PEDAGOGIA DO ESPORTE E O REFERENCIAL HISTÓRICO-CULTURAL: INTERLOCUÇÃO ENTRE TEORIA E PRÁTICA
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2014 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Pensar a Prática (Online) |
DOI: | 10.5216/rpp.v17i2.24459 |
Texto Completo: | https://revistas.ufg.br/fef/article/view/24459 |
Resumo: | A Pedagogia do Esporte trata o esporte enquanto fenômeno sociocultural, sendo defendido seu trato pedagógico a partir de três referenciais: técnico-tático, socioeducativo e histórico-cultural, sendo este último a ênfase do estudo. Assim, apresenta resultados e análise de pesquisa de campo com uma equipe feminina de basquetebol vinculada à Federação Paulista de Basquetebol, a fim de evidenciar o mau trato dos aspectos histórico-culturais do esporte nas aulas e treinamentos esportivos. A seguir, sinaliza procedimentos pedagógicos que possam contribuir para melhor abordagem desse referencial, que pode fomentar a cultura esportiva do atleta, do aluno e do praticante informal. |
id |
UFG-4_4fad1ee8e703c88d0399e61799ee7deb |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.revistas.ufg.br:article/24459 |
network_acronym_str |
UFG-4 |
network_name_str |
Pensar a Prática (Online) |
spelling |
PEDAGOGIA DO ESPORTE E O REFERENCIAL HISTÓRICO-CULTURAL: INTERLOCUÇÃO ENTRE TEORIA E PRÁTICAEsportePedagogia do EsporteCultura EsportivaJogos Esportivos ColetivosBasquetebol.Pedagogia do EsporteModalidades coletivasbasquetebol A Pedagogia do Esporte trata o esporte enquanto fenômeno sociocultural, sendo defendido seu trato pedagógico a partir de três referenciais: técnico-tático, socioeducativo e histórico-cultural, sendo este último a ênfase do estudo. Assim, apresenta resultados e análise de pesquisa de campo com uma equipe feminina de basquetebol vinculada à Federação Paulista de Basquetebol, a fim de evidenciar o mau trato dos aspectos histórico-culturais do esporte nas aulas e treinamentos esportivos. A seguir, sinaliza procedimentos pedagógicos que possam contribuir para melhor abordagem desse referencial, que pode fomentar a cultura esportiva do atleta, do aluno e do praticante informal. Universidade Federal de Goiás2014-06-30info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionavaliado por paresPesquisa Qualitativa; Pesquisa de campo; Pesquisa entrevistaapplication/pdfhttps://revistas.ufg.br/fef/article/view/2445910.5216/rpp.v17i2.24459Pensar a Prática; Vol. 17 No. 2 (2014)Pensar a Prática; v. 17 n. 2 (2014)1980-61831415-4676reponame:Pensar a Prática (Online)instname:Universidade Federal de Goiás (UFG)instacron:UFGporhttps://revistas.ufg.br/fef/article/view/24459/16743Machado, Gisele ViolaGalatti, Larissa RafaelaPaes, Roberto Rodriguesinfo:eu-repo/semantics/openAccess2016-06-20T18:26:55Zoai:ojs.revistas.ufg.br:article/24459Revistahttp://www.revistas.ufg.br/index.php/fefPUBhttps://revistas.ufg.br/fef/oaipensarapratica@gmail.com||gabi.domi@hotmail.com1980-61831415-4676opendoar:2016-06-20T18:26:55Pensar a Prática (Online) - Universidade Federal de Goiás (UFG)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
PEDAGOGIA DO ESPORTE E O REFERENCIAL HISTÓRICO-CULTURAL: INTERLOCUÇÃO ENTRE TEORIA E PRÁTICA |
title |
PEDAGOGIA DO ESPORTE E O REFERENCIAL HISTÓRICO-CULTURAL: INTERLOCUÇÃO ENTRE TEORIA E PRÁTICA |
spellingShingle |
PEDAGOGIA DO ESPORTE E O REFERENCIAL HISTÓRICO-CULTURAL: INTERLOCUÇÃO ENTRE TEORIA E PRÁTICA PEDAGOGIA DO ESPORTE E O REFERENCIAL HISTÓRICO-CULTURAL: INTERLOCUÇÃO ENTRE TEORIA E PRÁTICA Machado, Gisele Viola Esporte Pedagogia do Esporte Cultura Esportiva Jogos Esportivos Coletivos Basquetebol. Pedagogia do Esporte Modalidades coletivas basquetebol Machado, Gisele Viola Esporte Pedagogia do Esporte Cultura Esportiva Jogos Esportivos Coletivos Basquetebol. Pedagogia do Esporte Modalidades coletivas basquetebol |
