RELAÇÃO SER HUMANO-NATUREZA: REFLEXÃO E DESAFIO DA EDUCAÇÃO FÍSICA

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva, Priscilla Pinto Costa da
Data de Publicação: 2011
Outros Autores: Silva, Emília Amélia Pinto Costa da, Azevedo, Andrea Maria Pires, Santos, Leonardo Oliveira dos, Freitas, Clara Maria Silvestre Monteiro de, Caminha, Iraquitan Oliveira
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Pensar a Prática (Online)
DOI: 10.5216/rpp.v14i3.12358
Texto Completo: https://revistas.ufg.br/fef/article/view/12358
Resumo: O ensaio conduz a questão norteadora: em que medida a educação física pode contribuir para ressignificar a relação entre o ser humano-natureza?  O objetivo foi discutir como a educação física pode ressignificar a relação ser humano-natureza em torno do pensar complexo e das práticas corporais na natureza. Como principais considerações observou-se que a educação física se aproxima com o pensamento complexo no que diz respeito à relação ser humano-natureza, introduzindo-o a uma visão de elemento do cosmo. Neste sentido, a educação física, tem como objeto as práticas corporais na natureza, permitindo reencontrar e integrar o ser humano como elemento do cosmo, capaz de valorizar o respeito a si mesmo, ao próximo e a natureza.
id UFG-4_49ca62ba49d3752c98b308344ece9fe1
oai_identifier_str oai:ojs.revistas.ufg.br:article/12358
network_acronym_str UFG-4
network_name_str Pensar a Prática (Online)
spelling RELAÇÃO SER HUMANO-NATUREZA: REFLEXÃO E DESAFIO DA EDUCAÇÃO FÍSICANaturezaEducação físicaEducação.O ensaio conduz a questão norteadora: em que medida a educação física pode contribuir para ressignificar a relação entre o ser humano-natureza?  O objetivo foi discutir como a educação física pode ressignificar a relação ser humano-natureza em torno do pensar complexo e das práticas corporais na natureza. Como principais considerações observou-se que a educação física se aproxima com o pensamento complexo no que diz respeito à relação ser humano-natureza, introduzindo-o a uma visão de elemento do cosmo. Neste sentido, a educação física, tem como objeto as práticas corporais na natureza, permitindo reencontrar e integrar o ser humano como elemento do cosmo, capaz de valorizar o respeito a si mesmo, ao próximo e a natureza. Universidade Federal de Goiás2011-12-26info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersion"Avaliado por Pares"application/pdfhttps://revistas.ufg.br/fef/article/view/1235810.5216/rpp.v14i3.12358Pensar a Prática; Vol. 14 No. 3 (2011)Pensar a Prática; v. 14 n. 3 (2011)1980-61831415-4676reponame:Pensar a Prática (Online)instname:Universidade Federal de Goiás (UFG)instacron:UFGporhttps://revistas.ufg.br/fef/article/view/12358/10140Silva, Priscilla Pinto Costa daSilva, Emília Amélia Pinto Costa daAzevedo, Andrea Maria PiresSantos, Leonardo Oliveira dosFreitas, Clara Maria Silvestre Monteiro deCaminha, Iraquitan Oliveirainfo:eu-repo/semantics/openAccess2016-06-20T18:19:06Zoai:ojs.revistas.ufg.br:article/12358Revistahttp://www.revistas.ufg.br/index.php/fefPUBhttps://revistas.ufg.br/fef/oaipensarapratica@gmail.com||gabi.domi@hotmail.com1980-61831415-4676opendoar:2016-06-20T18:19:06Pensar a Prática (Online) - Universidade Federal de Goiás (UFG)false
dc.title.none.fl_str_mv RELAÇÃO SER HUMANO-NATUREZA: REFLEXÃO E DESAFIO DA EDUCAÇÃO FÍSICA
title RELAÇÃO SER HUMANO-NATUREZA: REFLEXÃO E DESAFIO DA EDUCAÇÃO FÍSICA
spellingShingle RELAÇÃO SER HUMANO-NATUREZA: REFLEXÃO E DESAFIO DA EDUCAÇÃO FÍSICA
RELAÇÃO SER HUMANO-NATUREZA: REFLEXÃO E DESAFIO DA EDUCAÇÃO FÍSICA
Silva, Priscilla Pinto Costa da
Natureza
Educação física
Educação.
