SOBRE A MONOCULTURA ESPORTIVA NO ENSINO DA EDUCAÇÃO FÍSICA NA ESCOLA
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2018 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Pensar a Prática (Online) |
Texto Completo: | https://revistas.ufg.br/fef/article/view/50175 |
Resumo: | A partir de uma etnografia onde visamos compreender o processo de seleção dos conteúdos de três professores de Educação Física de uma escola pública gaúcha, emergem de maneira significativa o fenômeno do esporte na escola. A etnografia foi realizada em um ano letivo inteiro, de intensificada observação participante, registros em diário de campo, diálogos, entrevistas e análise de documentos. Identificamos a hegemonia de um modelo esportivista que privilegia o acesso de determinados grupos, destacando-se a formação de equipes e a representatividade da escola em eventos e a manifestação monocultural do futsal. Trata-se de uma seleção onde os estudantes, de forma arbitrária definem uma modalidade, a partir de seu gosto, e que é legitimada pelos professores, escola e comunidade. |
id |
UFG-4_2ae6df82963d198ed711ee367add9287 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.revistas.ufg.br:article/50175 |
network_acronym_str |
UFG-4 |
network_name_str |
Pensar a Prática (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
SOBRE A MONOCULTURA ESPORTIVA NO ENSINO DA EDUCAÇÃO FÍSICA NA ESCOLAMonocultura EsportivaEtnografiaCultura EscolarEducação Física Escolar.A partir de uma etnografia onde visamos compreender o processo de seleção dos conteúdos de três professores de Educação Física de uma escola pública gaúcha, emergem de maneira significativa o fenômeno do esporte na escola. A etnografia foi realizada em um ano letivo inteiro, de intensificada observação participante, registros em diário de campo, diálogos, entrevistas e análise de documentos. Identificamos a hegemonia de um modelo esportivista que privilegia o acesso de determinados grupos, destacando-se a formação de equipes e a representatividade da escola em eventos e a manifestação monocultural do futsal. Trata-se de uma seleção onde os estudantes, de forma arbitrária definem uma modalidade, a partir de seu gosto, e que é legitimada pelos professores, escola e comunidade.Universidade Federal de Goiás2018-12-27info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionavaliado por paresPesquisa qualitativa: Etnografia.application/pdfhttps://revistas.ufg.br/fef/article/view/5017510.5216/rpp.v21i4.50175Pensar a Prática; Vol. 21 No. 4 (2018)Pensar a Prática; v. 21 n. 4 (2018)1980-61831415-4676reponame:Pensar a Prática (Online)instname:Universidade Federal de Goiás (UFG)instacron:UFGporhttps://revistas.ufg.br/fef/article/view/50175/pdfCopyright (c) 2018 Pensar a Práticainfo:eu-repo/semantics/openAccessAraújo, Samuel Nascimento deRocha, Leandro OliveiraBossle, Fabiano2018-12-28T15:35:30Zoai:ojs.revistas.ufg.br:article/50175Revistahttp://www.revistas.ufg.br/index.php/fefPUBhttps://revistas.ufg.br/fef/oai||gabi.domi@hotmail.com1980-61831415-4676opendoar:2024-05-21T19:56:20.866200Pensar a Prática (Online) - Universidade Federal de Goiás (UFG)true |
dc.title.none.fl_str_mv |
SOBRE A MONOCULTURA ESPORTIVA NO ENSINO DA EDUCAÇÃO FÍSICA NA ESCOLA |
title |
SOBRE A MONOCULTURA ESPORTIVA NO ENSINO DA EDUCAÇÃO FÍSICA NA ESCOLA |
spellingShingle |
SOBRE A MONOCULTURA ESPORTIVA NO ENSINO DA EDUCAÇÃO FÍSICA NA ESCOLA Araújo, Samuel Nascimento de Monocultura Esportiva Etnografia Cultura Escolar Educação Física Escolar. |
title_short |
SOBRE A MONOCULTURA ESPORTIVA NO ENSINO DA EDUCAÇÃO FÍSICA NA ESCOLA |
title_full |
SOBRE A MONOCULTURA ESPORTIVA NO ENSINO DA EDUCAÇÃO FÍSICA NA ESCOLA |
title_fullStr |
SOBRE A MONOCULTURA ESPORTIVA NO ENSINO DA EDUCAÇÃO FÍSICA NA ESCOLA |
title_full_unstemmed |
SOBRE A MONOCULTURA ESPORTIVA NO ENSINO DA EDUCAÇÃO FÍSICA NA ESCOLA |
title_sort |
SOBRE A MONOCULTURA ESPORTIVA NO ENSINO DA EDUCAÇÃO FÍSICA NA ESCOLA |
author |
Araújo, Samuel Nascimento de |
author_facet |
Araújo, Samuel Nascimento de Rocha, Leandro Oliveira Bossle, Fabiano |
author_role |
author |
author2 |
Rocha, Leandro Oliveira Bossle, Fabiano |
author2_role |
author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Araújo, Samuel Nascimento de Rocha, Leandro Oliveira Bossle, Fabiano |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Monocultura Esportiva Etnografia Cultura Escolar Educação Física Escolar. |
topic |
Monocultura Esportiva Etnografia Cultura Escolar Educação Física Escolar. |
description |
A partir de uma etnografia onde visamos compreender o processo de seleção dos conteúdos de três professores de Educação Física de uma escola pública gaúcha, emergem de maneira significativa o fenômeno do esporte na escola. A etnografia foi realizada em um ano letivo inteiro, de intensificada observação participante, registros em diário de campo, diálogos, entrevistas e análise de documentos. Identificamos a hegemonia de um modelo esportivista que privilegia o acesso de determinados grupos, destacando-se a formação de equipes e a representatividade da escola em eventos e a manifestação monocultural do futsal. Trata-se de uma seleção onde os estudantes, de forma arbitrária definem uma modalidade, a partir de seu gosto, e que é legitimada pelos professores, escola e comunidade. |
publishDate |
2018 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2018-12-27 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion avaliado por pares Pesquisa qualitativa: Etnografia. |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://revistas.ufg.br/fef/article/view/50175 10.5216/rpp.v21i4.50175 |
url |
https://revistas.ufg.br/fef/article/view/50175 |
identifier_str_mv |
10.5216/rpp.v21i4.50175 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://revistas.ufg.br/fef/article/view/50175/pdf |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2018 Pensar a Prática info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2018 Pensar a Prática |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Goiás |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Goiás |
dc.source.none.fl_str_mv |
Pensar a Prática; Vol. 21 No. 4 (2018) Pensar a Prática; v. 21 n. 4 (2018) 1980-6183 1415-4676 reponame:Pensar a Prática (Online) instname:Universidade Federal de Goiás (UFG) instacron:UFG |
instname_str |
Universidade Federal de Goiás (UFG) |
instacron_str |
UFG |
institution |
UFG |
reponame_str |
Pensar a Prática (Online) |
collection |
Pensar a Prática (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Pensar a Prática (Online) - Universidade Federal de Goiás (UFG) |
repository.mail.fl_str_mv |
||gabi.domi@hotmail.com |
_version_ |
1799874858863034368 |