title_short |
PEDAGOGIA DO ESPORTE E O REFERENCIAL HISTÓRICO-CULTURAL: INTERLOCUÇÃO ENTRE TEORIA E PRÁTICA |
title_full |
PEDAGOGIA DO ESPORTE E O REFERENCIAL HISTÓRICO-CULTURAL: INTERLOCUÇÃO ENTRE TEORIA E PRÁTICA |
title_fullStr |
PEDAGOGIA DO ESPORTE E O REFERENCIAL HISTÓRICO-CULTURAL: INTERLOCUÇÃO ENTRE TEORIA E PRÁTICA PEDAGOGIA DO ESPORTE E O REFERENCIAL HISTÓRICO-CULTURAL: INTERLOCUÇÃO ENTRE TEORIA E PRÁTICA |
title_full_unstemmed |
PEDAGOGIA DO ESPORTE E O REFERENCIAL HISTÓRICO-CULTURAL: INTERLOCUÇÃO ENTRE TEORIA E PRÁTICA PEDAGOGIA DO ESPORTE E O REFERENCIAL HISTÓRICO-CULTURAL: INTERLOCUÇÃO ENTRE TEORIA E PRÁTICA |
title_sort |
PEDAGOGIA DO ESPORTE E O REFERENCIAL HISTÓRICO-CULTURAL: INTERLOCUÇÃO ENTRE TEORIA E PRÁTICA |
author |
Machado, Gisele Viola |
author_facet |
Machado, Gisele Viola Machado, Gisele Viola Galatti, Larissa Rafaela Paes, Roberto Rodrigues Galatti, Larissa Rafaela Paes, Roberto Rodrigues |
author_role |
author |
author2 |
Galatti, Larissa Rafaela Paes, Roberto Rodrigues |
author2_role |
author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Machado, Gisele Viola Galatti, Larissa Rafaela Paes, Roberto Rodrigues |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Esporte Pedagogia do Esporte Cultura Esportiva Jogos Esportivos Coletivos Basquetebol. Pedagogia do Esporte Modalidades coletivas basquetebol |
topic |
Esporte Pedagogia do Esporte Cultura Esportiva Jogos Esportivos Coletivos Basquetebol. Pedagogia do Esporte Modalidades coletivas basquetebol |
description |
A Pedagogia do Esporte trata o esporte enquanto fenômeno sociocultural, sendo defendido seu trato pedagógico a partir de três referenciais: técnico-tático, socioeducativo e histórico-cultural, sendo este último a ênfase do estudo. Assim, apresenta resultados e análise de pesquisa de campo com uma equipe feminina de basquetebol vinculada à Federação Paulista de Basquetebol, a fim de evidenciar o mau trato dos aspectos histórico-culturais do esporte nas aulas e treinamentos esportivos. A seguir, sinaliza procedimentos pedagógicos que possam contribuir para melhor abordagem desse referencial, que pode fomentar a cultura esportiva do atleta, do aluno e do praticante informal. |
publishDate |
2014 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2014-06-30 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion avaliado por pares Pesquisa Qualitativa; Pesquisa de campo; Pesquisa entrevista |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://revistas.ufg.br/fef/article/view/24459 10.5216/rpp.v17i2.24459 |
url |
https://revistas.ufg.br/fef/article/view/24459 |
identifier_str_mv |
10.5216/rpp.v17i2.24459 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://revistas.ufg.br/fef/article/view/24459/16743 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Goiás |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Goiás |
dc.source.none.fl_str_mv |
Pensar a Prática; Vol. 17 No. 2 (2014) Pensar a Prática; v. 17 n. 2 (2014) 1980-6183 1415-4676 reponame:Pensar a Prática (Online) instname:Universidade Federal de Goiás (UFG) instacron:UFG |
instname_str |
Universidade Federal de Goiás (UFG) |
instacron_str |
UFG |
institution |
UFG |
reponame_str |
Pensar a Prática (Online) |
collection |
Pensar a Prática (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Pensar a Prática (Online) - Universidade Federal de Goiás (UFG) |
repository.mail.fl_str_mv |
pensarapratica@gmail.com||gabi.domi@hotmail.com |
_version_ |
1822181578856464385 |
dc.identifier.doi.none.fl_str_mv |
10.5216/rpp.v17i2.24459 |