A aprendizagem do modelo de criação de jogos na formação inicial em um curso superior de Educação Física
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2020 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Pensar a Prática (Online) |
DOI: | 10.5216/rpp.v23.54676 |
Texto Completo: | https://revistas.ufg.br/fef/article/view/54676 |
Resumo: | O presente estudo analisou a aprendizagem do modelo de criação de jogos no ensino superior. Na educação física, a criação de jogos refere-se ao processo em que alunos criam e praticam seus próprios jogos com auxílio do professor. A unidade de criação de jogos foi implementada com 45 alunos de um curso superior de educação física. O estudo de caso analisou: i) as impressões dos alunos; ii) as aprendizagens dos alunos; iii) as aspirações em utilizar essa metodologia em sua prática profissional. Os resultados apontaram que: os alunos demonstraram interesse pela metodologia; aprendizagem sobre a classificação de jogos, da compreensão holística do jogo, e da metodologia de criação de jogos; os alunos também demonstraram querer usar a metodologia para criar outras atividades e para oferecer um conteúdo significativo aos seus futuros alunos. |
id |
UFG-4_6798104be22678a20b5117a123d34de9 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.revistas.ufg.br:article/54676 |
network_acronym_str |
UFG-4 |
network_name_str |
Pensar a Prática (Online) |
spelling |
A aprendizagem do modelo de criação de jogos na formação inicial em um curso superior de Educação FísicaCriação de JogosEducação FísicaEnsino SuperiorO presente estudo analisou a aprendizagem do modelo de criação de jogos no ensino superior. Na educação física, a criação de jogos refere-se ao processo em que alunos criam e praticam seus próprios jogos com auxílio do professor. A unidade de criação de jogos foi implementada com 45 alunos de um curso superior de educação física. O estudo de caso analisou: i) as impressões dos alunos; ii) as aprendizagens dos alunos; iii) as aspirações em utilizar essa metodologia em sua prática profissional. Os resultados apontaram que: os alunos demonstraram interesse pela metodologia; aprendizagem sobre a classificação de jogos, da compreensão holística do jogo, e da metodologia de criação de jogos; os alunos também demonstraram querer usar a metodologia para criar outras atividades e para oferecer um conteúdo significativo aos seus futuros alunos.Universidade Federal de Goiás2020-07-21info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionavaliado por paresapplication/pdfhttps://revistas.ufg.br/fef/article/view/5467610.5216/rpp.v23.54676Pensar a Prática; Vol. 23 (2020)Pensar a Prática; v. 23 (2020)1980-61831415-4676reponame:Pensar a Prática (Online)instname:Universidade Federal de Goiás (UFG)instacron:UFGporhttps://revistas.ufg.br/fef/article/view/54676/35057Copyright (c) 2020 Pensar a Práticainfo:eu-repo/semantics/openAccessAndré, Mauro HenriqueTsukamoto, Mariana Harumi CruzAndrade, Diego Leonardo2021-03-05T14:35:49Zoai:ojs.revistas.ufg.br:article/54676Revistahttp://www.revistas.ufg.br/index.php/fefPUBhttps://revistas.ufg.br/fef/oaipensarapratica@gmail.com||gabi.domi@hotmail.com1980-61831415-4676opendoar:2021-03-05T14:35:49Pensar a Prática (Online) - Universidade Federal de Goiás (UFG)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
A aprendizagem do modelo de criação de jogos na formação inicial em um curso superior de Educação Física |
title |
A aprendizagem do modelo de criação de jogos na formação inicial em um curso superior de Educação Física |
spellingShingle |
A aprendizagem do modelo de criação de jogos na formação inicial em um curso superior de Educação Física A aprendizagem do modelo de criação de jogos na formação inicial em um curso superior de Educação Física André, Mauro Henrique Criação de Jogos Educação Física Ensino Superior André, Mauro Henrique Criação de Jogos Educação Física Ensino Superior |
title_short |
A aprendizagem do modelo de criação de jogos na formação inicial em um curso superior de Educação Física |
title_full |
A aprendizagem do modelo de criação de jogos na formação inicial em um curso superior de Educação Física |
title_fullStr |
A aprendizagem do modelo de criação de jogos na formação inicial em um curso superior de Educação Física A aprendizagem do modelo de criação de jogos na formação inicial em um curso superior de Educação Física |
title_full_unstemmed |
A aprendizagem do modelo de criação de jogos na formação inicial em um curso superior de Educação Física A aprendizagem do modelo de criação de jogos na formação inicial em um curso superior de Educação Física |
title_sort |
A aprendizagem do modelo de criação de jogos na formação inicial em um curso superior de Educação Física |
author |
André, Mauro Henrique |
author_facet |
André, Mauro Henrique André, Mauro Henrique Tsukamoto, Mariana Harumi Cruz Andrade, Diego Leonardo Tsukamoto, Mariana Harumi Cruz Andrade, Diego Leonardo |
author_role |
author |
author2 |
Tsukamoto, Mariana Harumi Cruz Andrade, Diego Leonardo |
author2_role |
author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
André, Mauro Henrique Tsukamoto, Mariana Harumi Cruz Andrade, Diego Leonardo |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Criação de Jogos Educação Física Ensino Superior |
topic |
Criação de Jogos Educação Física Ensino Superior |
description |
O presente estudo analisou a aprendizagem do modelo de criação de jogos no ensino superior. Na educação física, a criação de jogos refere-se ao processo em que alunos criam e praticam seus próprios jogos com auxílio do professor. A unidade de criação de jogos foi implementada com 45 alunos de um curso superior de educação física. O estudo de caso analisou: i) as impressões dos alunos; ii) as aprendizagens dos alunos; iii) as aspirações em utilizar essa metodologia em sua prática profissional. Os resultados apontaram que: os alunos demonstraram interesse pela metodologia; aprendizagem sobre a classificação de jogos, da compreensão holística do jogo, e da metodologia de criação de jogos; os alunos também demonstraram querer usar a metodologia para criar outras atividades e para oferecer um conteúdo significativo aos seus futuros alunos. |
publishDate |
2020 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2020-07-21 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion avaliado por pares |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://revistas.ufg.br/fef/article/view/54676 10.5216/rpp.v23.54676 |
url |
https://revistas.ufg.br/fef/article/view/54676 |
identifier_str_mv |
10.5216/rpp.v23.54676 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://revistas.ufg.br/fef/article/view/54676/35057 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2020 Pensar a Prática info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2020 Pensar a Prática |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Goiás |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Goiás |
dc.source.none.fl_str_mv |
Pensar a Prática; Vol. 23 (2020) Pensar a Prática; v. 23 (2020) 1980-6183 1415-4676 reponame:Pensar a Prática (Online) instname:Universidade Federal de Goiás (UFG) instacron:UFG |
instname_str |
Universidade Federal de Goiás (UFG) |
instacron_str |
UFG |
institution |
UFG |
reponame_str |
Pensar a Prática (Online) |
collection |
Pensar a Prática (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Pensar a Prática (Online) - Universidade Federal de Goiás (UFG) |
repository.mail.fl_str_mv |
pensarapratica@gmail.com||gabi.domi@hotmail.com |
_version_ |
1822180976947625984 |
dc.identifier.doi.none.fl_str_mv |
10.5216/rpp.v23.54676 |