PEDAGOGIA DO ESPORTE E O REFERENCIAL HISTÓRICO-CULTURAL: INTERLOCUÇÃO ENTRE TEORIA E PRÁTICA

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Machado, Gisele Viola
Data de Publicação: 2014
Outros Autores: Galatti, Larissa Rafaela, Paes, Roberto Rodrigues
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Pensar a Prática (Online)
Texto Completo: https://revistas.ufg.br/fef/article/view/24459
Resumo: A Pedagogia do Esporte trata o esporte enquanto fenômeno sociocultural, sendo defendido seu trato pedagógico a partir de três referenciais: técnico-tático, socioeducativo e histórico-cultural, sendo este último a ênfase do estudo. Assim, apresenta resultados e análise de pesquisa de campo com uma equipe feminina de basquetebol vinculada à Federação Paulista de Basquetebol, a fim de evidenciar o mau trato dos aspectos histórico-culturais do esporte nas aulas e treinamentos esportivos. A seguir, sinaliza procedimentos pedagógicos que possam contribuir para melhor abordagem desse referencial, que pode fomentar a cultura esportiva do atleta, do aluno e do praticante informal.
id UFG-4_4fad1ee8e703c88d0399e61799ee7deb
oai_identifier_str oai:ojs.revistas.ufg.br:article/24459
network_acronym_str UFG-4
network_name_str Pensar a Prática (Online)
repository_id_str
spelling PEDAGOGIA DO ESPORTE E O REFERENCIAL HISTÓRICO-CULTURAL: INTERLOCUÇÃO ENTRE TEORIA E PRÁTICAEsportePedagogia do EsporteCultura EsportivaJogos Esportivos ColetivosBasquetebol.Pedagogia do EsporteModalidades coletivasbasquetebol A Pedagogia do Esporte trata o esporte enquanto fenômeno sociocultural, sendo defendido seu trato pedagógico a partir de três referenciais: técnico-tático, socioeducativo e histórico-cultural, sendo este último a ênfase do estudo. Assim, apresenta resultados e análise de pesquisa de campo com uma equipe feminina de basquetebol vinculada à Federação Paulista de Basquetebol, a fim de evidenciar o mau trato dos aspectos histórico-culturais do esporte nas aulas e treinamentos esportivos. A seguir, sinaliza procedimentos pedagógicos que possam contribuir para melhor abordagem desse referencial, que pode fomentar a cultura esportiva do atleta, do aluno e do praticante informal. Universidade Federal de Goiás2014-06-30info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionavaliado por paresPesquisa Qualitativa; Pesquisa de campo; Pesquisa entrevistaapplication/pdfhttps://revistas.ufg.br/fef/article/view/2445910.5216/rpp.v17i2.24459Pensar a Prática; Vol. 17 No. 2 (2014)Pensar a Prática; v. 17 n. 2 (2014)1980-61831415-4676reponame:Pensar a Prática (Online)instname:Universidade Federal de Goiás (UFG)instacron:UFGporhttps://revistas.ufg.br/fef/article/view/24459/16743Machado, Gisele ViolaGalatti, Larissa RafaelaPaes, Roberto Rodriguesinfo:eu-repo/semantics/openAccess2016-06-20T18:26:55Zoai:ojs.revistas.ufg.br:article/24459Revistahttp://www.revistas.ufg.br/index.php/fefPUBhttps://revistas.ufg.br/fef/oai||gabi.domi@hotmail.com1980-61831415-4676opendoar:2024-05-21T19:55:56.228339Pensar a Prática (Online) - Universidade Federal de Goiás (UFG)true
dc.title.none.fl_str_mv PEDAGOGIA DO ESPORTE E O REFERENCIAL HISTÓRICO-CULTURAL: INTERLOCUÇÃO ENTRE TEORIA E PRÁTICA
title PEDAGOGIA DO ESPORTE E O REFERENCIAL HISTÓRICO-CULTURAL: INTERLOCUÇÃO ENTRE TEORIA E PRÁTICA
spellingShingle PEDAGOGIA DO ESPORTE E O REFERENCIAL HISTÓRICO-CULTURAL: INTERLOCUÇÃO ENTRE TEORIA E PRÁTICA
Machado, Gisele Viola
Esporte
Pedagogia do Esporte
Cultura Esportiva
Jogos Esportivos Coletivos
Basquetebol.
