PIBID E FORMAÇÃO PARA A EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR: NOTAS DE UMA ETNOGRAFIA

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Medeiros, Tiago Nunes
Data de Publicação: 2017
Outros Autores: Goularte, Gabriel Gules, Rocha, Leandro Oliveira, Bossle, Fabiano
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Pensar a Prática (Online)
Texto Completo: https://revistas.ufg.br/fef/article/view/40409
Resumo: Este estudo objetiva compreender a formação inicial de professores de Educação Física na perspectiva do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência. O desenho teórico-metodológico da etnografia nos permitiu interpretar os aspectos simbólicos compartilhados pelos bolsistas participantes do Programa inseridos em três escolas de uma Rede de Ensino do interior do Rio Grande do Sul. A partir da perspectiva teórica dos Estudos Educacionais Críticos realizamos uma descrição densa dos significados das aulas de Educação Física e interpretamos que há produção de significados compartilhados pelos participantes do estudo que diferem daqueles que embasam algumas teorias que sustentam a pesquisa.
id UFG-4_44952f528337b4385989abee68b193a1
oai_identifier_str oai:ojs.revistas.ufg.br:article/40409
network_acronym_str UFG-4
network_name_str Pensar a Prática (Online)
repository_id_str
spelling PIBID E FORMAÇÃO PARA A EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR: NOTAS DE UMA ETNOGRAFIAEducaçãoEtnologiaCulturaPolítica Social.PIBIDEste estudo objetiva compreender a formação inicial de professores de Educação Física na perspectiva do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência. O desenho teórico-metodológico da etnografia nos permitiu interpretar os aspectos simbólicos compartilhados pelos bolsistas participantes do Programa inseridos em três escolas de uma Rede de Ensino do interior do Rio Grande do Sul. A partir da perspectiva teórica dos Estudos Educacionais Críticos realizamos uma descrição densa dos significados das aulas de Educação Física e interpretamos que há produção de significados compartilhados pelos participantes do estudo que diferem daqueles que embasam algumas teorias que sustentam a pesquisa.Universidade Federal de Goiás2017-12-22info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionavaliado por paresPesquisa Qualitativa; Etnografia.application/pdfhttps://revistas.ufg.br/fef/article/view/4040910.5216/rpp.v20i4.40409Pensar a Prática; Vol. 20 No. 4 (2017)Pensar a Prática; v. 20 n. 4 (2017)1980-61831415-4676reponame:Pensar a Prática (Online)instname:Universidade Federal de Goiás (UFG)instacron:UFGporhttps://revistas.ufg.br/fef/article/view/40409/pdfCopyright (c) 2017 Pensar a Práticainfo:eu-repo/semantics/openAccessMedeiros, Tiago NunesGoularte, Gabriel GulesRocha, Leandro OliveiraBossle, Fabiano2018-01-22T12:21:07Zoai:ojs.revistas.ufg.br:article/40409Revistahttp://www.revistas.ufg.br/index.php/fefPUBhttps://revistas.ufg.br/fef/oai||gabi.domi@hotmail.com1980-61831415-4676opendoar:2024-05-21T19:56:11.249525Pensar a Prática (Online) - Universidade Federal de Goiás (UFG)true
dc.title.none.fl_str_mv PIBID E FORMAÇÃO PARA A EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR: NOTAS DE UMA ETNOGRAFIA
title PIBID E FORMAÇÃO PARA A EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR: NOTAS DE UMA ETNOGRAFIA
spellingShingle PIBID E FORMAÇÃO PARA A EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR: NOTAS DE UMA ETNOGRAFIA
Medeiros, Tiago Nunes
Educação
Etnologia
Cultura
Política Social.
PIBID
title_short PIBID E FORMAÇÃO PARA A EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR: NOTAS DE UMA ETNOGRAFIA
title_full PIBID E FORMAÇÃO PARA A EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR: NOTAS DE UMA ETNOGRAFIA
title_fullStr PIBID E FORMAÇÃO PARA A EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR: NOTAS DE UMA ETNOGRAFIA
title_full_unstemmed PIBID E FORMAÇÃO PARA A EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR: NOTAS DE UMA ETNOGRAFIA
title_sort PIBID E FORMAÇÃO PARA A EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR: NOTAS DE UMA ETNOGRAFIA
author Medeiros, Tiago Nunes
author_facet Medeiros, Tiago Nunes
Goularte, Gabriel Gules
Rocha, Leandro Oliveira
Bossle, Fabiano
author_role author
author2 Goularte, Gabriel Gules
Rocha, Leandro Oliveira
Bossle, Fabiano
author2_role author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Medeiros, Tiago Nunes
Goularte, Gabriel Gules
Rocha, Leandro Oliveira
Bossle, Fabiano
dc.subject.por.fl_str_mv Educação
Etnologia
Cultura
Política Social.
PIBID
topic Educação
Etnologia
Cultura
Política Social.
PIBID
description Este estudo objetiva compreender a formação inicial de professores de Educação Física na perspectiva do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência. O desenho teórico-metodológico da etnografia nos permitiu interpretar os aspectos simbólicos compartilhados pelos bolsistas participantes do Programa inseridos em três escolas de uma Rede de Ensino do interior do Rio Grande do Sul. A partir da perspectiva teórica dos Estudos Educacionais Críticos realizamos uma descrição densa dos significados das aulas de Educação Física e interpretamos que há produção de significados compartilhados pelos participantes do estudo que diferem daqueles que embasam algumas teorias que sustentam a pesquisa.
publishDate 2017
dc.date.none.fl_str_mv 2017-12-22
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
avaliado por pares
Pesquisa Qualitativa; Etnografia.
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://revistas.ufg.br/fef/article/view/40409
10.5216/rpp.v20i4.40409
url https://revistas.ufg.br/fef/article/view/40409
identifier_str_mv 10.5216/rpp.v20i4.40409
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://revistas.ufg.br/fef/article/view/40409/pdf
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2017 Pensar a Prática
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2017 Pensar a Prática
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Goiás
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Goiás
dc.source.none.fl_str_mv Pensar a Prática; Vol. 20 No. 4 (2017)
Pensar a Prática; v. 20 n. 4 (2017)
1980-6183
1415-4676
reponame:Pensar a Prática (Online)
instname:Universidade Federal de Goiás (UFG)
instacron:UFG
instname_str Universidade Federal de Goiás (UFG)
instacron_str UFG
institution UFG
reponame_str Pensar a Prática (Online)
collection Pensar a Prática (Online)
repository.name.fl_str_mv Pensar a Prática (Online) - Universidade Federal de Goiás (UFG)
repository.mail.fl_str_mv ||gabi.domi@hotmail.com
_version_ 1799874858360766464