A FORMAÇÃO, RELACIONADA À GESTÃO, OFERECIDA EM CURSOS DE GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO FÍSICA: UM OLHAR QUALITATIVO SOBRE CURRÍCULOS, DISCIPLINAS E EMENTAS

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Cárdenas, Alfredo Ribeiro
Data de Publicação: 2014
Outros Autores: Feuerschütte, Simone Ghisi
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Pensar a Prática (Online)
Texto Completo: https://revistas.ufg.br/fef/article/view/29921
Resumo: O objetivo deste estudo, qualitativo e descritivo, foi analisar a formação, relacionada à gestão, oferecida em cursos de graduação em Educação Física. Foi realizada análise documental de currículos, disciplinas e ementas das disciplinas relacionadas à gestão, dos cursos de bacharelado, da área, no estado de Santa Catarina. Os resultados apontam categorias temáticas identificadas nas disciplinas e ementas, e demonstram que a formação apresenta-se de maneira heterogênea nos cursos investigados. Concluiu-se que os conteúdos de gestão são importantes para a formação em Educação Física e que instituições de ensino devem considerar tais conteúdos como componentes fundamentais da formação, visto ser a gestão do esporte uma possibilidade de intervenção do futuro profissional da área.
id UFG-4_2cc4bb67ee894726d08ba674be77d398
oai_identifier_str oai:ojs.revistas.ufg.br:article/29921
network_acronym_str UFG-4
network_name_str Pensar a Prática (Online)
repository_id_str
spelling A FORMAÇÃO, RELACIONADA À GESTÃO, OFERECIDA EM CURSOS DE GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO FÍSICA: UM OLHAR QUALITATIVO SOBRE CURRÍCULOS, DISCIPLINAS E EMENTASFormaçãoGestor esportivoGestão do esporteEducação Física.O objetivo deste estudo, qualitativo e descritivo, foi analisar a formação, relacionada à gestão, oferecida em cursos de graduação em Educação Física. Foi realizada análise documental de currículos, disciplinas e ementas das disciplinas relacionadas à gestão, dos cursos de bacharelado, da área, no estado de Santa Catarina. Os resultados apontam categorias temáticas identificadas nas disciplinas e ementas, e demonstram que a formação apresenta-se de maneira heterogênea nos cursos investigados. Concluiu-se que os conteúdos de gestão são importantes para a formação em Educação Física e que instituições de ensino devem considerar tais conteúdos como componentes fundamentais da formação, visto ser a gestão do esporte uma possibilidade de intervenção do futuro profissional da área.Universidade Federal de Goiás2014-12-30info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionavaliado por paresPesquisa Qualitativa; Análise documental.application/pdfhttps://revistas.ufg.br/fef/article/view/2992110.5216/rpp.v17i4.29921Pensar a Prática; Vol. 17 No. 4 (2014)Pensar a Prática; v. 17 n. 4 (2014)1980-61831415-4676reponame:Pensar a Prática (Online)instname:Universidade Federal de Goiás (UFG)instacron:UFGporhttps://revistas.ufg.br/fef/article/view/29921/17753Cárdenas, Alfredo RibeiroFeuerschütte, Simone Ghisiinfo:eu-repo/semantics/openAccess2016-06-20T18:28:36Zoai:ojs.revistas.ufg.br:article/29921Revistahttp://www.revistas.ufg.br/index.php/fefPUBhttps://revistas.ufg.br/fef/oai||gabi.domi@hotmail.com1980-61831415-4676opendoar:2024-05-21T19:56:00.528975Pensar a Prática (Online) - Universidade Federal de Goiás (UFG)true
dc.title.none.fl_str_mv A FORMAÇÃO, RELACIONADA À GESTÃO, OFERECIDA EM CURSOS DE GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO FÍSICA: UM OLHAR QUALITATIVO SOBRE CURRÍCULOS, DISCIPLINAS E EMENTAS
title A FORMAÇÃO, RELACIONADA À GESTÃO, OFERECIDA EM CURSOS DE GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO FÍSICA: UM OLHAR QUALITATIVO SOBRE CURRÍCULOS, DISCIPLINAS E EMENTAS
spellingShingle A FORMAÇÃO, RELACIONADA À GESTÃO, OFERECIDA EM CURSOS DE GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO FÍSICA: UM OLHAR QUALITATIVO SOBRE CURRÍCULOS, DISCIPLINAS E EMENTAS
Cárdenas, Alfredo Ribeiro
Formação
Gestor esportivo
Gestão do esporte
Educação Física.
