Percepção discente sobre a Licenciatura em Matemática na modalidade a distância.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Tonini, Adriana Maria
Data de Publicação: 2013
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFOP
Texto Completo: http://www.repositorio.ufop.br/handle/123456789/3806
http://dx.doi.org/10.5007/1981-1322.2013v8n2p162
Resumo: A educação a distância tem sido uma estratégia largamente utilizada pelo Ministério da Educação a fim de viabilizar a formação de professores da educação básica em todo o país. Nesse contexto, a Licenciatura em Matemática ofertada pelo Centro de Educação Aberta e a Distância da Universidade Federal de Ouro Preto para diversas regiões de Minas Gerais e de outros estados pretende formar professores para atuar na educação básica da rede pública. Além disso, contribuir para aperfeiçoar o uso das novas tecnologias de informação e comunicação e sua leitura crítica no âmbito escolar. Assim, apresenta-se neste trabalho a avaliação realizada com 139 alunos do referido curso, na busca de sua percepção sobre a formação, em 10 Polos de Apoio Presencial. Essa avaliação foi realizada no período de 2009 e 2012 com uma amostra aleatória de alunos que se dispuseram a responder, sem obrigatoriedade de participação. Usou-se um questionário de pesquisa de opinião e todas as respostas analisadas foram apresentadas em gráficos para melhor visualização e interpretação dos resultados2. As respostas dos alunos levam a concluir que eles, de maneira geral, estão reconhecendo importância da educação a distância e que, portanto, o projeto do governo de viabilizar a formação de professores da educação básica em todo o país caminha a passos largos.
id UFOP_c5c7a995a728f3342cd5bb52ba06c52d
oai_identifier_str oai:repositorio.ufop.br:123456789/3806
network_acronym_str UFOP
network_name_str Repositório Institucional da UFOP
repository_id_str 3233
spelling Percepção discente sobre a Licenciatura em Matemática na modalidade a distância.Student Perception about the Degree in Mathematics in the distance modality.Educação a distânciaLicenciatura em MatemáticaFormação de professoresA educação a distância tem sido uma estratégia largamente utilizada pelo Ministério da Educação a fim de viabilizar a formação de professores da educação básica em todo o país. Nesse contexto, a Licenciatura em Matemática ofertada pelo Centro de Educação Aberta e a Distância da Universidade Federal de Ouro Preto para diversas regiões de Minas Gerais e de outros estados pretende formar professores para atuar na educação básica da rede pública. Além disso, contribuir para aperfeiçoar o uso das novas tecnologias de informação e comunicação e sua leitura crítica no âmbito escolar. Assim, apresenta-se neste trabalho a avaliação realizada com 139 alunos do referido curso, na busca de sua percepção sobre a formação, em 10 Polos de Apoio Presencial. Essa avaliação foi realizada no período de 2009 e 2012 com uma amostra aleatória de alunos que se dispuseram a responder, sem obrigatoriedade de participação. Usou-se um questionário de pesquisa de opinião e todas as respostas analisadas foram apresentadas em gráficos para melhor visualização e interpretação dos resultados2. As respostas dos alunos levam a concluir que eles, de maneira geral, estão reconhecendo importância da educação a distância e que, portanto, o projeto do governo de viabilizar a formação de professores da educação básica em todo o país caminha a passos largos.The Distance Education has been a strategy widely used by the Ministry of Education to facilitate the coaching of basic education teachers in the whole of the country. In that context, the Mathematics degree offered by the Center for Open and Distance Education of Federal University of Ouro Preto to various regions of Minas Gerais and other states want to train teachers to work in primary education at public schools. Also, contributing to improve the use of new technologies of information and communication and their critical reading in the academic scope. Therefore, this paper presents the evaluation carried out with 139 students of referred course, in pursuit of their perception about the training, in 10 Presence Poles Supporting . That evaluation was carried out between 2009 and 2012 with a random sample of students who were willing to answer, with no obligation to participate. It used a questionnaire survey and analyzed all the answers were presented in graphs for better visualization and interpretation of results 2. The answers of Student lead to conclude that they, in general, are recognizing the importance of distance education, thus the government project to enable the training of teachers of basic education throughout the country strides.2014-11-12T17:52:39Z2014-11-12T17:52:39Z2013info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfTONINI, A. M. Percepção discente sobre a Licenciatura em Matemática na modalidade a distância. Revemat: Revista Eletrônica de Educação Matemática, Florianópolis, v. 8, n. 2, p. 162-176, 2013. Disponível em: <https://periodicos.ufsc.br/index.php/revemat/article/view/1981-1322.2013v8n2p162/26026>. Acesso em: 04 set. 2014.1981-1322http://www.repositorio.ufop.br/handle/123456789/3806http://dx.doi.org/10.5007/1981-1322.2013v8n2p162Os trabalhos publicados na Revista Eletrônica de Educação Matemática estão sob Licença Creative Commons que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que sejam citados o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação. Fonte: Revista Eletrônica de Educação Matemática <https://periodicos.ufsc.br/index.php/revemat/about/submissions#copyrightNotice> Acesso em: 25 jan. 2017.info:eu-repo/semantics/openAccessTonini, Adriana Mariaporreponame:Repositório Institucional da UFOPinstname:Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP)instacron:UFOP2019-05-07T17:49:08Zoai:repositorio.ufop.br:123456789/3806Repositório InstitucionalPUBhttp://www.repositorio.ufop.br/oai/requestrepositorio@ufop.edu.bropendoar:32332019-05-07T17:49:08Repositório Institucional da UFOP - Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP)false
dc.title.none.fl_str_mv Percepção discente sobre a Licenciatura em Matemática na modalidade a distância.
