Circo e a extensão universitária: ensinar e aprender

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Tyszka, Saara
Data de Publicação: 2023
Outros Autores: Kronbauer, Glaucia Andreza
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Educação Ciência e Cultura
Texto Completo: https://revistas.unilasalle.edu.br/index.php/Educacao/article/view/10563
Resumo: A extensão universitária proporciona a troca de valores entre a comunidadeacadêmica e a sociedade, em uma via de mão dupla. Aqui, objetivamos discutir a extensão como espaço de produção, partilha e troca de saberes, como agente potencializador da formação e humanização de discentes, narrando experiências e percursos de estudantes universitários extensionistas, a partir da participação como monitores no projeto de extensão “Circo em Contextos”. De natureza qualitativa, optamos pela elaboração de um estudo descritivo, realizado a partir de entrevistas commonitores que atuaram no projeto Circo em Contextos da Universidade Estadual do Centro Oeste do Paraná (UNICENTRO). Observamos que as práticas corporais circenses, pautadas na experimentação e segurança, subsidiaram também a formação cultural dos indivíduos. A partir da experimentação das práticas corporais circenses, a existência individual, materializada no corpo, se torna uma tela em branco que acolhe as mais diversas formas de ser gente. As experiências do projeto contribuíram para a formação de profissionais qualificados, de serem humanos sensíveis, ampliando a compreensão e o respeito às diversidades. As motivações pessoais dos monitores, aliadas aos interesses extracurriculares, proporcionam uma relação de benefício mútuo entre agentes universitários e não universitários. Este estudo evidenciou o tamanho potencial que um projeto de extensão pode ter, impactando na formação pessoal e acadêmica dos monitores, assim como na qualidade de vida da comunidade envolvida. As práticas extensionistas, por estarem atreladas a realidade social de cada região, são essencialmente singulares e particulares. Acreditamos que, ao compartilhar reflexões decorrentes delas, podemos fomentar ações e instigar estudos que discutam o impacto da extensão na formação universitária e seus benefícios perante a sociedade. E, desse modo, esclarecer sua importância e fomentar maior reconhecimento da extensão como espaço de produção e democratização de conhecimento.
id UNILASALLE-2_99015f5f0861651021424feafff1f582
oai_identifier_str oai:ojs.revistas.unilasalle.edu.br:article/10563
network_acronym_str UNILASALLE-2
network_name_str Revista Educação Ciência e Cultura
repository_id_str
spelling Circo e a extensão universitária: ensinar e aprenderExtensão UniversitáriaCorpoCircoEducação.A extensão universitária proporciona a troca de valores entre a comunidadeacadêmica e a sociedade, em uma via de mão dupla. Aqui, objetivamos discutir a extensão como espaço de produção, partilha e troca de saberes, como agente potencializador da formação e humanização de discentes, narrando experiências e percursos de estudantes universitários extensionistas, a partir da participação como monitores no projeto de extensão “Circo em Contextos”. De natureza qualitativa, optamos pela elaboração de um estudo descritivo, realizado a partir de entrevistas commonitores que atuaram no projeto Circo em Contextos da Universidade Estadual do Centro Oeste do Paraná (UNICENTRO). Observamos que as práticas corporais circenses, pautadas na experimentação e segurança, subsidiaram também a formação cultural dos indivíduos. A partir da experimentação das práticas corporais circenses, a existência individual, materializada no corpo, se torna uma tela em branco que acolhe as mais diversas formas de ser gente. As experiências do projeto contribuíram para a formação de profissionais qualificados, de serem humanos sensíveis, ampliando a compreensão e o respeito às diversidades. As motivações pessoais dos monitores, aliadas aos interesses extracurriculares, proporcionam uma relação de benefício mútuo entre agentes universitários e não universitários. Este estudo evidenciou o tamanho potencial que um projeto de extensão pode ter, impactando na formação pessoal e acadêmica dos monitores, assim como na qualidade de vida da comunidade envolvida. As práticas extensionistas, por estarem atreladas a realidade social de cada região, são essencialmente singulares e particulares. Acreditamos que, ao compartilhar reflexões decorrentes delas, podemos fomentar ações e instigar estudos que discutam o impacto da extensão na formação universitária e seus benefícios perante a sociedade. E, desse modo, esclarecer sua importância e fomentar maior reconhecimento da extensão como espaço de produção e democratização de conhecimento.Universidade LaSalle - Unilasalle Canoas2023-10-17info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revistas.unilasalle.edu.br/index.php/Educacao/article/view/1056310.18316/recc.v28i2.10563Educação, Ciência e Cultura; v. 28 n. 2 (2023)2236-6377reponame:Revista Educação Ciência e Culturainstname:Universidade La Salle (UNILASALLE)instacron:UNILASALLEporhttps://revistas.unilasalle.edu.br/index.php/Educacao/article/view/10563/4217Copyright (c) 2023 Educação, Ciência e Culturainfo:eu-repo/semantics/openAccessTyszka, SaaraKronbauer, Glaucia Andreza2023-10-17T13:27:31Zoai:ojs.revistas.unilasalle.edu.br:article/10563Revistahttps://revistas.unilasalle.edu.br/index.php/Educacao/indexONGhttps://revistas.unilasalle.edu.br/index.php/Educacao/oairevistas@unilasalle.edu.br||revista.educacao@unilasalle.edu.br2236-63772238-7293opendoar:2023-10-17T13:27:31Revista Educação Ciência e Cultura - Universidade La Salle (UNILASALLE)false
dc.title.none.fl_str_mv Circo e a extensão universitária: ensinar e aprender
title Circo e a extensão universitária: ensinar e aprender
spellingShingle Circo e a extensão universitária: ensinar e aprender
Tyszka, Saara
Extensão Universitária
Corpo
Circo
Educação.
