BARREIRAS FÍSICAS E O ACESSO ÀS AULAS DE EDUCAÇÃO FÍSICA

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Miron, Edison Martins
Data de Publicação: 2014
Outros Autores: Costa, Maria da Piedade Resende da
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Pensar a Prática (Online)
Texto Completo: https://revistas.ufg.br/fef/article/view/23907
Resumo: O conceito “inclusão” tem sido amplamente discutido, mas para que se torne realidade necessita que toda a sociedade se adapte. O objetivo deste estudo foi descrever a situação das barreiras físicas existentes em escolas de um município do Estado de São Paulo, com relação ao ambiente pedagógico destinado às aulas de Educação Física (EF). Foram observados ambientes de 29 escolas. A coleta de dados se deu através de um protocolo de observação. Os resultados demonstraram que apenas 13% das escolas permitem que a pessoa com deficiência física (PDF) se locomova em seu interior sem auxílio, sendo apenas três, às que possuem rotas alternativas de acesso, e ainda, 90% delas não possuem condições físicas mínimas para oferecer à PDF um convívio adequação no contexto das aulas de EF.
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