A DINÂMICA, OS PRINCIPAIS PROBLEMAS E AS QUALIDADES NO DESENVOLVIMENTO DE UM CURSO DE LICENCIATURA EM EDUCAÇÃO FÍSICA NA MODALIDADE A DISTÂNCIA
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2015 |
Outros Autores: | , , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Pensar a Prática (Online) |
Texto Completo: | https://revistas.ufg.br/fef/article/view/34504 |
Resumo: | A pesquisa buscou compreender como um Curso de Licenciatura em Educação Física na modalidade a distância vem sendo desenvolvido. A metodologia foi o estudo de caso através da análise do PPC e de 16 entrevistas semiestruturadas. O curso em questão apresentou uma estrutura em fase de consolidação com experiências didático-pedagógicas em nível inicial e em fase de experimentação. Destacam-se como problemas a falta de estrutura dos Polos, o não domínio das tecnologias e informação e comunicação - TIC e a intensificação do trabalho docente. Como principais qualidades extrai-se a autonomia, o letramento digital, a flexibilidade de horário, a democratização do acesso ao ensino superior e a melhoria da comunicação. |
id |
UFG-4_37d98ee8d383c5406667f930e2d88ce0 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.revistas.ufg.br:article/34504 |
network_acronym_str |
UFG-4 |
network_name_str |
Pensar a Prática (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
A DINÂMICA, OS PRINCIPAIS PROBLEMAS E AS QUALIDADES NO DESENVOLVIMENTO DE UM CURSO DE LICENCIATURA EM EDUCAÇÃO FÍSICA NA MODALIDADE A DISTÂNCIAFormação de professoresEducação a distânciaEducação Física.Educação a DistânciaA pesquisa buscou compreender como um Curso de Licenciatura em Educação Física na modalidade a distância vem sendo desenvolvido. A metodologia foi o estudo de caso através da análise do PPC e de 16 entrevistas semiestruturadas. O curso em questão apresentou uma estrutura em fase de consolidação com experiências didático-pedagógicas em nível inicial e em fase de experimentação. Destacam-se como problemas a falta de estrutura dos Polos, o não domínio das tecnologias e informação e comunicação - TIC e a intensificação do trabalho docente. Como principais qualidades extrai-se a autonomia, o letramento digital, a flexibilidade de horário, a democratização do acesso ao ensino superior e a melhoria da comunicação.Universidade Federal de Goiás2015-09-30info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionavaliado por paresPesquisa Qualitativa; Pesquisa Descritivo-exploratória;application/pdfhttps://revistas.ufg.br/fef/article/view/3450410.5216/rpp.v18i3.34504Pensar a Prática; Vol. 18 No. 3 (2015)Pensar a Prática; v. 18 n. 3 (2015)1980-61831415-4676reponame:Pensar a Prática (Online)instname:Universidade Federal de Goiás (UFG)instacron:UFGporhttps://revistas.ufg.br/fef/article/view/34504/19042Lazzarotti Filho, AriCruvinel, FernandaSilva, Ana MárciaSilva, Margarete Zambeli daAlmeida, Guenther Carlos Feitosa deinfo:eu-repo/semantics/openAccess2016-03-22T14:32:28Zoai:ojs.revistas.ufg.br:article/34504Revistahttp://www.revistas.ufg.br/index.php/fefPUBhttps://revistas.ufg.br/fef/oai||gabi.domi@hotmail.com1980-61831415-4676opendoar:2024-05-21T19:56:05.545481Pensar a Prática (Online) - Universidade Federal de Goiás (UFG)true |
dc.title.none.fl_str_mv |
A DINÂMICA, OS PRINCIPAIS PROBLEMAS E AS QUALIDADES NO DESENVOLVIMENTO DE UM CURSO DE LICENCIATURA EM EDUCAÇÃO FÍSICA NA MODALIDADE A DISTÂNCIA |
title |
A DINÂMICA, OS PRINCIPAIS PROBLEMAS E AS QUALIDADES NO DESENVOLVIMENTO DE UM CURSO DE LICENCIATURA EM EDUCAÇÃO FÍSICA NA MODALIDADE A DISTÂNCIA |
spellingShingle |
