O PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM-TREINAMENTO DEFENSIVO NA OPINIÃO DE TREINADORES DE BASQUETEBOL DA CATEGORIA SUB-13
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2016 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Pensar a Prática (Online) |
Texto Completo: | https://revistas.ufg.br/fef/article/view/40774 |
Resumo: | O objetivo deste estudo foi apontar os métodos de ensino-aprendizagem-treinamento e os sistemas defensivos ensinados pelos treinadores da categoria sub-13 do basquetebol feminino. Foram entrevistados os quatro treinadores semifinalistas do Campeonato Paulista de Basquetebol, cujos depoimentos foram tabulados e analisados de acordo com o método do Discurso do Sujeito Coletivo. Os resultados apontaram que há a preferência pela utilização de métodos de ensino ativos (jogos e situações de jogo), e que o ensino de diferentes sistemas defensivos ocorre no final da categoria, devido à exigência da marcação individual na competição. Conclui-se que o ensino do basquetebol nessa categoria deva ser pautado em uma formação generalista, com múltiplas vivências do jogo. |
id |
UFG-4_60a719df757d37ecdd9edac737ca2c69 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.revistas.ufg.br:article/40774 |
network_acronym_str |
UFG-4 |
network_name_str |
Pensar a Prática (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
O PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM-TREINAMENTO DEFENSIVO NA OPINIÃO DE TREINADORES DE BASQUETEBOL DA CATEGORIA SUB-13Pedagogia do esporteEsportes coletivosBasquetebolAspectos defensivos.O objetivo deste estudo foi apontar os métodos de ensino-aprendizagem-treinamento e os sistemas defensivos ensinados pelos treinadores da categoria sub-13 do basquetebol feminino. Foram entrevistados os quatro treinadores semifinalistas do Campeonato Paulista de Basquetebol, cujos depoimentos foram tabulados e analisados de acordo com o método do Discurso do Sujeito Coletivo. Os resultados apontaram que há a preferência pela utilização de métodos de ensino ativos (jogos e situações de jogo), e que o ensino de diferentes sistemas defensivos ocorre no final da categoria, devido à exigência da marcação individual na competição. Conclui-se que o ensino do basquetebol nessa categoria deva ser pautado em uma formação generalista, com múltiplas vivências do jogo.Universidade Federal de Goiás2016-12-28info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionavaliado por paresapplication/pdfhttps://revistas.ufg.br/fef/article/view/4077410.5216/rpp.v19i4.40774Pensar a Prática; Vol. 19 No. 4 (2016)Pensar a Prática; v. 19 n. 4 (2016)1980-61831415-4676reponame:Pensar a Prática (Online)instname:Universidade Federal de Goiás (UFG)instacron:UFGporhttps://revistas.ufg.br/fef/article/view/40774/pdfCopyright (c) 2016 Pensar a Práticainfo:eu-repo/semantics/openAccessAriosi, Letícia MissuraMenezes, Rafael Pombo2017-02-02T09:10:35Zoai:ojs.revistas.ufg.br:article/40774Revistahttp://www.revistas.ufg.br/index.php/fefPUBhttps://revistas.ufg.br/fef/oai||gabi.domi@hotmail.com1980-61831415-4676opendoar:2024-05-21T19:56:11.871307Pensar a Prática (Online) - Universidade Federal de Goiás (UFG)true |
dc.title.none.fl_str_mv |
O PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM-TREINAMENTO DEFENSIVO NA OPINIÃO DE TREINADORES DE BASQUETEBOL DA CATEGORIA SUB-13 |
title |
O PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM-TREINAMENTO DEFENSIVO NA OPINIÃO DE TREINADORES DE BASQUETEBOL DA CATEGORIA SUB-13 |
spellingShingle |
O PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM-TREINAMENTO DEFENSIVO NA OPINIÃO DE TREINADORES DE BASQUETEBOL DA CATEGORIA SUB-13 Ariosi, Letícia Missura Pedagogia do esporte Esportes coletivos Basquetebol Aspectos defensivos. |
title_short |
O PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM-TREINAMENTO DEFENSIVO NA OPINIÃO DE TREINADORES DE BASQUETEBOL DA CATEGORIA SUB-13 |
title_full |
O PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM-TREINAMENTO DEFENSIVO NA OPINIÃO DE TREINADORES DE BASQUETEBOL DA CATEGORIA SUB-13 |
title_fullStr |
O PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM-TREINAMENTO DEFENSIVO NA OPINIÃO DE TREINADORES DE BASQUETEBOL DA CATEGORIA SUB-13 |
title_full_unstemmed |
O PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM-TREINAMENTO DEFENSIVO NA OPINIÃO DE TREINADORES DE BASQUETEBOL DA CATEGORIA SUB-13 |
title_sort |
O PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM-TREINAMENTO DEFENSIVO NA OPINIÃO DE TREINADORES DE BASQUETEBOL DA CATEGORIA SUB-13 |
author |
Ariosi, Letícia Missura |
author_facet |
Ariosi, Letícia Missura Menezes, Rafael Pombo |
author_role |
author |
author2 |
Menezes, Rafael Pombo |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Ariosi, Letícia Missura Menezes, Rafael Pombo |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Pedagogia do esporte Esportes coletivos Basquetebol Aspectos defensivos. |
topic |
Pedagogia do esporte Esportes coletivos Basquetebol Aspectos defensivos. |
description |
O objetivo deste estudo foi apontar os métodos de ensino-aprendizagem-treinamento e os sistemas defensivos ensinados pelos treinadores da categoria sub-13 do basquetebol feminino. Foram entrevistados os quatro treinadores semifinalistas do Campeonato Paulista de Basquetebol, cujos depoimentos foram tabulados e analisados de acordo com o método do Discurso do Sujeito Coletivo. Os resultados apontaram que há a preferência pela utilização de métodos de ensino ativos (jogos e situações de jogo), e que o ensino de diferentes sistemas defensivos ocorre no final da categoria, devido à exigência da marcação individual na competição. Conclui-se que o ensino do basquetebol nessa categoria deva ser pautado em uma formação generalista, com múltiplas vivências do jogo. |
publishDate |
2016 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2016-12-28 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion avaliado por pares |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://revistas.ufg.br/fef/article/view/40774 10.5216/rpp.v19i4.40774 |
url |
https://revistas.ufg.br/fef/article/view/40774 |
identifier_str_mv |
10.5216/rpp.v19i4.40774 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://revistas.ufg.br/fef/article/view/40774/pdf |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2016 Pensar a Prática info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2016 Pensar a Prática |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Goiás |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Goiás |
dc.source.none.fl_str_mv |
Pensar a Prática; Vol. 19 No. 4 (2016) Pensar a Prática; v. 19 n. 4 (2016) 1980-6183 1415-4676 reponame:Pensar a Prática (Online) instname:Universidade Federal de Goiás (UFG) instacron:UFG |
instname_str |
Universidade Federal de Goiás (UFG) |
instacron_str |
UFG |
institution |
UFG |
reponame_str |
Pensar a Prática (Online) |
collection |
Pensar a Prática (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Pensar a Prática (Online) - Universidade Federal de Goiás (UFG) |
repository.mail.fl_str_mv |
||gabi.domi@hotmail.com |
_version_ |
1799874858374397952 |