Análise da inclusão das lutas na escola e dos fatores limitantes para sua inserção nas aulas de educação física: uma revisão sistemática

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Vidal Andreato, Leonardo
Data de Publicação: 2024
Outros Autores: Fernandes Braga, Luzireni, Paiva, Leandro, Silveira Coswig, Victor, Barreto de Lima, Alex
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Pensar a Prática (Online)
Texto Completo: https://revistas.ufg.br/fef/article/view/79516
Resumo: This research investigated the prevalence of teaching fights in Physical Education classes in Brazilian schools and the barriers reported as justification for not including this topic. For this, a systematic review in SciELO and LILACS databases was conducted. As results, 16 papers met the eligibility criteria. In most studies, significant values of non-inclusion rates of fights in Physical Education classes at school were verified. The main justifications given were the lack of qualification on the topic of fights, the lack of physical structure at the school, and the absence of a collaborator specialized in fights. Thus, these findings highlight weaknesses in the graduation process and in the understanding of the topic by the teachers in schools.
id UFG-4_432962a537923284833daa0621438b6f
oai_identifier_str oai:ojs.revistas.ufg.br:article/79516
network_acronym_str UFG-4
network_name_str Pensar a Prática (Online)
repository_id_str
spelling Análise da inclusão das lutas na escola e dos fatores limitantes para sua inserção nas aulas de educação física: uma revisão sistemáticaCombat sportsMartial artsSport pedagogyArtes marcialesDeportes de combatePedagogía deportivaArtes marciaisEsportes de combatePedagogia do esporteThis research investigated the prevalence of teaching fights in Physical Education classes in Brazilian schools and the barriers reported as justification for not including this topic. For this, a systematic review in SciELO and LILACS databases was conducted. As results, 16 papers met the eligibility criteria. In most studies, significant values of non-inclusion rates of fights in Physical Education classes at school were verified. The main justifications given were the lack of qualification on the topic of fights, the lack of physical structure at the school, and the absence of a collaborator specialized in fights. Thus, these findings highlight weaknesses in the graduation process and in the understanding of the topic by the teachers in schools.Fueron investigados la inclusión de contenidos lucha en las clases de Educación Física en las escuelas brasileñas y las barreras destacadas para no incluir ese tema. Para eso, una revisión sistemática en las bases SciELO y LILACS fue realizada. En total, artículos 16 cumplieron los criterios de elegibilidad, y se constató, en la mayoría de los artículos, valores significativos de no inclusión de las luchas en las clases de Educación Física. Las principales justificaciones dadas fueron la falta de capacitación sobre el tema, la falta de estructura física en la escuela, y la ausencia de un colaborador especializado en luchas. Así, estos resultados denotan debilidades en el proceso de formación y en la comprensión del tema por parte de los docentes que trabajan en las escuelas.Esta pesquisa investigou a prevalência de inclusão do conteúdo de lutas nas aulas de Educação Física em escolas brasileiras e as barreiras apontadas como justificativa para a não inclusão desse tema. Para tanto, uma revisão sistemática foi conduzida nas bases SciELO e LILACS. Ao todo, 16 artigos atenderam os critérios de elegibilidade, sendo verificado, na maioria dos estudos, valores significativos de não inclusão de lutas nas aulas de Educação Física na escola. As principais justificativas apontadas foram por não ser capacitado sobre o tema, pela falta de estrutura física da escola, e pela ausência de um colaborador especialista em lutas. Assim, esses achados denotam fragilidades no processo de formação e na compreensão do tema por parte dos docentes que atuam nas escolas. Universidade Federal de Goiás2024-10-11info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionavaliado por paresapplication/pdfhttps://revistas.ufg.br/fef/article/view/7951610.5216/rpp.v27.79516Pensar a Prática; Vol. 27 (2024)Pensar a Prática; v. 27 (2024)1980-61831415-4676reponame:Pensar a Prática (Online)instname:Universidade Federal de Goiás (UFG)instacron:UFGporhttps://revistas.ufg.br/fef/article/view/79516/41624Copyright (c) 2024 Pensar a Práticainfo:eu-repo/semantics/openAccessVidal Andreato, LeonardoFernandes Braga, LuzireniPaiva, LeandroSilveira Coswig, VictorBarreto de Lima, Alex2024-10-11T14:33:07Zoai:ojs.revistas.ufg.br:article/79516Revistahttp://www.revistas.ufg.br/index.php/fefPUBhttps://revistas.ufg.br/fef/oaipensarapratica@gmail.com||gabi.domi@hotmail.com1980-61831415-4676opendoar:2024-10-11T14:33:07Pensar a Prática (Online) - Universidade Federal de Goiás (UFG)false