title_short Circo e a extensão universitária: ensinar e aprender
title_full Circo e a extensão universitária: ensinar e aprender
title_fullStr Circo e a extensão universitária: ensinar e aprender
title_full_unstemmed Circo e a extensão universitária: ensinar e aprender
title_sort Circo e a extensão universitária: ensinar e aprender
author Tyszka, Saara
author_facet Tyszka, Saara
Kronbauer, Glaucia Andreza
author_role author
author2 Kronbauer, Glaucia Andreza
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Tyszka, Saara
Kronbauer, Glaucia Andreza
dc.subject.por.fl_str_mv Extensão Universitária
Corpo
Circo
Educação.
topic Extensão Universitária
Corpo
Circo
Educação.
description A extensão universitária proporciona a troca de valores entre a comunidadeacadêmica e a sociedade, em uma via de mão dupla. Aqui, objetivamos discutir a extensão como espaço de produção, partilha e troca de saberes, como agente potencializador da formação e humanização de discentes, narrando experiências e percursos de estudantes universitários extensionistas, a partir da participação como monitores no projeto de extensão “Circo em Contextos”. De natureza qualitativa, optamos pela elaboração de um estudo descritivo, realizado a partir de entrevistas commonitores que atuaram no projeto Circo em Contextos da Universidade Estadual do Centro Oeste do Paraná (UNICENTRO). Observamos que as práticas corporais circenses, pautadas na experimentação e segurança, subsidiaram também a formação cultural dos indivíduos. A partir da experimentação das práticas corporais circenses, a existência individual, materializada no corpo, se torna uma tela em branco que acolhe as mais diversas formas de ser gente. As experiências do projeto contribuíram para a formação de profissionais qualificados, de serem humanos sensíveis, ampliando a compreensão e o respeito às diversidades. As motivações pessoais dos monitores, aliadas aos interesses extracurriculares, proporcionam uma relação de benefício mútuo entre agentes universitários e não universitários. Este estudo evidenciou o tamanho potencial que um projeto de extensão pode ter, impactando na formação pessoal e acadêmica dos monitores, assim como na qualidade de vida da comunidade envolvida. As práticas extensionistas, por estarem atreladas a realidade social de cada região, são essencialmente singulares e particulares. Acreditamos que, ao compartilhar reflexões decorrentes delas, podemos fomentar ações e instigar estudos que discutam o impacto da extensão na formação universitária e seus benefícios perante a sociedade. E, desse modo, esclarecer sua importância e fomentar maior reconhecimento da extensão como espaço de produção e democratização de conhecimento.
publishDate 2023
dc.date.none.fl_str_mv 2023-10-17
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://revistas.unilasalle.edu.br/index.php/Educacao/article/view/10563
10.18316/recc.v28i2.10563
url https://revistas.unilasalle.edu.br/index.php/Educacao/article/view/10563
identifier_str_mv 10.18316/recc.v28i2.10563
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://revistas.unilasalle.edu.br/index.php/Educacao/article/view/10563/4217
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2023 Educação, Ciência e Cultura
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2023 Educação, Ciência e Cultura
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade LaSalle - Unilasalle Canoas
publisher.none.fl_str_mv Universidade LaSalle - Unilasalle Canoas
dc.source.none.fl_str_mv Educação, Ciência e Cultura; v. 28 n. 2 (2023)
2236-6377
reponame:Revista Educação Ciência e Cultura
instname:Universidade La Salle (UNILASALLE)
instacron:UNILASALLE
instname_str Universidade La Salle (UNILASALLE)
instacron_str UNILASALLE
institution UNILASALLE
reponame_str Revista Educação Ciência e Cultura
collection Revista Educação Ciência e Cultura
repository.name.fl_str_mv Revista Educação Ciência e Cultura - Universidade La Salle (UNILASALLE)
repository.mail.fl_str_mv revistas@unilasalle.edu.br||revista.educacao@unilasalle.edu.br
_version_ 1800217320132444160