AGRESSIVIDADE DE CRIANÇAS INSERIDAS NO PROJETO NADAR, DE ACORDO COM GÊNERO, RAÇA, ATIVIDADES EM TEMPO LIVRE E COMPORTAMENTO DOS PAIS

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Costa, Brunna Librelon
Data de Publicação: 2013
Outros Autores: Freitas, Ronilson Ferreira, Santos, Gustavo Souza, Reis, Vivianne Margareth Chaves Pereira, Ogando, Betânia Maria Araújo Passos, Rocha, Josiane Santos Brant
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Pensar a Prática (Online)
Texto Completo: https://revistas.ufg.br/fef/article/view/21596
Resumo: A agressividade na infância instiga à busca pelas causas deste comportamento que prejudica o desenvolvimento saudável da criança. Objetivou-se analisar a agressividade de crianças incluídas em um projeto social de natação de acordo com as atividades feitas em tempo livre, comportamento dos pais, gênero e raça. Trata-se de um estudo descritivo, onde 100 crianças de ambos os sexos e idades entre 7 e 12 anos foram avaliadas. A escala de agressividade utilizada analisou a agressividade familiar, escolar e geral. Os resultados mostram maior agressividade familiar e geral em crianças agredidas fisicamente pelos pais e que os meninos são mais agressivos que as meninas no ambiente escolar significativamente (p>0,05). Recomenda-se trabalhos longitudinais com foco na relação pais/filhos para compreender o desenvolvimento da agressividade na infância e com amostras mais representativas para que esta conduta possa ser explorada em diferentes realidades.
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