O comportamento agressivo na sala de aula
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2012 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFMG |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/1843/VRNS-9NVT65 |
Resumo: | O tema da Agressividade no espaço escolar tem sido um dos maiores problemas enfrentados por gestores e professores na rede pública de ensino. Não ocorre como um fato isolado e não pode ser confundida com violência. O assunto em questão é muito discutido entre professores, pais e comunidade em geral que reconhece o quanto a agressividade está presente na sociedade. Mas o que é agressividade? Segundo a psicanálise, a agressividade é uma inclinação inata do homem e não pode ser tratada na escola como um distúrbio de comportamento. A criança agressiva na sala de aula, necessita do apoio de todos os educadores. Esse tipo de criança possui dificuldade para lidar com suas subjetividades. Seu comportamento, suas emoções, seus sentimentos. A subjetividade de cada ser é constituída culturalmente, socialmente e filosoficamente, assim como a agressividade. Pensando na agressividade como inata, inerente, essencial ao homem, procurei desenvolver nesse trabalho reflexões e discussões, com o grupo de professores, buscando redimensionar o papel da agressividade, mostrando-a como sendo uma qualidade de todo ser humano. |
id |
UFMG_19c535076ad5b1ee26e44e7c6925411e |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ufmg.br:1843/VRNS-9NVT65 |
network_acronym_str |
UFMG |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFMG |
repository_id_str |
|
spelling |
O comportamento agressivo na sala de aulaAgressividadeComportamento AgressivoEducaçãoEscolaEducaçãoAgressividade (Psicologia)O tema da Agressividade no espaço escolar tem sido um dos maiores problemas enfrentados por gestores e professores na rede pública de ensino. Não ocorre como um fato isolado e não pode ser confundida com violência. O assunto em questão é muito discutido entre professores, pais e comunidade em geral que reconhece o quanto a agressividade está presente na sociedade. Mas o que é agressividade? Segundo a psicanálise, a agressividade é uma inclinação inata do homem e não pode ser tratada na escola como um distúrbio de comportamento. A criança agressiva na sala de aula, necessita do apoio de todos os educadores. Esse tipo de criança possui dificuldade para lidar com suas subjetividades. Seu comportamento, suas emoções, seus sentimentos. A subjetividade de cada ser é constituída culturalmente, socialmente e filosoficamente, assim como a agressividade. Pensando na agressividade como inata, inerente, essencial ao homem, procurei desenvolver nesse trabalho reflexões e discussões, com o grupo de professores, buscando redimensionar o papel da agressividade, mostrando-a como sendo uma qualidade de todo ser humano.Universidade Federal de Minas GeraisUFMGMaria Alice Moreira LimaLiberia Rodrigues NevesLuciane Coimbra Peixoto2019-08-12T11:25:44Z2019-08-12T11:25:44Z2012-07-14info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/1843/VRNS-9NVT65info:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFMGinstname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)instacron:UFMG2019-11-14T20:40:01Zoai:repositorio.ufmg.br:1843/VRNS-9NVT65Repositório InstitucionalPUBhttps://repositorio.ufmg.br/oairepositorio@ufmg.bropendoar:2019-11-14T20:40:01Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
O comportamento agressivo na sala de aula |
title |
O comportamento agressivo na sala de aula |
spellingShingle |
O comportamento agressivo na sala de aula Luciane Coimbra Peixoto Agressividade Comportamento Agressivo Educação Escola Educação Agressividade (Psicologia) |
title_short |
O comportamento agressivo na sala de aula |
title_full |
O comportamento agressivo na sala de aula |
title_fullStr |
O comportamento agressivo na sala de aula |
title_full_unstemmed |
O comportamento agressivo na sala de aula |
title_sort |
O comportamento agressivo na sala de aula |
author |
Luciane Coimbra Peixoto |
author_facet |
Luciane Coimbra Peixoto |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Maria Alice Moreira Lima Liberia Rodrigues Neves |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Luciane Coimbra Peixoto |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Agressividade Comportamento Agressivo Educação Escola Educação Agressividade (Psicologia) |
topic |
Agressividade Comportamento Agressivo Educação Escola Educação Agressividade (Psicologia) |
description |
O tema da Agressividade no espaço escolar tem sido um dos maiores problemas enfrentados por gestores e professores na rede pública de ensino. Não ocorre como um fato isolado e não pode ser confundida com violência. O assunto em questão é muito discutido entre professores, pais e comunidade em geral que reconhece o quanto a agressividade está presente na sociedade. Mas o que é agressividade? Segundo a psicanálise, a agressividade é uma inclinação inata do homem e não pode ser tratada na escola como um distúrbio de comportamento. A criança agressiva na sala de aula, necessita do apoio de todos os educadores. Esse tipo de criança possui dificuldade para lidar com suas subjetividades. Seu comportamento, suas emoções, seus sentimentos. A subjetividade de cada ser é constituída culturalmente, socialmente e filosoficamente, assim como a agressividade. Pensando na agressividade como inata, inerente, essencial ao homem, procurei desenvolver nesse trabalho reflexões e discussões, com o grupo de professores, buscando redimensionar o papel da agressividade, mostrando-a como sendo uma qualidade de todo ser humano. |
publishDate |
2012 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2012-07-14 2019-08-12T11:25:44Z 2019-08-12T11:25:44Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/1843/VRNS-9NVT65 |
url |
http://hdl.handle.net/1843/VRNS-9NVT65 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Minas Gerais UFMG |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Minas Gerais UFMG |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFMG instname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) instacron:UFMG |
instname_str |
Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) |
instacron_str |
UFMG |
institution |
UFMG |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFMG |
collection |
Repositório Institucional da UFMG |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) |
repository.mail.fl_str_mv |
repositorio@ufmg.br |
_version_ |
1823248142459469824 |