O corpo na formação inicial em pedagogia: uma análise dos currículos das universidades federais do Brasil
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2019 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Pensar a Prática (Online) |
Texto Completo: | https://revistas.ufg.br/fef/article/view/51828 |
Resumo: | O presente artigo apresenta o lugar do corpo nas bases curriculares dos cursos de Pedagogia das universidades federais do Brasil e as concepções privilegiadas. Para o levantamento dos dados nos currículos dos cursos de Pedagogia, utilizou-se para a busca das disciplinas as palavras-chave: corpo, movimento e educação física. Para a organização dos dados, recorreu-se a Técnica de Análise de Conteúdo, por meio dessa Técnica definiu-se o corpus de análise, agrupando as disciplinas em cinco categorias de análise que revelam as concepções de corpo presentes nos currículos. As análises evidenciam que a temática do corpo está presente em 27 disciplinas nos currículos dos cursos de Pedagogia em 18 universidades federais no Brasil de um total de 33 currículos disponíveis no Banco de Dados. |
id |
UFG-4_50260526495eb31abf9fb8a1bda6aa3e |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.revistas.ufg.br:article/51828 |
network_acronym_str |
UFG-4 |
network_name_str |
Pensar a Prática (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
O corpo na formação inicial em pedagogia: uma análise dos currículos das universidades federais do BrasilPedagogiaCurrículoCorpoO presente artigo apresenta o lugar do corpo nas bases curriculares dos cursos de Pedagogia das universidades federais do Brasil e as concepções privilegiadas. Para o levantamento dos dados nos currículos dos cursos de Pedagogia, utilizou-se para a busca das disciplinas as palavras-chave: corpo, movimento e educação física. Para a organização dos dados, recorreu-se a Técnica de Análise de Conteúdo, por meio dessa Técnica definiu-se o corpus de análise, agrupando as disciplinas em cinco categorias de análise que revelam as concepções de corpo presentes nos currículos. As análises evidenciam que a temática do corpo está presente em 27 disciplinas nos currículos dos cursos de Pedagogia em 18 universidades federais no Brasil de um total de 33 currículos disponíveis no Banco de Dados.Universidade Federal de Goiás2019-09-06info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionavaliado por paresapplication/pdfhttps://revistas.ufg.br/fef/article/view/5182810.5216/rpp.v22.51828Pensar a Prática; Vol. 22 (2019)Pensar a Prática; v. 22 (2019)1980-61831415-4676reponame:Pensar a Prática (Online)instname:Universidade Federal de Goiás (UFG)instacron:UFGporhttps://revistas.ufg.br/fef/article/view/51828/33644Copyright (c) 2019 Pensar a Práticainfo:eu-repo/semantics/openAccessSilva, Carolina Barbosa daBuss-Simão, Márcia2020-02-27T16:39:16Zoai:ojs.revistas.ufg.br:article/51828Revistahttp://www.revistas.ufg.br/index.php/fefPUBhttps://revistas.ufg.br/fef/oai||gabi.domi@hotmail.com1980-61831415-4676opendoar:2024-05-21T19:56:23.542759Pensar a Prática (Online) - Universidade Federal de Goiás (UFG)true |
dc.title.none.fl_str_mv |
O corpo na formação inicial em pedagogia: uma análise dos currículos das universidades federais do Brasil |
title |
O corpo na formação inicial em pedagogia: uma análise dos currículos das universidades federais do Brasil |
spellingShingle |
O corpo na formação inicial em pedagogia: uma análise dos currículos das universidades federais do Brasil Silva, Carolina Barbosa da Pedagogia Currículo Corpo |
title_short |
O corpo na formação inicial em pedagogia: uma análise dos currículos das universidades federais do Brasil |
title_full |
O corpo na formação inicial em pedagogia: uma análise dos currículos das universidades federais do Brasil |
title_fullStr |
O corpo na formação inicial em pedagogia: uma análise dos currículos das universidades federais do Brasil |
title_full_unstemmed |
O corpo na formação inicial em pedagogia: uma análise dos currículos das universidades federais do Brasil |
title_sort |
O corpo na formação inicial em pedagogia: uma análise dos currículos das universidades federais do Brasil |
author |
Silva, Carolina Barbosa da |
author_facet |
Silva, Carolina Barbosa da Buss-Simão, Márcia |
author_role |
author |
author2 |
Buss-Simão, Márcia |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Silva, Carolina Barbosa da Buss-Simão, Márcia |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Pedagogia Currículo Corpo |
topic |
Pedagogia Currículo Corpo |
description |
O presente artigo apresenta o lugar do corpo nas bases curriculares dos cursos de Pedagogia das universidades federais do Brasil e as concepções privilegiadas. Para o levantamento dos dados nos currículos dos cursos de Pedagogia, utilizou-se para a busca das disciplinas as palavras-chave: corpo, movimento e educação física. Para a organização dos dados, recorreu-se a Técnica de Análise de Conteúdo, por meio dessa Técnica definiu-se o corpus de análise, agrupando as disciplinas em cinco categorias de análise que revelam as concepções de corpo presentes nos currículos. As análises evidenciam que a temática do corpo está presente em 27 disciplinas nos currículos dos cursos de Pedagogia em 18 universidades federais no Brasil de um total de 33 currículos disponíveis no Banco de Dados. |
publishDate |
2019 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2019-09-06 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion avaliado por pares |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://revistas.ufg.br/fef/article/view/51828 10.5216/rpp.v22.51828 |
url |
https://revistas.ufg.br/fef/article/view/51828 |
identifier_str_mv |
10.5216/rpp.v22.51828 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://revistas.ufg.br/fef/article/view/51828/33644 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2019 Pensar a Prática info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2019 Pensar a Prática |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Goiás |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Goiás |
dc.source.none.fl_str_mv |
Pensar a Prática; Vol. 22 (2019) Pensar a Prática; v. 22 (2019) 1980-6183 1415-4676 reponame:Pensar a Prática (Online) instname:Universidade Federal de Goiás (UFG) instacron:UFG |
instname_str |
Universidade Federal de Goiás (UFG) |
instacron_str |
UFG |
institution |
UFG |
reponame_str |
Pensar a Prática (Online) |
collection |
Pensar a Prática (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Pensar a Prática (Online) - Universidade Federal de Goiás (UFG) |
repository.mail.fl_str_mv |
||gabi.domi@hotmail.com |
_version_ |
1799874859174461441 |