM), Maringá-PR, Brazil |
dc.source.none.fl_str_mv |
Journal of Physical Education; Vol 30 No 1 (2019); e-3052 Journal of Physical Education; Vol. 30 Núm. 1 (2019); e-3052 Journal of Physical Education; v. 30 n. 1 (2019); e-3052 2448-2455 reponame:Journal of Physical Education (Maringá) instname:Universidade Estadual de Maringá (UEM) instacron:UEM |
instname_str |
Universidade Estadual de Maringá (UEM) |
instacron_str |
UEM |
institution |
UEM |
reponame_str |
Journal of Physical Education (Maringá) |
collection |
Journal of Physical Education (Maringá) |
repository.name.fl_str_mv |
Journal of Physical Education (Maringá) - Universidade Estadual de Maringá (UEM) |
repository.mail.fl_str_mv |
||revdef@uem.br |
_version_ |
1754732545627389952 |