PIBID E FORMAÇÃO PARA A EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR: NOTAS DE UMA ETNOGRAFIA
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2017 |
Outros Autores: | , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Pensar a Prática (Online) |
Texto Completo: | https://revistas.ufg.br/fef/article/view/40409 |
Resumo: | Este estudo objetiva compreender a formação inicial de professores de Educação Física na perspectiva do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência. O desenho teórico-metodológico da etnografia nos permitiu interpretar os aspectos simbólicos compartilhados pelos bolsistas participantes do Programa inseridos em três escolas de uma Rede de Ensino do interior do Rio Grande do Sul. A partir da perspectiva teórica dos Estudos Educacionais Críticos realizamos uma descrição densa dos significados das aulas de Educação Física e interpretamos que há produção de significados compartilhados pelos participantes do estudo que diferem daqueles que embasam algumas teorias que sustentam a pesquisa. |
id |
UFG-4_44952f528337b4385989abee68b193a1 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.revistas.ufg.br:article/40409 |
network_acronym_str |
UFG-4 |
network_name_str |
Pensar a Prática (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
PIBID E FORMAÇÃO PARA A EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR: NOTAS DE UMA ETNOGRAFIAEducaçãoEtnologiaCulturaPolítica Social.PIBIDEste estudo objetiva compreender a formação inicial de professores de Educação Física na perspectiva do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência. O desenho teórico-metodológico da etnografia nos permitiu interpretar os aspectos simbólicos compartilhados pelos bolsistas participantes do Programa inseridos em três escolas de uma Rede de Ensino do interior do Rio Grande do Sul. A partir da perspectiva teórica dos Estudos Educacionais Críticos realizamos uma descrição densa dos significados das aulas de Educação Física e interpretamos que há produção de significados compartilhados pelos participantes do estudo que diferem daqueles que embasam algumas teorias que sustentam a pesquisa.Universidade Federal de Goiás2017-12-22info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionavaliado por paresPesquisa Qualitativa; Etnografia.application/pdfhttps://revistas.ufg.br/fef/article/view/4040910.5216/rpp.v20i4.40409Pensar a Prática; Vol. 20 No. 4 (2017)Pensar a Prática; v. 20 n. 4 (2017)1980-61831415-4676reponame:Pensar a Prática (Online)instname:Universidade Federal de Goiás (UFG)instacron:UFGporhttps://revistas.ufg.br/fef/article/view/40409/pdfCopyright (c) 2017 Pensar a Práticainfo:eu-repo/semantics/openAccessMedeiros, Tiago NunesGoularte, Gabriel GulesRocha, Leandro OliveiraBossle, Fabiano2018-01-22T12:21:07Zoai:ojs.revistas.ufg.br:article/40409Revistahttp://www.revistas.ufg.br/index.php/fefPUBhttps://revistas.ufg.br/fef/oai||gabi.domi@hotmail.com1980-61831415-4676opendoar:2024-05-21T19:56:11.249525Pensar a Prática (Online) - Universidade Federal de Goiás (UFG)true |
dc.title.none.fl_str_mv |
PIBID E FORMAÇÃO PARA A EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR: NOTAS DE UMA ETNOGRAFIA |
title |
PIBID E FORMAÇÃO PARA A EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR: NOTAS DE UMA ETNOGRAFIA |
spellingShingle |
PIBID E FORMAÇÃO PARA A EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR: NOTAS DE UMA ETNOGRAFIA Medeiros, Tiago Nunes Educação Etnologia Cultura Política Social. PIBID |
title_short |
PIBID E FORMAÇÃO PARA A EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR: NOTAS DE UMA ETNOGRAFIA |
title_full |
PIBID E FORMAÇÃO PARA A EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR: NOTAS DE UMA ETNOGRAFIA |
title_fullStr |
PIBID E FORMAÇÃO PARA A EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR: NOTAS DE UMA ETNOGRAFIA |
title_full_unstemmed |
PIBID E FORMAÇÃO PARA A EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR: NOTAS DE UMA ETNOGRAFIA |
title_sort |
PIBID E FORMAÇÃO PARA A EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR: NOTAS DE UMA ETNOGRAFIA |
author |
Medeiros, Tiago Nunes |
author_facet |
Medeiros, Tiago Nunes Goularte, Gabriel Gules Rocha, Leandro Oliveira Bossle, Fabiano |
author_role |
author |
author2 |
Goularte, Gabriel Gules Rocha, Leandro Oliveira Bossle, Fabiano |
author2_role |
author author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Medeiros, Tiago Nunes Goularte, Gabriel Gules Rocha, Leandro Oliveira Bossle, Fabiano |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação Etnologia Cultura Política Social. PIBID |
topic |
Educação Etnologia Cultura Política Social. PIBID |
description |
Este estudo objetiva compreender a formação inicial de professores de Educação Física na perspectiva do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência. O desenho teórico-metodológico da etnografia nos permitiu interpretar os aspectos simbólicos compartilhados pelos bolsistas participantes do Programa inseridos em três escolas de uma Rede de Ensino do interior do Rio Grande do Sul. A partir da perspectiva teórica dos Estudos Educacionais Críticos realizamos uma descrição densa dos significados das aulas de Educação Física e interpretamos que há produção de significados compartilhados pelos participantes do estudo que diferem daqueles que embasam algumas teorias que sustentam a pesquisa. |
publishDate |
2017 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2017-12-22 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion avaliado por pares Pesquisa Qualitativa; Etnografia. |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://revistas.ufg.br/fef/article/view/40409 10.5216/rpp.v20i4.40409 |
url |
https://revistas.ufg.br/fef/article/view/40409 |
identifier_str_mv |
10.5216/rpp.v20i4.40409 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://revistas.ufg.br/fef/article/view/40409/pdf |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2017 Pensar a Prática info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2017 Pensar a Prática |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Goiás |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Goiás |
dc.source.none.fl_str_mv |
Pensar a Prática; Vol. 20 No. 4 (2017) Pensar a Prática; v. 20 n. 4 (2017) 1980-6183 1415-4676 reponame:Pensar a Prática (Online) instname:Universidade Federal de Goiás (UFG) instacron:UFG |
instname_str |
Universidade Federal de Goiás (UFG) |
instacron_str |
UFG |
institution |
UFG |
reponame_str |
Pensar a Prática (Online) |
collection |
Pensar a Prática (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Pensar a Prática (Online) - Universidade Federal de Goiás (UFG) |
repository.mail.fl_str_mv |
||gabi.domi@hotmail.com |
_version_ |
1799874858360766464 |