RELAÇÃO SER HUMANO-NATUREZA: REFLEXÃO E DESAFIO DA EDUCAÇÃO FÍSICA

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva, Priscilla Pinto Costa da
Data de Publicação: 2011
Outros Autores: Silva, Emília Amélia Pinto Costa da, Azevedo, Andrea Maria Pires, Santos, Leonardo Oliveira dos, Freitas, Clara Maria Silvestre Monteiro de, Caminha, Iraquitan Oliveira
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Pensar a Prática (Online)
Texto Completo: https://revistas.ufg.br/fef/article/view/12358
Resumo: O ensaio conduz a questão norteadora: em que medida a educação física pode contribuir para ressignificar a relação entre o ser humano-natureza?  O objetivo foi discutir como a educação física pode ressignificar a relação ser humano-natureza em torno do pensar complexo e das práticas corporais na natureza. Como principais considerações observou-se que a educação física se aproxima com o pensamento complexo no que diz respeito à relação ser humano-natureza, introduzindo-o a uma visão de elemento do cosmo. Neste sentido, a educação física, tem como objeto as práticas corporais na natureza, permitindo reencontrar e integrar o ser humano como elemento do cosmo, capaz de valorizar o respeito a si mesmo, ao próximo e a natureza.
id UFG-4_49ca62ba49d3752c98b308344ece9fe1
oai_identifier_str oai:ojs.revistas.ufg.br:article/12358
network_acronym_str UFG-4
network_name_str Pensar a Prática (Online)
repository_id_str
spelling RELAÇÃO SER HUMANO-NATUREZA: REFLEXÃO E DESAFIO DA EDUCAÇÃO FÍSICANaturezaEducação físicaEducação.O ensaio conduz a questão norteadora: em que medida a educação física pode contribuir para ressignificar a relação entre o ser humano-natureza?  O objetivo foi discutir como a educação física pode ressignificar a relação ser humano-natureza em torno do pensar complexo e das práticas corporais na natureza. Como principais considerações observou-se que a educação física se aproxima com o pensamento complexo no que diz respeito à relação ser humano-natureza, introduzindo-o a uma visão de elemento do cosmo. Neste sentido, a educação física, tem como objeto as práticas corporais na natureza, permitindo reencontrar e integrar o ser humano como elemento do cosmo, capaz de valorizar o respeito a si mesmo, ao próximo e a natureza. Universidade Federal de Goiás2011-12-26info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersion"Avaliado por Pares"application/pdfhttps://revistas.ufg.br/fef/article/view/1235810.5216/rpp.v14i3.12358Pensar a Prática; Vol. 14 No. 3 (2011)Pensar a Prática; v. 14 n. 3 (2011)1980-61831415-4676reponame:Pensar a Prática (Online)instname:Universidade Federal de Goiás (UFG)instacron:UFGporhttps://revistas.ufg.br/fef/article/view/12358/10140Silva, Priscilla Pinto Costa daSilva, Emília Amélia Pinto Costa daAzevedo, Andrea Maria PiresSantos, Leonardo Oliveira dosFreitas, Clara Maria Silvestre Monteiro deCaminha, Iraquitan Oliveirainfo:eu-repo/semantics/openAccess2016-06-20T18:19:06Zoai:ojs.revistas.ufg.br:article/12358Revistahttp://www.revistas.ufg.br/index.php/fefPUBhttps://revistas.ufg.br/fef/oai||gabi.domi@hotmail.com1980-61831415-4676opendoar:2024-05-21T19:55:43.051360Pensar a Prática (Online) - Universidade Federal de Goiás (UFG)true
dc.title.none.fl_str_mv RELAÇÃO SER HUMANO-NATUREZA: REFLEXÃO E DESAFIO DA EDUCAÇÃO FÍSICA
title RELAÇÃO SER HUMANO-NATUREZA: REFLEXÃO E DESAFIO DA EDUCAÇÃO FÍSICA
spellingShingle RELAÇÃO SER HUMANO-NATUREZA: REFLEXÃO E DESAFIO DA EDUCAÇÃO FÍSICA
Silva, Priscilla Pinto Costa da
Natureza
Educação física
Educação.
