PROJETO DE EDUCAÇÃO PELO ESPORTE: ESTUDO DE CASO SOBRE A CONTRIBUIÇÃO DO BRINCA MANÉ NA FORMAÇÃO DISCENTE
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2011 |
Outros Autores: | , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Pensar a Prática (Online) |
Texto Completo: | https://revistas.ufg.br/fef/article/view/10237 |
Resumo: | Este estudo de caso buscou analisar a contribuição do projeto Brinca Mané na formação dos graduandos em Educação Física que atuaram como educadores no período de 2006 a 2009. Como orientação metodológica utilizou referências do estudo de caso descritivo. Os dados foram coletados por meio de relatos de 16 educadores e a análise de conteúdo foi referência para o estudo dos mesmos. Os elementos contidos nos relatos contemplaram, além do perfil dos educadores, a organização do trabalho pedagógico, o nível de satisfação, dificuldades encontradas e as contribuições para a formação acadêmica. Concluiu-se que o projeto é um espaço que contribui para a construção da identidade do educador, resignificando a vivência curricular, a avaliação e a reflexão crítica sobre a relação entre a teoria e prática, e a compreensão do esporte enquanto ferramenta educativa. |
id |
UFG-4_64cb6e46ab76fd5d790a695aab474401 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.revistas.ufg.br:article/10237 |
network_acronym_str |
UFG-4 |
network_name_str |
Pensar a Prática (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
PROJETO DE EDUCAÇÃO PELO ESPORTE: ESTUDO DE CASO SOBRE A CONTRIBUIÇÃO DO BRINCA MANÉ NA FORMAÇÃO DISCENTEDocênciaIdentidade ProfissionalEducação FísicaFormação DiscenteEste estudo de caso buscou analisar a contribuição do projeto Brinca Mané na formação dos graduandos em Educação Física que atuaram como educadores no período de 2006 a 2009. Como orientação metodológica utilizou referências do estudo de caso descritivo. Os dados foram coletados por meio de relatos de 16 educadores e a análise de conteúdo foi referência para o estudo dos mesmos. Os elementos contidos nos relatos contemplaram, além do perfil dos educadores, a organização do trabalho pedagógico, o nível de satisfação, dificuldades encontradas e as contribuições para a formação acadêmica. Concluiu-se que o projeto é um espaço que contribui para a construção da identidade do educador, resignificando a vivência curricular, a avaliação e a reflexão crítica sobre a relação entre a teoria e prática, e a compreensão do esporte enquanto ferramenta educativa.Universidade Federal de Goiás2011-05-27info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionavaliado por paresPesquisa Qualitativaapplication/pdfhttps://revistas.ufg.br/fef/article/view/1023710.5216/rpp.v14i1.10237Pensar a Prática; Vol. 14 No. 1 (2011)Pensar a Prática; v. 14 n. 1 (2011)1980-61831415-4676reponame:Pensar a Prática (Online)instname:Universidade Federal de Goiás (UFG)instacron:UFGporhttps://revistas.ufg.br/fef/article/view/10237/9149Souza, Edison Roberto deSouza, Alba Regina Battisti deNascimento, Juarez Vieira doRocha, Júlio Cesar Schmittinfo:eu-repo/semantics/openAccess2016-06-20T18:18:13Zoai:ojs.revistas.ufg.br:article/10237Revistahttp://www.revistas.ufg.br/index.php/fefPUBhttps://revistas.ufg.br/fef/oai||gabi.domi@hotmail.com1980-61831415-4676opendoar:2024-05-21T19:55:41.360246Pensar a Prática (Online) - Universidade Federal de Goiás (UFG)true |
dc.title.none.fl_str_mv |
PROJETO DE EDUCAÇÃO PELO ESPORTE: ESTUDO DE CASO SOBRE A CONTRIBUIÇÃO DO BRINCA MANÉ NA FORMAÇÃO DISCENTE |
title |
PROJETO DE EDUCAÇÃO PELO ESPORTE: ESTUDO DE CASO SOBRE A CONTRIBUIÇÃO DO BRINCA MANÉ NA FORMAÇÃO DISCENTE |
