Educação Física e as “pesquisas nos/dos/com os cotidianos”: reflexões acerca da configuração de outras possibilidades metodológicas
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2020 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Pensar a Prática (Online) |
Texto Completo: | https://revistas.ufg.br/fef/article/view/56402 |
Resumo: | Trata de um estudo teórico que discute a adoção dos “estudos nos/dos/com os cotidianos” (FERRAÇO, 2001) como pressuposto teórico-metodológico da pesquisa pedagógica em Educação Física (EF). Metodologicamente opera um estudo de tipo “estado do conhecimento”, embasado no mapeamento de publicações veiculadas em seis periódicos da área, bem como nos anais do Conbrace. Discute a maneira como as pesquisas da EF se apropriam e materializam essa proposta de renovação metodológica, além de ressaltar o conteúdo das produções dela derivadas. Considera que a adoção deste artefato teórico-metodológico alternativo faz-se de maneira, ainda, parcial na pesquisa pedagógica da área, apresentando fragilidades em relação à proposta anunciada de captação e visibilização de fazeressaberes. |
id |
UFG-4_4c82d2cc2f2324bb96805cc4926486e6 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.revistas.ufg.br:article/56402 |
network_acronym_str |
UFG-4 |
network_name_str |
Pensar a Prática (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
Educação Física e as “pesquisas nos/dos/com os cotidianos”: reflexões acerca da configuração de outras possibilidades metodológicasEducação FísicaPesquisa com o cotidianoMetodologia da pesquisaTeoria pedagógicaTrata de um estudo teórico que discute a adoção dos “estudos nos/dos/com os cotidianos” (FERRAÇO, 2001) como pressuposto teórico-metodológico da pesquisa pedagógica em Educação Física (EF). Metodologicamente opera um estudo de tipo “estado do conhecimento”, embasado no mapeamento de publicações veiculadas em seis periódicos da área, bem como nos anais do Conbrace. Discute a maneira como as pesquisas da EF se apropriam e materializam essa proposta de renovação metodológica, além de ressaltar o conteúdo das produções dela derivadas. Considera que a adoção deste artefato teórico-metodológico alternativo faz-se de maneira, ainda, parcial na pesquisa pedagógica da área, apresentando fragilidades em relação à proposta anunciada de captação e visibilização de fazeressaberes.Universidade Federal de Goiás2020-06-19info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionavaliado por paresapplication/pdfhttps://revistas.ufg.br/fef/article/view/5640210.5216/rpp.v23.56402Pensar a Prática; Vol. 23 (2020)Pensar a Prática; v. 23 (2020)1980-61831415-4676reponame:Pensar a Prática (Online)instname:Universidade Federal de Goiás (UFG)instacron:UFGporhttps://revistas.ufg.br/fef/article/view/56402/34963Copyright (c) 2020 Pensar a Práticainfo:eu-repo/semantics/openAccessMACHADO, THIAGO DA SILVABRACHT, VALTER2021-03-05T14:20:31Zoai:ojs.revistas.ufg.br:article/56402Revistahttp://www.revistas.ufg.br/index.php/fefPUBhttps://revistas.ufg.br/fef/oai||gabi.domi@hotmail.com1980-61831415-4676opendoar:2024-05-21T19:56:29.735029Pensar a Prática (Online) - Universidade Federal de Goiás (UFG)true |
dc.title.none.fl_str_mv |
Educação Física e as “pesquisas nos/dos/com os cotidianos”: reflexões acerca da configuração de outras possibilidades metodológicas |
title |
Educação Física e as “pesquisas nos/dos/com os cotidianos”: reflexões acerca da configuração de outras possibilidades metodológicas |
spellingShingle |
Educação Física e as “pesquisas nos/dos/com os cotidianos”: reflexões acerca da configuração de outras possibilidades metodológicas MACHADO, THIAGO DA SILVA Educação Física Pesquisa com o cotidiano Metodologia da pesquisa Teoria pedagógica |
title_short |
Educação Física e as “pesquisas nos/dos/com os cotidianos”: reflexões acerca da configuração de outras possibilidades metodológicas |
title_full |
Educação Física e as “pesquisas nos/dos/com os cotidianos”: reflexões acerca da configuração de outras possibilidades metodológicas |
title_fullStr |
Educação Física e as “pesquisas nos/dos/com os cotidianos”: reflexões acerca da configuração de outras possibilidades metodológicas |
title_full_unstemmed |
Educação Física e as “pesquisas nos/dos/com os cotidianos”: reflexões acerca da configuração de outras possibilidades metodológicas |
title_sort |
Educação Física e as “pesquisas nos/dos/com os cotidianos”: reflexões acerca da configuração de outras possibilidades metodológicas |
author |
MACHADO, THIAGO DA SILVA |
author_facet |
MACHADO, THIAGO DA SILVA BRACHT, VALTER |
author_role |
author |
author2 |
BRACHT, VALTER |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
MACHADO, THIAGO DA SILVA BRACHT, VALTER |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação Física Pesquisa com o cotidiano Metodologia da pesquisa Teoria pedagógica |
topic |
Educação Física Pesquisa com o cotidiano Metodologia da pesquisa Teoria pedagógica |
description |
Trata de um estudo teórico que discute a adoção dos “estudos nos/dos/com os cotidianos” (FERRAÇO, 2001) como pressuposto teórico-metodológico da pesquisa pedagógica em Educação Física (EF). Metodologicamente opera um estudo de tipo “estado do conhecimento”, embasado no mapeamento de publicações veiculadas em seis periódicos da área, bem como nos anais do Conbrace. Discute a maneira como as pesquisas da EF se apropriam e materializam essa proposta de renovação metodológica, além de ressaltar o conteúdo das produções dela derivadas. Considera que a adoção deste artefato teórico-metodológico alternativo faz-se de maneira, ainda, parcial na pesquisa pedagógica da área, apresentando fragilidades em relação à proposta anunciada de captação e visibilização de fazeressaberes. |
publishDate |
2020 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2020-06-19 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion avaliado por pares |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://revistas.ufg.br/fef/article/view/56402 10.5216/rpp.v23.56402 |
url |
https://revistas.ufg.br/fef/article/view/56402 |
identifier_str_mv |
10.5216/rpp.v23.56402 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://revistas.ufg.br/fef/article/view/56402/34963 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2020 Pensar a Prática info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2020 Pensar a Prática |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Goiás |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Goiás |
dc.source.none.fl_str_mv |
Pensar a Prática; Vol. 23 (2020) Pensar a Prática; v. 23 (2020) 1980-6183 1415-4676 reponame:Pensar a Prática (Online) instname:Universidade Federal de Goiás (UFG) instacron:UFG |
instname_str |
Universidade Federal de Goiás (UFG) |
instacron_str |
UFG |
institution |
UFG |
reponame_str |
Pensar a Prática (Online) |
collection |
Pensar a Prática (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Pensar a Prática (Online) - Universidade Federal de Goiás (UFG) |
repository.mail.fl_str_mv |
||gabi.domi@hotmail.com |
_version_ |
1799874859560337408 |