PROFESSORES DE EDUCAÇÃO FÍSICA E A PRODUÇÃO DOS SABERES: EM BUSCA DO FIO DA MEADA

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Oliveira, Ayra Lovisi
Data de Publicação: 2016
Outros Autores: Mourão, Ludmila Nunes, Terra, Dinah Vasconcellos, Maroun, Kalyla
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Pensar a Prática (Online)
Texto Completo: https://revistas.ufg.br/fef/article/view/38076
Resumo: O objetivo foi compreender como são produzidos os saberes docentes de professores de educação física considerando a influência da história de vida. Coleta dos dados: duas escolas públicas de ensino fundamental de Juiz de Fora-MG. Dois docentes foram acompanhados em suas aulas e foi realizada uma entrevista centrada em suas histórias. A reconstrução da biografia dos docentes evidenciou que a escolha de sua profissão está atrelada às histórias familiares e/ou sociais.  A análise da prática profissional revelou que as intencionalidades dos professores estão ligadas ao desenvolvimento do prazer, da autonomia e da formação crítica dos alunos e que os entraves da prática docente estão relacionados aos espaços, materiais, acúmulo de funções, indisciplina, turmas cheias e baixos salários.
id UFG-4_677bebdae5aee9b81d657e666177a57c
oai_identifier_str oai:ojs.revistas.ufg.br:article/38076
network_acronym_str UFG-4
network_name_str Pensar a Prática (Online)
repository_id_str
spelling PROFESSORES DE EDUCAÇÃO FÍSICA E A PRODUÇÃO DOS SABERES: EM BUSCA DO FIO DA MEADAEducação Física. Formação profissional. DocentesO objetivo foi compreender como são produzidos os saberes docentes de professores de educação física considerando a influência da história de vida. Coleta dos dados: duas escolas públicas de ensino fundamental de Juiz de Fora-MG. Dois docentes foram acompanhados em suas aulas e foi realizada uma entrevista centrada em suas histórias. A reconstrução da biografia dos docentes evidenciou que a escolha de sua profissão está atrelada às histórias familiares e/ou sociais.  A análise da prática profissional revelou que as intencionalidades dos professores estão ligadas ao desenvolvimento do prazer, da autonomia e da formação crítica dos alunos e que os entraves da prática docente estão relacionados aos espaços, materiais, acúmulo de funções, indisciplina, turmas cheias e baixos salários.Universidade Federal de Goiás2016-06-30info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionavaliado por paresPesquisa Qualitativaapplication/pdfhttps://revistas.ufg.br/fef/article/view/3807610.5216/rpp.v19i2.38076Pensar a Prática; Vol. 19 No. 2 (2016)Pensar a Prática; v. 19 n. 2 (2016)1980-61831415-4676reponame:Pensar a Prática (Online)instname:Universidade Federal de Goiás (UFG)instacron:UFGporhttps://revistas.ufg.br/fef/article/view/38076/pdfOliveira, Ayra LovisiMourão, Ludmila NunesTerra, Dinah VasconcellosMaroun, Kalylainfo:eu-repo/semantics/openAccess2016-07-12T16:29:18Zoai:ojs.revistas.ufg.br:article/38076Revistahttp://www.revistas.ufg.br/index.php/fefPUBhttps://revistas.ufg.br/fef/oai||gabi.domi@hotmail.com1980-61831415-4676opendoar:2024-05-21T19:56:08.205263Pensar a Prática (Online) - Universidade Federal de Goiás (UFG)true
dc.title.none.fl_str_mv PROFESSORES DE EDUCAÇÃO FÍSICA E A PRODUÇÃO DOS SABERES: EM BUSCA DO FIO DA MEADA
title PROFESSORES DE EDUCAÇÃO FÍSICA E A PRODUÇÃO DOS SABERES: EM BUSCA DO FIO DA MEADA
spellingShingle PROFESSORES DE EDUCAÇÃO FÍSICA E A PRODUÇÃO DOS SABERES: EM BUSCA DO FIO DA MEADA
Oliveira, Ayra Lovisi
Educação Física. Formação profissional. Docentes
title_short PROFESSORES DE EDUCAÇÃO FÍSICA E A PRODUÇÃO DOS SABERES: EM BUSCA DO FIO DA MEADA
title_full PROFESSORES DE EDUCAÇÃO FÍSICA E A PRODUÇÃO DOS SABERES: EM BUSCA DO FIO DA MEADA
title_fullStr PROFESSORES DE EDUCAÇÃO FÍSICA E A PRODUÇÃO DOS SABERES: EM BUSCA DO FIO DA MEADA
title_full_unstemmed PROFESSORES DE EDUCAÇÃO FÍSICA E A PRODUÇÃO DOS SABERES: EM BUSCA DO FIO DA MEADA
title_sort PROFESSORES DE EDUCAÇÃO FÍSICA E A PRODUÇÃO DOS SABERES: EM BUSCA DO FIO DA MEADA
author Oliveira, Ayra Lovisi
author_facet Oliveira, Ayra Lovisi
Mourão, Ludmila Nunes
Terra, Dinah Vasconcellos
Maroun, Kalyla
author_role author
author2 Mourão, Ludmila Nunes
Terra, Dinah Vasconcellos
Maroun, Kalyla
author2_role author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Oliveira, Ayra Lovisi
Mourão, Ludmila Nunes
Terra, Dinah Vasconcellos
Maroun, Kalyla
dc.subject.por.fl_str_mv Educação Física. Formação profissional. Docentes
topic Educação Física. Formação profissional. Docentes
description O objetivo foi compreender como são produzidos os saberes docentes de professores de educação física considerando a influência da história de vida. Coleta dos dados: duas escolas públicas de ensino fundamental de Juiz de Fora-MG. Dois docentes foram acompanhados em suas aulas e foi realizada uma entrevista centrada em suas histórias. A reconstrução da biografia dos docentes evidenciou que a escolha de sua profissão está atrelada às histórias familiares e/ou sociais.  A análise da prática profissional revelou que as intencionalidades dos professores estão ligadas ao desenvolvimento do prazer, da autonomia e da formação crítica dos alunos e que os entraves da prática docente estão relacionados aos espaços, materiais, acúmulo de funções, indisciplina, turmas cheias e baixos salários.
publishDate 2016
dc.date.none.fl_str_mv 2016-06-30
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
avaliado por pares
Pesquisa Qualitativa
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://revistas.ufg.br/fef/article/view/38076
10.5216/rpp.v19i2.38076
url https://revistas.ufg.br/fef/article/view/38076
identifier_str_mv 10.5216/rpp.v19i2.38076
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://revistas.ufg.br/fef/article/view/38076/pdf
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Goiás
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Goiás
dc.source.none.fl_str_mv Pensar a Prática; Vol. 19 No. 2 (2016)
Pensar a Prática; v. 19 n. 2 (2016)
1980-6183
1415-4676
reponame:Pensar a Prática (Online)
instname:Universidade Federal de Goiás (UFG)
instacron:UFG
instname_str Universidade Federal de Goiás (UFG)
instacron_str UFG
institution UFG
reponame_str Pensar a Prática (Online)
collection Pensar a Prática (Online)
repository.name.fl_str_mv Pensar a Prática (Online) - Universidade Federal de Goiás (UFG)
repository.mail.fl_str_mv ||gabi.domi@hotmail.com
_version_ 1799874858024173568