PROJETO DE EDUCAÇÃO PELO ESPORTE: ESTUDO DE CASO SOBRE A CONTRIBUIÇÃO DO BRINCA MANÉ NA FORMAÇÃO DISCENTE

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Souza, Edison Roberto de
Data de Publicação: 2011
Outros Autores: Souza, Alba Regina Battisti de, Nascimento, Juarez Vieira do, Rocha, Júlio Cesar Schmitt
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Pensar a Prática (Online)
Texto Completo: https://revistas.ufg.br/fef/article/view/10237
Resumo: Este estudo de caso buscou analisar a contribuição do projeto Brinca Mané na formação dos graduandos em Educação Física que atuaram como educadores no período de 2006 a 2009. Como orientação metodológica utilizou referências do estudo de caso descritivo. Os dados foram coletados por meio de relatos de 16 educadores e a análise de conteúdo foi referência para o estudo dos mesmos. Os elementos contidos nos relatos contemplaram, além do perfil dos educadores, a organização do trabalho pedagógico, o nível de satisfação, dificuldades encontradas e as contribuições para a formação acadêmica. Concluiu-se que o projeto é um espaço que contribui para a construção da identidade do educador, resignificando a vivência curricular, a avaliação e a reflexão crítica sobre a relação entre a teoria e prática, e a compreensão do esporte enquanto ferramenta educativa.
id UFG-4_64cb6e46ab76fd5d790a695aab474401
oai_identifier_str oai:ojs.revistas.ufg.br:article/10237
network_acronym_str UFG-4
network_name_str Pensar a Prática (Online)
repository_id_str
spelling PROJETO DE EDUCAÇÃO PELO ESPORTE: ESTUDO DE CASO SOBRE A CONTRIBUIÇÃO DO BRINCA MANÉ NA FORMAÇÃO DISCENTEDocênciaIdentidade ProfissionalEducação FísicaFormação DiscenteEste estudo de caso buscou analisar a contribuição do projeto Brinca Mané na formação dos graduandos em Educação Física que atuaram como educadores no período de 2006 a 2009. Como orientação metodológica utilizou referências do estudo de caso descritivo. Os dados foram coletados por meio de relatos de 16 educadores e a análise de conteúdo foi referência para o estudo dos mesmos. Os elementos contidos nos relatos contemplaram, além do perfil dos educadores, a organização do trabalho pedagógico, o nível de satisfação, dificuldades encontradas e as contribuições para a formação acadêmica. Concluiu-se que o projeto é um espaço que contribui para a construção da identidade do educador, resignificando a vivência curricular, a avaliação e a reflexão crítica sobre a relação entre a teoria e prática, e a compreensão do esporte enquanto ferramenta educativa.Universidade Federal de Goiás2011-05-27info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionavaliado por paresPesquisa Qualitativaapplication/pdfhttps://revistas.ufg.br/fef/article/view/1023710.5216/rpp.v14i1.10237Pensar a Prática; Vol. 14 No. 1 (2011)Pensar a Prática; v. 14 n. 1 (2011)1980-61831415-4676reponame:Pensar a Prática (Online)instname:Universidade Federal de Goiás (UFG)instacron:UFGporhttps://revistas.ufg.br/fef/article/view/10237/9149Souza, Edison Roberto deSouza, Alba Regina Battisti deNascimento, Juarez Vieira doRocha, Júlio Cesar Schmittinfo:eu-repo/semantics/openAccess2016-06-20T18:18:13Zoai:ojs.revistas.ufg.br:article/10237Revistahttp://www.revistas.ufg.br/index.php/fefPUBhttps://revistas.ufg.br/fef/oai||gabi.domi@hotmail.com1980-61831415-4676opendoar:2024-05-21T19:55:41.360246Pensar a Prática (Online) - Universidade Federal de Goiás (UFG)true
dc.title.none.fl_str_mv PROJETO DE EDUCAÇÃO PELO ESPORTE: ESTUDO DE CASO SOBRE A CONTRIBUIÇÃO DO BRINCA MANÉ NA FORMAÇÃO DISCENTE