A DINÂMICA, OS PRINCIPAIS PROBLEMAS E AS QUALIDADES NO DESENVOLVIMENTO DE UM CURSO DE LICENCIATURA EM EDUCAÇÃO FÍSICA NA MODALIDADE A DISTÂNCIA Lazzarotti Filho, Ari Formação de professores Educação a distância Educação Física. Educação a Distância |
title_short |
A DINÂMICA, OS PRINCIPAIS PROBLEMAS E AS QUALIDADES NO DESENVOLVIMENTO DE UM CURSO DE LICENCIATURA EM EDUCAÇÃO FÍSICA NA MODALIDADE A DISTÂNCIA |
title_full |
A DINÂMICA, OS PRINCIPAIS PROBLEMAS E AS QUALIDADES NO DESENVOLVIMENTO DE UM CURSO DE LICENCIATURA EM EDUCAÇÃO FÍSICA NA MODALIDADE A DISTÂNCIA |
title_fullStr |
A DINÂMICA, OS PRINCIPAIS PROBLEMAS E AS QUALIDADES NO DESENVOLVIMENTO DE UM CURSO DE LICENCIATURA EM EDUCAÇÃO FÍSICA NA MODALIDADE A DISTÂNCIA |
title_full_unstemmed |
A DINÂMICA, OS PRINCIPAIS PROBLEMAS E AS QUALIDADES NO DESENVOLVIMENTO DE UM CURSO DE LICENCIATURA EM EDUCAÇÃO FÍSICA NA MODALIDADE A DISTÂNCIA |
title_sort |
A DINÂMICA, OS PRINCIPAIS PROBLEMAS E AS QUALIDADES NO DESENVOLVIMENTO DE UM CURSO DE LICENCIATURA EM EDUCAÇÃO FÍSICA NA MODALIDADE A DISTÂNCIA |
author |
Lazzarotti Filho, Ari |
author_facet |
Lazzarotti Filho, Ari Cruvinel, Fernanda Silva, Ana Márcia Silva, Margarete Zambeli da Almeida, Guenther Carlos Feitosa de |
author_role |
author |
author2 |
Cruvinel, Fernanda Silva, Ana Márcia Silva, Margarete Zambeli da Almeida, Guenther Carlos Feitosa de |
author2_role |
author author author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Lazzarotti Filho, Ari Cruvinel, Fernanda Silva, Ana Márcia Silva, Margarete Zambeli da Almeida, Guenther Carlos Feitosa de |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Formação de professores Educação a distância Educação Física. Educação a Distância |
topic |
Formação de professores Educação a distância Educação Física. Educação a Distância |
description |
A pesquisa buscou compreender como um Curso de Licenciatura em Educação Física na modalidade a distância vem sendo desenvolvido. A metodologia foi o estudo de caso através da análise do PPC e de 16 entrevistas semiestruturadas. O curso em questão apresentou uma estrutura em fase de consolidação com experiências didático-pedagógicas em nível inicial e em fase de experimentação. Destacam-se como problemas a falta de estrutura dos Polos, o não domínio das tecnologias e informação e comunicação - TIC e a intensificação do trabalho docente. Como principais qualidades extrai-se a autonomia, o letramento digital, a flexibilidade de horário, a democratização do acesso ao ensino superior e a melhoria da comunicação. |
publishDate |
2015 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2015-09-30 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion avaliado por pares Pesquisa Qualitativa; Pesquisa Descritivo-exploratória; |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://revistas.ufg.br/fef/article/view/34504 10.5216/rpp.v18i3.34504 |
url |
https://revistas.ufg.br/fef/article/view/34504 |
identifier_str_mv |
10.5216/rpp.v18i3.34504 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://revistas.ufg.br/fef/article/view/34504/19042 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Goiás |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Goiás |
dc.source.none.fl_str_mv |
Pensar a Prática; Vol. 18 No. 3 (2015) Pensar a Prática; v. 18 n. 3 (2015) 1980-6183 1415-4676 reponame:Pensar a Prática (Online) instname:Universidade Federal de Goiás (UFG) instacron:UFG |
instname_str |
Universidade Federal de Goiás (UFG) |
instacron_str |
UFG |
institution |
UFG |
reponame_str |
Pensar a Prática (Online) |
collection |
Pensar a Prática (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Pensar a Prática (Online) - Universidade Federal de Goiás (UFG) |
repository.mail.fl_str_mv |
||gabi.domi@hotmail.com |
_version_ |
1799874857967550464 |