PROPOSTAS PEDAGÓGICAS CRÍTICO-SUPERADORA E CRÍTICO-EMANCIPATÓRIA: FORMAÇÃO EM EF ATRAVÉS DOS PROJETOS DE EXTENSÃO

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Iora, Jacob Alfredo
Data de Publicação: 2015
Outros Autores: Souza, Maristela da Silva
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Pensar a Prática (Online)
Texto Completo: https://revistas.ufg.br/fef/article/view/29566
Resumo: O artigo problematiza o ensino da Educação Física através de pesquisa de campo com dois grupos de trabalho do CEFD-UFSM com fundamento nas propostas Crítico-Superadora e Crítico-Emancipatória, para desenvolver projetos de extensão em escolas da rede pública de Santa Maria, Rs. O estudo objetiva conhecer quais elementos determinam e/ou dificultam a operacionalização dessas propostas no cotidiano escolar, e ainda como produzir conhecimento a partir de propostas críticas para subsidiar desfios de contexto educacional neste momento histórico em que o ensino na EF passa pela necessidade de contextualizar a categoria razão que ora perde centralidade no processo pedagógico.
id UFG-4_3b5eb73b325540dab221f759809df54d
oai_identifier_str oai:ojs.revistas.ufg.br:article/29566
network_acronym_str UFG-4
network_name_str Pensar a Prática (Online)
repository_id_str
spelling PROPOSTAS PEDAGÓGICAS CRÍTICO-SUPERADORA E CRÍTICO-EMANCIPATÓRIA: FORMAÇÃO EM EF ATRAVÉS DOS PROJETOS DE EXTENSÃOEducação física. Prática pedagógica. Propostas críticas. Escola.EducaçãoO artigo problematiza o ensino da Educação Física através de pesquisa de campo com dois grupos de trabalho do CEFD-UFSM com fundamento nas propostas Crítico-Superadora e Crítico-Emancipatória, para desenvolver projetos de extensão em escolas da rede pública de Santa Maria, Rs. O estudo objetiva conhecer quais elementos determinam e/ou dificultam a operacionalização dessas propostas no cotidiano escolar, e ainda como produzir conhecimento a partir de propostas críticas para subsidiar desfios de contexto educacional neste momento histórico em que o ensino na EF passa pela necessidade de contextualizar a categoria razão que ora perde centralidade no processo pedagógico.Universidade Federal de Goiás2015-03-31info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionavaliado por paresPesquisa Empírica de Campoapplication/pdfhttps://revistas.ufg.br/fef/article/view/2956610.5216/rpp.v18i1.29566Pensar a Prática; Vol. 18 No. 1 (2015)Pensar a Prática; v. 18 n. 1 (2015)1980-61831415-4676reponame:Pensar a Prática (Online)instname:Universidade Federal de Goiás (UFG)instacron:UFGporhttps://revistas.ufg.br/fef/article/view/29566/18324Iora, Jacob AlfredoSouza, Maristela da Silvainfo:eu-repo/semantics/openAccess2016-06-20T18:29:38Zoai:ojs.revistas.ufg.br:article/29566Revistahttp://www.revistas.ufg.br/index.php/fefPUBhttps://revistas.ufg.br/fef/oai||gabi.domi@hotmail.com1980-61831415-4676opendoar:2024-05-21T19:56:00.037046Pensar a Prática (Online) - Universidade Federal de Goiás (UFG)true
dc.title.none.fl_str_mv PROPOSTAS PEDAGÓGICAS CRÍTICO-SUPERADORA E CRÍTICO-EMANCIPATÓRIA: FORMAÇÃO EM EF ATRAVÉS DOS PROJETOS DE EXTENSÃO
title PROPOSTAS PEDAGÓGICAS CRÍTICO-SUPERADORA E CRÍTICO-EMANCIPATÓRIA: FORMAÇÃO EM EF ATRAVÉS DOS PROJETOS DE EXTENSÃO
spellingShingle PROPOSTAS PEDAGÓGICAS CRÍTICO-SUPERADORA E CRÍTICO-EMANCIPATÓRIA: FORMAÇÃO EM EF ATRAVÉS DOS PROJETOS DE EXTENSÃO
Iora, Jacob Alfredo
Educação física. Prática pedagógica. Propostas críticas. Escola.