Pedagogia do Esporte
Modalidades coletivas
basquetebol
title_short PEDAGOGIA DO ESPORTE E O REFERENCIAL HISTÓRICO-CULTURAL: INTERLOCUÇÃO ENTRE TEORIA E PRÁTICA
title_full PEDAGOGIA DO ESPORTE E O REFERENCIAL HISTÓRICO-CULTURAL: INTERLOCUÇÃO ENTRE TEORIA E PRÁTICA
title_fullStr PEDAGOGIA DO ESPORTE E O REFERENCIAL HISTÓRICO-CULTURAL: INTERLOCUÇÃO ENTRE TEORIA E PRÁTICA
title_full_unstemmed PEDAGOGIA DO ESPORTE E O REFERENCIAL HISTÓRICO-CULTURAL: INTERLOCUÇÃO ENTRE TEORIA E PRÁTICA
title_sort PEDAGOGIA DO ESPORTE E O REFERENCIAL HISTÓRICO-CULTURAL: INTERLOCUÇÃO ENTRE TEORIA E PRÁTICA
author Machado, Gisele Viola
author_facet Machado, Gisele Viola
Galatti, Larissa Rafaela
Paes, Roberto Rodrigues
author_role author
author2 Galatti, Larissa Rafaela
Paes, Roberto Rodrigues
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Machado, Gisele Viola
Galatti, Larissa Rafaela
Paes, Roberto Rodrigues
dc.subject.por.fl_str_mv Esporte
Pedagogia do Esporte
Cultura Esportiva
Jogos Esportivos Coletivos
Basquetebol.
Pedagogia do Esporte
Modalidades coletivas
basquetebol
topic Esporte
Pedagogia do Esporte
Cultura Esportiva
Jogos Esportivos Coletivos
Basquetebol.
Pedagogia do Esporte
Modalidades coletivas
basquetebol
description A Pedagogia do Esporte trata o esporte enquanto fenômeno sociocultural, sendo defendido seu trato pedagógico a partir de três referenciais: técnico-tático, socioeducativo e histórico-cultural, sendo este último a ênfase do estudo. Assim, apresenta resultados e análise de pesquisa de campo com uma equipe feminina de basquetebol vinculada à Federação Paulista de Basquetebol, a fim de evidenciar o mau trato dos aspectos histórico-culturais do esporte nas aulas e treinamentos esportivos. A seguir, sinaliza procedimentos pedagógicos que possam contribuir para melhor abordagem desse referencial, que pode fomentar a cultura esportiva do atleta, do aluno e do praticante informal.
publishDate 2014
dc.date.none.fl_str_mv 2014-06-30
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
avaliado por pares
Pesquisa Qualitativa; Pesquisa de campo; Pesquisa entrevista
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://revistas.ufg.br/fef/article/view/24459
10.5216/rpp.v17i2.24459
url https://revistas.ufg.br/fef/article/view/24459
identifier_str_mv 10.5216/rpp.v17i2.24459
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://revistas.ufg.br/fef/article/view/24459/16743
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Goiás
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Goiás
dc.source.none.fl_str_mv Pensar a Prática; Vol. 17 No. 2 (2014)
Pensar a Prática; v. 17 n. 2 (2014)
1980-6183
1415-4676
reponame:Pensar a Prática (Online)
instname:Universidade Federal de Goiás (UFG)
instacron:UFG
instname_str Universidade Federal de Goiás (UFG)
instacron_str UFG
institution UFG
reponame_str Pensar a Prática (Online)
collection Pensar a Prática (Online)
repository.name.fl_str_mv Pensar a Prática (Online) - Universidade Federal de Goiás (UFG)
repository.mail.fl_str_mv ||gabi.domi@hotmail.com
_version_ 1799874857484156928