Treinadores de basquetebol feminino universitário: do processo de formação profissional aos métodos de ensino-aprendizagem adotados nos treinamentos
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2019 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP |
Texto Completo: | http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/109/109131/tde-30052019-101221/ |
Resumo: | Compreender o processo de formação dos treinadores é um interesse que vem crescendo na Pedagogia do Esporte em uma linha de estudos conhecida como coaching devido ao destaque do esporte na sociedade atual e ao aumento da sua popularidade com o estilo de vida esportivo. O presente estudo tem como objetivo investigar o processo de formação dos treinadores, bem como os métodos de ensino-aprendizagem utilizados nas sessões de treinamento. A amostra foi constituída por 15 treinadores de basquetebol feminino que atuam em âmbito universitário, que participaram do JUESP (Jogos Universitários do Estado de São Paulo), Série Ouro e Série Diamante do ano de 2016, promovido pela FUPE (Federação Universitária Paulista de Esportes). A opção é pela pesquisa qualitativa para acessar o pensamento dos treinadores sobre uma determinada temática (formação como treinador e métodos de ensino) a partir de um instrumento de entrevista semiestruturada. Para tabulação e análise dos discursos foi utilizado o método do Discurso do Sujeito Coletivo (DSC), sendo assim realizadas as análises dos discursos dos treinadores para o mapeamento de tais variáveis. Os resultados mostram que os treinadores procuram nos cursos de pós-graduação um complemento para a sua formação, uma vez que a graduação apresenta um caráter generalista. Além disso, cursos e artigos científicos, jogos assistidos, conversas com treinadores mais experientes, pesquisas na WEB e experiência prévia como atleta também são apontados como meios de aquisição de conhecimento. Em relação as características que os treinadores acham que sejam principais encontram-se: saber administrar a equipe, formar atletas, ter um bom planejamento e ser detalhista. Já as sessões de treinamento são planejadas para o ensino dos conteúdos através de métodos de ensino ativos (jogos e situações de jogos) na categoria investigada. Conclui-se portanto que com a graduação generalista os treinadores acabam buscando conhecimento através de soluções não formais ou informais, uma vez que as Federações também não oferecem respaldo para o processo de formação e que os jogos acabam sendo um facilitador pedagógico no processo de ensino-aprendizagem, uma vez que há uma pluralidade das situações de jogo fazendo com que a formação dos jogadores seja ampla |
id |
USP_23eb30ed23391b950f57ee82643cbe95 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:teses.usp.br:tde-30052019-101221 |
network_acronym_str |
USP |
network_name_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP |
repository_id_str |
2721 |
spelling |
Treinadores de basquetebol feminino universitário: do processo de formação profissional aos métodos de ensino-aprendizagem adotados nos treinamentosCollege Basketball Coaches: from the professional qualification to teaching-learning methodsBasketballBasquetebolCoachingFormação de treinadoresPedagogia do esporteSport pedagogyCompreender o processo de formação dos treinadores é um interesse que vem crescendo na Pedagogia do Esporte em uma linha de estudos conhecida como coaching devido ao destaque do esporte na sociedade atual e ao aumento da sua popularidade com o estilo de vida esportivo. O presente estudo tem como objetivo investigar o processo de formação dos treinadores, bem como os métodos de ensino-aprendizagem utilizados nas sessões de treinamento. A amostra foi constituída por 15 treinadores de basquetebol feminino que atuam em âmbito universitário, que participaram do JUESP (Jogos Universitários do Estado de São Paulo), Série Ouro e Série Diamante do ano de 2016, promovido pela FUPE (Federação Universitária Paulista de Esportes). A opção é pela pesquisa qualitativa para acessar o pensamento dos treinadores sobre uma determinada temática (formação como treinador e métodos de ensino) a partir de um instrumento de entrevista semiestruturada. Para tabulação e análise dos discursos foi utilizado o método do Discurso do Sujeito Coletivo (DSC), sendo assim realizadas as análises dos discursos dos treinadores para o mapeamento de tais variáveis. Os resultados mostram que os treinadores procuram nos cursos de pós-graduação um complemento para a sua formação, uma vez que a graduação apresenta um caráter generalista. Além disso, cursos e artigos científicos, jogos assistidos, conversas