title_short RELAÇÃO SER HUMANO-NATUREZA: REFLEXÃO E DESAFIO DA EDUCAÇÃO FÍSICA
title_full RELAÇÃO SER HUMANO-NATUREZA: REFLEXÃO E DESAFIO DA EDUCAÇÃO FÍSICA
title_fullStr RELAÇÃO SER HUMANO-NATUREZA: REFLEXÃO E DESAFIO DA EDUCAÇÃO FÍSICA
title_full_unstemmed RELAÇÃO SER HUMANO-NATUREZA: REFLEXÃO E DESAFIO DA EDUCAÇÃO FÍSICA
title_sort RELAÇÃO SER HUMANO-NATUREZA: REFLEXÃO E DESAFIO DA EDUCAÇÃO FÍSICA
author Silva, Priscilla Pinto Costa da
author_facet Silva, Priscilla Pinto Costa da
Silva, Emília Amélia Pinto Costa da
Azevedo, Andrea Maria Pires
Santos, Leonardo Oliveira dos
Freitas, Clara Maria Silvestre Monteiro de
Caminha, Iraquitan Oliveira
author_role author
author2 Silva, Emília Amélia Pinto Costa da
Azevedo, Andrea Maria Pires
Santos, Leonardo Oliveira dos
Freitas, Clara Maria Silvestre Monteiro de
Caminha, Iraquitan Oliveira
author2_role author
author
author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Silva, Priscilla Pinto Costa da
Silva, Emília Amélia Pinto Costa da
Azevedo, Andrea Maria Pires
Santos, Leonardo Oliveira dos
Freitas, Clara Maria Silvestre Monteiro de
Caminha, Iraquitan Oliveira
dc.subject.por.fl_str_mv Natureza
Educação física
Educação.
topic Natureza
Educação física
Educação.
description O ensaio conduz a questão norteadora: em que medida a educação física pode contribuir para ressignificar a relação entre o ser humano-natureza?  O objetivo foi discutir como a educação física pode ressignificar a relação ser humano-natureza em torno do pensar complexo e das práticas corporais na natureza. Como principais considerações observou-se que a educação física se aproxima com o pensamento complexo no que diz respeito à relação ser humano-natureza, introduzindo-o a uma visão de elemento do cosmo. Neste sentido, a educação física, tem como objeto as práticas corporais na natureza, permitindo reencontrar e integrar o ser humano como elemento do cosmo, capaz de valorizar o respeito a si mesmo, ao próximo e a natureza.
publishDate 2011
dc.date.none.fl_str_mv 2011-12-26
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
"Avaliado por Pares"
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://revistas.ufg.br/fef/article/view/12358
10.5216/rpp.v14i3.12358
url https://revistas.ufg.br/fef/article/view/12358
identifier_str_mv 10.5216/rpp.v14i3.12358
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://revistas.ufg.br/fef/article/view/12358/10140
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Goiás
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Goiás
dc.source.none.fl_str_mv Pensar a Prática; Vol. 14 No. 3 (2011)
Pensar a Prática; v. 14 n. 3 (2011)
1980-6183
1415-4676
reponame:Pensar a Prática (Online)
instname:Universidade Federal de Goiás (UFG)
instacron:UFG
instname_str Universidade Federal de Goiás (UFG)
instacron_str UFG
institution UFG
reponame_str Pensar a Prática (Online)
collection Pensar a Prática (Online)
repository.name.fl_str_mv Pensar a Prática (Online) - Universidade Federal de Goiás (UFG)
repository.mail.fl_str_mv ||gabi.domi@hotmail.com
_version_ 1799874856590770176