A EDUCAÇÃO FÍSICA NO PLANO DA EXPERIÊNCIA: IMPLICAÇÕES NA PESQUISA E NA INTERVENÇÃO PROFISSIONAL E DOCENTE
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2015 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Pensar a Prática (Online) |
Texto Completo: | https://revistas.ufg.br/fef/article/view/28873 |
Resumo: | A pesquisa no plano da experiência é, certamente, uma prática investigativa estranha à Educação Física, haja vista a evidente afinidade da área com as metodologias científicas tradicionais pautadas pela visão positiva de ciência. Não obstante, a ousadia de ancorar a visibilidade da pesquisa e da intervenção no plano da experiência, garante a possibilidade de experimentar outras ciências na Educação Física. Para tanto é preciso apostar em uma reversão metodológica que se move no jogo entre pesquisador e sujeito. Como ancorar a visibilidade da pesquisa e da intervenção em meio a este jogo? O princípio da cartografia oferece pistas, através das quais, mobilizamos esta questão. |
id |
UFG-4_51f060d4fb519cc44db36659a0956316 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.revistas.ufg.br:article/28873 |
network_acronym_str |
UFG-4 |
network_name_str |
Pensar a Prática (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
A EDUCAÇÃO FÍSICA NO PLANO DA EXPERIÊNCIA: IMPLICAÇÕES NA PESQUISA E NA INTERVENÇÃO PROFISSIONAL E DOCENTEEducação Físicaplano da experiênciapesquisaintervençãopesquisa e intervenção na Educação FísicaA pesquisa no plano da experiência é, certamente, uma prática investigativa estranha à Educação Física, haja vista a evidente afinidade da área com as metodologias científicas tradicionais pautadas pela visão positiva de ciência. Não obstante, a ousadia de ancorar a visibilidade da pesquisa e da intervenção no plano da experiência, garante a possibilidade de experimentar outras ciências na Educação Física. Para tanto é preciso apostar em uma reversão metodológica que se move no jogo entre pesquisador e sujeito. Como ancorar a visibilidade da pesquisa e da intervenção em meio a este jogo? O princípio da cartografia oferece pistas, através das quais, mobilizamos esta questão.Universidade Federal de Goiás2015-03-31info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersion"Avaliado por Pares"Pesquisa-intervençãoapplication/pdfhttps://revistas.ufg.br/fef/article/view/2887310.5216/rpp.v18i1.28873Pensar a Prática; Vol. 18 No. 1 (2015)Pensar a Prática; v. 18 n. 1 (2015)1980-61831415-4676reponame:Pensar a Prática (Online)instname:Universidade Federal de Goiás (UFG)instacron:UFGporhttps://revistas.ufg.br/fef/article/view/28873/18334Alves, Flávio SoaresCarvalho, Yara Maria deinfo:eu-repo/semantics/openAccess2016-06-20T18:29:35Zoai:ojs.revistas.ufg.br:article/28873Revistahttp://www.revistas.ufg.br/index.php/fefPUBhttps://revistas.ufg.br/fef/oai||gabi.domi@hotmail.com1980-61831415-4676opendoar:2024-05-21T19:55:59.543248Pensar a Prática (Online) - Universidade Federal de Goiás (UFG)true |
dc.title.none.fl_str_mv |
A EDUCAÇÃO FÍSICA NO PLANO DA EXPERIÊNCIA: IMPLICAÇÕES NA PESQUISA E NA INTERVENÇÃO PROFISSIONAL E DOCENTE |
title |
A EDUCAÇÃO FÍSICA NO PLANO DA EXPERIÊNCIA: IMPLICAÇÕES NA PESQUISA E NA INTERVENÇÃO PROFISSIONAL E DOCENTE |
spellingShingle |
A EDUCAÇÃO FÍSICA NO PLANO DA EXPERIÊNCIA: IMPLICAÇÕES NA PESQUISA E NA INTERVENÇÃO PROFISSIONAL E DOCENTE Alves, Flávio Soares Educação Física plano da experiência pesquisa intervenção pesquisa e intervenção na Educação Física |
title_short |
A EDUCAÇÃO FÍSICA NO PLANO DA EXPERIÊNCIA: IMPLICAÇÕES NA PESQUISA E NA INTERVENÇÃO PROFISSIONAL E DOCENTE |
title_full |
A EDUCAÇÃO FÍSICA NO PLANO DA EXPERIÊNCIA: IMPLICAÇÕES NA PESQUISA E NA INTERVENÇÃO PROFISSIONAL E DOCENTE |
title_fullStr |
A EDUCAÇÃO FÍSICA NO PLANO DA EXPERIÊNCIA: IMPLICAÇÕES NA PESQUISA E NA INTERVENÇÃO PROFISSIONAL E DOCENTE |
title_full_unstemmed |
A EDUCAÇÃO FÍSICA NO PLANO DA EXPERIÊNCIA: IMPLICAÇÕES NA PESQUISA E NA INTERVENÇÃO PROFISSIONAL E DOCENTE |
title_sort |
A EDUCAÇÃO FÍSICA NO PLANO DA EXPERIÊNCIA: IMPLICAÇÕES NA PESQUISA E NA INTERVENÇÃO PROFISSIONAL E DOCENTE |
author |
Alves, Flávio Soares |
author_facet |
Alves, Flávio Soares Carvalho, Yara Maria de |
author_role |
author |
author2 |
Carvalho, Yara Maria de |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Alves, Flávio Soares Carvalho, Yara Maria de |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação Física plano da experiência pesquisa intervenção pesquisa e intervenção na Educação Física |
topic |
Educação Física plano da experiência pesquisa intervenção pesquisa e intervenção na Educação Física |
description |
A pesquisa no plano da experiência é, certamente, uma prática investigativa estranha à Educação Física, haja vista a evidente afinidade da área com as metodologias científicas tradicionais pautadas pela visão positiva de ciência. Não obstante, a ousadia de ancorar a visibilidade da pesquisa e da intervenção no plano da experiência, garante a possibilidade de experimentar outras ciências na Educação Física. Para tanto é preciso apostar em uma reversão metodológica que se move no jogo entre pesquisador e sujeito. Como ancorar a visibilidade da pesquisa e da intervenção em meio a este jogo? O princípio da cartografia oferece pistas, através das quais, mobilizamos esta questão. |
publishDate |
2015 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2015-03-31 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion "Avaliado por Pares" Pesquisa-intervenção |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://revistas.ufg.br/fef/article/view/28873 10.5216/rpp.v18i1.28873 |
url |
https://revistas.ufg.br/fef/article/view/28873 |
identifier_str_mv |
10.5216/rpp.v18i1.28873 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://revistas.ufg.br/fef/article/view/28873/18334 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Goiás |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Goiás |
dc.source.none.fl_str_mv |
Pensar a Prática; Vol. 18 No. 1 (2015) Pensar a Prática; v. 18 n. 1 (2015) 1980-6183 1415-4676 reponame:Pensar a Prática (Online) instname:Universidade Federal de Goiás (UFG) instacron:UFG |
instname_str |
Universidade Federal de Goiás (UFG) |
instacron_str |
UFG |
institution |
UFG |
reponame_str |
Pensar a Prática (Online) |
collection |
Pensar a Prática (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Pensar a Prática (Online) - Universidade Federal de Goiás (UFG) |
repository.mail.fl_str_mv |
||gabi.domi@hotmail.com |
_version_ |
1799874857549168640 |