A aprendizagem do modelo de criação de jogos na formação inicial em um curso superior de Educação Física

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: André, Mauro Henrique
Data de Publicação: 2020
Outros Autores: Tsukamoto, Mariana Harumi Cruz, Andrade, Diego Leonardo
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Pensar a Prática (Online)
Texto Completo: https://revistas.ufg.br/fef/article/view/54676
Resumo: O presente estudo analisou a aprendizagem do modelo de criação de jogos no ensino superior. Na educação física, a criação de jogos refere-se ao processo em que alunos criam e praticam seus próprios jogos com auxílio do professor. A unidade de criação de jogos foi implementada com 45 alunos de um curso superior de educação física. O estudo de caso analisou: i) as impressões dos alunos; ii) as aprendizagens dos alunos; iii) as aspirações em utilizar essa metodologia em sua prática profissional. Os resultados apontaram que: os alunos demonstraram interesse pela metodologia; aprendizagem sobre a classificação de jogos, da compreensão holística do jogo, e da metodologia de criação de jogos; os alunos também demonstraram querer usar a metodologia para criar outras atividades e para oferecer um conteúdo significativo aos seus futuros alunos.
id UFG-4_6798104be22678a20b5117a123d34de9
oai_identifier_str oai:ojs.revistas.ufg.br:article/54676
network_acronym_str UFG-4
network_name_str Pensar a Prática (Online)
repository_id_str
spelling A aprendizagem do modelo de criação de jogos na formação inicial em um curso superior de Educação FísicaCriação de JogosEducação FísicaEnsino SuperiorO presente estudo analisou a aprendizagem do modelo de criação de jogos no ensino superior. Na educação física, a criação de jogos refere-se ao processo em que alunos criam e praticam seus próprios jogos com auxílio do professor. A unidade de criação de jogos foi implementada com 45 alunos de um curso superior de educação física. O estudo de caso analisou: i) as impressões dos alunos; ii) as aprendizagens dos alunos; iii) as aspirações em utilizar essa metodologia em sua prática profissional. Os resultados apontaram que: os alunos demonstraram interesse pela metodologia; aprendizagem sobre a classificação de jogos, da compreensão holística do jogo, e da metodologia de criação de jogos; os alunos também demonstraram querer usar a metodologia para criar outras atividades e para oferecer um conteúdo significativo aos seus futuros alunos.Universidade Federal de Goiás2020-07-21info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionavaliado por paresapplication/pdfhttps://revistas.ufg.br/fef/article/view/5467610.5216/rpp.v23.54676Pensar a Prática; Vol. 23 (2020)Pensar a Prática; v. 23 (2020)1980-61831415-4676reponame:Pensar a Prática (Online)instname:Universidade Federal de Goiás (UFG)instacron:UFGporhttps://revistas.ufg.br/fef/article/view/54676/35057Copyright (c) 2020 Pensar a Práticainfo:eu-repo/semantics/openAccessAndré, Mauro HenriqueTsukamoto, Mariana Harumi CruzAndrade, Diego Leonardo2021-03-05T14:35:49Zoai:ojs.revistas.ufg.br:article/54676Revistahttp://www.revistas.ufg.br/index.php/fefPUBhttps://revistas.ufg.br/fef/oai||gabi.domi@hotmail.com1980-61831415-4676opendoar:2024-05-21T19:56:27.035841Pensar a Prática (Online) - Universidade Federal de Goiás (UFG)true
dc.title.none.fl_str_mv A aprendizagem do modelo de criação de jogos na formação inicial em um curso superior de Educação Física
title A aprendizagem do modelo de criação de jogos na formação inicial em um curso superior de Educação Física
spellingShingle A aprendizagem do modelo de criação de jogos na formação inicial em um curso superior de Educação Física
André, Mauro Henrique
Criação de Jogos
Educação Física
Ensino Superior
title_short A aprendizagem do modelo de criação de jogos na formação inicial em um curso superior de Educação Física
title_full A aprendizagem do modelo de criação de jogos na formação inicial em um curso superior de Educação Física
title_fullStr A aprendizagem do modelo de criação de jogos na formação inicial em um curso superior de Educação Física
title_full_unstemmed A aprendizagem do modelo de criação de jogos na formação inicial em um curso superior de Educação Física
title_sort A aprendizagem do modelo de criação de jogos na formação inicial em um curso superior de Educação Física
author André, Mauro Henrique
author_facet André, Mauro Henrique
Tsukamoto, Mariana Harumi Cruz
Andrade, Diego Leonardo
author_role author
author2 Tsukamoto, Mariana Harumi Cruz
Andrade, Diego Leonardo
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv André, Mauro Henrique
Tsukamoto, Mariana Harumi Cruz
Andrade, Diego Leonardo
dc.subject.por.fl_str_mv Criação de Jogos
Educação Física
Ensino Superior
topic Criação de Jogos
Educação Física
Ensino Superior
description O presente estudo analisou a aprendizagem do modelo de criação de jogos no ensino superior. Na educação física, a criação de jogos refere-se ao processo em que alunos criam e praticam seus próprios jogos com auxílio do professor. A unidade de criação de jogos foi implementada com 45 alunos de um curso superior de educação física. O estudo de caso analisou: i) as impressões dos alunos; ii) as aprendizagens dos alunos; iii) as aspirações em utilizar essa metodologia em sua prática profissional. Os resultados apontaram que: os alunos demonstraram interesse pela metodologia; aprendizagem sobre a classificação de jogos, da compreensão holística do jogo, e da metodologia de criação de jogos; os alunos também demonstraram querer usar a metodologia para criar outras atividades e para oferecer um conteúdo significativo aos seus futuros alunos.
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020-07-21
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
avaliado por pares
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://revistas.ufg.br/fef/article/view/54676
10.5216/rpp.v23.54676
url https://revistas.ufg.br/fef/article/view/54676
identifier_str_mv 10.5216/rpp.v23.54676
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://revistas.ufg.br/fef/article/view/54676/35057
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2020 Pensar a Prática
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2020 Pensar a Prática
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Goiás
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Goiás
dc.source.none.fl_str_mv Pensar a Prática; Vol. 23 (2020)
Pensar a Prática; v. 23 (2020)
1980-6183
1415-4676
reponame:Pensar a Prática (Online)
instname:Universidade Federal de Goiás (UFG)
instacron:UFG
instname_str Universidade Federal de Goiás (UFG)
instacron_str UFG
institution UFG
reponame_str Pensar a Prática (Online)
collection Pensar a Prática (Online)
repository.name.fl_str_mv Pensar a Prática (Online) - Universidade Federal de Goiás (UFG)
repository.mail.fl_str_mv ||gabi.domi@hotmail.com
_version_ 1799874859253104640