O lugar do brincar na Educação Física infantil: possibilidades de interface com o aprender
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2020 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Pensar a Prática (Online) |
Texto Completo: | https://revistas.ufg.br/fef/article/view/56678 |
Resumo: | O presente estudo analisou o brincar nas aulas de Educação Física infantil, tendo em vista suas possiblidades e a sua relação com o processo de ensino aprendizagem. A partir de um estudo de caso intrínseco foi possível inferir que o brincar se faz presente nas aulas e que a sua adoção pelo professor como elemento facilitador no processo ensino aprendizagem amplia as possibilidades no trato dos conteúdos da Educação Física e de manifestações culturais entre as crianças na educação infantil. No entanto, a adoção do brincar como elemento facilitador do processo ensino aprendizagem na Educação Física infantil, demanda planejamento, organização do espaço da aula, divisão do tempo e do número de alunos que irão participar. Não se trata de um brincar pelo brincar. |
id |
UFG-4_587b5777e88c3c12476b8ae3598bdf9a |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.revistas.ufg.br:article/56678 |
network_acronym_str |
UFG-4 |
network_name_str |
Pensar a Prática (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
O lugar do brincar na Educação Física infantil: possibilidades de interface com o aprenderEducação Física. Educação infantil. Brincar. AprendizagemO presente estudo analisou o brincar nas aulas de Educação Física infantil, tendo em vista suas possiblidades e a sua relação com o processo de ensino aprendizagem. A partir de um estudo de caso intrínseco foi possível inferir que o brincar se faz presente nas aulas e que a sua adoção pelo professor como elemento facilitador no processo ensino aprendizagem amplia as possibilidades no trato dos conteúdos da Educação Física e de manifestações culturais entre as crianças na educação infantil. No entanto, a adoção do brincar como elemento facilitador do processo ensino aprendizagem na Educação Física infantil, demanda planejamento, organização do espaço da aula, divisão do tempo e do número de alunos que irão participar. Não se trata de um brincar pelo brincar.Universidade Federal de Goiás2020-07-21info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionavaliado por paresapplication/pdfhttps://revistas.ufg.br/fef/article/view/5667810.5216/rpp.v23.56678Pensar a Prática; Vol. 23 (2020)Pensar a Prática; v. 23 (2020)1980-61831415-4676reponame:Pensar a Prática (Online)instname:Universidade Federal de Goiás (UFG)instacron:UFGporhttps://revistas.ufg.br/fef/article/view/56678/35062Copyright (c) 2020 Pensar a Práticainfo:eu-repo/semantics/openAccessPaixão, Jairo AntônioSousa, Jefferson TeixeiraSouza, Ederley Emanuel2021-03-05T14:49:03Zoai:ojs.revistas.ufg.br:article/56678Revistahttp://www.revistas.ufg.br/index.php/fefPUBhttps://revistas.ufg.br/fef/oai||gabi.domi@hotmail.com1980-61831415-4676opendoar:2024-05-21T19:56:30.032564Pensar a Prática (Online) - Universidade Federal de Goiás (UFG)true |
dc.title.none.fl_str_mv |
O lugar do brincar na Educação Física infantil: possibilidades de interface com o aprender |
title |
O lugar do brincar na Educação Física infantil: possibilidades de interface com o aprender |
spellingShingle |
O lugar do brincar na Educação Física infantil: possibilidades de interface com o aprender Paixão, Jairo Antônio Educação Física. Educação infantil. Brincar. Aprendizagem |
title_short |
O lugar do brincar na Educação Física infantil: possibilidades de interface com o aprender |
title_full |
O lugar do brincar na Educação Física infantil: possibilidades de interface com o aprender |
title_fullStr |
O lugar do brincar na Educação Física infantil: possibilidades de interface com o aprender |
title_full_unstemmed |
O lugar do brincar na Educação Física infantil: possibilidades de interface com o aprender |
title_sort |
O lugar do brincar na Educação Física infantil: possibilidades de interface com o aprender |
author |
Paixão, Jairo Antônio |
author_facet |
Paixão, Jairo Antônio Sousa, Jefferson Teixeira Souza, Ederley Emanuel |
author_role |
author |
author2 |
Sousa, Jefferson Teixeira Souza, Ederley Emanuel |
author2_role |
author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Paixão, Jairo Antônio Sousa, Jefferson Teixeira Souza, Ederley Emanuel |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação Física. Educação infantil. Brincar. Aprendizagem |
topic |
Educação Física. Educação infantil. Brincar. Aprendizagem |
description |
O presente estudo analisou o brincar nas aulas de Educação Física infantil, tendo em vista suas possiblidades e a sua relação com o processo de ensino aprendizagem. A partir de um estudo de caso intrínseco foi possível inferir que o brincar se faz presente nas aulas e que a sua adoção pelo professor como elemento facilitador no processo ensino aprendizagem amplia as possibilidades no trato dos conteúdos da Educação Física e de manifestações culturais entre as crianças na educação infantil. No entanto, a adoção do brincar como elemento facilitador do processo ensino aprendizagem na Educação Física infantil, demanda planejamento, organização do espaço da aula, divisão do tempo e do número de alunos que irão participar. Não se trata de um brincar pelo brincar. |
publishDate |
2020 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2020-07-21 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion avaliado por pares |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://revistas.ufg.br/fef/article/view/56678 10.5216/rpp.v23.56678 |
url |
https://revistas.ufg.br/fef/article/view/56678 |
identifier_str_mv |
10.5216/rpp.v23.56678 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://revistas.ufg.br/fef/article/view/56678/35062 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2020 Pensar a Prática info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2020 Pensar a Prática |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Goiás |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Goiás |
dc.source.none.fl_str_mv |
Pensar a Prática; Vol. 23 (2020) Pensar a Prática; v. 23 (2020) 1980-6183 1415-4676 reponame:Pensar a Prática (Online) instname:Universidade Federal de Goiás (UFG) instacron:UFG |
instname_str |
Universidade Federal de Goiás (UFG) |
instacron_str |
UFG |
institution |
UFG |
reponame_str |
Pensar a Prática (Online) |
collection |
Pensar a Prática (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Pensar a Prática (Online) - Universidade Federal de Goiás (UFG) |
repository.mail.fl_str_mv |
||gabi.domi@hotmail.com |
_version_ |
1799874859565580288 |