Silva, Priscilla Pinto Costa da
Natureza
Educação física
Educação.
title_short RELAÇÃO SER HUMANO-NATUREZA: REFLEXÃO E DESAFIO DA EDUCAÇÃO FÍSICA
title_full RELAÇÃO SER HUMANO-NATUREZA: REFLEXÃO E DESAFIO DA EDUCAÇÃO FÍSICA
title_fullStr RELAÇÃO SER HUMANO-NATUREZA: REFLEXÃO E DESAFIO DA EDUCAÇÃO FÍSICA
RELAÇÃO SER HUMANO-NATUREZA: REFLEXÃO E DESAFIO DA EDUCAÇÃO FÍSICA
title_full_unstemmed RELAÇÃO SER HUMANO-NATUREZA: REFLEXÃO E DESAFIO DA EDUCAÇÃO FÍSICA
RELAÇÃO SER HUMANO-NATUREZA: REFLEXÃO E DESAFIO DA EDUCAÇÃO FÍSICA
title_sort RELAÇÃO SER HUMANO-NATUREZA: REFLEXÃO E DESAFIO DA EDUCAÇÃO FÍSICA
author Silva, Priscilla Pinto Costa da
author_facet Silva, Priscilla Pinto Costa da
Silva, Priscilla Pinto Costa da
Silva, Emília Amélia Pinto Costa da
Azevedo, Andrea Maria Pires
Santos, Leonardo Oliveira dos
Freitas, Clara Maria Silvestre Monteiro de
Caminha, Iraquitan Oliveira
Silva, Emília Amélia Pinto Costa da
Azevedo, Andrea Maria Pires
Santos, Leonardo Oliveira dos
Freitas, Clara Maria Silvestre Monteiro de
Caminha, Iraquitan Oliveira
author_role author
author2 Silva, Emília Amélia Pinto Costa da
Azevedo, Andrea Maria Pires
Santos, Leonardo Oliveira dos
Freitas, Clara Maria Silvestre Monteiro de
Caminha, Iraquitan Oliveira
author2_role author
author
author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Silva, Priscilla Pinto Costa da
Silva, Emília Amélia Pinto Costa da
Azevedo, Andrea Maria Pires
Santos, Leonardo Oliveira dos
Freitas, Clara Maria Silvestre Monteiro de
Caminha, Iraquitan Oliveira
dc.subject.por.fl_str_mv Natureza
Educação física
Educação.
topic Natureza
Educação física
Educação.
description O ensaio conduz a questão norteadora: em que medida a educação física pode contribuir para ressignificar a relação entre o ser humano-natureza?  O objetivo foi discutir como a educação física pode ressignificar a relação ser humano-natureza em torno do pensar complexo e das práticas corporais na natureza. Como principais considerações observou-se que a educação física se aproxima com o pensamento complexo no que diz respeito à relação ser humano-natureza, introduzindo-o a uma visão de elemento do cosmo. Neste sentido, a educação física, tem como objeto as práticas corporais na natureza, permitindo reencontrar e integrar o ser humano como elemento do cosmo, capaz de valorizar o respeito a si mesmo, ao próximo e a natureza.
publishDate 2011
dc.date.none.fl_str_mv 2011-12-26
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
"Avaliado por Pares"
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://revistas.ufg.br/fef/article/view/12358
10.5216/rpp.v14i3.12358
url https://revistas.ufg.br/fef/article/view/12358
identifier_str_mv 10.5216/rpp.v14i3.12358
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://revistas.ufg.br/fef/article/view/12358/10140
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Goiás
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Goiás
dc.source.none.fl_str_mv Pensar a Prática; Vol. 14 No. 3 (2011)
Pensar a Prática; v. 14 n. 3 (2011)
1980-6183
1415-4676
reponame:Pensar a Prática (Online)
instname:Universidade Federal de Goiás (UFG)
instacron:UFG
instname_str Universidade Federal de Goiás (UFG)
instacron_str UFG
institution UFG
reponame_str Pensar a Prática (Online)
collection Pensar a Prática (Online)
repository.name.fl_str_mv Pensar a Prática (Online) - Universidade Federal de Goiás (UFG)
repository.mail.fl_str_mv pensarapratica@gmail.com||gabi.domi@hotmail.com
_version_ 1822181572488462337
dc.identifier.doi.none.fl_str_mv 10.5216/rpp.v14i3.12358