O corpo na formação inicial em pedagogia: uma análise dos currículos das universidades federais do Brasil

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva, Carolina Barbosa da
Data de Publicação: 2019
Outros Autores: Buss-Simão, Márcia
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Pensar a Prática (Online)
Texto Completo: https://revistas.ufg.br/fef/article/view/51828
Resumo: O presente artigo apresenta o lugar do corpo nas bases curriculares dos cursos de Pedagogia das universidades federais do Brasil e as concepções privilegiadas. Para o levantamento dos dados nos currículos dos cursos de Pedagogia, utilizou-se para a busca das disciplinas as palavras-chave: corpo, movimento e educação física. Para a organização dos dados, recorreu-se a Técnica de Análise de Conteúdo, por meio dessa Técnica definiu-se o corpus de análise, agrupando as disciplinas em cinco categorias de análise que revelam as concepções de corpo presentes nos currículos. As análises evidenciam que a temática do corpo está presente em 27 disciplinas nos currículos dos cursos de Pedagogia em 18 universidades federais no Brasil de um total de 33 currículos disponíveis no Banco de Dados.
id UFG-4_50260526495eb31abf9fb8a1bda6aa3e
oai_identifier_str oai:ojs.revistas.ufg.br:article/51828
network_acronym_str UFG-4
network_name_str Pensar a Prática (Online)
repository_id_str
spelling O corpo na formação inicial em pedagogia: uma análise dos currículos das universidades federais do BrasilPedagogiaCurrículoCorpoO presente artigo apresenta o lugar do corpo nas bases curriculares dos cursos de Pedagogia das universidades federais do Brasil e as concepções privilegiadas. Para o levantamento dos dados nos currículos dos cursos de Pedagogia, utilizou-se para a busca das disciplinas as palavras-chave: corpo, movimento e educação física. Para a organização dos dados, recorreu-se a Técnica de Análise de Conteúdo, por meio dessa Técnica definiu-se o corpus de análise, agrupando as disciplinas em cinco categorias de análise que revelam as concepções de corpo presentes nos currículos. As análises evidenciam que a temática do corpo está presente em 27 disciplinas nos currículos dos cursos de Pedagogia em 18 universidades federais no Brasil de um total de 33 currículos disponíveis no Banco de Dados.Universidade Federal de Goiás2019-09-06info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionavaliado por paresapplication/pdfhttps://revistas.ufg.br/fef/article/view/5182810.5216/rpp.v22.51828Pensar a Prática; Vol. 22 (2019)Pensar a Prática; v. 22 (2019)1980-61831415-4676reponame:Pensar a Prática (Online)instname:Universidade Federal de Goiás (UFG)instacron:UFGporhttps://revistas.ufg.br/fef/article/view/51828/33644Copyright (c) 2019 Pensar a Práticainfo:eu-repo/semantics/openAccessSilva, Carolina Barbosa daBuss-Simão, Márcia2020-02-27T16:39:16Zoai:ojs.revistas.ufg.br:article/51828Revistahttp://www.revistas.ufg.br/index.php/fefPUBhttps://revistas.ufg.br/fef/oai||gabi.domi@hotmail.com1980-61831415-4676opendoar:2024-05-21T19:56:23.542759Pensar a Prática (Online) - Universidade Federal de Goiás (UFG)true
dc.title.none.fl_str_mv O corpo na formação inicial em pedagogia: uma análise dos currículos das universidades federais do Brasil
title O corpo na formação inicial em pedagogia: uma análise dos currículos das universidades federais do Brasil
spellingShingle O corpo na formação inicial em pedagogia: uma análise dos currículos das universidades federais do Brasil
Silva, Carolina Barbosa da
Pedagogia
Currículo
Corpo
title_short O corpo na formação inicial em pedagogia: uma análise dos currículos das universidades federais do Brasil
title_full O corpo na formação inicial em pedagogia: uma análise dos currículos das universidades federais do Brasil
title_fullStr O corpo na formação inicial em pedagogia: uma análise dos currículos das universidades federais do Brasil
title_full_unstemmed O corpo na formação inicial em pedagogia: uma análise dos currículos das universidades federais do Brasil
title_sort O corpo na formação inicial em pedagogia: uma análise dos currículos das universidades federais do Brasil
author Silva, Carolina Barbosa da
author_facet Silva, Carolina Barbosa da
Buss-Simão, Márcia
author_role author
author2 Buss-Simão, Márcia
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Silva, Carolina Barbosa da
Buss-Simão, Márcia
dc.subject.por.fl_str_mv Pedagogia
Currículo
Corpo
topic Pedagogia
Currículo
Corpo
description O presente artigo apresenta o lugar do corpo nas bases curriculares dos cursos de Pedagogia das universidades federais do Brasil e as concepções privilegiadas. Para o levantamento dos dados nos currículos dos cursos de Pedagogia, utilizou-se para a busca das disciplinas as palavras-chave: corpo, movimento e educação física. Para a organização dos dados, recorreu-se a Técnica de Análise de Conteúdo, por meio dessa Técnica definiu-se o corpus de análise, agrupando as disciplinas em cinco categorias de análise que revelam as concepções de corpo presentes nos currículos. As análises evidenciam que a temática do corpo está presente em 27 disciplinas nos currículos dos cursos de Pedagogia em 18 universidades federais no Brasil de um total de 33 currículos disponíveis no Banco de Dados.
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019-09-06
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
avaliado por pares
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://revistas.ufg.br/fef/article/view/51828
10.5216/rpp.v22.51828
url https://revistas.ufg.br/fef/article/view/51828
identifier_str_mv 10.5216/rpp.v22.51828
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://revistas.ufg.br/fef/article/view/51828/33644
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2019 Pensar a Prática
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2019 Pensar a Prática
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Goiás
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Goiás
dc.source.none.fl_str_mv Pensar a Prática; Vol. 22 (2019)
Pensar a Prática; v. 22 (2019)
1980-6183
1415-4676
reponame:Pensar a Prática (Online)
instname:Universidade Federal de Goiás (UFG)
instacron:UFG
instname_str Universidade Federal de Goiás (UFG)
instacron_str UFG
institution UFG
reponame_str Pensar a Prática (Online)
collection Pensar a Prática (Online)
repository.name.fl_str_mv Pensar a Prática (Online) - Universidade Federal de Goiás (UFG)
repository.mail.fl_str_mv ||gabi.domi@hotmail.com
_version_ 1799874859174461441