com treinadores mais experientes, pesquisas na WEB e experiência prévia como atleta também são apontados como meios de aquisição de conhecimento. Em relação as características que os treinadores acham que sejam principais encontram-se: saber administrar a equipe, formar atletas, ter um bom planejamento e ser detalhista. Já as sessões de treinamento são planejadas para o ensino dos conteúdos através de métodos de ensino ativos (jogos e situações de jogos) na categoria investigada. Conclui-se portanto que com a graduação generalista os treinadores acabam buscando conhecimento através de soluções não formais ou informais, uma vez que as Federações também não oferecem respaldo para o processo de formação e que os jogos acabam sendo um facilitador pedagógico no processo de ensino-aprendizagem, uma vez que há uma pluralidade das situações de jogo fazendo com que a formação dos jogadores seja amplaThe training of sports coaches has been the subject of recent studies due to the recognition of the importance of the coach in the training of young athletes, thus requiring a level of qualification that meets the demands of sports practice. This research aims to investigate the process of professional qualification of college basketball teams coaches, and to discuss the teaching-learning methods used in their training sessions. The sample consists in 15 coaches of female basketball, who participated in the JUESP (University Games of São Paulo), Gold Series and Diamond Series in the year of 2016, sponsored by FUPE (University Federation Paulista Sports). We opted in this project for qualitative research, to access the thought of coaches on a given topic, from a semi-structured interview instrument. For tabulation and analysis of the coaches speeches was used the Collective Subject Discourse (CSD) method. Thus, the analysis of the coaches speeches for mapping and analysis of these variables will be performed. The results point to a generalist graduation, being a coexistence with more experienced coaches the most common way among coaches to acquire knowledge. In addition, courses and scientific articles, assisted games, conversations with more experienced coaches, web searches and previous experience as an athlete are also pointed out as means of acquiring knowledge. In relation to the characteristics that the coaches think are main are: to manage the team, to train athletes, to have a good planning and to be thorough. The training sessions are planned for the teaching of content through active teaching methods (games and games situations) in the category investigated. It is concluded, therefore, that with the general graduation, coaches end up seeking knowledge through non-formal or informal solutions, since the Federations also do not offer support for the training process and that the game ends up being a pedagogical facilitator in the teaching- learning, since there is a plurality of game situations making the training of players ampleBiblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USPMenezes, Rafael PomboAriosi, Letícia Missura2019-03-29info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/109/109131/tde-30052019-101221/reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USPinstname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPLiberar o conteúdo para acesso público.info:eu-repo/semantics/openAccesspor2019-07-04T18:00:29Zoai:teses.usp.br:tde-30052019-101221Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.teses.usp.br/PUBhttp://www.teses.usp.br/cgi-bin/mtd2br.plvirginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.bropendoar:27212019-07-04T18:00:29Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Treinadores de basquetebol feminino universitário: do processo de formação profissional aos métodos de ensino-aprendizagem adotados nos treinamentos College Basketball Coaches: from the professional qualification to teaching-learning methods |
title |
Treinadores de basquetebol feminino universitário: do processo de formação profissional aos métodos de ensino-aprendizagem adotados nos treinamentos |
spellingShingle |
Treinadores de basquetebol feminino universitário: do processo de formação profissional aos métodos de ensino-aprendizagem adotados nos treinamentos Ariosi, Letícia Missura Basketball Basquetebol Coaching Formação de treinadores Pedagogia do esporte Sport pedagogy |
title_short |
Treinadores de basquetebol feminino universitário: do processo de formação profissional aos métodos de ensino-aprendizagem adotados nos treinamentos |
title_full |
Treinadores de basquetebol feminino universitário: do processo de formação profissional aos métodos de ensino-aprendizagem adotados nos treinamentos |