spellingShingle |
PROJETO DE EDUCAÇÃO PELO ESPORTE: ESTUDO DE CASO SOBRE A CONTRIBUIÇÃO DO BRINCA MANÉ NA FORMAÇÃO DISCENTE Souza, Edison Roberto de Docência Identidade Profissional Educação Física Formação Discente |
title_short |
PROJETO DE EDUCAÇÃO PELO ESPORTE: ESTUDO DE CASO SOBRE A CONTRIBUIÇÃO DO BRINCA MANÉ NA FORMAÇÃO DISCENTE |
title_full |
PROJETO DE EDUCAÇÃO PELO ESPORTE: ESTUDO DE CASO SOBRE A CONTRIBUIÇÃO DO BRINCA MANÉ NA FORMAÇÃO DISCENTE |
title_fullStr |
PROJETO DE EDUCAÇÃO PELO ESPORTE: ESTUDO DE CASO SOBRE A CONTRIBUIÇÃO DO BRINCA MANÉ NA FORMAÇÃO DISCENTE |
title_full_unstemmed |
PROJETO DE EDUCAÇÃO PELO ESPORTE: ESTUDO DE CASO SOBRE A CONTRIBUIÇÃO DO BRINCA MANÉ NA FORMAÇÃO DISCENTE |
title_sort |
PROJETO DE EDUCAÇÃO PELO ESPORTE: ESTUDO DE CASO SOBRE A CONTRIBUIÇÃO DO BRINCA MANÉ NA FORMAÇÃO DISCENTE |
author |
Souza, Edison Roberto de |
author_facet |
Souza, Edison Roberto de Souza, Alba Regina Battisti de Nascimento, Juarez Vieira do Rocha, Júlio Cesar Schmitt |
author_role |
author |
author2 |
Souza, Alba Regina Battisti de Nascimento, Juarez Vieira do Rocha, Júlio Cesar Schmitt |
author2_role |
author author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Souza, Edison Roberto de Souza, Alba Regina Battisti de Nascimento, Juarez Vieira do Rocha, Júlio Cesar Schmitt |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Docência Identidade Profissional Educação Física Formação Discente |
topic |
Docência Identidade Profissional Educação Física Formação Discente |
description |
Este estudo de caso buscou analisar a contribuição do projeto Brinca Mané na formação dos graduandos em Educação Física que atuaram como educadores no período de 2006 a 2009. Como orientação metodológica utilizou referências do estudo de caso descritivo. Os dados foram coletados por meio de relatos de 16 educadores e a análise de conteúdo foi referência para o estudo dos mesmos. Os elementos contidos nos relatos contemplaram, além do perfil dos educadores, a organização do trabalho pedagógico, o nível de satisfação, dificuldades encontradas e as contribuições para a formação acadêmica. Concluiu-se que o projeto é um espaço que contribui para a construção da identidade do educador, resignificando a vivência curricular, a avaliação e a reflexão crítica sobre a relação entre a teoria e prática, e a compreensão do esporte enquanto ferramenta educativa. |
publishDate |
2011 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2011-05-27 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion avaliado por pares Pesquisa Qualitativa |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://revistas.ufg.br/fef/article/view/10237 10.5216/rpp.v14i1.10237 |
url |
https://revistas.ufg.br/fef/article/view/10237 |
identifier_str_mv |
10.5216/rpp.v14i1.10237 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://revistas.ufg.br/fef/article/view/10237/9149 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Goiás |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Goiás |
dc.source.none.fl_str_mv |
Pensar a Prática; Vol. 14 No. 1 (2011) Pensar a Prática; v. 14 n. 1 (2011) 1980-6183 1415-4676 reponame:Pensar a Prática (Online) instname:Universidade Federal de Goiás (UFG) instacron:UFG |
instname_str |
Universidade Federal de Goiás (UFG) |
instacron_str |
UFG |
institution |
UFG |
reponame_str |
Pensar a Prática (Online) |
collection |
Pensar a Prática (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Pensar a Prática (Online) - Universidade Federal de Goiás (UFG) |
repository.mail.fl_str_mv |
||gabi.domi@hotmail.com |
_version_ |
1799874856264663040 |