title PROJETO DE EDUCAÇÃO PELO ESPORTE: ESTUDO DE CASO SOBRE A CONTRIBUIÇÃO DO BRINCA MANÉ NA FORMAÇÃO DISCENTE
spellingShingle PROJETO DE EDUCAÇÃO PELO ESPORTE: ESTUDO DE CASO SOBRE A CONTRIBUIÇÃO DO BRINCA MANÉ NA FORMAÇÃO DISCENTE
Souza, Edison Roberto de
Docência
Identidade Profissional
Educação Física
Formação Discente
title_short PROJETO DE EDUCAÇÃO PELO ESPORTE: ESTUDO DE CASO SOBRE A CONTRIBUIÇÃO DO BRINCA MANÉ NA FORMAÇÃO DISCENTE
title_full PROJETO DE EDUCAÇÃO PELO ESPORTE: ESTUDO DE CASO SOBRE A CONTRIBUIÇÃO DO BRINCA MANÉ NA FORMAÇÃO DISCENTE
title_fullStr PROJETO DE EDUCAÇÃO PELO ESPORTE: ESTUDO DE CASO SOBRE A CONTRIBUIÇÃO DO BRINCA MANÉ NA FORMAÇÃO DISCENTE
title_full_unstemmed PROJETO DE EDUCAÇÃO PELO ESPORTE: ESTUDO DE CASO SOBRE A CONTRIBUIÇÃO DO BRINCA MANÉ NA FORMAÇÃO DISCENTE
title_sort PROJETO DE EDUCAÇÃO PELO ESPORTE: ESTUDO DE CASO SOBRE A CONTRIBUIÇÃO DO BRINCA MANÉ NA FORMAÇÃO DISCENTE
author Souza, Edison Roberto de
author_facet Souza, Edison Roberto de
Souza, Alba Regina Battisti de
Nascimento, Juarez Vieira do
Rocha, Júlio Cesar Schmitt
author_role author
author2 Souza, Alba Regina Battisti de
Nascimento, Juarez Vieira do
Rocha, Júlio Cesar Schmitt
author2_role author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Souza, Edison Roberto de
Souza, Alba Regina Battisti de
Nascimento, Juarez Vieira do
Rocha, Júlio Cesar Schmitt
dc.subject.por.fl_str_mv Docência
Identidade Profissional
Educação Física
Formação Discente
topic Docência
Identidade Profissional
Educação Física
Formação Discente
description Este estudo de caso buscou analisar a contribuição do projeto Brinca Mané na formação dos graduandos em Educação Física que atuaram como educadores no período de 2006 a 2009. Como orientação metodológica utilizou referências do estudo de caso descritivo. Os dados foram coletados por meio de relatos de 16 educadores e a análise de conteúdo foi referência para o estudo dos mesmos. Os elementos contidos nos relatos contemplaram, além do perfil dos educadores, a organização do trabalho pedagógico, o nível de satisfação, dificuldades encontradas e as contribuições para a formação acadêmica. Concluiu-se que o projeto é um espaço que contribui para a construção da identidade do educador, resignificando a vivência curricular, a avaliação e a reflexão crítica sobre a relação entre a teoria e prática, e a compreensão do esporte enquanto ferramenta educativa.
publishDate 2011
dc.date.none.fl_str_mv 2011-05-27
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
avaliado por pares
Pesquisa Qualitativa
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://revistas.ufg.br/fef/article/view/10237
10.5216/rpp.v14i1.10237
url https://revistas.ufg.br/fef/article/view/10237
identifier_str_mv 10.5216/rpp.v14i1.10237
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://revistas.ufg.br/fef/article/view/10237/9149
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Goiás
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Goiás
dc.source.none.fl_str_mv Pensar a Prática; Vol. 14 No. 1 (2011)
Pensar a Prática; v. 14 n. 1 (2011)
1980-6183
1415-4676
reponame:Pensar a Prática (Online)
instname:Universidade Federal de Goiás (UFG)
instacron:UFG
instname_str Universidade Federal de Goiás (UFG)
instacron_str UFG
institution UFG
reponame_str Pensar a Prática (Online)
collection Pensar a Prática (Online)
repository.name.fl_str_mv Pensar a Prática (Online) - Universidade Federal de Goiás (UFG)
repository.mail.fl_str_mv ||gabi.domi@hotmail.com
_version_ 1799874856264663040