Educação
title_short PROPOSTAS PEDAGÓGICAS CRÍTICO-SUPERADORA E CRÍTICO-EMANCIPATÓRIA: FORMAÇÃO EM EF ATRAVÉS DOS PROJETOS DE EXTENSÃO
title_full PROPOSTAS PEDAGÓGICAS CRÍTICO-SUPERADORA E CRÍTICO-EMANCIPATÓRIA: FORMAÇÃO EM EF ATRAVÉS DOS PROJETOS DE EXTENSÃO
title_fullStr PROPOSTAS PEDAGÓGICAS CRÍTICO-SUPERADORA E CRÍTICO-EMANCIPATÓRIA: FORMAÇÃO EM EF ATRAVÉS DOS PROJETOS DE EXTENSÃO
title_full_unstemmed PROPOSTAS PEDAGÓGICAS CRÍTICO-SUPERADORA E CRÍTICO-EMANCIPATÓRIA: FORMAÇÃO EM EF ATRAVÉS DOS PROJETOS DE EXTENSÃO
title_sort PROPOSTAS PEDAGÓGICAS CRÍTICO-SUPERADORA E CRÍTICO-EMANCIPATÓRIA: FORMAÇÃO EM EF ATRAVÉS DOS PROJETOS DE EXTENSÃO
author Iora, Jacob Alfredo
author_facet Iora, Jacob Alfredo
Souza, Maristela da Silva
author_role author
author2 Souza, Maristela da Silva
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Iora, Jacob Alfredo
Souza, Maristela da Silva
dc.subject.por.fl_str_mv Educação física. Prática pedagógica. Propostas críticas. Escola.
Educação
topic Educação física. Prática pedagógica. Propostas críticas. Escola.
Educação
description O artigo problematiza o ensino da Educação Física através de pesquisa de campo com dois grupos de trabalho do CEFD-UFSM com fundamento nas propostas Crítico-Superadora e Crítico-Emancipatória, para desenvolver projetos de extensão em escolas da rede pública de Santa Maria, Rs. O estudo objetiva conhecer quais elementos determinam e/ou dificultam a operacionalização dessas propostas no cotidiano escolar, e ainda como produzir conhecimento a partir de propostas críticas para subsidiar desfios de contexto educacional neste momento histórico em que o ensino na EF passa pela necessidade de contextualizar a categoria razão que ora perde centralidade no processo pedagógico.
publishDate 2015
dc.date.none.fl_str_mv 2015-03-31
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
avaliado por pares
Pesquisa Empírica de Campo
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://revistas.ufg.br/fef/article/view/29566
10.5216/rpp.v18i1.29566
url https://revistas.ufg.br/fef/article/view/29566
identifier_str_mv 10.5216/rpp.v18i1.29566
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://revistas.ufg.br/fef/article/view/29566/18324
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Goiás
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Goiás
dc.source.none.fl_str_mv Pensar a Prática; Vol. 18 No. 1 (2015)
Pensar a Prática; v. 18 n. 1 (2015)
1980-6183
1415-4676
reponame:Pensar a Prática (Online)
instname:Universidade Federal de Goiás (UFG)
instacron:UFG
instname_str Universidade Federal de Goiás (UFG)
instacron_str UFG
institution UFG
reponame_str Pensar a Prática (Online)
collection Pensar a Prática (Online)
repository.name.fl_str_mv Pensar a Prática (Online) - Universidade Federal de Goiás (UFG)
repository.mail.fl_str_mv ||gabi.domi@hotmail.com
_version_ 1799874857559654400