A FORMAÇÃO, RELACIONADA À GESTÃO, OFERECIDA EM CURSOS DE GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO FÍSICA: UM OLHAR QUALITATIVO SOBRE CURRÍCULOS, DISCIPLINAS E EMENTAS
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2014 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Pensar a Prática (Online) |
Texto Completo: | https://revistas.ufg.br/fef/article/view/29921 |
Resumo: | O objetivo deste estudo, qualitativo e descritivo, foi analisar a formação, relacionada à gestão, oferecida em cursos de graduação em Educação Física. Foi realizada análise documental de currículos, disciplinas e ementas das disciplinas relacionadas à gestão, dos cursos de bacharelado, da área, no estado de Santa Catarina. Os resultados apontam categorias temáticas identificadas nas disciplinas e ementas, e demonstram que a formação apresenta-se de maneira heterogênea nos cursos investigados. Concluiu-se que os conteúdos de gestão são importantes para a formação em Educação Física e que instituições de ensino devem considerar tais conteúdos como componentes fundamentais da formação, visto ser a gestão do esporte uma possibilidade de intervenção do futuro profissional da área. |
id |
UFG-4_2cc4bb67ee894726d08ba674be77d398 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.revistas.ufg.br:article/29921 |
network_acronym_str |
UFG-4 |
network_name_str |
Pensar a Prática (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
A FORMAÇÃO, RELACIONADA À GESTÃO, OFERECIDA EM CURSOS DE GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO FÍSICA: UM OLHAR QUALITATIVO SOBRE CURRÍCULOS, DISCIPLINAS E EMENTASFormaçãoGestor esportivoGestão do esporteEducação Física.O objetivo deste estudo, qualitativo e descritivo, foi analisar a formação, relacionada à gestão, oferecida em cursos de graduação em Educação Física. Foi realizada análise documental de currículos, disciplinas e ementas das disciplinas relacionadas à gestão, dos cursos de bacharelado, da área, no estado de Santa Catarina. Os resultados apontam categorias temáticas identificadas nas disciplinas e ementas, e demonstram que a formação apresenta-se de maneira heterogênea nos cursos investigados. Concluiu-se que os conteúdos de gestão são importantes para a formação em Educação Física e que instituições de ensino devem considerar tais conteúdos como componentes fundamentais da formação, visto ser a gestão do esporte uma possibilidade de intervenção do futuro profissional da área.Universidade Federal de Goiás2014-12-30info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionavaliado por paresPesquisa Qualitativa; Análise documental.application/pdfhttps://revistas.ufg.br/fef/article/view/2992110.5216/rpp.v17i4.29921Pensar a Prática; Vol. 17 No. 4 (2014)Pensar a Prática; v. 17 n. 4 (2014)1980-61831415-4676reponame:Pensar a Prática (Online)instname:Universidade Federal de Goiás (UFG)instacron:UFGporhttps://revistas.ufg.br/fef/article/view/29921/17753Cárdenas, Alfredo RibeiroFeuerschütte, Simone Ghisiinfo:eu-repo/semantics/openAccess2016-06-20T18:28:36Zoai:ojs.revistas.ufg.br:article/29921Revistahttp://www.revistas.ufg.br/index.php/fefPUBhttps://revistas.ufg.br/fef/oai||gabi.domi@hotmail.com1980-61831415-4676opendoar:2024-05-21T19:56:00.528975Pensar a Prática (Online) - Universidade Federal de Goiás (UFG)true |
dc.title.none.fl_str_mv |
A FORMAÇÃO, RELACIONADA À GESTÃO, OFERECIDA EM CURSOS DE GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO FÍSICA: UM OLHAR QUALITATIVO SOBRE CURRÍCULOS, DISCIPLINAS E EMENTAS |
title |
A FORMAÇÃO, RELACIONADA À GESTÃO, OFERECIDA EM CURSOS DE GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO FÍSICA: UM OLHAR QUALITATIVO SOBRE CURRÍCULOS, DISCIPLINAS E EMENTAS |
spellingShingle |
