PROPOSTAS PEDAGÓGICAS CRÍTICO-SUPERADORA E CRÍTICO-EMANCIPATÓRIA: FORMAÇÃO EM EF ATRAVÉS DOS PROJETOS DE EXTENSÃO
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2015 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Pensar a Prática (Online) |
Texto Completo: | https://revistas.ufg.br/fef/article/view/29566 |
Resumo: | O artigo problematiza o ensino da Educação Física através de pesquisa de campo com dois grupos de trabalho do CEFD-UFSM com fundamento nas propostas Crítico-Superadora e Crítico-Emancipatória, para desenvolver projetos de extensão em escolas da rede pública de Santa Maria, Rs. O estudo objetiva conhecer quais elementos determinam e/ou dificultam a operacionalização dessas propostas no cotidiano escolar, e ainda como produzir conhecimento a partir de propostas críticas para subsidiar desfios de contexto educacional neste momento histórico em que o ensino na EF passa pela necessidade de contextualizar a categoria razão que ora perde centralidade no processo pedagógico. |
id |
UFG-4_3b5eb73b325540dab221f759809df54d |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.revistas.ufg.br:article/29566 |
network_acronym_str |
UFG-4 |
network_name_str |
Pensar a Prática (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
PROPOSTAS PEDAGÓGICAS CRÍTICO-SUPERADORA E CRÍTICO-EMANCIPATÓRIA: FORMAÇÃO EM EF ATRAVÉS DOS PROJETOS DE EXTENSÃOEducação física. Prática pedagógica. Propostas críticas. Escola.EducaçãoO artigo problematiza o ensino da Educação Física através de pesquisa de campo com dois grupos de trabalho do CEFD-UFSM com fundamento nas propostas Crítico-Superadora e Crítico-Emancipatória, para desenvolver projetos de extensão em escolas da rede pública de Santa Maria, Rs. O estudo objetiva conhecer quais elementos determinam e/ou dificultam a operacionalização dessas propostas no cotidiano escolar, e ainda como produzir conhecimento a partir de propostas críticas para subsidiar desfios de contexto educacional neste momento histórico em que o ensino na EF passa pela necessidade de contextualizar a categoria razão que ora perde centralidade no processo pedagógico.Universidade Federal de Goiás2015-03-31info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionavaliado por paresPesquisa Empírica de Campoapplication/pdfhttps://revistas.ufg.br/fef/article/view/2956610.5216/rpp.v18i1.29566Pensar a Prática; Vol. 18 No. 1 (2015)Pensar a Prática; v. 18 n. 1 (2015)1980-61831415-4676reponame:Pensar a Prática (Online)instname:Universidade Federal de Goiás (UFG)instacron:UFGporhttps://revistas.ufg.br/fef/article/view/29566/18324Iora, Jacob AlfredoSouza, Maristela da Silvainfo:eu-repo/semantics/openAccess2016-06-20T18:29:38Zoai:ojs.revistas.ufg.br:article/29566Revistahttp://www.revistas.ufg.br/index.php/fefPUBhttps://revistas.ufg.br/fef/oai||gabi.domi@hotmail.com1980-61831415-4676opendoar:2024-05-21T19:56:00.037046Pensar a Prática (Online) - Universidade Federal de Goiás (UFG)true |
dc.title.none.fl_str_mv |
PROPOSTAS PEDAGÓGICAS CRÍTICO-SUPERADORA E CRÍTICO-EMANCIPATÓRIA: FORMAÇÃO EM EF ATRAVÉS DOS PROJETOS DE EXTENSÃO |
title |
PROPOSTAS PEDAGÓGICAS CRÍTICO-SUPERADORA E CRÍTICO-EMANCIPATÓRIA: FORMAÇÃO EM EF ATRAVÉS DOS PROJETOS DE EXTENSÃO |
spellingShingle |
