FINANCIAMENTO PÚBLICO NO ESPORTE: OS REPASSES DO ESTADO DE SANTA CATARINA PARA PROJETOS NA MESORREGIÃO GRANDE FLORIANÓPOLIS (2007-2014)
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2018 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Pensar a Prática (Online) |
Texto Completo: | https://revistas.ufg.br/fef/article/view/46064 |
Resumo: | Este artigo propõe uma leitura dos repasses do fundo estadual de esporte de Santa Catarina (FUNDESPORTE) para a mesorregião Grande Florianópolis. Mais especificamente, busca-se caracterizar a demanda de propostas submetidas e aprovadas com esses recursos, considerando sua divisão por ano, para os diferentes programas e para os tipos de entidades favorecidas, no período de 2007 a 2014. Em diálogo com a literatura nacional no assunto, destaca-se que: essa mesorregião é privilegiada, em comparação aos números populacionais e econômicos no estado; houve uma prioridade de submissão e maior volume de recursos para atletas ou equipes, infraestrutura e eventos; entidades privadas e pessoas físicas submetem mais propostas, sendo que essa demanda rege, até certo ponto, as finalidades dessa política.This article proposes an interpretation on the transferrings from the Santa Catarina state sport fund (FUNDESPORTE) to the mesoregion of Grande Florianópolis. Especifically, it characterizes the demand on the submitted and approved proposals, considering the division by year, according to the different programs and the types of organizations between 2007 and 2014. Through a dialogue with the Brazilian literature, it is highlighted: the mesoregion is privileged statewise, compared to its population and economy; higher demand on proposals and more resources were given to athletes or teams, facilities and events; private organizations and individuals sent more proposals, whereas this demand rules the objectives of this policy.El artículo propone una lectura de los envíos de recursos desde el fundo de deporte del estado de Santa Catarina (FUNDESPORTE) para la mesorregión Grande Florianópolis. Específicamente, él caracteriza la demanda de propuestas sometidas y aprobadas, considerando la división por año, por los distintos programas y por los tipos de organizaciones de 2007 hasta 2014. En un diálogo con la literatura brasileña, se resalta: esa mesorregión es privilegiada en comparación con su población y economía en el estado; hay una mayor demanda de propuestas y más recursos son enviados para atletas o equipos, infraestructura y eventos; organizaciones privadas e individuos envían más propuestas, las cuales reglan los objetivos de la política. |
id |
UFG-4_3623511da96fa01869cd8f7282ceb83d |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.revistas.ufg.br:article/46064 |
network_acronym_str |
UFG-4 |
network_name_str |
Pensar a Prática (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
FINANCIAMENTO PÚBLICO NO ESPORTE: OS REPASSES DO ESTADO DE SANTA CATARINA PARA PROJETOS NA MESORREGIÃO GRANDE FLORIANÓPOLIS (2007-2014)EsportesPolíticas públicasFinanciamento.Educação FísicaEste artigo propõe uma leitura dos repasses do fundo estadual de esporte de Santa Catarina (FUNDESPORTE) para a mesorregião Grande Florianópolis. Mais especificamente, busca-se caracterizar a demanda de propostas submetidas e aprovadas com esses recursos, considerando sua divisão por ano, para os diferentes programas e para os tipos de entidades favorecidas, no período de 2007 a 2014. Em diálogo com a literatura nacional no assunto, destaca-se que: essa mesorregião é privilegiada, em comparação aos números populacionais e econômicos no estado; houve uma prioridade de submissão e maior volume de recursos para atletas ou equipes, infraestrutura e eventos; entidades privadas e pessoas físicas submetem mais propostas, sendo que essa demanda rege, até certo ponto, as finalidades dessa política.This article