A (Des)motivação nas aulas de Educação Física e a satisfação das necessidades de competência, autonomia e vínculos sociais

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Aniszewski, Ellen
Data de Publicação: 2019
Outros Autores: Henrique, José, Oliveira, Aldair José de, Alvernaz, Aline, Vianna, José Antônio
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
eng
Título da fonte: Journal of Physical Education (Maringá)
Texto Completo: https://periodicos.uem.br/ojs/index.php/RevEducFis/article/view/44939
Resumo: O desinteresse nas aulas de educação física tem sido percebido nos anos finais do ensino fundamental. Os estudos sobre motivação na disciplina na última década reportam estreita relação entre a satisfação das necessidades psicológicas básicas e a participação nas aulas. A pesquisa investigou os aspectos motivacionais que conduzem ao afastamento dos alunos nas aulas de educação física, no nono ano do ensino fundamental. A pesquisa adotou o método misto sequencial. A análise quantitativa foi de natureza descritiva e a qualitativa de natureza interpretativa. A amostra na fase extensiva foi composta de 85 alunos de nono ano da rede Municipal do Rio de Janeiro, dentre os quais foram selecionados seis alunos para a fase intensiva. Para a recolha de dados na fase quantitativa, recorreu-se ao Questionário de Necessidades Psicológicas Básicas, adaptado para a língua portuguesa; e na qualitativa uma entrevista, realizada sob a técnica do Círculo Hermenêutico Dialético. Os resultados indicam que a falta de habilidade (competência), falta de diversificação dos conteúdos (competência/autonomia) e a falta de oportunidades de participação na tomada de decisão no desenvolvimento da disciplina (autonomia) estão entre os principais motivos que levam os alunos ao desinteresse pelas aulas de educação física no final do ensino fundamental.
id UEM-9_6c9a2cdc1a9b100ff41d70c1e3991e38
oai_identifier_str oai:periodicos.uem.br/ojs:article/44939
network_acronym_str UEM-9
network_name_str Journal of Physical Education (Maringá)
repository_id_str
spelling A (Des)motivação nas aulas de Educação Física e a satisfação das necessidades de competência, autonomia e vínculos sociaisMotivação. Desinteresse. Educação física escolar. Autodeterminação. Necessidades psicológicas básicas.O desinteresse nas aulas de educação física tem sido percebido nos anos finais do ensino fundamental. Os estudos sobre motivação na disciplina na última década reportam estreita relação entre a satisfação das necessidades psicológicas básicas e a participação nas aulas. A pesquisa investigou os aspectos motivacionais que conduzem ao afastamento dos alunos nas aulas de educação física, no nono ano do ensino fundamental. A pesquisa adotou o método misto sequencial. A análise quantitativa foi de natureza descritiva e a qualitativa de natureza interpretativa. A amostra na fase extensiva foi composta de 85 alunos de nono ano da rede Municipal do Rio de Janeiro, dentre os quais foram selecionados seis alunos para a fase intensiva. Para a recolha de dados na fase quantitativa, recorreu-se ao Questionário de Necessidades Psicológicas Básicas, adaptado para a língua portuguesa; e na qualitativa uma entrevista, realizada sob a técnica do Círculo Hermenêutico Dialético. Os resultados indicam que a falta de habilidade (competência), falta de diversificação dos conteúdos (competência/autonomia) e a falta de oportunidades de participação na tomada de decisão no desenvolvimento da disciplina (autonomia) estão entre os principais motivos que levam os alunos ao desinteresse pelas aulas de educação física no final do ensino fundamental.Department of Physical Education - State University of Maringá (UEM), Maringá-PR, Brazil2019-06-12info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionArtigo original; Quanti-qualiapplication/pdfapplication/pdfhttps://periodicos.uem.br/ojs/index.php/RevEducFis/article/view/4493910.4025/jphyseduc.v30i1.3052Journal of Physical Education; Vol 30 No 1 (2019); e-3052Journal of Physical Education; Vol. 30 Núm. 1 (2019); e-3052Journal of Physical Education; v. 30 n. 1 (2019); e-30522448-2455reponame:Journal of Physical Education (Maringá)instname:Universidade Estadual de Maringá (UEM)instacron:UEMporenghttps://periodicos.uem.br/ojs/index.php/RevEducFis/article/view/44939/751375139954https://periodicos.uem.br/ojs/index.php/RevEducFis/article/view/44939/751375139955Copyright (c) 2019 Journal of Physical Educationinfo:eu-repo/semantics/openAccessAniszewski, EllenHenrique, JoséOliveira, Aldair José deAlvernaz, AlineVianna, José Antônio2020-02-11T20:49:49Zoai:periodicos.uem.br/ojs:article/44939Revistahttp://periodicos.uem.br/ojs/index.php/RevEducFis/indexPUBhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.php||revdef@uem.br2448-24552448-2455opendoar:2020-02-11T20:49:49Journal of Physical Education (Maringá) - Universidade Estadual de Maringá (UEM)false
dc.title.none.fl_str_mv A (Des)motivação nas aulas de Educação Física e a satisfação das necessidades de competência, autonomia e vínculos sociais
title A (Des)motivação nas aulas de Educação Física e a satisfação das necessidades de competência, autonomia e vínculos sociais
spellingShingle A (Des)motivação nas aulas de Educação Física e a satisfação das necessidades de competência, autonomia e vínculos sociais
Aniszewski, Ellen
Motivação. Desinteresse. Educação física escolar. Autodeterminação. Necessidades psicológicas básicas.