PROPOSTAS PEDAGÓGICAS CRÍTICO-SUPERADORA E CRÍTICO-EMANCIPATÓRIA: FORMAÇÃO EM EF ATRAVÉS DOS PROJETOS DE EXTENSÃO Iora, Jacob Alfredo Educação física. Prática pedagógica. Propostas críticas. Escola. Educação |
title_short |
PROPOSTAS PEDAGÓGICAS CRÍTICO-SUPERADORA E CRÍTICO-EMANCIPATÓRIA: FORMAÇÃO EM EF ATRAVÉS DOS PROJETOS DE EXTENSÃO |
title_full |
PROPOSTAS PEDAGÓGICAS CRÍTICO-SUPERADORA E CRÍTICO-EMANCIPATÓRIA: FORMAÇÃO EM EF ATRAVÉS DOS PROJETOS DE EXTENSÃO |
title_fullStr |
PROPOSTAS PEDAGÓGICAS CRÍTICO-SUPERADORA E CRÍTICO-EMANCIPATÓRIA: FORMAÇÃO EM EF ATRAVÉS DOS PROJETOS DE EXTENSÃO |
title_full_unstemmed |
PROPOSTAS PEDAGÓGICAS CRÍTICO-SUPERADORA E CRÍTICO-EMANCIPATÓRIA: FORMAÇÃO EM EF ATRAVÉS DOS PROJETOS DE EXTENSÃO |
title_sort |
PROPOSTAS PEDAGÓGICAS CRÍTICO-SUPERADORA E CRÍTICO-EMANCIPATÓRIA: FORMAÇÃO EM EF ATRAVÉS DOS PROJETOS DE EXTENSÃO |
author |
Iora, Jacob Alfredo |
author_facet |
Iora, Jacob Alfredo Souza, Maristela da Silva |
author_role |
author |
author2 |
Souza, Maristela da Silva |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Iora, Jacob Alfredo Souza, Maristela da Silva |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação física. Prática pedagógica. Propostas críticas. Escola. Educação |
topic |
Educação física. Prática pedagógica. Propostas críticas. Escola. Educação |
description |
O artigo problematiza o ensino da Educação Física através de pesquisa de campo com dois grupos de trabalho do CEFD-UFSM com fundamento nas propostas Crítico-Superadora e Crítico-Emancipatória, para desenvolver projetos de extensão em escolas da rede pública de Santa Maria, Rs. O estudo objetiva conhecer quais elementos determinam e/ou dificultam a operacionalização dessas propostas no cotidiano escolar, e ainda como produzir conhecimento a partir de propostas críticas para subsidiar desfios de contexto educacional neste momento histórico em que o ensino na EF passa pela necessidade de contextualizar a categoria razão que ora perde centralidade no processo pedagógico. |
publishDate |
2015 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2015-03-31 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion avaliado por pares Pesquisa Empírica de Campo |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://revistas.ufg.br/fef/article/view/29566 10.5216/rpp.v18i1.29566 |
url |
https://revistas.ufg.br/fef/article/view/29566 |
identifier_str_mv |
10.5216/rpp.v18i1.29566 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://revistas.ufg.br/fef/article/view/29566/18324 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Goiás |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Goiás |
dc.source.none.fl_str_mv |
Pensar a Prática; Vol. 18 No. 1 (2015) Pensar a Prática; v. 18 n. 1 (2015) 1980-6183 1415-4676 reponame:Pensar a Prática (Online) instname:Universidade Federal de Goiás (UFG) instacron:UFG |
instname_str |
Universidade Federal de Goiás (UFG) |
instacron_str |
UFG |
institution |
UFG |
reponame_str |
Pensar a Prática (Online) |
collection |
Pensar a Prática (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Pensar a Prática (Online) - Universidade Federal de Goiás (UFG) |
repository.mail.fl_str_mv |
||gabi.domi@hotmail.com |
_version_ |
1799874857559654400 |