Student Perception about the Degree in Mathematics in the distance modality.
title Percepção discente sobre a Licenciatura em Matemática na modalidade a distância.
spellingShingle Percepção discente sobre a Licenciatura em Matemática na modalidade a distância.
Tonini, Adriana Maria
Educação a distância
Licenciatura em Matemática
Formação de professores
title_short Percepção discente sobre a Licenciatura em Matemática na modalidade a distância.
title_full Percepção discente sobre a Licenciatura em Matemática na modalidade a distância.
title_fullStr Percepção discente sobre a Licenciatura em Matemática na modalidade a distância.
title_full_unstemmed Percepção discente sobre a Licenciatura em Matemática na modalidade a distância.
title_sort Percepção discente sobre a Licenciatura em Matemática na modalidade a distância.
author Tonini, Adriana Maria
author_facet Tonini, Adriana Maria
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Tonini, Adriana Maria
dc.subject.por.fl_str_mv Educação a distância
Licenciatura em Matemática
Formação de professores
topic Educação a distância
Licenciatura em Matemática
Formação de professores
description A educação a distância tem sido uma estratégia largamente utilizada pelo Ministério da Educação a fim de viabilizar a formação de professores da educação básica em todo o país. Nesse contexto, a Licenciatura em Matemática ofertada pelo Centro de Educação Aberta e a Distância da Universidade Federal de Ouro Preto para diversas regiões de Minas Gerais e de outros estados pretende formar professores para atuar na educação básica da rede pública. Além disso, contribuir para aperfeiçoar o uso das novas tecnologias de informação e comunicação e sua leitura crítica no âmbito escolar. Assim, apresenta-se neste trabalho a avaliação realizada com 139 alunos do referido curso, na busca de sua percepção sobre a formação, em 10 Polos de Apoio Presencial. Essa avaliação foi realizada no período de 2009 e 2012 com uma amostra aleatória de alunos que se dispuseram a responder, sem obrigatoriedade de participação. Usou-se um questionário de pesquisa de opinião e todas as respostas analisadas foram apresentadas em gráficos para melhor visualização e interpretação dos resultados2. As respostas dos alunos levam a concluir que eles, de maneira geral, estão reconhecendo importância da educação a distância e que, portanto, o projeto do governo de viabilizar a formação de professores da educação básica em todo o país caminha a passos largos.
publishDate 2013
dc.date.none.fl_str_mv 2013
2014-11-12T17:52:39Z
2014-11-12T17:52:39Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv TONINI, A. M. Percepção discente sobre a Licenciatura em Matemática na modalidade a distância. Revemat: Revista Eletrônica de Educação Matemática, Florianópolis, v. 8, n. 2, p. 162-176, 2013. Disponível em: <https://periodicos.ufsc.br/index.php/revemat/article/view/1981-1322.2013v8n2p162/26026>. Acesso em: 04 set. 2014.
1981-1322
http://www.repositorio.ufop.br/handle/123456789/3806
http://dx.doi.org/10.5007/1981-1322.2013v8n2p162
identifier_str_mv TONINI, A. M. Percepção discente sobre a Licenciatura em Matemática na modalidade a distância. Revemat: Revista Eletrônica de Educação Matemática, Florianópolis, v. 8, n. 2, p. 162-176, 2013. Disponível em: <https://periodicos.ufsc.br/index.php/revemat/article/view/1981-1322.2013v8n2p162/26026>. Acesso em: 04 set. 2014.
1981-1322
url http://www.repositorio.ufop.br/handle/123456789/3806
http://dx.doi.org/10.5007/1981-1322.2013v8n2p162
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFOP
instname:Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP)
instacron:UFOP
instname_str Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP)
instacron_str UFOP
institution UFOP
reponame_str Repositório Institucional da UFOP
collection Repositório Institucional da UFOP
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFOP - Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP)
repository.mail.fl_str_mv repositorio@ufop.edu.br
_version_ 1813002809447022592