dc.title.none.fl_str_mv Análise da inclusão das lutas na escola e dos fatores limitantes para sua inserção nas aulas de educação física: uma revisão sistemática
title Análise da inclusão das lutas na escola e dos fatores limitantes para sua inserção nas aulas de educação física: uma revisão sistemática
spellingShingle Análise da inclusão das lutas na escola e dos fatores limitantes para sua inserção nas aulas de educação física: uma revisão sistemática
Vidal Andreato, Leonardo
Combat sports
Martial arts
Sport pedagogy
Artes marciales
Deportes de combate
Pedagogía deportiva
Artes marciais
Esportes de combate
Pedagogia do esporte
title_short Análise da inclusão das lutas na escola e dos fatores limitantes para sua inserção nas aulas de educação física: uma revisão sistemática
title_full Análise da inclusão das lutas na escola e dos fatores limitantes para sua inserção nas aulas de educação física: uma revisão sistemática
title_fullStr Análise da inclusão das lutas na escola e dos fatores limitantes para sua inserção nas aulas de educação física: uma revisão sistemática
title_full_unstemmed Análise da inclusão das lutas na escola e dos fatores limitantes para sua inserção nas aulas de educação física: uma revisão sistemática
title_sort Análise da inclusão das lutas na escola e dos fatores limitantes para sua inserção nas aulas de educação física: uma revisão sistemática
author Vidal Andreato, Leonardo
author_facet Vidal Andreato, Leonardo
Fernandes Braga, Luzireni
Paiva, Leandro
Silveira Coswig, Victor
Barreto de Lima, Alex
author_role author
author2 Fernandes Braga, Luzireni
Paiva, Leandro
Silveira Coswig, Victor
Barreto de Lima, Alex
author2_role author
author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Vidal Andreato, Leonardo
Fernandes Braga, Luzireni
Paiva, Leandro
Silveira Coswig, Victor
Barreto de Lima, Alex
dc.subject.por.fl_str_mv Combat sports
Martial arts
Sport pedagogy
Artes marciales
Deportes de combate
Pedagogía deportiva
Artes marciais
Esportes de combate
Pedagogia do esporte
topic Combat sports
Martial arts
Sport pedagogy
Artes marciales
Deportes de combate
Pedagogía deportiva
Artes marciais
Esportes de combate
Pedagogia do esporte
description This research investigated the prevalence of teaching fights in Physical Education classes in Brazilian schools and the barriers reported as justification for not including this topic. For this, a systematic review in SciELO and LILACS databases was conducted. As results, 16 papers met the eligibility criteria. In most studies, significant values of non-inclusion rates of fights in Physical Education classes at school were verified. The main justifications given were the lack of qualification on the topic of fights, the lack of physical structure at the school, and the absence of a collaborator specialized in fights. Thus, these findings highlight weaknesses in the graduation process and in the understanding of the topic by the teachers in schools.
publishDate 2024
dc.date.none.fl_str_mv 2024-10-11
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
avaliado por pares
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://revistas.ufg.br/fef/article/view/79516
10.5216/rpp.v27.79516
url https://revistas.ufg.br/fef/article/view/79516
identifier_str_mv 10.5216/rpp.v27.79516
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://revistas.ufg.br/fef/article/view/79516/41624
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2024 Pensar a Prática
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2024 Pensar a Prática
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Goiás
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Goiás
dc.source.none.fl_str_mv Pensar a Prática; Vol. 27 (2024)
Pensar a Prática; v. 27 (2024)
1980-6183
1415-4676
reponame:Pensar a Prática (Online)
instname:Universidade Federal de Goiás (UFG)
instacron:UFG
instname_str Universidade Federal de Goiás (UFG)
instacron_str UFG
institution UFG
reponame_str Pensar a Prática (Online)
collection Pensar a Prática (Online)
repository.name.fl_str_mv Pensar a Prática (Online) - Universidade Federal de Goiás (UFG)
repository.mail.fl_str_mv pensarapratica@gmail.com||gabi.domi@hotmail.com
_version_ 1820234263441702912