A FORMAÇÃO, RELACIONADA À GESTÃO, OFERECIDA EM CURSOS DE GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO FÍSICA: UM OLHAR QUALITATIVO SOBRE CURRÍCULOS, DISCIPLINAS E EMENTAS Cárdenas, Alfredo Ribeiro Formação Gestor esportivo Gestão do esporte Educação Física. |
title_short |
A FORMAÇÃO, RELACIONADA À GESTÃO, OFERECIDA EM CURSOS DE GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO FÍSICA: UM OLHAR QUALITATIVO SOBRE CURRÍCULOS, DISCIPLINAS E EMENTAS |
title_full |
A FORMAÇÃO, RELACIONADA À GESTÃO, OFERECIDA EM CURSOS DE GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO FÍSICA: UM OLHAR QUALITATIVO SOBRE CURRÍCULOS, DISCIPLINAS E EMENTAS |
title_fullStr |
A FORMAÇÃO, RELACIONADA À GESTÃO, OFERECIDA EM CURSOS DE GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO FÍSICA: UM OLHAR QUALITATIVO SOBRE CURRÍCULOS, DISCIPLINAS E EMENTAS |
title_full_unstemmed |
A FORMAÇÃO, RELACIONADA À GESTÃO, OFERECIDA EM CURSOS DE GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO FÍSICA: UM OLHAR QUALITATIVO SOBRE CURRÍCULOS, DISCIPLINAS E EMENTAS |
title_sort |
A FORMAÇÃO, RELACIONADA À GESTÃO, OFERECIDA EM CURSOS DE GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO FÍSICA: UM OLHAR QUALITATIVO SOBRE CURRÍCULOS, DISCIPLINAS E EMENTAS |
author |
Cárdenas, Alfredo Ribeiro |
author_facet |
Cárdenas, Alfredo Ribeiro Feuerschütte, Simone Ghisi |
author_role |
author |
author2 |
Feuerschütte, Simone Ghisi |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Cárdenas, Alfredo Ribeiro Feuerschütte, Simone Ghisi |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Formação Gestor esportivo Gestão do esporte Educação Física. |
topic |
Formação Gestor esportivo Gestão do esporte Educação Física. |
description |
O objetivo deste estudo, qualitativo e descritivo, foi analisar a formação, relacionada à gestão, oferecida em cursos de graduação em Educação Física. Foi realizada análise documental de currículos, disciplinas e ementas das disciplinas relacionadas à gestão, dos cursos de bacharelado, da área, no estado de Santa Catarina. Os resultados apontam categorias temáticas identificadas nas disciplinas e ementas, e demonstram que a formação apresenta-se de maneira heterogênea nos cursos investigados. Concluiu-se que os conteúdos de gestão são importantes para a formação em Educação Física e que instituições de ensino devem considerar tais conteúdos como componentes fundamentais da formação, visto ser a gestão do esporte uma possibilidade de intervenção do futuro profissional da área. |
publishDate |
2014 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2014-12-30 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion avaliado por pares Pesquisa Qualitativa; Análise documental. |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://revistas.ufg.br/fef/article/view/29921 10.5216/rpp.v17i4.29921 |
url |
https://revistas.ufg.br/fef/article/view/29921 |
identifier_str_mv |
10.5216/rpp.v17i4.29921 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://revistas.ufg.br/fef/article/view/29921/17753 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Goiás |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Goiás |
dc.source.none.fl_str_mv |
Pensar a Prática; Vol. 17 No. 4 (2014) Pensar a Prática; v. 17 n. 4 (2014) 1980-6183 1415-4676 reponame:Pensar a Prática (Online) instname:Universidade Federal de Goiás (UFG) instacron:UFG |
instname_str |
Universidade Federal de Goiás (UFG) |
instacron_str |
UFG |
institution |
UFG |
reponame_str |
Pensar a Prática (Online) |
collection |
Pensar a Prática (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Pensar a Prática (Online) - Universidade Federal de Goiás (UFG) |
repository.mail.fl_str_mv |
||gabi.domi@hotmail.com |
_version_ |
1799874857571188736 |