proposes an interpretation on the transferrings from the Santa Catarina state sport fund (FUNDESPORTE) to the mesoregion of Grande Florianópolis. Especifically, it characterizes the demand on the submitted and approved proposals, considering the division by year, according to the different programs and the types of organizations between 2007 and 2014. Through a dialogue with the Brazilian literature, it is highlighted: the mesoregion is privileged statewise, compared to its population and economy; higher demand on proposals and more resources were given to athletes or teams, facilities and events; private organizations and individuals sent more proposals, whereas this demand rules the objectives of this policy.El artículo propone una lectura de los envíos de recursos desde el fundo de deporte del estado de Santa Catarina (FUNDESPORTE) para la mesorregión Grande Florianópolis. Específicamente, él caracteriza la demanda de propuestas sometidas y aprobadas, considerando la división por año, por los distintos programas y por los tipos de organizaciones de 2007 hasta 2014. En un diálogo con la literatura brasileña, se resalta: esa mesorregión es privilegiada en comparación con su población y economía en el estado; hay una mayor demanda de propuestas y más recursos son enviados para atletas o equipos, infraestructura y eventos; organizaciones privadas e individuos envían más propuestas, las cuales reglan los objetivos de la política.Universidade Federal de Goiás2018-06-29info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionavaliado por paresPesquisa quantitativaapplication/pdfhttps://revistas.ufg.br/fef/article/view/4606410.5216/rpp.v21i2.46064Pensar a Prática; Vol. 21 No. 2 (2018)Pensar a Prática; v. 21 n. 2 (2018)1980-61831415-4676reponame:Pensar a Prática (Online)instname:Universidade Federal de Goiás (UFG)instacron:UFGporhttps://revistas.ufg.br/fef/article/view/46064/pdfCopyright (c) 2018 Pensar a Práticainfo:eu-repo/semantics/openAccessQuinaud, Ricardo Teixeirade Almeida, Bárbara Schausteck2024-01-18T15:58:13Zoai:ojs.revistas.ufg.br:article/46064Revistahttp://www.revistas.ufg.br/index.php/fefPUBhttps://revistas.ufg.br/fef/oai||gabi.domi@hotmail.com1980-61831415-4676opendoar:2024-05-21T19:56:18.368898Pensar a Prática (Online) - Universidade Federal de Goiás (UFG)true |
dc.title.none.fl_str_mv |
FINANCIAMENTO PÚBLICO NO ESPORTE: OS REPASSES DO ESTADO DE SANTA CATARINA PARA PROJETOS NA MESORREGIÃO GRANDE FLORIANÓPOLIS (2007-2014) |
title |
FINANCIAMENTO PÚBLICO NO ESPORTE: OS REPASSES DO ESTADO DE SANTA CATARINA PARA PROJETOS NA MESORREGIÃO GRANDE FLORIANÓPOLIS (2007-2014) |
spellingShingle |
FINANCIAMENTO PÚBLICO NO ESPORTE: OS REPASSES DO ESTADO DE SANTA CATARINA PARA PROJETOS NA MESORREGIÃO GRANDE FLORIANÓPOLIS (2007-2014) Quinaud, Ricardo Teixeira Esportes Políticas públicas Financiamento. Educação Física |
title_short |
FINANCIAMENTO PÚBLICO NO ESPORTE: OS REPASSES DO ESTADO DE SANTA CATARINA PARA PROJETOS NA MESORREGIÃO GRANDE FLORIANÓPOLIS (2007-2014) |
title_full |
FINANCIAMENTO PÚBLICO NO ESPORTE: OS REPASSES DO ESTADO DE SANTA CATARINA PARA PROJETOS NA MESORREGIÃO GRANDE FLORIANÓPOLIS (2007-2014) |
title_fullStr |
FINANCIAMENTO PÚBLICO NO ESPORTE: OS REPASSES DO ESTADO DE SANTA CATARINA PARA PROJETOS NA MESORREGIÃO GRANDE FLORIANÓPOLIS (2007-2014) |
title_full_unstemmed |
FINANCIAMENTO PÚBLICO NO ESPORTE: OS REPASSES DO ESTADO DE SANTA CATARINA PARA PROJETOS NA MESORREGIÃO GRANDE FLORIANÓPOLIS (2007-2014) |
title_sort |
FINANCIAMENTO PÚBLICO NO ESPORTE: OS REPASSES DO ESTADO DE SANTA CATARINA PARA PROJETOS NA MESORREGIÃO GRANDE FLORIANÓPOLIS (2007-2014) |
author |
Quinaud, Ricardo Teixeira |
author_facet |
Quinaud, Ricardo Teixeira de Almeida, Bárbara Schausteck |
author_role |
author |
author2 |
