Educação Física e as “pesquisas nos/dos/com os cotidianos”: reflexões acerca da configuração de outras possibilidades metodológicas

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: MACHADO, THIAGO DA SILVA
Data de Publicação: 2020
Outros Autores: BRACHT, VALTER
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Pensar a Prática (Online)
Texto Completo: https://revistas.ufg.br/fef/article/view/56402
Resumo: Trata de um estudo teórico que discute a adoção dos “estudos nos/dos/com os cotidianos” (FERRAÇO, 2001) como pressuposto teórico-metodológico da pesquisa pedagógica em Educação Física (EF). Metodologicamente opera um estudo de tipo “estado do conhecimento”, embasado no mapeamento de publicações veiculadas em seis periódicos da área, bem como nos anais do Conbrace. Discute a maneira como as pesquisas da EF se apropriam e materializam essa proposta de renovação metodológica, além de ressaltar o conteúdo das produções dela derivadas. Considera que a adoção deste artefato teórico-metodológico alternativo faz-se de maneira, ainda, parcial na pesquisa pedagógica da área, apresentando fragilidades em relação à proposta anunciada de captação e visibilização de fazeressaberes.
id UFG-4_4c82d2cc2f2324bb96805cc4926486e6
oai_identifier_str oai:ojs.revistas.ufg.br:article/56402
network_acronym_str UFG-4
network_name_str Pensar a Prática (Online)
repository_id_str
spelling Educação Física e as “pesquisas nos/dos/com os cotidianos”: reflexões acerca da configuração de outras possibilidades metodológicasEducação FísicaPesquisa com o cotidianoMetodologia da pesquisaTeoria pedagógicaTrata de um estudo teórico que discute a adoção dos “estudos nos/dos/com os cotidianos” (FERRAÇO, 2001) como pressuposto teórico-metodológico da pesquisa pedagógica em Educação Física (EF). Metodologicamente opera um estudo de tipo “estado do conhecimento”, embasado no mapeamento de publicações veiculadas em seis periódicos da área, bem como nos anais do Conbrace. Discute a maneira como as pesquisas da EF se apropriam e materializam essa proposta de renovação metodológica, além de ressaltar o conteúdo das produções dela derivadas. Considera que a adoção deste artefato teórico-metodológico alternativo faz-se de maneira, ainda, parcial na pesquisa pedagógica da área, apresentando fragilidades em relação à proposta anunciada de captação e visibilização de fazeressaberes.Universidade Federal de Goiás2020-06-19info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionavaliado por paresapplication/pdfhttps://revistas.ufg.br/fef/article/view/5640210.5216/rpp.v23.56402Pensar a Prática; Vol. 23 (2020)Pensar a Prática; v. 23 (2020)1980-61831415-4676reponame:Pensar a Prática (Online)instname:Universidade Federal de Goiás (UFG)instacron:UFGporhttps://revistas.ufg.br/fef/article/view/56402/34963Copyright (c) 2020 Pensar a Práticainfo:eu-repo/semantics/openAccessMACHADO, THIAGO DA SILVABRACHT, VALTER2021-03-05T14:20:31Zoai:ojs.revistas.ufg.br:article/56402Revistahttp://www.revistas.ufg.br/index.php/fefPUBhttps://revistas.ufg.br/fef/oai||gabi.domi@hotmail.com1980-61831415-4676opendoar:2024-05-21T19:56:29.735029Pensar a Prática (Online) - Universidade Federal de Goiás (UFG)true
dc.title.none.fl_str_mv Educação Física e as “pesquisas nos/dos/com os cotidianos”: reflexões acerca da configuração de outras possibilidades metodológicas
title Educação Física e as “pesquisas nos/dos/com os cotidianos”: reflexões acerca da configuração de outras possibilidades metodológicas
spellingShingle Educação Física e as “pesquisas nos/dos/com os cotidianos”: reflexões acerca da configuração de outras possibilidades metodológicas
MACHADO, THIAGO DA SILVA
Educação Física
Pesquisa com o cotidiano
Metodologia da pesquisa
Teoria pedagógica
title_short Educação Física e as “pesquisas nos/dos/com os cotidianos”: reflexões acerca da configuração de outras possibilidades metodológicas
title_full Educação Física e as “pesquisas nos/dos/com os cotidianos”: reflexões acerca da configuração de outras possibilidades metodológicas
title_fullStr Educação Física e as “pesquisas nos/dos/com os cotidianos”: reflexões acerca da configuração de outras possibilidades metodológicas
title_full_unstemmed Educação Física e as “pesquisas nos/dos/com os cotidianos”: reflexões acerca da configuração de outras possibilidades metodológicas
title_sort Educação Física e as “pesquisas nos/dos/com os cotidianos”: reflexões acerca da configuração de outras possibilidades metodológicas
author MACHADO, THIAGO DA SILVA
author_facet MACHADO, THIAGO DA SILVA
BRACHT, VALTER
author_role author
author2 BRACHT, VALTER
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv MACHADO, THIAGO DA SILVA
BRACHT, VALTER
dc.subject.por.fl_str_mv Educação Física
Pesquisa com o cotidiano
Metodologia da pesquisa
Teoria pedagógica
topic Educação Física
Pesquisa com o cotidiano
Metodologia da pesquisa
Teoria pedagógica
description Trata de um estudo teórico que discute a adoção dos “estudos nos/dos/com os cotidianos” (FERRAÇO, 2001) como pressuposto teórico-metodológico da pesquisa pedagógica em Educação Física (EF). Metodologicamente opera um estudo de tipo “estado do conhecimento”, embasado no mapeamento de publicações veiculadas em seis periódicos da área, bem como nos anais do Conbrace. Discute a maneira como as pesquisas da EF se apropriam e materializam essa proposta de renovação metodológica, além de ressaltar o conteúdo das produções dela derivadas. Considera que a adoção deste artefato teórico-metodológico alternativo faz-se de maneira, ainda, parcial na pesquisa pedagógica da área, apresentando fragilidades em relação à proposta anunciada de captação e visibilização de fazeressaberes.
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020-06-19
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
avaliado por pares
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://revistas.ufg.br/fef/article/view/56402
10.5216/rpp.v23.56402
url https://revistas.ufg.br/fef/article/view/56402
identifier_str_mv 10.5216/rpp.v23.56402
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://revistas.ufg.br/fef/article/view/56402/34963
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2020 Pensar a Prática
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2020 Pensar a Prática
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Goiás
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Goiás
dc.source.none.fl_str_mv Pensar a Prática; Vol. 23 (2020)
Pensar a Prática; v. 23 (2020)
1980-6183
1415-4676
reponame:Pensar a Prática (Online)
instname:Universidade Federal de Goiás (UFG)
instacron:UFG
instname_str Universidade Federal de Goiás (UFG)
instacron_str UFG
institution UFG
reponame_str Pensar a Prática (Online)
collection Pensar a Prática (Online)
repository.name.fl_str_mv Pensar a Prática (Online) - Universidade Federal de Goiás (UFG)
repository.mail.fl_str_mv ||gabi.domi@hotmail.com
_version_ 1799874859560337408