title_fullStr |
Treinadores de basquetebol feminino universitário: do processo de formação profissional aos métodos de ensino-aprendizagem adotados nos treinamentos |
title_full_unstemmed |
Treinadores de basquetebol feminino universitário: do processo de formação profissional aos métodos de ensino-aprendizagem adotados nos treinamentos |
title_sort |
Treinadores de basquetebol feminino universitário: do processo de formação profissional aos métodos de ensino-aprendizagem adotados nos treinamentos |
author |
Ariosi, Letícia Missura |
author_facet |
Ariosi, Letícia Missura |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Menezes, Rafael Pombo |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Ariosi, Letícia Missura |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Basketball Basquetebol Coaching Formação de treinadores Pedagogia do esporte Sport pedagogy |
topic |
Basketball Basquetebol Coaching Formação de treinadores Pedagogia do esporte Sport pedagogy |
description |
Compreender o processo de formação dos treinadores é um interesse que vem crescendo na Pedagogia do Esporte em uma linha de estudos conhecida como coaching devido ao destaque do esporte na sociedade atual e ao aumento da sua popularidade com o estilo de vida esportivo. O presente estudo tem como objetivo investigar o processo de formação dos treinadores, bem como os métodos de ensino-aprendizagem utilizados nas sessões de treinamento. A amostra foi constituída por 15 treinadores de basquetebol feminino que atuam em âmbito universitário, que participaram do JUESP (Jogos Universitários do Estado de São Paulo), Série Ouro e Série Diamante do ano de 2016, promovido pela FUPE (Federação Universitária Paulista de Esportes). A opção é pela pesquisa qualitativa para acessar o pensamento dos treinadores sobre uma determinada temática (formação como treinador e métodos de ensino) a partir de um instrumento de entrevista semiestruturada. Para tabulação e análise dos discursos foi utilizado o método do Discurso do Sujeito Coletivo (DSC), sendo assim realizadas as análises dos discursos dos treinadores para o mapeamento de tais variáveis. Os resultados mostram que os treinadores procuram nos cursos de pós-graduação um complemento para a sua formação, uma vez que a graduação apresenta um caráter generalista. Além disso, cursos e artigos científicos, jogos assistidos, conversas com treinadores mais experientes, pesquisas na WEB e experiência prévia como atleta também são apontados como meios de aquisição de conhecimento. Em relação as características que os treinadores acham que sejam principais encontram-se: saber administrar a equipe, formar atletas, ter um bom planejamento e ser detalhista. Já as sessões de treinamento são planejadas para o ensino dos conteúdos através de métodos de ensino ativos (jogos e situações de jogos) na categoria investigada. Conclui-se portanto que com a graduação generalista os treinadores acabam buscando conhecimento através de soluções não formais ou informais, uma vez que as Federações também não oferecem respaldo para o processo de formação e que os jogos acabam sendo um facilitador pedagógico no processo de ensino-aprendizagem, uma vez que há uma pluralidade das situações de jogo fazendo com que a formação dos jogadores seja ampla |
publishDate |
2019 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2019-03-29 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/109/109131/tde-30052019-101221/ |
url |
http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/109/109131/tde-30052019-101221/ |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
|
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Liberar o conteúdo para acesso público. info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Liberar o conteúdo para acesso público. |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.coverage.none.fl_str_mv |
|
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USP |
publisher.none.fl_str_mv |
Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USP |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP instname:Universidade de São Paulo (USP) instacron:USP |
instname_str |
Universidade de São Paulo (USP) |
instacron_str |
USP |
institution |
USP |
reponame_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP |
collection |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP |
repository.name.fl_str_mv |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP) |
repository.mail.fl_str_mv |
virginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.br |
_version_ |
1815257501106438144 |