BARREIRAS FÍSICAS E O ACESSO ÀS AULAS DE EDUCAÇÃO FÍSICA
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2014 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Pensar a Prática (Online) |
Texto Completo: | https://revistas.ufg.br/fef/article/view/23907 |
Resumo: | O conceito “inclusão” tem sido amplamente discutido, mas para que se torne realidade necessita que toda a sociedade se adapte. O objetivo deste estudo foi descrever a situação das barreiras físicas existentes em escolas de um município do Estado de São Paulo, com relação ao ambiente pedagógico destinado às aulas de Educação Física (EF). Foram observados ambientes de 29 escolas. A coleta de dados se deu através de um protocolo de observação. Os resultados demonstraram que apenas 13% das escolas permitem que a pessoa com deficiência física (PDF) se locomova em seu interior sem auxílio, sendo apenas três, às que possuem rotas alternativas de acesso, e ainda, 90% delas não possuem condições físicas mínimas para oferecer à PDF um convívio adequação no contexto das aulas de EF. |
id |
UFG-4_2ce43d4eef52dbf781df1c4c6767469f |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.revistas.ufg.br:article/23907 |
network_acronym_str |
UFG-4 |
network_name_str |
Pensar a Prática (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
BARREIRAS FÍSICAS E O ACESSO ÀS AULAS DE EDUCAÇÃO FÍSICADeficiência FísicaAcessibilidadeEducação FísicaBarreiras FísicasAcessibilidadeO conceito “inclusão” tem sido amplamente discutido, mas para que se torne realidade necessita que toda a sociedade se adapte. O objetivo deste estudo foi descrever a situação das barreiras físicas existentes em escolas de um município do Estado de São Paulo, com relação ao ambiente pedagógico destinado às aulas de Educação Física (EF). Foram observados ambientes de 29 escolas. A coleta de dados se deu através de um protocolo de observação. Os resultados demonstraram que apenas 13% das escolas permitem que a pessoa com deficiência física (PDF) se locomova em seu interior sem auxílio, sendo apenas três, às que possuem rotas alternativas de acesso, e ainda, 90% delas não possuem condições físicas mínimas para oferecer à PDF um convívio adequação no contexto das aulas de EF.Universidade Federal de Goiás2014-06-30info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionavaliado por paresPesquisa Quantitativaapplication/pdfhttps://revistas.ufg.br/fef/article/view/2390710.5216/rpp.v17i2.23907Pensar a Prática; Vol. 17 No. 2 (2014)Pensar a Prática; v. 17 n. 2 (2014)1980-61831415-4676reponame:Pensar a Prática (Online)instname:Universidade Federal de Goiás (UFG)instacron:UFGporhttps://revistas.ufg.br/fef/article/view/23907/16741Miron, Edison MartinsCosta, Maria da Piedade Resende dainfo:eu-repo/semantics/openAccess2016-06-20T18:26:46Zoai:ojs.revistas.ufg.br:article/23907Revistahttp://www.revistas.ufg.br/index.php/fefPUBhttps://revistas.ufg.br/fef/oai||gabi.domi@hotmail.com1980-61831415-4676opendoar:2024-05-21T19:55:55.926979Pensar a Prática (Online) - Universidade Federal de Goiás (UFG)true |
dc.title.none.fl_str_mv |
BARREIRAS FÍSICAS E O ACESSO ÀS AULAS DE EDUCAÇÃO FÍSICA |
title |
BARREIRAS FÍSICAS E O ACESSO ÀS AULAS DE EDUCAÇÃO FÍSICA |
spellingShingle |
BARREIRAS FÍSICAS E O ACESSO ÀS AULAS DE EDUCAÇÃO FÍSICA Miron, Edison Martins Deficiência Física Acessibilidade Educação Física Barreiras Físicas Acessibilidade |
title_short |
BARREIRAS FÍSICAS E O ACESSO ÀS AULAS DE EDUCAÇÃO FÍSICA |
title_full |
BARREIRAS FÍSICAS E O ACESSO ÀS AULAS DE EDUCAÇÃO FÍSICA |
title_fullStr |
BARREIRAS FÍSICAS E O ACESSO ÀS AULAS DE EDUCAÇÃO FÍSICA |
title_full_unstemmed |
BARREIRAS FÍSICAS E O ACESSO ÀS AULAS DE EDUCAÇÃO FÍSICA |
title_sort |
BARREIRAS FÍSICAS E O ACESSO ÀS AULAS DE EDUCAÇÃO FÍSICA |
author |
Miron, Edison Martins |
author_facet |
Miron, Edison Martins Costa, Maria da Piedade Resende da |
author_role |
author |
author2 |
Costa, Maria da Piedade Resende da |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Miron, Edison Martins Costa, Maria da Piedade Resende da |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Deficiência Física Acessibilidade Educação Física Barreiras Físicas Acessibilidade |
topic |
Deficiência Física Acessibilidade Educação Física Barreiras Físicas Acessibilidade |
description |
O conceito “inclusão” tem sido amplamente discutido, mas para que se torne realidade necessita que toda a sociedade se adapte. O objetivo deste estudo foi descrever a situação das barreiras físicas existentes em escolas de um município do Estado de São Paulo, com relação ao ambiente pedagógico destinado às aulas de Educação Física (EF). Foram observados ambientes de 29 escolas. A coleta de dados se deu através de um protocolo de observação. Os resultados demonstraram que apenas 13% das escolas permitem que a pessoa com deficiência física (PDF) se locomova em seu interior sem auxílio, sendo apenas três, às que possuem rotas alternativas de acesso, e ainda, 90% delas não possuem condições físicas mínimas para oferecer à PDF um convívio adequação no contexto das aulas de EF. |
publishDate |
2014 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2014-06-30 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion avaliado por pares Pesquisa Quantitativa |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://revistas.ufg.br/fef/article/view/23907 10.5216/rpp.v17i2.23907 |
url |
https://revistas.ufg.br/fef/article/view/23907 |
identifier_str_mv |
10.5216/rpp.v17i2.23907 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://revistas.ufg.br/fef/article/view/23907/16741 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Goiás |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Goiás |
dc.source.none.fl_str_mv |
Pensar a Prática; Vol. 17 No. 2 (2014) Pensar a Prática; v. 17 n. 2 (2014) 1980-6183 1415-4676 reponame:Pensar a Prática (Online) instname:Universidade Federal de Goiás (UFG) instacron:UFG |
instname_str |
Universidade Federal de Goiás (UFG) |
instacron_str |
UFG |
institution |
UFG |
reponame_str |
Pensar a Prática (Online) |
collection |
Pensar a Prática (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Pensar a Prática (Online) - Universidade Federal de Goiás (UFG) |
repository.mail.fl_str_mv |
||gabi.domi@hotmail.com |
_version_ |
1799874857476816896 |