A aprendizagem do modelo de criação de jogos na formação inicial em um curso superior de Educação Física
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2020 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Pensar a Prática (Online) |
Texto Completo: | https://revistas.ufg.br/fef/article/view/54676 |
Resumo: | O presente estudo analisou a aprendizagem do modelo de criação de jogos no ensino superior. Na educação física, a criação de jogos refere-se ao processo em que alunos criam e praticam seus próprios jogos com auxílio do professor. A unidade de criação de jogos foi implementada com 45 alunos de um curso superior de educação física. O estudo de caso analisou: i) as impressões dos alunos; ii) as aprendizagens dos alunos; iii) as aspirações em utilizar essa metodologia em sua prática profissional. Os resultados apontaram que: os alunos demonstraram interesse pela metodologia; aprendizagem sobre a classificação de jogos, da compreensão holística do jogo, e da metodologia de criação de jogos; os alunos também demonstraram querer usar a metodologia para criar outras atividades e para oferecer um conteúdo significativo aos seus futuros alunos. |
id |
UFG-4_6798104be22678a20b5117a123d34de9 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.revistas.ufg.br:article/54676 |
network_acronym_str |
UFG-4 |
network_name_str |
Pensar a Prática (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
A aprendizagem do modelo de criação de jogos na formação inicial em um curso superior de Educação FísicaCriação de JogosEducação FísicaEnsino SuperiorO presente estudo analisou a aprendizagem do modelo de criação de jogos no ensino superior. Na educação física, a criação de jogos refere-se ao processo em que alunos criam e praticam seus próprios jogos com auxílio do professor. A unidade de criação de jogos foi implementada com 45 alunos de um curso superior de educação física. O estudo de caso analisou: i) as impressões dos alunos; ii) as aprendizagens dos alunos; iii) as aspirações em utilizar essa metodologia em sua prática profissional. Os resultados apontaram que: os alunos demonstraram interesse pela metodologia; aprendizagem sobre a classificação de jogos, da compreensão holística do jogo, e da metodologia de criação de jogos; os alunos também demonstraram querer usar a metodologia para criar outras atividades e para oferecer um conteúdo significativo aos seus futuros alunos.Universidade Federal de Goiás2020-07-21info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionavaliado por paresapplication/pdfhttps://revistas.ufg.br/fef/article/view/5467610.5216/rpp.v23.54676Pensar a Prática; Vol. 23 (2020)Pensar a Prática; v. 23 (2020)1980-61831415-4676reponame:Pensar a Prática (Online)instname:Universidade Federal de Goiás (UFG)instacron:UFGporhttps://revistas.ufg.br/fef/article/view/54676/35057Copyright (c) 2020 Pensar a Práticainfo:eu-repo/semantics/openAccessAndré, Mauro HenriqueTsukamoto, Mariana Harumi CruzAndrade, Diego Leonardo2021-03-05T14:35:49Zoai:ojs.revistas.ufg.br:article/54676Revistahttp://www.revistas.ufg.br/index.php/fefPUBhttps://revistas.ufg.br/fef/oai||gabi.domi@hotmail.com1980-61831415-4676opendoar:2024-05-21T19:56:27.035841Pensar a Prática (Online) - Universidade Federal de Goiás (UFG)true |
dc.title.none.fl_str_mv |
A aprendizagem do modelo de criação de jogos na formação inicial em um curso superior de Educação Física |
title |
A aprendizagem do modelo de criação de jogos na formação inicial em um curso superior de Educação Física |
spellingShingle |
A aprendizagem do modelo de criação de jogos na formação inicial em um curso superior de Educação Física André, Mauro Henrique Criação de Jogos Educação Física Ensino Superior |
title_short |
A aprendizagem do modelo de criação de jogos na formação inicial em um curso superior de Educação Física |
title_full |
A aprendizagem do modelo de criação de jogos na formação inicial em um curso superior de Educação Física |
title_fullStr |
A aprendizagem do modelo de criação de jogos na formação inicial em um curso superior de Educação Física |
title_full_unstemmed |
A aprendizagem do modelo de criação de jogos na formação inicial em um curso superior de Educação Física |
title_sort |
A aprendizagem do modelo de criação de jogos na formação inicial em um curso superior de Educação Física |
author |
André, Mauro Henrique |
author_facet |
André, Mauro Henrique Tsukamoto, Mariana Harumi Cruz Andrade, Diego Leonardo |
author_role |
author |
author2 |
Tsukamoto, Mariana Harumi Cruz Andrade, Diego Leonardo |
author2_role |
author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
André, Mauro Henrique Tsukamoto, Mariana Harumi Cruz Andrade, Diego Leonardo |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Criação de Jogos Educação Física Ensino Superior |
topic |
Criação de Jogos Educação Física Ensino Superior |
description |
O presente estudo analisou a aprendizagem do modelo de criação de jogos no ensino superior. Na educação física, a criação de jogos refere-se ao processo em que alunos criam e praticam seus próprios jogos com auxílio do professor. A unidade de criação de jogos foi implementada com 45 alunos de um curso superior de educação física. O estudo de caso analisou: i) as impressões dos alunos; ii) as aprendizagens dos alunos; iii) as aspirações em utilizar essa metodologia em sua prática profissional. Os resultados apontaram que: os alunos demonstraram interesse pela metodologia; aprendizagem sobre a classificação de jogos, da compreensão holística do jogo, e da metodologia de criação de jogos; os alunos também demonstraram querer usar a metodologia para criar outras atividades e para oferecer um conteúdo significativo aos seus futuros alunos. |
publishDate |
2020 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2020-07-21 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion avaliado por pares |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://revistas.ufg.br/fef/article/view/54676 10.5216/rpp.v23.54676 |
url |
https://revistas.ufg.br/fef/article/view/54676 |
identifier_str_mv |
10.5216/rpp.v23.54676 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://revistas.ufg.br/fef/article/view/54676/35057 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2020 Pensar a Prática info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2020 Pensar a Prática |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Goiás |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Goiás |
dc.source.none.fl_str_mv |
Pensar a Prática; Vol. 23 (2020) Pensar a Prática; v. 23 (2020) 1980-6183 1415-4676 reponame:Pensar a Prática (Online) instname:Universidade Federal de Goiás (UFG) instacron:UFG |
instname_str |
Universidade Federal de Goiás (UFG) |
instacron_str |
UFG |
institution |
UFG |
reponame_str |
Pensar a Prática (Online) |
collection |
Pensar a Prática (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Pensar a Prática (Online) - Universidade Federal de Goiás (UFG) |
repository.mail.fl_str_mv |
||gabi.domi@hotmail.com |
_version_ |
1799874859253104640 |