de Almeida, Bárbara Schausteck |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Quinaud, Ricardo Teixeira de Almeida, Bárbara Schausteck |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Esportes Políticas públicas Financiamento. Educação Física |
topic |
Esportes Políticas públicas Financiamento. Educação Física |
description |
Este artigo propõe uma leitura dos repasses do fundo estadual de esporte de Santa Catarina (FUNDESPORTE) para a mesorregião Grande Florianópolis. Mais especificamente, busca-se caracterizar a demanda de propostas submetidas e aprovadas com esses recursos, considerando sua divisão por ano, para os diferentes programas e para os tipos de entidades favorecidas, no período de 2007 a 2014. Em diálogo com a literatura nacional no assunto, destaca-se que: essa mesorregião é privilegiada, em comparação aos números populacionais e econômicos no estado; houve uma prioridade de submissão e maior volume de recursos para atletas ou equipes, infraestrutura e eventos; entidades privadas e pessoas físicas submetem mais propostas, sendo que essa demanda rege, até certo ponto, as finalidades dessa política.This article proposes an interpretation on the transferrings from the Santa Catarina state sport fund (FUNDESPORTE) to the mesoregion of Grande Florianópolis. Especifically, it characterizes the demand on the submitted and approved proposals, considering the division by year, according to the different programs and the types of organizations between 2007 and 2014. Through a dialogue with the Brazilian literature, it is highlighted: the mesoregion is privileged statewise, compared to its population and economy; higher demand on proposals and more resources were given to athletes or teams, facilities and events; private organizations and individuals sent more proposals, whereas this demand rules the objectives of this policy.El artículo propone una lectura de los envíos de recursos desde el fundo de deporte del estado de Santa Catarina (FUNDESPORTE) para la mesorregión Grande Florianópolis. Específicamente, él caracteriza la demanda de propuestas sometidas y aprobadas, considerando la división por año, por los distintos programas y por los tipos de organizaciones de 2007 hasta 2014. En un diálogo con la literatura brasileña, se resalta: esa mesorregión es privilegiada en comparación con su población y economía en el estado; hay una mayor demanda de propuestas y más recursos son enviados para atletas o equipos, infraestructura y eventos; organizaciones privadas e individuos envían más propuestas, las cuales reglan los objetivos de la política. |
publishDate |
2018 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2018-06-29 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion avaliado por pares Pesquisa quantitativa |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://revistas.ufg.br/fef/article/view/46064 10.5216/rpp.v21i2.46064 |
url |
https://revistas.ufg.br/fef/article/view/46064 |
identifier_str_mv |
10.5216/rpp.v21i2.46064 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://revistas.ufg.br/fef/article/view/46064/pdf |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2018 Pensar a Prática info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2018 Pensar a Prática |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Goiás |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Goiás |
dc.source.none.fl_str_mv |
Pensar a Prática; Vol. 21 No. 2 (2018) Pensar a Prática; v. 21 n. 2 (2018) 1980-6183 1415-4676 reponame:Pensar a Prática (Online) instname:Universidade Federal de Goiás (UFG) instacron:UFG |
instname_str |
Universidade Federal de Goiás (UFG) |
instacron_str |
UFG |
institution |
UFG |
reponame_str |
Pensar a Prática (Online) |
collection |
Pensar a Prática (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Pensar a Prática (Online) - Universidade Federal de Goiás (UFG) |
repository.mail.fl_str_mv |
||gabi.domi@hotmail.com |
_version_ |
1799874858798022656 |