O lugar do brincar na Educação Física infantil: possibilidades de interface com o aprender

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Paixão, Jairo Antônio
Data de Publicação: 2020
Outros Autores: Sousa, Jefferson Teixeira, Souza, Ederley Emanuel
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Pensar a Prática (Online)
Texto Completo: https://revistas.ufg.br/fef/article/view/56678
Resumo: O presente estudo analisou o brincar nas aulas de Educação Física infantil, tendo em vista suas possiblidades e a sua relação com o processo de ensino aprendizagem. A partir de um estudo de caso intrínseco foi possível inferir que o brincar se faz presente nas aulas e que a sua adoção pelo professor como elemento facilitador no processo ensino aprendizagem amplia as possibilidades no trato dos conteúdos da Educação Física e de manifestações culturais entre as crianças na educação infantil. No entanto, a adoção do brincar como elemento facilitador do processo ensino aprendizagem na Educação Física infantil, demanda planejamento, organização do espaço da aula, divisão do tempo e do número de alunos que irão participar. Não se trata de um brincar pelo brincar.
id UFG-4_587b5777e88c3c12476b8ae3598bdf9a
oai_identifier_str oai:ojs.revistas.ufg.br:article/56678
network_acronym_str UFG-4
network_name_str Pensar a Prática (Online)
repository_id_str
spelling O lugar do brincar na Educação Física infantil: possibilidades de interface com o aprenderEducação Física. Educação infantil. Brincar. AprendizagemO presente estudo analisou o brincar nas aulas de Educação Física infantil, tendo em vista suas possiblidades e a sua relação com o processo de ensino aprendizagem. A partir de um estudo de caso intrínseco foi possível inferir que o brincar se faz presente nas aulas e que a sua adoção pelo professor como elemento facilitador no processo ensino aprendizagem amplia as possibilidades no trato dos conteúdos da Educação Física e de manifestações culturais entre as crianças na educação infantil. No entanto, a adoção do brincar como elemento facilitador do processo ensino aprendizagem na Educação Física infantil, demanda planejamento, organização do espaço da aula, divisão do tempo e do número de alunos que irão participar. Não se trata de um brincar pelo brincar.Universidade Federal de Goiás2020-07-21info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionavaliado por paresapplication/pdfhttps://revistas.ufg.br/fef/article/view/5667810.5216/rpp.v23.56678Pensar a Prática; Vol. 23 (2020)Pensar a Prática; v. 23 (2020)1980-61831415-4676reponame:Pensar a Prática (Online)instname:Universidade Federal de Goiás (UFG)instacron:UFGporhttps://revistas.ufg.br/fef/article/view/56678/35062Copyright (c) 2020 Pensar a Práticainfo:eu-repo/semantics/openAccessPaixão, Jairo AntônioSousa, Jefferson TeixeiraSouza, Ederley Emanuel2021-03-05T14:49:03Zoai:ojs.revistas.ufg.br:article/56678Revistahttp://www.revistas.ufg.br/index.php/fefPUBhttps://revistas.ufg.br/fef/oai||gabi.domi@hotmail.com1980-61831415-4676opendoar:2024-05-21T19:56:30.032564Pensar a Prática (Online) - Universidade Federal de Goiás (UFG)true
dc.title.none.fl_str_mv O lugar do brincar na Educação Física infantil: possibilidades de interface com o aprender
title O lugar do brincar na Educação Física infantil: possibilidades de interface com o aprender
spellingShingle O lugar do brincar na Educação Física infantil: possibilidades de interface com o aprender
Paixão, Jairo Antônio
Educação Física. Educação infantil. Brincar. Aprendizagem
title_short O lugar do brincar na Educação Física infantil: possibilidades de interface com o aprender
title_full O lugar do brincar na Educação Física infantil: possibilidades de interface com o aprender
title_fullStr O lugar do brincar na Educação Física infantil: possibilidades de interface com o aprender
title_full_unstemmed O lugar do brincar na Educação Física infantil: possibilidades de interface com o aprender
title_sort O lugar do brincar na Educação Física infantil: possibilidades de interface com o aprender
author Paixão, Jairo Antônio
author_facet Paixão, Jairo Antônio
Sousa, Jefferson Teixeira
Souza, Ederley Emanuel
author_role author
author2 Sousa, Jefferson Teixeira
Souza, Ederley Emanuel
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Paixão, Jairo Antônio
Sousa, Jefferson Teixeira
Souza, Ederley Emanuel
dc.subject.por.fl_str_mv Educação Física. Educação infantil. Brincar. Aprendizagem
topic Educação Física. Educação infantil. Brincar. Aprendizagem
description O presente estudo analisou o brincar nas aulas de Educação Física infantil, tendo em vista suas possiblidades e a sua relação com o processo de ensino aprendizagem. A partir de um estudo de caso intrínseco foi possível inferir que o brincar se faz presente nas aulas e que a sua adoção pelo professor como elemento facilitador no processo ensino aprendizagem amplia as possibilidades no trato dos conteúdos da Educação Física e de manifestações culturais entre as crianças na educação infantil. No entanto, a adoção do brincar como elemento facilitador do processo ensino aprendizagem na Educação Física infantil, demanda planejamento, organização do espaço da aula, divisão do tempo e do número de alunos que irão participar. Não se trata de um brincar pelo brincar.
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020-07-21
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
avaliado por pares
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://revistas.ufg.br/fef/article/view/56678
10.5216/rpp.v23.56678
url https://revistas.ufg.br/fef/article/view/56678
identifier_str_mv 10.5216/rpp.v23.56678
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://revistas.ufg.br/fef/article/view/56678/35062
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2020 Pensar a Prática
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2020 Pensar a Prática
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Goiás
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Goiás
dc.source.none.fl_str_mv Pensar a Prática; Vol. 23 (2020)
Pensar a Prática; v. 23 (2020)
1980-6183
1415-4676
reponame:Pensar a Prática (Online)
instname:Universidade Federal de Goiás (UFG)
instacron:UFG
instname_str Universidade Federal de Goiás (UFG)
instacron_str UFG
institution UFG
reponame_str Pensar a Prática (Online)
collection Pensar a Prática (Online)
repository.name.fl_str_mv Pensar a Prática (Online) - Universidade Federal de Goiás (UFG)
repository.mail.fl_str_mv ||gabi.domi@hotmail.com
_version_ 1799874859565580288