RELAÇÃO SER HUMANO-NATUREZA: REFLEXÃO E DESAFIO DA EDUCAÇÃO FÍSICA
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2011 |
Outros Autores: | , , , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Pensar a Prática (Online) |
Texto Completo: | https://revistas.ufg.br/fef/article/view/12358 |
Resumo: | O ensaio conduz a questão norteadora: em que medida a educação física pode contribuir para ressignificar a relação entre o ser humano-natureza? O objetivo foi discutir como a educação física pode ressignificar a relação ser humano-natureza em torno do pensar complexo e das práticas corporais na natureza. Como principais considerações observou-se que a educação física se aproxima com o pensamento complexo no que diz respeito à relação ser humano-natureza, introduzindo-o a uma visão de elemento do cosmo. Neste sentido, a educação física, tem como objeto as práticas corporais na natureza, permitindo reencontrar e integrar o ser humano como elemento do cosmo, capaz de valorizar o respeito a si mesmo, ao próximo e a natureza. |
id |
UFG-4_49ca62ba49d3752c98b308344ece9fe1 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.revistas.ufg.br:article/12358 |
network_acronym_str |
UFG-4 |
network_name_str |
Pensar a Prática (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
RELAÇÃO SER HUMANO-NATUREZA: REFLEXÃO E DESAFIO DA EDUCAÇÃO FÍSICANaturezaEducação físicaEducação.O ensaio conduz a questão norteadora: em que medida a educação física pode contribuir para ressignificar a relação entre o ser humano-natureza? O objetivo foi discutir como a educação física pode ressignificar a relação ser humano-natureza em torno do pensar complexo e das práticas corporais na natureza. Como principais considerações observou-se que a educação física se aproxima com o pensamento complexo no que diz respeito à relação ser humano-natureza, introduzindo-o a uma visão de elemento do cosmo. Neste sentido, a educação física, tem como objeto as práticas corporais na natureza, permitindo reencontrar e integrar o ser humano como elemento do cosmo, capaz de valorizar o respeito a si mesmo, ao próximo e a natureza. Universidade Federal de Goiás2011-12-26info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersion"Avaliado por Pares"application/pdfhttps://revistas.ufg.br/fef/article/view/1235810.5216/rpp.v14i3.12358Pensar a Prática; Vol. 14 No. 3 (2011)Pensar a Prática; v. 14 n. 3 (2011)1980-61831415-4676reponame:Pensar a Prática (Online)instname:Universidade Federal de Goiás (UFG)instacron:UFGporhttps://revistas.ufg.br/fef/article/view/12358/10140Silva, Priscilla Pinto Costa daSilva, Emília Amélia Pinto Costa daAzevedo, Andrea Maria PiresSantos, Leonardo Oliveira dosFreitas, Clara Maria Silvestre Monteiro deCaminha, Iraquitan Oliveirainfo:eu-repo/semantics/openAccess2016-06-20T18:19:06Zoai:ojs.revistas.ufg.br:article/12358Revistahttp://www.revistas.ufg.br/index.php/fefPUBhttps://revistas.ufg.br/fef/oai||gabi.domi@hotmail.com1980-61831415-4676opendoar:2024-05-21T19:55:43.051360Pensar a Prática (Online) - Universidade Federal de Goiás (UFG)true |
dc.title.none.fl_str_mv |
RELAÇÃO SER HUMANO-NATUREZA: REFLEXÃO E DESAFIO DA EDUCAÇÃO FÍSICA |
title |
RELAÇÃO SER HUMANO-NATUREZA: REFLEXÃO E DESAFIO DA EDUCAÇÃO FÍSICA |
spellingShingle |
RELAÇÃO SER HUMANO-NATUREZA: REFLEXÃO E DESAFIO DA EDUCAÇÃO FÍSICA Silva, Priscilla Pinto Costa da Natureza Educação física Educação. |
title_short |
RELAÇÃO SER HUMANO-NATUREZA: REFLEXÃO E DESAFIO DA EDUCAÇÃO FÍSICA |
title_full |
RELAÇÃO SER HUMANO-NATUREZA: REFLEXÃO E DESAFIO DA EDUCAÇÃO FÍSICA |
title_fullStr |
RELAÇÃO SER HUMANO-NATUREZA: REFLEXÃO E DESAFIO DA EDUCAÇÃO FÍSICA |
title_full_unstemmed |
RELAÇÃO SER HUMANO-NATUREZA: REFLEXÃO E DESAFIO DA EDUCAÇÃO FÍSICA |
title_sort |
RELAÇÃO SER HUMANO-NATUREZA: REFLEXÃO E DESAFIO DA EDUCAÇÃO FÍSICA |
author |
Silva, Priscilla Pinto Costa da |
author_facet |
Silva, Priscilla Pinto Costa da Silva, Emília Amélia Pinto Costa da Azevedo, Andrea Maria Pires Santos, Leonardo Oliveira dos Freitas, Clara Maria Silvestre Monteiro de Caminha, Iraquitan Oliveira |
author_role |
author |
author2 |
Silva, Emília Amélia Pinto Costa da Azevedo, Andrea Maria Pires Santos, Leonardo Oliveira dos Freitas, Clara Maria Silvestre Monteiro de Caminha, Iraquitan Oliveira |
author2_role |
author author author author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Silva, Priscilla Pinto Costa da Silva, Emília Amélia Pinto Costa da Azevedo, Andrea Maria Pires Santos, Leonardo Oliveira dos Freitas, Clara Maria Silvestre Monteiro de Caminha, Iraquitan Oliveira |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Natureza Educação física Educação. |
topic |
Natureza Educação física Educação. |
description |
O ensaio conduz a questão norteadora: em que medida a educação física pode contribuir para ressignificar a relação entre o ser humano-natureza? O objetivo foi discutir como a educação física pode ressignificar a relação ser humano-natureza em torno do pensar complexo e das práticas corporais na natureza. Como principais considerações observou-se que a educação física se aproxima com o pensamento complexo no que diz respeito à relação ser humano-natureza, introduzindo-o a uma visão de elemento do cosmo. Neste sentido, a educação física, tem como objeto as práticas corporais na natureza, permitindo reencontrar e integrar o ser humano como elemento do cosmo, capaz de valorizar o respeito a si mesmo, ao próximo e a natureza. |
publishDate |
2011 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2011-12-26 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion "Avaliado por Pares" |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://revistas.ufg.br/fef/article/view/12358 10.5216/rpp.v14i3.12358 |
url |
https://revistas.ufg.br/fef/article/view/12358 |
identifier_str_mv |
10.5216/rpp.v14i3.12358 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://revistas.ufg.br/fef/article/view/12358/10140 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Goiás |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Goiás |
dc.source.none.fl_str_mv |
Pensar a Prática; Vol. 14 No. 3 (2011) Pensar a Prática; v. 14 n. 3 (2011) 1980-6183 1415-4676 reponame:Pensar a Prática (Online) instname:Universidade Federal de Goiás (UFG) instacron:UFG |
instname_str |
Universidade Federal de Goiás (UFG) |
instacron_str |
UFG |
institution |
UFG |
reponame_str |
Pensar a Prática (Online) |
collection |
Pensar a Prática (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Pensar a Prática (Online) - Universidade Federal de Goiás (UFG) |
repository.mail.fl_str_mv |
||gabi.domi@hotmail.com |
_version_ |
1799874856590770176 |