title_short A FORMAÇÃO, RELACIONADA À GESTÃO, OFERECIDA EM CURSOS DE GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO FÍSICA: UM OLHAR QUALITATIVO SOBRE CURRÍCULOS, DISCIPLINAS E EMENTAS
title_full A FORMAÇÃO, RELACIONADA À GESTÃO, OFERECIDA EM CURSOS DE GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO FÍSICA: UM OLHAR QUALITATIVO SOBRE CURRÍCULOS, DISCIPLINAS E EMENTAS
title_fullStr A FORMAÇÃO, RELACIONADA À GESTÃO, OFERECIDA EM CURSOS DE GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO FÍSICA: UM OLHAR QUALITATIVO SOBRE CURRÍCULOS, DISCIPLINAS E EMENTAS
title_full_unstemmed A FORMAÇÃO, RELACIONADA À GESTÃO, OFERECIDA EM CURSOS DE GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO FÍSICA: UM OLHAR QUALITATIVO SOBRE CURRÍCULOS, DISCIPLINAS E EMENTAS
title_sort A FORMAÇÃO, RELACIONADA À GESTÃO, OFERECIDA EM CURSOS DE GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO FÍSICA: UM OLHAR QUALITATIVO SOBRE CURRÍCULOS, DISCIPLINAS E EMENTAS
author Cárdenas, Alfredo Ribeiro
author_facet Cárdenas, Alfredo Ribeiro
Feuerschütte, Simone Ghisi
author_role author
author2 Feuerschütte, Simone Ghisi
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Cárdenas, Alfredo Ribeiro
Feuerschütte, Simone Ghisi
dc.subject.por.fl_str_mv Formação
Gestor esportivo
Gestão do esporte
Educação Física.
topic Formação
Gestor esportivo
Gestão do esporte
Educação Física.
description O objetivo deste estudo, qualitativo e descritivo, foi analisar a formação, relacionada à gestão, oferecida em cursos de graduação em Educação Física. Foi realizada análise documental de currículos, disciplinas e ementas das disciplinas relacionadas à gestão, dos cursos de bacharelado, da área, no estado de Santa Catarina. Os resultados apontam categorias temáticas identificadas nas disciplinas e ementas, e demonstram que a formação apresenta-se de maneira heterogênea nos cursos investigados. Concluiu-se que os conteúdos de gestão são importantes para a formação em Educação Física e que instituições de ensino devem considerar tais conteúdos como componentes fundamentais da formação, visto ser a gestão do esporte uma possibilidade de intervenção do futuro profissional da área.
publishDate 2014
dc.date.none.fl_str_mv 2014-12-30
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
avaliado por pares
Pesquisa Qualitativa; Análise documental.
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://revistas.ufg.br/fef/article/view/29921
10.5216/rpp.v17i4.29921
url https://revistas.ufg.br/fef/article/view/29921
identifier_str_mv 10.5216/rpp.v17i4.29921
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://revistas.ufg.br/fef/article/view/29921/17753
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Goiás
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Goiás
dc.source.none.fl_str_mv Pensar a Prática; Vol. 17 No. 4 (2014)
Pensar a Prática; v. 17 n. 4 (2014)
1980-6183
1415-4676
reponame:Pensar a Prática (Online)
instname:Universidade Federal de Goiás (UFG)
instacron:UFG
instname_str Universidade Federal de Goiás (UFG)
instacron_str UFG
institution UFG
reponame_str Pensar a Prática (Online)
collection Pensar a Prática (Online)
repository.name.fl_str_mv Pensar a Prática (Online) - Universidade Federal de Goiás (UFG)
repository.mail.fl_str_mv ||gabi.domi@hotmail.com
_version_ 1799874857571188736