A aprendizagem do modelo de criação de jogos na formação inicial em um curso superior de Educação Física

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: André, Mauro Henrique
Data de Publicação: 2020
Outros Autores: Tsukamoto, Mariana Harumi Cruz, Andrade, Diego Leonardo
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Pensar a Prática (Online)
DOI: 10.5216/rpp.v23.54676
Texto Completo: https://revistas.ufg.br/fef/article/view/54676
Resumo: O presente estudo analisou a aprendizagem do modelo de criação de jogos no ensino superior. Na educação física, a criação de jogos refere-se ao processo em que alunos criam e praticam seus próprios jogos com auxílio do professor. A unidade de criação de jogos foi implementada com 45 alunos de um curso superior de educação física. O estudo de caso analisou: i) as impressões dos alunos; ii) as aprendizagens dos alunos; iii) as aspirações em utilizar essa metodologia em sua prática profissional. Os resultados apontaram que: os alunos demonstraram interesse pela metodologia; aprendizagem sobre a classificação de jogos, da compreensão holística do jogo, e da metodologia de criação de jogos; os alunos também demonstraram querer usar a metodologia para criar outras atividades e para oferecer um conteúdo significativo aos seus futuros alunos.
id UFG-4_6798104be22678a20b5117a123d34de9
oai_identifier_str oai:ojs.revistas.ufg.br:article/54676
network_acronym_str UFG-4
network_name_str Pensar a Prática (Online)
spelling A aprendizagem do modelo de criação de jogos na formação inicial em um curso superior de Educação FísicaCriação de JogosEducação FísicaEnsino SuperiorO presente estudo analisou a aprendizagem do modelo de criação de jogos no ensino superior. Na educação física, a criação de jogos refere-se ao processo em que alunos criam e praticam seus próprios jogos com auxílio do professor. A unidade de criação de jogos foi implementada com 45 alunos de um curso superior de educação física. O estudo de caso analisou: i) as impressões dos alunos; ii) as aprendizagens dos alunos; iii) as aspirações em utilizar essa metodologia em sua prática profissional. Os resultados apontaram que: os alunos demonstraram interesse pela metodologia; aprendizagem sobre a classificação de jogos, da compreensão holística do jogo, e da metodologia de criação de jogos; os alunos também demonstraram querer usar a metodologia para criar outras atividades e para oferecer um conteúdo significativo aos seus futuros alunos.Universidade Federal de Goiás2020-07-21info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionavaliado por paresapplication/pdfhttps://revistas.ufg.br/fef/article/view/5467610.5216/rpp.v23.54676Pensar a Prática; Vol. 23 (2020)Pensar a Prática; v. 23 (2020)1980-61831415-4676reponame:Pensar a Prática (Online)instname:Universidade Federal de Goiás (UFG)instacron:UFGporhttps://revistas.ufg.br/fef/article/view/54676/35057Copyright (c) 2020 Pensar a Práticainfo:eu-repo/semantics/openAccessAndré, Mauro HenriqueTsukamoto, Mariana Harumi CruzAndrade, Diego Leonardo2021-03-05T14:35:49Zoai:ojs.revistas.ufg.br:article/54676Revistahttp://www.revistas.ufg.br/index.php/fefPUBhttps://revistas.ufg.br/fef/oaipensarapratica@gmail.com||gabi.domi@hotmail.com1980-61831415-4676opendoar:2021-03-05T14:35:49Pensar a Prática (Online) - Universidade Federal de Goiás (UFG)false
dc.title.none.fl_str_mv A aprendizagem do modelo de criação de jogos na formação inicial em um curso superior de Educação Física
title A aprendizagem do modelo de criação de jogos na formação inicial em um curso superior de Educação Física
spellingShingle A aprendizagem do modelo de criação de jogos na formação inicial em um curso superior de Educação Física
A aprendizagem do modelo de criação de jogos na formação inicial em um curso superior de Educação Física
André, Mauro Henrique
Criação de Jogos
Educação Física
Ensino Superior
André, Mauro Henrique
Criação de Jogos
Educação Física
Ensino Superior
title_short A aprendizagem do modelo de criação de jogos na formação inicial em um curso superior de Educação Física
title_full A aprendizagem do modelo de criação de jogos na formação inicial em um curso superior de Educação Física
title_fullStr A aprendizagem do modelo de criação de jogos na formação inicial em um curso superior de Educação Física
A aprendizagem do modelo de criação de jogos na formação inicial em um curso superior de Educação Física
title_full_unstemmed A aprendizagem do modelo de criação de jogos na formação inicial em um curso superior de Educação Física
A aprendizagem do modelo de criação de jogos na formação inicial em um curso superior de Educação Física
title_sort A aprendizagem do modelo de criação de jogos na formação inicial em um curso superior de Educação Física
author André, Mauro Henrique
author_facet André, Mauro Henrique
André, Mauro Henrique
Tsukamoto, Mariana Harumi Cruz
Andrade, Diego Leonardo
Tsukamoto, Mariana Harumi Cruz
Andrade, Diego Leonardo
author_role author
author2 Tsukamoto, Mariana Harumi Cruz
Andrade, Diego Leonardo
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv André, Mauro Henrique
Tsukamoto, Mariana Harumi Cruz
Andrade, Diego Leonardo
dc.subject.por.fl_str_mv Criação de Jogos
Educação Física
Ensino Superior
topic Criação de Jogos
Educação Física
Ensino Superior
description O presente estudo analisou a aprendizagem do modelo de criação de jogos no ensino superior. Na educação física, a criação de jogos refere-se ao processo em que alunos criam e praticam seus próprios jogos com auxílio do professor. A unidade de criação de jogos foi implementada com 45 alunos de um curso superior de educação física. O estudo de caso analisou: i) as impressões dos alunos; ii) as aprendizagens dos alunos; iii) as aspirações em utilizar essa metodologia em sua prática profissional. Os resultados apontaram que: os alunos demonstraram interesse pela metodologia; aprendizagem sobre a classificação de jogos, da compreensão holística do jogo, e da metodologia de criação de jogos; os alunos também demonstraram querer usar a metodologia para criar outras atividades e para oferecer um conteúdo significativo aos seus futuros alunos.
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020-07-21
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
avaliado por pares
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://revistas.ufg.br/fef/article/view/54676
10.5216/rpp.v23.54676
url https://revistas.ufg.br/fef/article/view/54676
identifier_str_mv 10.5216/rpp.v23.54676
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://revistas.ufg.br/fef/article/view/54676/35057
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2020 Pensar a Prática
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2020 Pensar a Prática
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Goiás
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Goiás
dc.source.none.fl_str_mv Pensar a Prática; Vol. 23 (2020)
Pensar a Prática; v. 23 (2020)
1980-6183
1415-4676
reponame:Pensar a Prática (Online)
instname:Universidade Federal de Goiás (UFG)
instacron:UFG
instname_str Universidade Federal de Goiás (UFG)
instacron_str UFG
institution UFG
reponame_str Pensar a Prática (Online)
collection Pensar a Prática (Online)
repository.name.fl_str_mv Pensar a Prática (Online) - Universidade Federal de Goiás (UFG)
repository.mail.fl_str_mv pensarapratica@gmail.com||gabi.domi@hotmail.com
_version_ 1822180976947625984
dc.identifier.doi.none.fl_str_mv 10.5216/rpp.v23.54676