A aula de Educação Física como "fábrica de campeões" : notas etnográficas sobre o "rachão"

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Araújo, Samuel Nascimento de
Data de Publicação: 2022
Outros Autores: Coelho, Márcio Cardoso, Borowski, Eduardo Batista Von, Rocha, Leandro Oliveira, Bossle, Fabiano
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/267034
Resumo: A fim de compreender o processo de seleção de conteúdos de três professores de Educação Física de uma escola pública gaúcha, a qual compartilha e legitima a monocultura esportiva do futsal, tendo o “rachão” como processo pedagógico e o treino a base para a formação de atletas. Realizamos uma etnografia no ano de 2015, com intenso processo analítico e reflexivo. A interpretação de que o “rachão” reforça o gosto dos estudantes e a manutenção de uma Educação Física que privilegia a formação de atletas, buscando o rendimento e eficiência, cuja intencionalidade é a formação de atletas, não se trata de desinvestimento, trata-se de ser reconhecido pelo status hegemônico, e neste contexto particular, professor bom é professor que ganha campeonato, mesmo que para isso tenha que negar outras possibilidades nas aulas de Educação Física.
id UFRGS-2_3ee5bc16f449a0ced4760952ff627d78
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/267034
network_acronym_str UFRGS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFRGS
repository_id_str
spelling Araújo, Samuel Nascimento deCoelho, Márcio CardosoBorowski, Eduardo Batista VonRocha, Leandro OliveiraBossle, Fabiano2023-11-11T03:25:31Z20221517-6096http://hdl.handle.net/10183/267034001173253A fim de compreender o processo de seleção de conteúdos de três professores de Educação Física de uma escola pública gaúcha, a qual compartilha e legitima a monocultura esportiva do futsal, tendo o “rachão” como processo pedagógico e o treino a base para a formação de atletas. Realizamos uma etnografia no ano de 2015, com intenso processo analítico e reflexivo. A interpretação de que o “rachão” reforça o gosto dos estudantes e a manutenção de uma Educação Física que privilegia a formação de atletas, buscando o rendimento e eficiência, cuja intencionalidade é a formação de atletas, não se trata de desinvestimento, trata-se de ser reconhecido pelo status hegemônico, e neste contexto particular, professor bom é professor que ganha campeonato, mesmo que para isso tenha que negar outras possibilidades nas aulas de Educação Física.In order to understand the content selection process of three Physical Education teachers from a public school in the state ofRio Grande do Sul, which shares and legitimizes the sports monoculture of futsal, with the “rachão” as a pedagogical process and training as the basis for the formation of athletes. We carried out an ethnography in 2015, with an intense analytical and reflective process. The interpretation that the “rachão” reinforces the students' taste and the maintenance of a Physical Education that favors the training of athletes, seeking performance and efficiency, intentionality is the training of athletes, it is notabout divestment, it is about to be recognized by the hegemonic status, and in this particular context, a good teacher is a teacher who wins the championship, even if he has to deny other possibilities in school Physical Education.Para comprender el proceso de selección de contenidos de tres profesores de Educación Física de una escuela pública en el estado de Rio Grande do Sul, que comparte y legitima el monocultivo deportivo del futsal, con el rachão como proceso pedagógico y la formación como base para la formación Atletas. Realizamos una etnografía en 2015, con un intenso proceso analítico y reflexivo. La interpretación de que el “rachão” refuerza el gusto delos estudiantes y el mantenimiento de una Educación Física que favorece la formación de los deportistas, buscando el rendimiento y la eficiencia, la intencionalidad es la formación de los deportistas, no se trata de desinversión, se trata de ser reconocido por el estatus hegemónico, y en este contexto particular, un buen maestro es un maestro que gana el campeonato, aunque tenga que negar otras posibilidades en las clases de Educación Física.application/pdfporRevista Corpoconsciência. Cuiabá. V. 26, n. 03, (Set./dez. 2022) p. 55–69Educação física escolarEsporteCultura escolarEtnografiaSports monocultureEthnographySchool cultureSchool Physical EducationMonocultura deportivaEtnografíaEducación Física EscolarA aula de Educação Física como "fábrica de campeões" : notas etnográficas sobre o "rachão"The physical education class as “champion factory” : ethnographic notes about the “rachão”La aula de educación física como “fábrica de campeones” : notas etnográficas sobre el “rachón”info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/otherinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001173253.pdf.txt001173253.pdf.txtExtracted Texttext/plain40402http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/267034/2/001173253.pdf.txt19f8b7757b2650140bff1b34b54700e2MD52ORIGINAL001173253.pdfTexto completoapplication/pdf215756http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/267034/1/001173253.pdf7f267427973535f0a9b5513a82432891MD5110183/2670342023-11-12 04:24:25.240665oai:www.lume.ufrgs.br:10183/267034Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2023-11-12T06:24:25Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv A aula de Educação Física como "fábrica de campeões" : notas etnográficas sobre o "rachão"
dc.title.alternative.en.fl_str_mv The physical education class as “champion factory” : ethnographic notes about the “rachão”
dc.title.alternative.es.fl_str_mv La aula de educación física como “fábrica de campeones” : notas etnográficas sobre el “rachón”
title A aula de Educação Física como "fábrica de campeões" : notas etnográficas sobre o "rachão"
spellingShingle A aula de Educação Física como "fábrica de campeões" : notas etnográficas sobre o "rachão"
Araújo, Samuel Nascimento de
Educação física escolar
Esporte
Cultura escolar
Etnografia
Sports monoculture
Ethnography
School culture
School Physical Education
Monocultura deportiva
Etnografía
Educación Física Escolar
title_short A aula de Educação Física como "fábrica de campeões" : notas etnográficas sobre o "rachão"
title_full A aula de Educação Física como "fábrica de campeões" : notas etnográficas sobre o "rachão"
title_fullStr A aula de Educação Física como "fábrica de campeões" : notas etnográficas sobre o "rachão"
title_full_unstemmed A aula de Educação Física como "fábrica de campeões" : notas etnográficas sobre o "rachão"
title_sort A aula de Educação Física como "fábrica de campeões" : notas etnográficas sobre o "rachão"
author Araújo, Samuel Nascimento de
author_facet Araújo, Samuel Nascimento de
Coelho, Márcio Cardoso
Borowski, Eduardo Batista Von
Rocha, Leandro Oliveira
Bossle, Fabiano
author_role author
author2 Coelho, Márcio Cardoso
Borowski, Eduardo Batista Von
Rocha, Leandro Oliveira
Bossle, Fabiano
author2_role author
author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Araújo, Samuel Nascimento de
Coelho, Márcio Cardoso
Borowski, Eduardo Batista Von
Rocha, Leandro Oliveira
Bossle, Fabiano
dc.subject.por.fl_str_mv Educação física escolar
Esporte
Cultura escolar
Etnografia
topic Educação física escolar
Esporte
Cultura escolar
Etnografia
Sports monoculture
Ethnography
School culture
School Physical Education
Monocultura deportiva
Etnografía
Educación Física Escolar
dc.subject.eng.fl_str_mv Sports monoculture
Ethnography
School culture
School Physical Education
dc.subject.spa.fl_str_mv Monocultura deportiva
Etnografía
Educación Física Escolar
description A fim de compreender o processo de seleção de conteúdos de três professores de Educação Física de uma escola pública gaúcha, a qual compartilha e legitima a monocultura esportiva do futsal, tendo o “rachão” como processo pedagógico e o treino a base para a formação de atletas. Realizamos uma etnografia no ano de 2015, com intenso processo analítico e reflexivo. A interpretação de que o “rachão” reforça o gosto dos estudantes e a manutenção de uma Educação Física que privilegia a formação de atletas, buscando o rendimento e eficiência, cuja intencionalidade é a formação de atletas, não se trata de desinvestimento, trata-se de ser reconhecido pelo status hegemônico, e neste contexto particular, professor bom é professor que ganha campeonato, mesmo que para isso tenha que negar outras possibilidades nas aulas de Educação Física.
publishDate 2022
dc.date.issued.fl_str_mv 2022
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2023-11-11T03:25:31Z
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/other
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/267034
dc.identifier.issn.pt_BR.fl_str_mv 1517-6096
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 001173253
identifier_str_mv 1517-6096
001173253
url http://hdl.handle.net/10183/267034
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.ispartof.pt_BR.fl_str_mv Revista Corpoconsciência. Cuiabá. V. 26, n. 03, (Set./dez. 2022) p. 55–69
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Repositório Institucional da UFRGS
collection Repositório Institucional da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/267034/2/001173253.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/267034/1/001173253.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv 19f8b7757b2650140bff1b34b54700e2
7f267427973535f0a9b5513a82432891
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1801225103476785152