title_short A (Des)motivação nas aulas de Educação Física e a satisfação das necessidades de competência, autonomia e vínculos sociais
title_full A (Des)motivação nas aulas de Educação Física e a satisfação das necessidades de competência, autonomia e vínculos sociais
title_fullStr A (Des)motivação nas aulas de Educação Física e a satisfação das necessidades de competência, autonomia e vínculos sociais
title_full_unstemmed A (Des)motivação nas aulas de Educação Física e a satisfação das necessidades de competência, autonomia e vínculos sociais
title_sort A (Des)motivação nas aulas de Educação Física e a satisfação das necessidades de competência, autonomia e vínculos sociais
author Aniszewski, Ellen
author_facet Aniszewski, Ellen
Henrique, José
Oliveira, Aldair José de
Alvernaz, Aline
Vianna, José Antônio
author_role author
author2 Henrique, José
Oliveira, Aldair José de
Alvernaz, Aline
Vianna, José Antônio
author2_role author
author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Aniszewski, Ellen
Henrique, José
Oliveira, Aldair José de
Alvernaz, Aline
Vianna, José Antônio
dc.subject.por.fl_str_mv Motivação. Desinteresse. Educação física escolar. Autodeterminação. Necessidades psicológicas básicas.
topic Motivação. Desinteresse. Educação física escolar. Autodeterminação. Necessidades psicológicas básicas.
description O desinteresse nas aulas de educação física tem sido percebido nos anos finais do ensino fundamental. Os estudos sobre motivação na disciplina na última década reportam estreita relação entre a satisfação das necessidades psicológicas básicas e a participação nas aulas. A pesquisa investigou os aspectos motivacionais que conduzem ao afastamento dos alunos nas aulas de educação física, no nono ano do ensino fundamental. A pesquisa adotou o método misto sequencial. A análise quantitativa foi de natureza descritiva e a qualitativa de natureza interpretativa. A amostra na fase extensiva foi composta de 85 alunos de nono ano da rede Municipal do Rio de Janeiro, dentre os quais foram selecionados seis alunos para a fase intensiva. Para a recolha de dados na fase quantitativa, recorreu-se ao Questionário de Necessidades Psicológicas Básicas, adaptado para a língua portuguesa; e na qualitativa uma entrevista, realizada sob a técnica do Círculo Hermenêutico Dialético. Os resultados indicam que a falta de habilidade (competência), falta de diversificação dos conteúdos (competência/autonomia) e a falta de oportunidades de participação na tomada de decisão no desenvolvimento da disciplina (autonomia) estão entre os principais motivos que levam os alunos ao desinteresse pelas aulas de educação física no final do ensino fundamental.
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019-06-12
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Artigo original; Quanti-quali
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.uem.br/ojs/index.php/RevEducFis/article/view/44939
10.4025/jphyseduc.v30i1.3052
url https://periodicos.uem.br/ojs/index.php/RevEducFis/article/view/44939
identifier_str_mv 10.4025/jphyseduc.v30i1.3052
dc.language.iso.fl_str_mv por
eng
language por
eng
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.uem.br/ojs/index.php/RevEducFis/article/view/44939/751375139954
https://periodicos.uem.br/ojs/index.php/RevEducFis/article/view/44939/751375139955
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2019 Journal of Physical Education
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2019 Journal of Physical Education
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Department of Physical Education - State University of Maringá (UEM), Maringá-PR, Brazil
publisher.none.fl_str_mv Department of Physical Education - State University of Maringá (UEM), Maringá-PR, Brazil
dc.source.none.fl_str_mv Journal of Physical Education; Vol 30 No 1 (2019); e-3052
Journal of Physical Education; Vol. 30 Núm. 1 (2019); e-3052
Journal of Physical Education; v. 30 n. 1 (2019); e-3052
2448-2455
reponame:Journal of Physical Education (Maringá)
instname:Universidade Estadual de Maringá (UEM)
instacron:UEM
instname_str Universidade Estadual de Maringá (UEM)
instacron_str UEM
institution UEM
reponame_str Journal of Physical Education (Maringá)
collection Journal of Physical Education (Maringá)
repository.name.fl_str_mv Journal of Physical Education (Maringá) - Universidade Estadual de Maringá (UEM)
repository.mail.fl_str_mv ||revdef@uem.br
_version_ 1754732545627389952